Bruno Boghossian > Se Bolsonaro conseguir melar as eleições, o golpe será militar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não há dúvidas sobre o que o futuro nos reserva, com a ignorância polÃtica sendo fruto de uma Educação depreciada e destruÃda a serviço de quem tem o poder. Embora os 30 a 35% de minions não sejam exatamente a força dominante para garantir a reeleição, exploram os caminhos do terror para garantir a manutenção do status quo atual. Estamos fritos.
Ótimo texto. Sugiro enviar uma cópia ao colega Igor Gielow, “passa-pano” oficial dos militares na Folha.
A Democracia brasileira revela-se, excessivamente cambiante, insuficiente para garantir a sobrevivência econômica da maioria, deixando tudo, por obra do Senhor Paulo Guedes ao Mercado, com a polarização direita-esquerda e da indefinição da Terceira Via. E é, justamente, essa indefinição, que não permite a aglutinação dos eleitores dentro de um pensamento comum, que provocará reação do derrotado, que não aceitará a realidade das urnas. Contra essa insatisfação, o fracasso da Democracia.
Por que não pensar que canalhas também vistam farda? Na foto, por exemplo, dois: o ex-ministro da Defesa, Braga Neto e o atual, Paulo Sérgio, vestem terno. Enfim, com farda ou à paisana, têm a mesma formação ideológica e golpes contra a democracia são chamados "à ordem" e podem ser dados por aproximações sucessivas com base no Art. 142 da Constituição Federal como já foi explicitado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão. O Bolsonaro não suporta o vice porque ele desejava um "4estrelas" no cargo.
Só espero que, se as forças armadas forem para o golpe, escolham um general capacitado para governar e não este tenente sem competência. Todos sabem que ele nunca chegou a capitão na ativa, certo?
DifÃcil escolha será um general capacitado.Há ingênuos que ainda acreditam ser isso possÃvel.
Qualquer um que aceite governar depois de um golpe já apresentou atestado de incapacidade.
Vamos regredir anos e todos, inclusive os apoiadores do golpe irão sofrer as consequências!
A serpente há tempo vem preparando o bote .
Preocupado minha Santa? Segundo o Hacker que invadiu o "Sistema Eleitoral" nossas "Urnas Eletrônicas" são absolutamente invioláveis, somente as que ele invadir e, dependendo do Partido PolÃtico que o pagar, como o caso da Daniela, ele poderá dar, digamos, uma "ajudazinha" para manipular Votos á favor. "A Corrupção é a Paz do Brasil", não esqueçam.
Eu gostaria de saber desses "entendedores" de invasão de urnas se: - poderiam dizer quais seriam as democracias com mais segurança em eleições (certamente não é o caso dos EUA) - viram nos relatórios dos hackers onde daria para mudar a quantidade de votos a partir da invasão
Creio que somente um apoio intensivo da mÃdia poderá afastar essa tempestade que se avizinha.
A midia é diretamente responsável por Bolsonaro e a atual situação.
Aprendi durante toda minha vida que os generais são pessoas sérias honestas para defender o povo brasileiro porém, estão defendendo um bolsonaro contra o povo todo.
Eu nunca aprendi isso, primo.
É sério este papo de golpe? Ano que vem, vocês vão fazer um balanço para criticar a falta de visão que tiveram ao analisar esta questão? Quatro anos falando de golpe. Ele não vem, e tudo bem. Isto é análise?
Se perder,Bolsonaro não respeitará à democracia,se ganhar,idem.
Com certeza se houver golpe será militar. Os comandante militares não vão se sujeitar a um Tenente que ao ser expulso pelo Capitão.
O pior é que a imprensa liberal trabalha incansavelmente para reeleger a b3st@. Para depois repetir a mesma ladainha: como chegamos até aqui.
O colunista viajando na maionese ,mas usando o nome do Presidente como manchete todos os dias para os petistas e puxadinhos encastelados no jornal.Só m mi mi
Vamos curar este c@ncer em 2022
Fora bost4anaro
Vamos extirpar este câncer do poder em 2022!
Quanto mais os golpistas, dessa cepa a que pertencem os vários seguidores do desqualificado mandatário-mor, tentam minimizar as crÃticas é, exatamente, porque são fundadas. Os adeptos da ditadura sempre a apoiam porque entendem que estarão ao lado de quem bate. Ignoram que se a mesma sobrevier possam ser os primeiros a apanhar fortemente.
Comparado ao mu mu mu, é música...
