Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério de Mendonça Lima

    Lygia parabéns. Escrever uma opinião imparcial, inteligente, fora da imbe cilid@de que aflora na maioria dos comentários, é uma leve brisa, à mente. Ter a coragem de não ser contra nem a favor, nas muito pelo contrário é muito bem vinda. Só pela rai vinha da velha banda Matilha&Muares, pelo tanto que l@dram e zurr@m, acertates na unha encravada do dedão, unha esta pintada de ver melho. Parabéns menina.

    Responda
    1. Jesse G

      O quê importa, ao cidadão comum ucraniano, se a Ucrânia entrar ou não na OTAN? O preço que está pagando é muito alto para tanto. Diga-se o mesmo do cidadão russo comum. Ucranianos seria mais felizes se os vultosos aportes em dinheiro e em armas do ocidente viessem em alimentos e bem estar para suas famílias.

  2. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    Catarinense sendo catarinense. Eles amam Jair Bolsonaro e adorariam ter por aqui um Batalhão Azov. Só enganam quem não os conhecem. Se acham arianos e não brasileiros.

    Responda
  3. Erlon Campos

    Olá Lygia, se fosse colunista, jamais perderia meu tempo lendo as "sábias e doutas palavras" que são escritas aqui nesses comentários. Mas se você tem tempo a perder, meus parabéns pelo seu discernimento expresso na coluna! Qualquer um que não use os antolhos da militância é capaz de perceber a sandice e o despautério nas declarações provenientes de um ou de outro desses que lideram as pesquisas para a presidência desse lugar: uma catástrofe!

    Responda
    1. Jesse G

      Telma: bolsonaro fazendo politica partidária? Menos, prezadíssima, menos...

    2. Telma Saraiva

      Exato. E a visão imoral bastante objetificadora é flagrante na fala do opositor do Jair. Estamos sem saída porque ambos tratam a política externa fazendo política partidária e é por isso também que o Brasil está na condição de pária internacional; e tudo indica que vai permanecer sendo. Países não têm amigos, mas interesses.

  4. José Vaidergorn

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Victor Cesar Amorim Costa

    A Ucrânia ou a OTAN?

    Responda
  6. Luiz Candido Borges

    Nunca tinha lido um artigo desta senhora, este foi o primeiro e último. Mais uma prova de que diplomas não querem dizer nada, a priori. Nem chega a ser uma análise rasa, é uma não-análise, apenas a repetição da "verdade oficial", vagamente adaptada à campanha eleitoral. Esta guerra é um crime e uma estupidez, assim como a histeria anti-Rússia. O Zelensky deveria simplesmente ter se comprometido a não inserir a Ucrânia na OTAN (não é a mesma coisa que a UE!). Pronto! Sem guerra, sem sofrimento...

    Responda
    1. Ricardo Valle Aleixo

      Pode ser o último, mas que o primeiro lhe instigou a se pronunciar, ah isso ela fez. É para isso que há publicações, para abrir debates. Vc tem razão quanto ao Zelensky se manter equidistante da OTAN e da Russia, mas a agressão e o Holodomor2.o que o Putin está fazendo deve ser censurado também. Não tem virgem nessa zona, mas a agressiva tem que ser denunciada.

    2. Victor Cesar Amorim Costa

      Falou tudo!

  7. Telma Saraiva

    É o PT sendo PT, invariavelmente alinhando-se a regimes totalitários. Ele usou cinco ou seis palavras para falar levemente sobre o Putin e dezenas delas para criticar Zelenski, presidente de um país invadido e arrasado pela guerra.

    Responda
  8. Telma Saraiva

    Brilhante o seu texto, Lygia. É claro que se terminar em Jair x Lula, não votarei pela reedição do mundo das trevas atual, mas há momentos, como este, em que me distancio da centro esquerda. A esquerda vive presa a uma cartilha e não consegue analisar o mundo fora dela. Lula só repetiu o que as esquerdas fala no mundo. A Ucrânia deveria ter entrado na OTAN logo após a anexação da Crimeia.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      *falam

  9. ILSON ALVES RAMOS

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Ary Dantas oliveira Junior

    Prezada escriba Pedir ao LILS mínimo de respeito por alguém ou alguma coisa e' muito, ou não??

