Painel do Leitor > Para você, leitor da Folha, a democracia brasileira corre risco? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. orlando gomes de freitas

    A Democracia é frágil,no mundo todo,precisa de cuidados permanentes,sem dúvida mantendo os militares fora da arena política.

    Responda
  2. Luiz Fernando Marques Pereira

    Nossa Democracia é jovem e sempre esteve ameaçada, hoje o Presidente Bolsonaro faz o que outros ditadores fizeram atacar os pilares de nosso sistema, o STF guardião da constituição, a imprensa livre, o sistema eleitoral e também através do controle direto dos tentaculos armados do Estado brasileiro, ou seja forças armadas e policias. Vale salientar que Hitler e Chaves explodiram o sistema usando a própria democracia.

    Responda
  3. Debora Farinazzo Bergamo Martins

    Por que a Folha não diz que militar não deve estar na política.

    Responda
  4. Debora Farinazzo Bergamo Martins

    Corre risco nossa Democracia porque, os meios de comunicação, divulgação, e a dita grande imprensa brasileira, agem em favor da corrupção. Além disso, estes jornais extrema direita, usam de má fé e ocultam tantos acintes de Bolsonaro. Não o culpam por nada e ainda protegem os criminosos que estão no poder para desgraça e vergonha de nosso país. Folha, Estadão, enfim todos se mostram contentes com os crimes de Bolsonaro e passam pano. Isso sem comentar sobre notícias nos meios de TV aberta...

    Responda
  5. JOSE TAVARES DE ALMEIDA

    Me é estranho o registro de comentários sobre comunismo no Brasil como sem tem feito na folha. Não cabe esse tipo de manifestação por parte de quem desconhece profundamente os princípios da doutrina. Sousa-PB

    Responda
  6. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Que democracia , democracia não é apenas votar nós temos um genérico de democracia , e se algum governo quiser instalar uma democracia mais ou menos plena nesse País ele caí

    Responda
  7. Paulo Bruno Cardoso

    Historicamente a democracia brasileira mostra fragilidade, não por acaso vivemos de golpes ou de tentativas de golpe. Desde que o povo elegeu um candidato que sempre defendeu abertamente a tortura, o fechamento do congresso e a ditadura militar, esse risco só aumentou. Um povo que não conhece a sua própria história, não conhece minimamente a história política do seu país, está condenado a erros graves.

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    Não, não corre. A nossa "Democracia" é muito diferente das existentes no Mundo, ela é um Sistema crônico e centenário baseado em um só lema cultural, "A Corrupção é a Paz do Brasil."

    Responda
  9. Miltino de sousa ferraz

    O Brasil escolheu Lyra, Daniel Silveira, bolsonaro (faço questão escrever em letras minúsculas) estão a anos minando nossa Democracia conquistada até mesmo com vidas perdidas de muitos brasileiros. Precisamos de muita garra para mudar um pouco este ano eleitoral.

    Responda
  10. Miltino de sousa ferraz

    O Brasil corre este risco de perder ser um país democrático desde que se elejam pessoas como bolsonaro dentre muitos facínoras que estão no governo.

    Responda
  11. Tadeu Medeiros Nunes

    Corre. O consenso sobre o conceito que temos hoje sobre democracia, se tornou insuficiente para incorporar as novas forças (vozes) sociais que ganharam visibilidade. Enquanto essas forças reivindicam um conceito mais amplo - para que suas demandas sejam debatidas, estamos assistindo a pressão, no Congresso, pelas forças políticas tradicionais, para um estreitamento desse conceito. Diante do contexto atual, marcado pela polarização, desgovernos e eleições quase geral, esse risco é latente.

    Responda
  12. Marcelo Alvarez Ghibu

    Neste mundo incrivelmente moderno, tecnológico, onde tudo avança muito rápido, qual país se suatenta com um agronegócio, os militares e o presidente ameaçando de golpe de estado a sociedade dia sim e dia também?

