Marcus Melo > O Brasil está tão polarizado quanto os EUA? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Polarizacao eh tentada pelos bosonarianos, que nao tem votos para se reeleger, por isso adotam a estrategia da polarizacao, do tumulto e da descrenca em qualquer fato que nao seja de seu agrado. Eh dai que vem a tentativa de polarizacao. Isso deve desaparecer tao logo o inepto sofra derrota acachapante ainda no 1o turno.
Zeus te ôva, DionÃsio. Aliás, de DionÃsio a Zeus, quem sabe há uma efetividade maior do que nossas preces pedestres? Tomara!
Uma diferença importante em relação aos EUA é que nossa polarização é quase que exclusiva para o voto presidencial. O congresso ao que tudo indica continuará uma geleia geral. Mesmo as eleições para governadores tem cinquenta tons de cinza.
Caro José, tenho a impressão que foi o próprio Marcus quem trouxe, dia desses, uma pesquisa de uns brazucas indicando alta correlação entre a "coloração" das escolhas locais num pleito e as escolhas majoritárias nas eleições seguintes. Veremos o que vai acontecer nesta, tendo podido observar claramente o péssimo resultado da escolha majoritária anterior. Vá lá, não sendo cinquenta tons de cor-de-burro-quando-foge, já tamo "pegando o boi"...
A polarização no Brasil é parte da população que são abastecidas através das redes sociais, com maior ou menor conhecimento com dados muitas vezes manipulados, por motivos partidários, ideológicos e a grande maioria é incapaz de fazer uma autocrÃtica destes dados divulgado, não leem um jornal, um livro e dão logo a desculpa : - Eu vi na internet .
O brasil esta cada vez mais subsubsubdesenvolvido.
Mais um desonesto intelectual falando em "polarização". Não há polarização alguma, nem nos EUA, nem por aqui. Entre Biden e Trump, só há um extremista. Entre Lula e Bozo, também...Teremos conservadores votando em petistas para não ver a continuidade deste desgoverno nefasto. Simples assim I...É o que por aqui se chama de "voto útil". Os 25% que dizem votar no Bozo já no primeiro turno, sem pestanejar, são de extrema-direita. Simples assim II...
[Me desculpem meter o bedelho. É que me pareceu um atrito entre pessoas que não têm perspectiva contrária: ocorre em função de uma confa produzida artificialmente, pelos maus discursos jornalÃstico e polÃtico dessa nossa miséria Bozolina atual.]
Gentes, me permitam dar um pitaco. Parece que há aqui um mal-entendido: o que a brazucada anda chamando de "polarização", refere-se a uma suposta "igualdade extremista", uma dicotomia entre pólos equidistantes do centro polÃtico. Não é ao que o Marcus se refere, hein? Caro Carlos, ele não tá fazendo a confa proposital que vemos aqui: repare que ele usa o termo em relação à polÃtica dos EUA, onde há extremismo de direita, mas nada nem sequer semelhante à nossa esquerda.
kkkk anti-intectual, eu? aonde fiz isso alguma vez? A simples premissa da polarização, nos 2 casos, não existe, pois não se trata de dois polos opostos. O polo oposto ao Bolsonarismo, na esquerda, não é o PT, nem Lula...Se liga, seu André!
Prezado Simaozinho, desonestidade é falta de integridade, de correção, todos nós sabemos disso, como sabemos que todos temos o direito de opinar, divergir, etc. Mas não confunda opinião que exprime uma mera preferência polÃtica com uma análise escorada em estudos empÃricos, portanto, cientÃficos. Não disse tudo antes: você é o cara que, à semelhança de muitos, expressa uma posição anti-intelectual injustificável, confundindo mera opinião com análise escorada na ciência. Sorry for you.
Wikipédia: "Desonestidade intelectual é desonestidade na realização de atividades intelectuais, como pensamento ou comunicação. Exemplos são: a defesa de uma posição que o advogado sabe ou acredita ser falsa ou enganosa." O cara pode ter o tÃtulo que for...A desonestidade intelectual não escolhe escolaridade, sexo, raça, religião...
Poxa vida, Simaozinho, você é o cara para chamar o prof. Marcus André, um cientista polÃtico altamente respeitado, de "um desonesto intelectual". Ele cita vários estudos para escorar os argumentos na coluna enquanto você cita um percentual de 25% sem citar nenhuma fonte. Você realmente acha que sua atitude é reproduzÃvel (como diria Kant)?
A pergunta que não quer calar é : Será q os pesudos progressistas como Daniela Mercury e afins q fazem shows de graça pela democracia ( caiu por terra, ela cobra sim ) vão respeitar as urnas caso Bolsonaro seja reeleito ??? Só um alucinado não entendeu que o golpe é bem maior do que se fala
É, carÃssimo, o corte temporal das pesquisas dificulta nossa compreensão direta do que vira por aqui: a coisa pegou mesmo foi a partir de dezoito, né? Ligando seu texto com o do Muniz Sodré, de ontem, de fato se percebe o quanto há de subjetivo e pouco objetivo nas apreciações acerca do mundo público/polÃtico: as redes antissociais aproximaram iguais e intensificaram repulsas, inclusive aos fatos. O que não cabe no meu modelo mental, tem pouca chance de penetrar. As ideias estão mais inflexÃveis
É, achávamos que o extremismo sempre teria alcance limitado no Brasil. Mas vivemos um ponto de inflexão, com a polÃtica contaminando todos os aspectos da vida. Há uma quebra de afabilidade e cordialidade entre as pessoas, e agora não só a avaliação da economia e a sensação de bem-estar pesam na hora do voto. Se Lula vencer, precisa saber que enfrentará uma oposição entricheirada. O antipetismo não é pequeno e, quanto mais radicaliza, mais audiência a Jovem Pan tem. Força, campo progressista!
Basta tirar o ogro nefasto e sua malta de desordeiros e aproveitadores, e o paÃs voltará à normalidade.
Olha, Tino, isso é otimismo pacaramba. Tomara, mas não é o que parece, não.
Inocente
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > O Brasil está tão polarizado quanto os EUA? Voltar
Comente este texto