    Responda
  11. Antonio Eugênio Duarte

    Assim como os esquerdistas retrógrados dilma, aldo rebelo, zé dirceu, lula apoiam a ditadura em Cuba, tb já expressaram o seu apoio incondicional ao putin, responsável por esta guerra covarde e sanguinária. Estes apoiadores do lula simplesmente condenam o país ao atraso. bolsonaro=lula=atraso.

    Responda
  12. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Pra manter o nível simplista e superficial da pergunta feita pela colunista, declaro que torço pro Flamengo.

    Responda
  13. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Claro que a opinião desses dois pouco interessa ao resto do mundo. Suas dissonâncias retóricas, o caráter redutivo e simplista dos argumentos, vocabulário descategorizado, vulgar e impregnado de identificação ideológica. Noção zero sobre a gravidade da guerra. Por isso mesmo, milhões de eleitores procuram opção para o vazio político eleitoral representado por fascista da extrema direita e ex-corrupto falsamente vendido como a única voz capacitada para governar o Brasil.. (Claudia F.)

    Responda
    1. CLEANTO VIEIRA GONCALVES

      Exercício de Absoluta falta do que escrever.

  14. Andre Rypl

    Superficial, além de omitir detalhes importantes na tentativa vã de criar (de novo!) uma falsa equivalência. Pena. Achei que leria algo substantivo. Está no nível Merval de articulismo

    Responda
  15. benjamim picado

    quando os comentários que reforçam a posição da articulista usam expressões de elogio como "perfeitamente correta", avalio que a autora deve repensar a qualidade dos lençóis sob os quais se abriga. vim aqui só pra avisar.

    Responda
  16. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    É duro reconhecer que está correta a opinião de Lula sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia,, já que de manipulação de opinião pública o Lula entende como poucos, não é mesmo? E a Ucrânia quis a guerra ao tentar entrar para a OTAN. Se a Rússia não se defendesse preventivamente, amanhã seria ela a invadida pelas tropas da OTAN a pretexto de implantar aí a democracia, mas de olho em suas riquezas naturais, tal como no Iraque. Faz muito bem nossas lideranças em se manter distante deste conflito...

    Responda
    1. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Exatamente

    2. Telma Saraiva

      Nenhum país europeu quer guerra em seu continente. Em 70 anos, a OTAN nunca invadiu a Rússia. A probabilidade de a OTAN invadir a Rússia é próxima de zero, exceto se essa guerra, provocada por Putin, escalar.

  17. Filipo Studzinski Perotto

    Lygia, a sua analise do contexto internacional é tão rasa quanto a sua analise sobre o movimento negro, ou sobre a liberdade de expressão. Lula não apoia Putin, e condenou a invasão. Lula teve a ousadia de questionar uma versão maniqueísta da guerra que tem sido propagada na imprensa ocidental em geral. Putin merece sim pagar por crimes de guerra, mas a situação da Ucrânia é muito mais complexa do que bem vs mal.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Perfeito, Filipo. Análises simplistas assim só empobrecem a formação de opinião.

  18. Adenilson peneli

    Só apoia a Ucrânia quem não conhece a Historia, Putin por meses persuadiu a Ucrânia é desistir da ideia de entrar na OTAN, infelizmente sem sucesso, a China vê com preocupação o avanço da organização militar, os EUA busca formar um império mundial como nunca visto na História, que aliás sempre tem dois lados, leia mais se informe, não pelos tablóides parciais pró americano, mas pela História mundial.

    Responda
  19. Orasil coelho pina

    O texto está lindo!!!

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. Orasil coelho pina

    O texto está corretíssimo!!! Parabéns!!! Não acredito que este comentário não pode ser publicado sem antes passar pelos computadores!!!

    Responda
  21. Rodrigo Mello

    A jornalista não entende de patavinas...deveria estudar mais. Buscar entrar na Otan foi erro grave do Zelensky, e quem paga o pato é o povo Ucraniano pela incompetência diplomática dele. Ucrânia tem uma história intricada à Russia, tem a maior fronteira com a rússia na Europa. Lituânia e Estônia entraram na Otan em outro momento histórico e não possuem a mesma fronteira que a Ucrânia. Rússia fez o que devia ter feito...quem paga o pato é o povo Ucraniano.