    Responda
  13. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Sem dúvida . Em todas as eleições temos que aturar militares nos ameaçando com golpes . As forças armadas nunca se colocaram em defesa dos interesses do povo . A ameaça de golpes se presta sempre a defender os interesses da burguesia . Mantemos uma estrutura cara , sem utilidade nenhuma ao país . Que Lula reduza ao mínimo do mínimo esta estrutura ultrapassada

    Responda
  14. Lourival Costa

    Em países politicamente frágil, com base política corrupta, partidos de aluguel protegidos por lei, líderes populistas e banqueiros e empresários financiadores do poder a democracia está sempre ameaçada, seja pela direita, centro ou esquerda. A democracia sendo usada para atingir o poder pleno com milicos se envolvendo em política também é terreno fértil para populistas instituirem golpes, ameaçando a democracia.

    Responda
  15. Luiz Siqueira

    Que tipo de democrata elege um presidente que elogia ditadura e torturador? O eleitor brasileiro é cúmplice dessa agonia que sofre a nossa frágil democracia.

    Responda
  16. EMERSON TRINDADE

    A democracia brasileira é, bem dizer, uma ficção, uma utopía, para que o miserável povo acredite que tem vez, enquanto a fanfarra política se esparrama às suas custas do Planalto ao Oiapoque até ao Chuí

    Responda
  17. Jorge Rodrigues

    Os maiores inimigos da democracia e liberdade de expressão costumam ser os políticos populistas, caudilhescos e patrimonialistas. Quase sempre tais políticos também são ineptos, autoritários e corruptos. O autoritarismo e a prática de ilicitudes faz com que eles odeiem as instituições republicanas e a democracia. Felizmente no Brasil as instituições republicanas e da sociedade são relativamente fortes, o que praticamente impede que as ameaças à democracia se concretizem.

    Responda
  18. Felipe Macedo

    Sim, pois no fim Venezuelou pelas mãos da direita fascistoide antidemocrática bolsonarista que elegeu e ainda apoia esse projeto de ditadorzinho que ocupa a presidência.

    Responda
  19. W Magrao

    Democracia? Aonde? No brasil ? Kkkkkk

    Responda
  20. Adriana Mara de Moura e Souza

    Sim. À democracia corre risco. Mas, não pelo o que a velha imprensa prega. Ela corre devido aos absurdos inconstitucionais perpetrados pelos desqualificados do supremo. Pelo silêncio e covardia do senado em não colocar impeachment de ministros para julgamento. E, por fim, pelo ativismo e parcialidade da imprensa velha, podre e pelega!!

    Responda
    1. Adeilson Ramos Pinto

      Vejam obexemplo da Venezuela, o STF de lá acata tudo que vem do Maduro. Aqui o STF está treinando para ser comandado pelo Lula

  21. Glaydson Salgado

    Bolsonarista vive numa bolha mesmo! Vive no metaverso! Quando o PT falou em golpe, ameaçou instituições, pediu volta da ditadura, reedição do AI-5, fechamento do STF e outras bizarrices autoritárias? Vcs não se enxergam mesmo, né?

    Responda
  22. Arthur Phillipe

    Maior ataque a democracia é a corrupção que solapa o arcabouço do estado democrático de direito vez que age a margem do sistema, como no goberno do PT, onde uma quadrilha orquestrava roubo sistemático do Erário para fins outros desvirtuando o mandato popular.

    Responda
  23. Manoel Gomes

    A nossa democracia foi duramente bombardeada durante o golpe que derrubou a Dilma. Golpe esse que teve apoio da mídia que finge não ter nada com isso. Agora estamos nos preparando para batalha final: democracia ou trevas. O bem ou o mal?

    Responda
  24. Emilton Rocha

    Corre não. Com o governo do PT, sim, corria. Primeiro, com as ameaças de amordaçar a mídia, coisa que ele continua prometendo caso eleito (espero que não).

    Responda
  25. José Alves

    Não. Risco corria com o PT. Bolsonaro fala e pratica democracia. Liberdade essa é sua bandeira.

    Responda
  26. Waldemar Stocco

    têm que destituir o governo todo, não só o minsitério, kkkk, embora eu saiba que a frase no caminhão é indicativo de STF. Bozo só faz politicagem, sacanagem com o povo, afinal mais de 650 mil morreram na tal gripezinha, e cadê uma reforma que preste sequer?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.