Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Lazéra Cardoso

    (2/2) Para cada papel criado - por exemplo, 14! -, haverá conflito sobre quem desempenhou esse papel. Ou o autor acha que no cinema é pacífico delinear quem num filme é autor principal e autor coadjuvante? A mim ainda parece que a autoria é o pior sistema de todos, com exceção de todos os outros. Falar mal dela é fácil - propor algo que não seja extremamente pior é difícil.

    Responda
  2. Pedro Lazéra Cardoso

    (1/2) Ficou claro que a autoria tem seus problemas, mas não ficou claro que a solução proposta tem menos problemas. Criar categorias (papeis) dentro de um artigo é aumentar a crescente burocracia para se publicar, obrigando o pesquisador a preencher ainda mais metadados. Que tal deixar todas as partes envolvidas decidirem quem é autor? Se coletar dados é importante, a pessoa que coletou dados será incluída entre os autores (ou não coletará dados na próxima vez que for solicitada).

    Responda
  3. Mozart Cabral

    Quando se trata de contribuições originais nas Ciências da Natureza, na atualidade não é mais possível termos apenas um autor sem cometer injustiças coletivas diante de todo o acúmulo de conhecimentos proporcionados e compartilhados pela comunidade científica em redes interligadas, aquilo que Marx denominou de "General Intellect" nos seus Grundrisse, um exemplo disso foi a fabricação em tempo record das vacinas contra o vírus da Covid-19, alias, estes merecem um Prêmio Nobel de Medicina.

    Responda