    Responda
  22. Peter Janos Wechsler

    A colunista está perfeitamente correta. Nenhum dos dois está à altura de poder emitir qualquer opinião sobre um assunto que não dominam. Falta estudo, cultura e conhecimento do contexto histórico.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Lula na sua entrevista não fez nenhuma análise do contexto "histórico" (vc omite esta palavra do meu comentário). Sem isto, é tudo apenas palpite demagógico.

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Peter, quem não fez nenhuma análise do contexto foi essa colunista. Dizer se é a favor ou contra não é fazer análise nenhuma. Leia a entrevista inteira do Lula e aprenda com a análise que ele fez, sem defender nenhum dos lados.

  23. Leo Vianna

    "Não consigo pensar em comentário mais imoral (...)" Eu consigo. É o seu próprio, colunista, que diz claramente, de forma repulsiva, que a eleição presidencial de 2018 não é claramente uma batalha entre a democracia (Lula) e a ditadura, ao dizer que Lula se arvora em ser o defensor da democracia. Mais um "liberal" imoral escrevendo asneira na Folha.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Assino embaixo, Leo

  24. Max Morel

    Excelente artigo e que coloca as coisas nos devidos lugares; por isso será atacado à direita e principalmente à esquerda.

    Responda
  25. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Quem concorda com essa colunista que trata algo complexo, como o contexto geopolítico dessa guerra, como se fosse uma torcida de jogo Fla X Flu, ou como se fosse a luta do bem contra o mal, como o inominável costuma dizer? Eu, certamente não concordo, e acho que textos rasos como esse empobrecem o debate.

    Responda
    1. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      A colunista repete o mantra viralata , subserviente aos interesses norte americanos .

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Max, a colunista é muito limitada. Lula fez duras críticas aos presidentes dos dois países, à OTAN, aos EUA e à UE, pois não se empenharam em buscar solução pela paz. A coisa é complexa, não se trata de ser fla X flu. Só mentes rasas concordam com ela.

    3. Max Morel

      Raso mesmo é esse seu comentário. O texto colocas as coisas nos devidos lugares. Nem Lula nem Bolsonaro apoiam a Ucrânia, país invadido.

  26. eli moura

    Apoiar a Ucrânia não é apoiar a irresponsabilidade de seu Presidente que deveria ter stressado todas as possibilidades para evitar esta absurda invasão. Preferiu oferecer a vida dos Ucranianos para fortalecer a necessidade da existência da NATO. Só um qideostra apoiaria o Presidente ucraniano ou o Czar das oligarquias russas. Se um candidato apoiar qualquer um dos dois fique longe.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Perfeito

  27. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O artigo é raso e manipulador do começo ao fim . Todas eleições não pode faltar à mídia golpista as perguntinhas fáceis de sempre : -“ - E Cuba ? - Mas e a Venezuela ? “ . Realmente comovente a preocupação da mídia com o destino de outros povos . A casca de banana atual é a Ucrânia . Nem uma só linha sobre bombardeios norte-americanos na Síria, Somália, etc . Fossem brancos , loiros , de olhos azuis ganhariam maior atenção .

    Responda
  28. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O artigo é raso e manipulador do começo ao fim . Todas eleições não pode faltar à mídia golpista as perguntinhas fáceis de sempre : -“ - E Cuba ? - Mas e a Venezuela ? “ . Realmente comovente a preocupação da mídia com o destino de outros povos . A casca de banana atual é a Ucrânia . Nem uma só linha sobre bombardeios norte-americanos na Síria, Somália, etc . Fossem brancos , loiros , de olhos azuis ganhariam maior atenção .

    Responda
  29. Marcelo Silva Teixeira

    Eu quero um candidato que apoie o Brasil, de forma absoluta. Eu quero um candidato que não se meta na briga dos outros. Eu quero um candidato que fique com um é em cada canoa mostrando a mais absoluta neutralidade e indo para um lado ou outro conforme às nossas necessidades. O Brasil não tem capacidade milit@r para tomar partido.

