Ruy Castro > Nem turista, nem aprendiz Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por que a referência a "turista aprendiz" senão para alfinetar Mário de Andrade? O carioca por adoção e paulist(an)ófobo Ruy Castro não perde uma oportunidade de cutucar paulistas e paulistanos. Roquete-Pinto e Mário de Andrade foram gênios de sua época, mas não consta que Mário tenha perdido seu tempo a medir crânios humanos, prática tão em voga na ciência racista da época. Seja como for, a obra de Mário e Roquete-Pinto ficará; já a empáfia de certas fortalezas e castelos ruirá por si mesma...
Provavelmente as bactérias e vÃrus que ele, branco e da cidade, carregava, mataram aquelas crianças da foto.
Parabéns pela coluna de hoje, Ruy Castro.
Roquete foi mesmo grande. Só me ficou uma dúvida: se a expedição aconteceu em 1912, ele tinha então 28 anos. PouquÃssima idade para ser tudo isso que o texto descreve. Onde teria ele estudado medicina, antropologia, zoologia e todas as outras especialidades citadas?
Simplesmente exerceu os princÃpios da ciência e da arte.
E Rondônia está disponÃvel na biblioteca digital da UFRJ https://bdor.sibi.ufrj.br/handle/doc/121
Espetacular, Ruy, seu artigo sobre o imenso e belo Roquette-Pinto! Só não precisava comparar com o também imenso Mario de Andrade, que, em viagem como convidado, trouxe material importantÃssimo para a cultura do Brasil, a exemplo do livro "Remate de males"e o material de "MacunaÃma". Cada um no seu lugar. Ambos geniais.
Li, como sempre faço, e gostei, como sempre. Agradecimento aos leitores que chamaram a atenção pela referência a Mario de Andrade. Ia passando batido.
Pô, Ruy, cara, agora humilhou. Isso é que é efeméride, hein? O Rondon, Zeus o tenha em seu colo, um milico de altÃssima responsa; o Roquette, um cientista de alta catiguria! Fosse hoje, produziria-se uma efemherda: vai Bozo, Fujuello, Damares e o Bridges, a dissecar Ãndio vivo pra ver se tem alma. E não encontram. Na volta, montam um canal no iutúbe: Afundação Bbbooquette Jeba. Rocket Falo. Cada época entrega aquilo de que dispõe, não?Nóis sifú, mano Castro!, de verde e amarelo. Fazendo arminha.
Foto sinistra, isso sim...
A história de Rondon é pouco conhecida pelos brasileiros. A bela obra O Rio da Dúvida, de C Millard, conta um pouco dessa epopeia, vista pelos olhos de uma estrangeira.
E é mesmo. Eu não gosto de Milico, mas admiro o Rondon de longe, sem conhecê-lo. Agradeço a dica do livro, já vou ver se acho nalgum sebo: sou um desgraçado de um curioso, vivo aprendendo aquilo que não deveria e que nunca vai me servir pra nada. Mas é assim a vida, cheia de inutilidades: antes, efemérides e epopéias; agora, afemherdas e apalpapéias (vista pelos olhos da Isa Penna, que nem é estrangeira). Que Josta, hein, caro Henrique? Afundamos na lama Bozolina.
...O Sr. Roquete é um 'Torero Hechicero'!!!... ole, ole, ... , ole!!!...
Caro Ruy, como você sabe, todo mundo na minha famÃlia é teu fã! Eu também. Mas a espetada em Mário de Andrade, menos do que desnecessária, está errada. Grande abraço!
Não entendi o porquê da espetada final em Mário de Andrade. Roquette-Pinto era cientista. Mário era, antes de tudo, músico e literato. Os dois tinham interesse pelo Brasil profundo e procuraram conhecê-lo cada um à sua maneira, segundo a sua formação.
O ressentimento é a nova cachaça do Ruy.
Foto bonita com crianças lindas. E pensar que tem ela tem 110 anos de idade.
Foto linda! E o Roquette, quem diria, mó pinta de galã! Botassem o cara no novelão da Grobo, ia fazer o maior sú. Na USP então (perdão pelo cacófato, mas cabeu dereitinho!), ia longe...
Ruy Castro, não tente passar um pouco da história do Brasil, pois esse povo que lhe segue nada entende. Na verdade, querem notÃcias do seu desafeto para poder meter o pau. Dessa forma, intelectual não tem vez. Você está entra a cruz e a estrada. Ou você mantém seu status de Intelectual ou vai para galera! Fica com você a resposta!
Veremos quem será "insignificância histórica" em outubro, harry potter kkk
Marcos Benassi, adora segurar ao seu lado um bom dicionário, para misturar as palavras que nem ele entende, para dar aquele ar de erudição que não tem. Fica aà com seu Ãdolo, maior corrupto da terra e seja feliz. Resigne-se a sua insignificância histórica.
Ah, potter, dica tranqs, a galera do Castro! se vira, aquilo que não sabe, aprende. É parte do bipedalismo, como você poderia saber caso se desse a esse exercÃcio. Quanto ao Bozo, desafeto de uns 17O milhões de ainda Humanos, não é necessário o Ruy ou outro intelectual "falar mal" dele, não: qualquer réptil mental, com 3 circunvoluções no célebro, é capaz de perceber. O quadrúpede-em-chefe não nos deixa esquecer de sua natureza subterrânea: tem mania de bater o Fal na nação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Nem turista, nem aprendiz Voltar
Comente este texto