Ditadura no Brasil, nunca mais. Fora bolsonaro e seus generais-de-pijama.
Quem viaja na maionese são os que ainda acreditam que este Presidente não é golpista !
Concordo com o colunista, embora a execução do golpe seja difÃcil pelo fato da sociedade brasileira não ser tão inocente como era em 1964, tudo está programado para a execução, basta a ver os recentes pronunciamentos dos generais envolvidos no processo eleitoral. Porquê tanto questionamento na segurança das urnas se sabem diante mão que o processo é seguro? Questionam apenas para justificar o golpe em caso de derrota do maluco do Planalto. O ministro Barroso está certo.
Bolsonaro não se conformará e vai fazer bagunça sim!! Agradem!! Duro é ver que ninguém se mexe para evitar tal descalabro! ACORDA BRASIL!
O golpe está sendo organizado; os militares são os atores/beneficiários dele. A sociedade está inerte e a ousadia dos canalhas prevalecerá. Essa é a maldição de Banânia.
Já é o segundo texto nessa linha. Meio fantasioso. Não é tão simples assim dar um golpe. Dessa vez não terá apoio dos EUA, pelo contrário. Se tentarem não dura um dia.
Verdade. Nem aqui, nem no mundo civilizado, não é mais 64. Podem até tentar, mas, apanharão como nunca pensaram em apanhar um dia.
Não é fantasioso. O golpe pode ser dado facilmente. DifÃcil serão as condições para mantê-lo. Então padeceremos todos, golpistas e não golpistas, durante algumas semanas ou poucos meses, com tudo de nefasto que um golpe militar gera. Espero que se dado e logo caÃdo, não haja indulto ou anistia e os responsáveis sejam encarcerados por longo tempo ou talvez o que deveria ser pior para eles: perderem as respectivas aposentadorias.
E quem vai impedir o golpe?
Tomara. Esse dia vai ser um dia terrÃvel; pelo menos no seguinte o presidente e seus generais do mal estarão muito ocupados tentando fugir do paÃs.
Vão se danar! O que meu comentário tem para censurá-lo? Vocês da folha são engraçados mesmo!
O robô censor da Folha é burro. O próprio ombudsman já apontou isso mas não adianta.
Só sei que não votarei no Bolsonaro como não votei em 2018! Se ele se reeleger quero rasgar meu tÃtulo e nunca mais votarei...estou cheia de gente incompetente e alienada! Vou-me embora mesmo nos meus 72 anos!
Eu acho q toda essa celeuma não vai dar em nada. O Lula vai ganhar a eleição e Bozo vai fugir. Vamos é prestar atenção no aumento da fome, da violência e da miséria. Nada de "tocar pandeiro pra maluco sambar".
"Tirem o cavalo da chuva", como se dizia no tempo em que mandavam e desmandavam na sociedade civil. Nunca mais seremos tutelados por um borda-morda fardado. Chega! Podemos até eleger um borda-morda, como foram todos os presidentes da redemocratização, mas foi escolha nossa e, por nossa escolha, trocado/retirado do cargo conforme a Constituição. Incompetentes à frente do governo, só aqueles que escolhermos.
As eleições já estão meladas desde o instante em que o STF anulou a Lavajato se baseando em provas obtidas ilegalmente por interceptação de telegram. Só conseguiram com isto desestabilizar o paÃs e agora o caminhão está sem freio. Resta aos eleitores escolher entre dois candidatos populistas, golpistas e com tendências ditatoriais.
Nossa! Que fundamentação rica!
O STF declarou incompetente o ex-juiz que condenou o ex-presidente. Fez porquanto na própria sentença condenatória o referido ex-magistrado declara literalmente não haver vinculo entre a suposto ilÃcito - o apartamento triplex- e a empresa petroleira. Assim o ex-juiz não era o juiz natural da causa. Algo que o TRF4 igualmente deveria ter apontado.
Miriam vai estudar um pouco, faz bem!
Eu disse isso em 2002,e graças à Deus Lula respeitou à democracia,o Bolsonaro,tenho dúvidas se respeitará,ganhando ou perd-endo.
Tem gente que não entende nada. a) Provas obtidas ilegalmente podem ser usadas para defender um réu de uma condenação com fraude, só não podem para culpá-lo; b) As provas eram da operação spoofing, e obtidas pela PF, numa operação legal pedido do moro (burrr0 como ele só), que queria tirar de circulação o hacker, para puni-lo por tê-lo levado ao descrédito (e ao cúmplice dalagnol...). Como Lula não é populista, nem golpista, nem tem tendências ditatoriais, ótimo!