    Responda
  30. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    A mídia subserviente espera que Lula faça o discursinho manipulador em defesa dos interesses norte-americanos . Nem o Papa Francisco repete aos seus fiéis o discurso fácil de um Zelensky santo e valente .A Guerra interessa à OTAN , à industria bélica e aos banqueiros norte americanos . Zelensky está transformando o próprio país num amontoado de cinzas e escombros . Sua ligação com grupos nazistas não interessa à mídia. Chega de manipulações

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Perfeito, Carlos

  31. José Cardoso

    Nesse ponto não se salva nem o meu candidato. O Ciro no fundo também tenta se equilibrar entre a condenação à invasão, mas sem querer desagradar o ranço anti-americano típico da esquerda latino-americana. Uma posição no fundo semelhantes à do Lula, apenas sem a insensibilidade e grosseria desse último.

    Responda
  32. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Quem defende o "Deus mercado" como essa colunista, odeia quem defende a justiça social e os direitos dos trabalhadore, como Lula faz. Além de ser insensível, Lygia é rasa e simplista na fraca análise que faz. Só que um estadista, Lygia, não pode ser simplista assim. Você é tão medíocre de pensamento, que não entendeu, ou não leu, toda a argumentação do Lula, um verdadeiro estadista. Vergonha alheia.

    Responda
    1. CILENE GONCALVES

      Exato, ela argumentou que nem a cubana lá da jovem pan

    2. Arildo Máximo da Silva

      Concordo plenamente. A colunista tenta impor uma conclusão absoluta a partir de fragmentos argumentativos. Mas até nisso falha, dada sua pouca capacidade de argumentação.

  33. joelson ciacci

    O Dória apoia a Ucrânia! Pena que a máquina de destruir reputações de certo candidato reduziu,e muito,as suas chances de chegar à presidência.

    Responda
  34. Franco Oliveira

    Também considero lamentável alguém que não consiga ter clareza de que não é possível justificar a invasão da Ucrânia em função do comportamento de Zelenski ou da Otan. Da mesma forma considero lamentável colocar Bolsonaro e Lula como extremistas. Entre os dois só existe um extremista! Bolsonaro é um dos extremista mais perigosos que o Brasil já teve.

    Responda
  35. Jose Oscar Marques

    Ainda bem que não apoiam!!

    Responda
  36. Carlos Pinheiro

    Pois é, hoje na Folha o embaixador da Rússia ganhou espaço para defender a seguinte falácia: estamos sendo mais uma vez forçados a lutar para impedir que grupos neonazistas exterminem milhões de civis, para proteger a nossa pátria, para garantir sua segurança e para combater a nova onda de fascismo. O que a senhora tem a dizer?

    Responda
  37. Paulo Silva Barbosa

    Estes candidatos que aprovam as atrocidades contra o povo ucraniano, onde crianças e idosos estão sendo mortos injustamente pela ambição imensurável de um autocrata como Putin, não devem merecer consideração nenhuma e nem votos , pois, são frios e calculistas e não tem um projeto de paz e solidariedade com os ucranianos e ninguém.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Liganão Paulo. O Conde Nado, só interessa a volta ao poder por ving @nça, estum a m@tilha imbe-cilóide a l@drar feros mente. O encanta dor de aze-molas como não pode sair em público, só pode contar com esta meiadúzia de bi chanos pingados, todos com vertidos fan aticos. Quanto a Ucrânia, o in fé Liz está sendo ele mesmo, como sempre foi. Desumano.

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Lula nunca falou que aprova a guerra.

  38. Paulo Azevedo

    Os russos que viviam no leste da Ucrânia estavam sendo perseguidos e nem a língua russa podia ser ensinada nas escolas, a guerra separatista no leste ceifou mais de 14 mil vidas principalmente russas. O Batalhão de Azov é o queridinho do governo ucraniano. Lula e o Papa estão certos.

    Responda
    1. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Exatamente . Nenhuma palavra sobre a ligação de Zelensky com grupos nazistas .

  39. Paulo Azevedo

    A Folha vive censurando meus comentários.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      os meus também;;;;

  40. Paulo Azevedo

    Falta honestidade ou sobra ignorância? Ela nunca leu sobre o Batalhão de Azov? A Ucrânia é o único país do mundo a incorporar uma milícia neonazista, como o Batalhão, ao seu exército.

