-
Pedro Lazéra Cardoso
(2/2) Para cada papel criado - por exemplo, 14! -, haverá conflito sobre quem desempenhou esse papel. Ou o autor acha que no cinema é pacífico delinear quem num filme é autor principal e autor coadjuvante? A mim ainda parece que a autoria é o pior sistema de todos, com exceção de todos os outros. Falar mal dela é fácil - propor algo que não seja extremamente pior é difícil.
-
Pedro Lazéra Cardoso
(1/2) Ficou claro que a autoria tem seus problemas, mas não ficou claro que a solução proposta tem menos problemas. Criar categorias (papeis) dentro de um artigo é aumentar a crescente burocracia para se publicar, obrigando o pesquisador a preencher ainda mais metadados. Que tal deixar todas as partes envolvidas decidirem quem é autor? Se coletar dados é importante, a pessoa que coletou dados será incluída entre os autores (ou não coletará dados na próxima vez que for solicitada).
-
Mozart Cabral
Quando se trata de contribuições originais nas Ciências da Natureza, na atualidade não é mais possível termos apenas um autor sem cometer injustiças coletivas diante de todo o acúmulo de conhecimentos proporcionados e compartilhados pela comunidade científica em redes interligadas, aquilo que Marx denominou de "General Intellect" nos seus Grundrisse, um exemplo disso foi a fabricação em tempo record das vacinas contra o vírus da Covid-19, alias, estes merecem um Prêmio Nobel de Medicina.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.