Lula golpista? Pode se criticar a gestão petista por várias coisas , menos de ser golpista !
As eleições já foram meladas e o paÃs desestabilizado desde o golpe de 2016. Só existe um candidato golpista com tendência ditatorial. O outro saiu de seu governo com 82% de aprovação e economia bombando.
Onde estão as tendências ditatoriais em Lula? O PT foi derrubado do poder e saiu pacificamente. No fundo os antipetistas são udenistas. Eleição só vale se eles ganharem.
Mas as "provas", que na realidade nunca foram achadas nos processos da LJ, mesmo cometendo todos os tipos de ilegalidades, crimes e suposições estas para vc "valiam"? DifÃcil entender seu "raciocÃnio". Realmente o Lula é ditatorial, né? Ficou preso ilegalmente - qdo o mundo queria dar asilo politico a ele. Poderia ter incitado o povo contra instituições, não fez.Perdeu 3 eleições e nunca "melou"nada. Dilma sofreu o golpe e saiu tb sem melar nada, etc, ec, etc . Explica aà ONDE eles são iguais.
O tamanho desse retrocesso polÃtico está causando um caos econômico no paÃs sem precedentes e com perspetivas tenebrosas para o futuro das próximas gerações. Em 1964, o golpe desrespeitou a transição de um governo eleito pelo povo, pela foto atual, vê-se que ampliou-se o número dos aventureiros que ameaçam afrontar a Constituição Federal da República Democrática do Brasil.
Finalmente os articulistas da FSP usam o termo adequado para o que vivemos desde o primeiro golpe, sobre Dilma. Mas, agora, há mais elementos a serem considerados, em particular, o cenário internacional, p. ex., a guerra de Putin. Se a guerra perdurar até as eleições, teremos uma ameaça de conflito nuclear concomitante a um golpe militar aqui no Brasil. Talvez, esse cenário interesse a Putin, tanto quanto, por outras razões, a Bolsonaro, que, de sua parte, terá um possÃvel contexto favorável ao
O problema será o dia seguinte. Duvido que caiam nessa esparrela. Lembrar ainda que Bozola já deu o que tinha que dar em vantagens previdenciárias etc. Finalmente lembrar que nem o genial estrategista Braganeto deu conta de uns morros mal vestidos do Rio de Janeiro, imagina se conseguem enfrentar uma nação em fúria. As gloriosas FFAAs são e serão legalistas por simples cálculo pragmático. Se houver, acaba-se o que conhecemos por Brasil. Antes disso, surgirão jovens Lott atentos à vontade geral.
Estranho como a Folha só percebeu isso agora.
Não perdi tempo lendo suas baboseiras. Mas, a realidade será: se o STF continuar com seus abusos, a salvação será militar.
O STF é a única instituição que não se vendeu aos caprichos do inominável, por isso tem sido atacado por vocês. Espero que continue a conter as sandices autoritárias de seu mito fascista.
Bem, Brunão, parece ser necessário dar nome ao poder civil - a alta grana - que apoiaria tal golpe. Não há grandes dúvidas de que o Bozo já deu passos suficientes pra tentativa de melar a eleição; os milicos, com cara de passivos, dão ativamente seu endosso às barbaridades. Qual o nosso roteiro de resistência? Além, óbvio, de ações no STF, último bastião constitucional. Quem tá pagando e apoiando o Bozo? Quem tá se articulando? Quais bancos, grandes empresários, operadores financeiros?
Prezado vizinho de cidade, Visto que a grande maioria tem um compromisso enorme com o atraso e o erro, e do jeito que estamos ladeira abaixo rumo ao precipÃcio, pensar em qualquer tipo de resistência é sonho de noites de inverno. O golpe virá seja brancaleonico, o mais provável, seja truculento. A pergunta não é mais como chegamos até aqui. A pergunta é: Como sairemos dessa?
Não podemos descartar a tentativa de golpe, pois a história conta ao menos 10 golpes militares no Brasil, a maioria frustrada, mas pelo menos 3 golpes tiveram sucesso. A única coisa que me deixa um pouco mais tranquilo é que o mundo de hoje não é o mesmo da era Vargas e tampouco da época de Jânio Quadros e "forças ocultas. A imprensa também não é a mesma, acho que não vai se acovardar como fez entre 1961 e 1964. E o que dizer de Estados Unidos, união europeia, China e nossos vizinhos.. não sei.
