Luiz Felipe Pondé > Bastavam dois neurônios para ver que humanidade não sairia melhor da Covid Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bilhões de neurônios e um mundo de ilusões e modelos que invadem as incertezas das coisas não-evidentes. As ciências da compreensão e a falta que faz as distinções essenciais para rastrear, configurar e coordenar as sÃnteses da precariedade da existência .Na linguagem da condição humana vale todas as formas da expressividade para criar alternativas e explicar o mundo para poder transformá-lo. (Claudia F.)
Quando deixamos de acreditamos nos homens e melhor apertarmos o botão vermelho. Viver não faz sentido algum , sem esperança, sem Fé, tenha calma PONDÉ e seus amigos filósofos também que você citou, se não for nesse mundo vai ser em outro mundo aonde , vai existir um mundo melhor, seus amigos filósofos já devem estar desfrutando desse mundo melhor. O Planeta Terra não é uma colônia de férias, e para o ser humano evoluir.
Aqui, do alto das Colinas de Boituva, assistindo os saltos de Paraquedistas penso, me sentia um Anarquista mas, ao observar a vicissitudes humanas começo a desconfiar que a "Natureza" humana é a mesma do Reino Animal, o qual alguns teimam em nos tirar, de que isso que chamam de Destino é absolutamente determinado em função da Necessidade do momento de cada ser, de qualquer espécie, inclusive nós e os VÃrus que andam por aÃ, Necessidade, nada mais do que isso.
A situação social de equilÃbrio não é em geral a situação ótima. Por exemplo, se todos usam transporte coletivo o trânsito melhora. Essa é a situação utópica. Mas aà alguém descobre que andar com o carro próprio é ainda melhor, exatamente porque o trânsito está ótimo. Até que o número de carros aumente tanto que seja indiferente, devido aos engarrafamentos, usar o carro ou o ônibus. Essa é a situação real.
Se colunista pode sugerir que a humanidade, sua maior parte, tem dois neurônios, podemos nós também colocarmos que é um texto construÃdo por dois neurônios. É uma ideia sendo comum atrás da outra aqui. Até quando folha?
Pois eu que possuo um, ou no máximo um neurónio e meio, só acredito que a humanidade melhora com uma catástrofe 100 vezes pior do que a covd19! A choradeira que vimos sobres a pandemia, é o medo que cada uma sente de morrer e não pelas mortes dos outros. Há quem deseja que eu nunca tivesse nascido, por que sentiria minha falta em caso da minha morte? Os defensores do aborto, estão aà para confirmar o que eu penso...
O homem violento sempre existiu e parece não querer desaparecer, visto que clama pela "liberdade" de continuar a tentar subjugar os demais.
O pondezinho concluiu Hegel era mesmo um idiota, o mundo intelectual discute Pondé. A folha precisa de um caderno de ilustres, o caderno dos sete anões:pondezinho, joelzinho, pereirinha, demetriusinho, beltraozinho e o editorial, já que a Catarina Joaquina esta desaparecida atrás dos montes. Eita turma ruim de argumentos e construção de narrativas
E por que vc continua lendo?
No fim, cada um tá mesmo é preocupado com seu umbigo.
Utopia não é impossÃvel, é o não feito. Por acaso certos costumes melhores não eram utopia num passado nem tão remoto? O risco de retrocesso existe. E é muito ligado aos defensores de que a natureza violenta deve ser seguida. Coisa que prega o bolsonarismo. Liberdade à violência. Isso é antes de existir estado.
Apesar de formação marxista, não acreditava nessa de sair melhor. Acho que em alguns lugares nos livramos das piores tendências, tarefa ainda pendente no Brasil. Não acho que Marx desprezava a natureza humana, apenas propôs medidas que as vezes a confrontam. E sempre tem de lembrar, na visão dele, o comunismo era obra de séculos, não do stalinismo que quis fazer rápido e na marra. Gerações nascidas em meios mãos iguais, não a visão atual. Por isso é utopia.
Uma coisa melhorou com a pandemia, a fé na capacidade da ciência e portanto na razão humana o que implica na natureza humana que é racional, representada pelas vacinas. É um fator positivo muito bom.
Ponde critica Hegel, mas a conclusão do texto é hegeliana. Isso me lembra um antigo professor de filosofia, especialista em Hegel, LuÃs Claudio, já falecido, que dizia que nada escapa ao sistema hegeliano.
Podemos afirmar que o Pondé se utiliza da 'dialética negativa' para reforçá-la. Quando não acatam a um sistema, os filósofos costumam concordar ou ao menos reconhecer a grandeza das premissas, mas não com a conclusão. E tudo bem. Creio que ele soube defender muito bem o seu lugar nessa 'guerra de narrativas' pela alma humana
Na minha opinião, foi justamente a natureza humana o que fez da nossa espécie o ser dominante do planeta Terra. Embora sejam execradas pelas religiões desde seus nascedouros, os sete pecados capitais existem na alma do ser humano desde os primeiros primatas até hoje, dentro de cada um de nós. E o que contrabalanceou aos sete pecados foi o amor, um sentimento que existe em todos os animais, mas pelo fato das outras espécies não os terem, os fez dominados por nós.
Algumas das piores pessoas que eu conheci na minha vida ou se diziam comunistas/socialistas, ou eram muito religiosas. E a pretensão de certos utopistas causará muito espanto na próxima virada de milênio. Só não entendo como alguém tão cético quanto a natureza humana nutra simpatia pelo anarquismo. Sem Estado é barbárie, é Velho Oeste, é Gangues de Nova York na veia. Bandos armados chegando no seu bairro para matar os homens, estuprar as mulheres e carregar os meninos para se juntar ao grupo.
Você leu com atenção? Ele disse que também não cabe a anarquia como resposta para a nossa natureza.
Vc mudou de ideia com a horda que ora nos cerca? Não são nem comunistas/socialistas nem muito religiosas. A não ser que vc inclua na religião a busca fanática por dinheiro e poder.
Parece que você baseou seu comentário apenas no significado literal da palavra "anarquia" direto do dicionário. Anarquismo foi um movimento polÃtico do século XIX que não tem nada a ver com o que você escreveu. Acho que quando uma pessoas quer debater determinados assuntos, ela precisa antes estudar sobre ela. Fica a dica.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Bastavam dois neurônios para ver que humanidade não sairia melhor da Covid Voltar
Comente este texto