Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    tive paciência até onde MadD ataca Pikkety e faz mercha d si mesma sobre s maléficos d estado empreendedor - excesso d caipirinhas na certa; o estado vilao salvou o capi talismo em 2008 e deve fazer o mesmo agora com recessão derivada d guerra; enquan to isso o malvado estado empreendedor chinês deve por o pais na pole d maior econo mia ns próximos anos com a índia logo atrás em breve ...

    Responda
  2. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    A Economia é uma das religiões mais complexas em que várias denominações se espalham para defender seus guias espirituais irrepreensíveis. Eu já tenho minhas complexidades religiosas internas e não vou trazer mais uma...rs

    Responda
  3. Paulo César Santos

    A articulista é professora emérita de Economia, História, Inglês e de Comunicação, tendo obtido formação na Universidade de Harvard. Não se pode aceitar, sem grave filtro crítico, o pensamento da professora contra a economista italiana Mariana Mazzucato Os norte-americanos procuram impor a sociedades com diferenças de espaço geográfico, regimes políticos, dimensão territorial, sistemas legal, religioso e legal, o seu sistema econômico, o que, obviamente, ocasiona consequências negativas.

    Responda
  4. José Cardoso

    Pera aí: a colunista está colocando o Samuelson na vala comum dos estatistas ignorantes? Acho exagero no mínimo.

    Responda
    1. José Cardoso

      Celso Furtado não teria a menor chance com ela. Se o Samuelson é guilhotinado, nem o Mário Henrique Simonsen teria a cabeça segura no pescoço...

    2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      E o Stiglitz também, mas aqui há controvérsia. O quê falaria ela sobre os cepalinos, Celso Furtado..., os nossos desenvolvimentistas?

  5. José Roberto Franco Reis

    A folha, nesse espaço na primeira página, quando convida economista sempre recorre a neoliberais de quatro costados. Impressionante. Podia convidar a Mazzucato, maravilhosa.

    Responda
  6. José Roberto Franco Reis

    Vamos ler Mazzucato!!! Boa lembrança. Grande economista que deve ser lida por todos e todas que entendem que o neloliberalismo só trouxe aumento da pobreza e da desigualdade. De fato muito perigosa para os defensores do "austericidio" nacional. Entende muito de economia e não tem nada de descuidada. Mazzucato na veia!!!

    Responda
  7. Pedro Luís de Godoy Machado

    Desculpe-me, mas seu artigo não tem nenhuma serventia, a não ser desabafar sua raiva para com essa economista. Fiquei bem decepcionado porque esperava ler argumentos racionais. Pelo menos um. Só recomendar seu livro não basta. Com esse artigo ad hominem nunca que vou querer ler seu livro, pois me fica a impressão de que igualmente não deve valer o tempo perdido.

    Responda
    1. José Cardoso

      No caso ad mulheribus...

  8. Valdeci Gomes

    Mais uma múmia neoliberal, igual o Paulo Guedes. Quem pensa diferente do neoliberalismo, que afundou a economia mundial e a brasileira, é logo taxado de comunista.

    Responda
  9. Marcelo Magalhães

    Excelente oportunidade para visitar o Brasil e ver o que o seu colega de Chicago fez com a economia do Brasil. Temos mais da metade da população em insegurança alimentar e 20 milhões de pessoas com fome. Com certeza essas variáveis não entram nos complexos modelos macroeconômicos desses gênios. Provavelmente ela vai comer feijoada na cobertura de mais um bilionário do mercado financeiro. Se descer nas ruas, vai ver zumbis.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Em compensação Nelson Barbosa e Mazzucato cursaram The New School of Social Research. Nenhuma Chicago ou Harvard.

    2. Rodrigo Jungmann

      Se o prezado amigo fosse mais atento, saberia que Guedes nunca foi colega de McCloskey em Chicago. Guedes foi aluno da University of Chicago, ao passo que Deirdre McCloskey trabalhou na University of Illinois em Chicago. De toda sorte, a sua resposta encobre uma falácia: Guedes é um desastre pelo que é, não por ter supostamente introduzido o liberalismo no Brasil. O Brasil continua sendo tudo menos liberal - até mesmo do ponto de vista econômico. Do ponto de vista cultural, muito menos.

  10. Marcelo Santana

    Engraçado, Mazucato costuma ser uma escritora brilhante. Ela aborda temas modernos e relevantes para entender o neoliberalismo. Vou ler mais sobre as duas, quem fala e de quem fala.

    Responda
  11. EDSON DE FENDI

    Gostei, profe! Esta Mazucatto poderia fazer um estágio prático no Brasil pra ver como o Estado resolve as coisas por aqui. Talvez visitando uma refinaria em Pernambuco localizada pela dupla de jênios Lula e Chaves e que já custou uns US$ 30 bilhões e ainda não tá pronta.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      A colunista tbm poderia fazer um estágio aqui.