O que dizer de Estados Unidos, União Européia, China, paÃses vizinhos? Que ficou pra trás o dia em pensaram "taÃ, talvez esse Brasil tenha futuro...". Deverão cuidar de seus assuntos enquanto este paÃs que se afundou na mediocridade estará chafurdando, após o golpe, num caos polÃtico, econômico e social. Resta-nos torcer para que esse caos termine logo, e de vez.
Não haverá golpe. O Exército se meteria na maior aventura de sua história, sem nenhum apoio internacional, sequer americano porque esse modelo que tentam seguir é um movimento repudiado nos Estados Unidos, Podem tentar o golpe, mas não terão exito no curto prazo. Será o canto de cisne da tutela militar sobre o paÃs e que terminará com generais morrendo nos cárceres, como foi com Videla na Argentina.
Admiro seu otimismo. Eu já penso que nossas elites têm todo um interesse nesse golpe. A força de trabalho vai ficar baratinha, baratinha. As estatais serão vendidas a peso de nada. O compadrio capitalista vai prosperar muito. Competição e inovação pra que? Vamos financiar quem está no poder e abrir balcão de negócios... As igrejas evangélicas vão se apossar de parte do que é arrecadado com impostos. Até quem não é c*ren*te vai pagar dÃzimo obrigatório. Olha que beleza...!
Não. O golpe terá apoio das elites financeiras e agrárias, bem como as industriais. Não haverá possibilidaddes de resistência, pelo menos imediata. O Brasil é um paÃs muito grande para receber intervenções internacionais. A questão agora é saber quanto tempo dura.
Tomara. Deus te ouça. Minha esperança é que o capital tb já não aguenta as crises diarias e o esgoto onde Bolsonaro colocou o pais.
Não creio, mas adoraria ver.
Claro que se houver golpe, terá apoio de uma parcela significativa de militares, uma ditadura não é sustentável sem um braço armado, como já vimos essa história nos vinte anos de ditadura militar, só largam o osso quando a coisa fica muito ruim, obviamente depois de saquear o paÃs junto com uma parcela da sociedade. Talvez ache que com trinta por cento já está bom para tentar um novo golpe, assumem e saqueiam e quando voltar aos dez ou cinco por cento, devolvem aos civis novamente.
O improvável é a parte da devolução, caro Roberto...
Obviamente espero que não, que possamos evoluir, quem sabe um mundo como da Costa Rica, que depois que os militares fracassaram no golpe, eles resolveram extinguir as forças armadas, e hoje é o paÃs mais próspero da América Central, e feliz. Pura utopia, sonhar não faz mau, o mundo está mais para a distopia de bolsonaro e Putins, o que resta é lutar para que isso não aconteça.
O sujeitinho não conseguiu reunir espontaneamente em sete de setembro um contigente popular q causasse algum incômodo, pois muitos dos manifestantes foram contemplados com ônibus, almoço e dinheiro p irem protestar. As do dia do trabalhador foram tão pÃfias q nem repercutiram como esperavam. E como alguém sugere q haverá golpe e q ele será exitoso? Com q apoio? Com q forças institucionais? Pode até tentar, mas na mesma hora a população se revoltará pois não aguenta mais tantos desatinos.
Maria, com o apoio de quem tem as ARMAS, os milicos. Os golpes são assim: um pequena parcela toma o poder da imensa maioria. Pegam os estado para "eles".
Só especulação. Há muita informação no uol que não tem um mÃnimo de credibilidade. O importante é atacar o Bolsonaro. Enquanto isso ele vai crescendo nas pesquisas. E o desespero tomando conta da oposição.
Essas análises parecem querer meter medo na população que lê jornal e está informada das possÃves rupturas futuras. O povão mesmo não sabe disso e mesmo que aconteça não durará muito tempo, por ora nem acredito que possa acontecer. Alguns aspectos que essas análises não informam ou escondem para não perderem o senso de assustar, é: como farão para todos os outros milhares de cargos que também estão incluÃdos na eleição? Serão prorrogados? E os novos candidatos, o que será deles?
@igorgielow vê se aprende alguma coisa aqui. Vai ficar passando pano pra milico até quando?
Os russos vai atacar is servidores por encomenda de amigosa dele aqui no Brasil e assim darão o argumento que os militares pretendem ter pra anulação encomendada...