    Responda
  41. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Faltou por os pingos nos iis. O Putin é um ditador sem escrúpulos e o que está fazendo na Ucrânia é injustificável e um crime contra a Humanidade. É triste ver o presidente solidário a ele e o ex-presidente dizer que a Ucrânia é que extrapolou. Por outro lado, nada justifica aumentar a OTAN após a queda do muro de Berlim, a não ser para surrupiar uma porcentagem dos PIBs de todos os envolvidos para a indústria de armas. Como dizia o Ronald Golias, a humanidade está se comportando muito mal.

    Responda
  42. Arthur Bagatini

    Péssimo texto. O que LULA fala na entrevista é similar ao que o Papa falou e está correto. A colunista vai fazer um texto chamando o Papa de imoral.

    Responda
  43. RODRIGO NAFTAL

    A fala de Lula é muito infeliz. Trata-se de falsa equivalência. O DNA americanismo da esquerda impede de ver o óbvio. Dizer que Zelensky é tão responsável quanto Putin é de uma insensibilidade atroz. Espero que Lula reveja o seu conceito, pois com esse discurso se aproxima de Bolsonero.

    Responda
  44. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Texto raso e de má fé nas afirmações. Pinça frases isoladas e toma pelo todo. Está faltando um pouco mais de leituras qualificadas.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Exato. texto desonesto

  45. Anete Araujo Guedes

    O EUA, vendo-se em plena decadência, e ameaçado pelo poderio da China, utilizou-se da Ucrânia, através da OTAN, para atingir a Rússia, e acertar a China. Putin, que não é nenhum santo, que se curve ao domínio estadunidense. A Ucrânia apenas serviu de palco para uma guerra que não lhe pertence. Zelensky, como Bolsonaro, não passa de um fanfarrão irresponsável, que se prestou a esse papel. O meu candidato apoia a paz, o diálogo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lula

    2. João Gaspar Farias

      Qual é o seu candidato?

  46. CLEBER DOS SANTOS

    Leio muito pouco a colunista. Ela coloca títulos chamativos em seus artigos. Mas os textos são muito fracos, quase posts de redes sociais. Alguns, inclusive mal escritos. Sem nenhuma profundidade. Análises de boteco mesmo. FSP, me arranja um emprego também? Como gostaria de conhecer algum dos Frias...

    Responda
  47. Marcus Guedes

    Definitivamente um artigo rasteiro. É como se a Articulista desconhecesse a história da OTAN e suas implicações na expansão da indústria bélica dos EUA. A Suécia produz excelentes caças, mas a vizinha Finlândia comprou quase uma centena dos Americanos.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Janos, o último conflito que a Finlândia teve com a então URSS foi a guerra de inverno, em 1940 - lá se vão 82 anos... Sabe o que foi que garantiu todo este período pacífico? A neutralidade! É chato ter mísseis da OTAN a poucos quilômetros de Leningrado (atual S. Petesburgo), você não acha? Talvez não ache, talvez ache que os EUA podem fazer tudo e todos os demais países devem apoiá-los...

    2. Peter Janos Wechsler

      E compreensível. A Suécia é neutra e a Finlândia teve vários conflitos armados com a União Soviética.

  48. Paulo Azevedo

    É ignorância ou falta de honestidade da autora? E o batalhão de Azov? A Ucrânia é o único país do mundo que incorporou uma milícia armada neonazista ao seu exército.

    Responda
  49. ana maria gomes

    Que artigo inútil. O bom senso mandou lembranças. Mas diga, o seu candidato a presidência apoia o Brasil?

    Responda
  50. Marco A Moreira

    Mais um excelente artigo. Li algumas críticas ao texto. Gostaria de saber o que os críticos acham dos comentários sobre a guerra da Ucrânia que Lula fez? Porque igualar invasor e invadido é ilógico. Ou não é? Ambos são realmente culpados? Por favor , exponham seus argumentos defendendo o grande líder em suas análises geopolíticas. Deixem de categorizar a colunista e contraponham argumentos aos dela. Onde ela errou?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Faltou história, conteúdo de qualidade e argumentação.

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      O contexto geopolítico é complexo, Marco. A colunista trata a guerra como se fosse o bem contra o mal, com argumentos simplistas, do senso comum. O buraco é msis profundo. O que ela fez é desonesto ou ela é muito ig no ran te é não tem competência pra tratar desse assunto.

    3. Arthur Bagatini

      Em tudo.