Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ricardo fernandes

    de fato, precisamos, primeiro, ter uma direita e uma esquerda com hábitos de leitura, para que possam teorizar suas respectivas bases. tanto um lado quanto o outro são vazios, querem se definir pelos defeitos atribuidos ao outro, que muitas vezes são compartilhados na prática por ambos.

    Responda
  2. Alvaro Faleiros

    Interessante a proposta. Corajosa também pois problematiza o maniqueísmo em vigor e que tem reduzido consideravelmente nossa capacidade de um pensamento complexo. Questiono apenas a centralidade dada à dialética, um gesto hermenêutico mais transdutivo como proposto por Eduardo Viveiros de Castro seria de grande valia.

    Responda
  3. José Flavio

    Anseio ver o combate ao identitarismo progressista!

    Responda
  4. vicente oliveira

    Blá, blá, blá, blá,nhen,nhen,nhen, prá nao dizer nada.

    Responda
  5. vicente oliveira

    Blá, blá, blá, blá...

    Responda
  6. João Leite Leite

    O Brasil precisa de ideias de direita e de esquerda mas. Não dessa esquerda comunista que levou os trabalhadores e o país a pobreza extrema. Essa esquerda unida a direita levou os trabalhadores a dependência de auxilio para tudo devido aos constantes arroxo salarial, e a ausência de sindicatos para organizar os trabalhadores para brigar pela reposição salarial quando o salario perde valor. Os sindicatos hoje estão a serviço dos partidos de esquerda.

    Responda
    1. vicente oliveira

      Se a esquerda comunista levou os trabalhadores a miseria, pressupõe que houve um governo comunista e que antes deste governo os trabalhadores estavam bem.ou João leite é completamente despirocado ou sou eu um desmemoriado,nos meus quase 70 anos, não vi em nenhum momento esquerda comunista no poder, já os trabalhadores em melhor situação vi nos governos do pt,que de comunista passou longe.