Nossa. Só agora vc percebeu isso, caro missivista. Primeiro o impeachment da Dilma, depois a Lava jato, depois Comandante do Exército ameaçando o STF, outro general (da ativa)participando de passeata contra as instituições ,e só agora vc vem dizer que o golpe será militar? Respeite a inteligência dos seus leitores ,meu caro
Ao que tudo indica o melado já está pronto. Falta apenas jogá-lo sobre o bolo chamado democracia e nem precisarão reparti-lo, pois os seus autores já tomaram posse deste desgoverno desde a eleição do Minto.
Não vai ter golpe, vai ter é Cadeia para Bolsonaro e seus comparsas milicianos.
Ao vai ter golpe, vai ter é Cadeia para Bolsonaro e seus comparsas milicianos.
Precisamos julgar melhor a inteligência da cúpula das FAs. Ninguém em sã consciência entra numa roubada dessas. Em 64, a guerra fria favoreceu, os EUA apoiou; fosse hoje, os EUA e UE estabeleceriam um boicote que nem shampoo iria entra no Brasil, e nem jaboticaba sairia... Acorda pessoal, isto tudo é bravata. Essa conversa de intervenção é coisa de terraplanista. Os militares estão nos quarteis cuidando da vida deles, ninguém é doido de sair puraà dando uma de Rambo de feira.
Inteligência das forças armadas? Onde?
Desde que a ditadura se entenda com Rússia e China, não precisa de EUA e Europa. No mais triste paÃs onde a esperança de manter a democracia clava-se na cena internacional.
Não é isso que os militares demonstram.
Esse idiota no poder está brincando com os nervos dos brasileiros!
Tá tudo certo pro golpe, a menos que o Lula perca a eleição. Só acreditaria que não haveria golpe caso alguma nação poderosa tivesse algum interesse na nossa democracia, o que eu acho difÃcil. E se o bozo ganhar a eleição, daà acaba o que restou da democracia vai poder minar mais o STF com os seus terrÃvelmente evangélicos.
As instituições, inclusive a militar, que protegem a democracia são fortes. Embora o Bozo sonhe em ser o Putim sul-americano, não existe ambiente no mundo para um golpe militar no Brasil. Além disso, os militares (mais bem preparados) respeitam (constitucionalmente) a cadeira do presidente da república, mas não respeitam o homem sentado nela. Que general respeita um cara que foi expulso do exército e que voltou no tapetão?
Não é isso que os militares demonstram. Parece aquela: o cara fala ha 30 anos em golpe, a unica coisa que na vida é armar o golpe. Os milicos andam com ele, etc, etc, etc... e dai uns : ah, é só o jeito dele, fala da boca para fora... Sei...
O Lula é melhor que o Bolsonaro, mas precisamos mudar. O Ciro tem um ótimo projeto e nos dá a chance de sair dessa polarização bipolar. Até julho a polarização se esgotará. A ausência de públicos no dia 1 de maio nos dois lados já é um sintoma disso. A imprensa, inclusive a internacional, ganha muito com a polarização. Lembre da imprensa órfã com a queda do Trump.
Como você está iludido... tadinho
Duas coisas são certas nesta eleição: se o Lula ganhar, no dia seguinte a mÃdia corporativa estará tentando derruba-lo do governo. Se o Bolsonaro ganhar, a mÃdia pode descer as portas no dia seguinte.
É ótimo ver esquerdista com arrepios dos militares!Pode acreditar senhores comunas, o golpe iniciado com a canetada para descondenado lula e o boicote e a pressão no congresso para melar o voto impresso, não serão suficientes para emplacar lula ao planalto!No golpe não terão êxito, e já foram avisados disso, a mais 2 anos.Se chegamos até aqui, foi por bastante esforço do judiciário.Quer reclamar da pressão agora?Voces escolheram esse caminho!
Vocês do gado que não podem ver um milico que ficam arrepiadinhos. Nunca vi gente pra gostar tanto de uniforme e coturno. Eu, hein...
Ah, tá.
Não há fantasia. O golpe militar está em pleno curso há anos. Um plano tão sórdido como inteligente. O desrespeito ao Estado democrático de direito é flagrante. O Congresso é acéfalo. A PGR está dominada. O Supremo Tribunal Federal enfraquecido por divisões polÃticas internas. MilÃcias digitais atuam livremente. O golpe está dado. As eleições vão dar uma aura de legitimidade. A Venezuelana é aqui!
O único golpe em curso, foi iniciado pelo Stf e o TSE.Segurem o rojão agora.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Se Bolsonaro conseguir melar as eleições, o golpe será militar Voltar
Comente este texto