Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    O Brasil existe apenas para sustentar políticos. Todos, sem nenhuma exceção. esquerda, direita, oposição, situação. Nenhum oportunista planta no presente para o Brasil colher no futuro. Muito mais fácil apontar a desigualdade mirando o passado, do que criticar o presente.

    Responda
  2. Neli de Faria

    O Brasil existe apenas para sustentar políticos. Todos! É mais fácil jogar a culpa da desigualdade, no passado, do que se atentar no presente. Na hora de se autobeneficiar não existe esquerda, direita, situação, oposição: todos eles se unem. O Brasil é esse eterno subdesenvolvimento graças aos políticos: sem exceção. E joga migalhas para a população:para se auto engrandecer.Ah, mas, a culpa é do Passado...!Nenhum oportunista planta no presente para o Brasil colher no futuro.

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    EU SÓ TENHO UM MOTIVO PARA APOIAR O 13 DE MAIO, ELE ABOLIU A ESCRAVIDÃO LEGAL. ENTRETANTO, POUCOS FIZERAM PARA PARA QUE A ESCRAVIDÃO ESTRUTURAL ACABASSE, INCLUSIVE EX-ESCRAVOS E MUITOS DESCENDENTES DESSES ESCRAVOS HOJE. E NEM FARÃO.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      entao , ex escravos e seus descendentes sao responsaveis pela escravidao estrutural ? - seria esta sua ideia a tal escravidao reversa ? voce propoe uma reparaçao pecuniaria aos brancos?

  4. Maria augusta Silveira

    Lendo alguns comentários chego a conclusão de que as pessoas quando não querem ver e ou acreditar não adianta nem tentar dialogar. Fatos são fatos, fatos são imutáveis. 1888 era um Brasil miserável, havia a corte, os privilegiados que viviam no seu entorno, alguns comerciantes, os fazendeiros ricos, e o resto era a pobreza, e foi a Lei Área que largou uma população negra, que foi arrancada de sua terra africana, à sua própria sorte e miséria. Crueldade pura.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Cobre dos Milicos que deram o Golpe de estado dois anos após a Lei Áurea. Cobre dos Oportunistas que fizeram duas copas do mundo, olimpíadas, tropas no Haiti,ajudaram ditaduras, dão Fundão de quase seis bilhões para seus partidos e deixaram o povo ao deus-dará.

  5. Alexandre Pereira

    Senhora, em 1888, quando os negros foram libertos, sem nenhum tipo de assistência, encontraram as sarjetas já ocupadas por desvalidos. Conviveram e, como muitos deles, ascenderam com pouca ou nenhuma ajuda do estado. Plano social? Nem ontem, nem hoje, nunca para pobres. Tire a cor da sua argumentação e sobrará a pobreza. Distinguir entre pobres é desumano.

    Responda
    1. Adailton Alves Barbosa

      - Tenho uma impressão de que você não entendeu nada do que a nobre colunista escreveu.

  6. Jove Bernardes

    OK que no Brasil é cheio de gestor que mede com micrômetro, marca com giz e corta com machado, mas a forma com que foi feita a Abolição da Escravatura no Brasil, guardadas as proporções, lembra a gestão da pandemia de Covid-19. Tão imprescindível quanto a Abolição em si era um plano de inserção social do mar de escravizados liberto, e no entanto a única providência que o estado tomou, por Ruy Barbosa, foi destruir arquivos para evitar que os senhores buscassem indenizações. Louco.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não, Alexandre Pereira: planejamento.

    2. Alexandre Pereira

      Plano social em 1888?

  7. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Beleza. Então vamos revogar a Lei Áurea? Já que a mesma nada significa para a vida do Povo Brasileiro...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Por que eu sei em quem v. votou, Barbosa?

    2. rogerio campos

      Leia o texto novamente. E se envergonhe do que disse.

    3. Jove Bernardes

      O senhor interpretou sozinho o texto, Barbosa?

    4. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

      Orlando, tá brincando, véi?

  8. Cris Passarelli

    Eu entendi a ironia do seu texto. É claro que avançamos, mas muito pouco, se pensarmos que a abolição foi a 134 anos e ainda vemos condições análogas a escravidão (para os espertos, significa semelhante). Índices muito maiores de negros mortos, sem emprego, sem escolaridade... É claro que estamos atrasados, assim como fomos o último país a abolir a escravidão. Acho que as pessoas pularam a aula e historia, quando aprendemos sobre os negros e como foram tratados durante e depois da abolição.

    Responda
  9. Ulrich Dressel

    Sou branco. Fico envergonhado quando leio nos jornais por qual motivo (nenhum) negros são "abatidos" pelo chumbo policial ou civil. Que posso eu, aposentado, fazer? Quando pintava meus quadros, veio-me a simplória ideia: doar meus quadros ao movimento negro, para que o transformem em dinheiro para financiamento de sua (e minha) causa. Encontrei a associação "Raízes da África", em Porto Alegre, que aceitou receber meus quadros. O pouco que posso fazer...

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      parabens pela iniciativa solidaria ; compensa alguns comentaristas que aqui registraram seu desprezo e ignorancia da historia tupiniquim ..

    2. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

      Você já está fazendo, Ulrich!

    3. Marcos Benassi

      Caro Ulrich, nosso cuidado pra não agravar uma situação de opressão continuada já é sempre útil. Sua atitude é mais do que louvável!

  10. Neli de Faria

    Cobre dos Oportunistas que foram presidentes da República, os vivos, que priorizaram: ajuda ao exterior, paparicou Militares, torrando dinheiro público no Haiti,copa do mundo, pensão para ex- jogadores de futebol, estádios , olimpíadas, ampliação do Fundão Eleitoral para quase seis bilhões...! Tem que comemorar sim,porque se a Princesa não tivesse assinado, quem sabe quando um Oportunista acabaria com esse absurdo. Na minha infância era feriado nacional e o Castelo Branco tirou.

    Responda
  11. Neli de Faria

    Se não tivesse havido o Golpe militar, hoje, teria razão para se criticar o Imperador e a princesa. A República passou 130 anos menoscabando os pobres no Brasil.Os oportunistas que foram presidentes da República, priorizaram Copas do Mundo, olimpíadas,ajuda ao exterior,estádios de futebol, cartões corporativos,Fundão eleitoral, assessores e seguranças para Eles, e não sabem que a finalidade maior do País:o povo!Critique os Oportunistas da República. Todos, sem exceção.

    Responda
  12. Daniel Cabral

    Eu suponho que a chamada da matéria é pra efeitos provocativos. Mesmo assim, foi infeliz. Não estamos onde gostaríamos de estar na história dessa luta, mas avanços foram feitos e cada avanço, por menor ququew seja, pode ser comemorado. Acho que a única razão para não comemorar seria se tivesse havido um retrocesso desde então. Mas num todo houve avanços. Não dá pra dizer que estamos igual ou pior do que ná época.

    Responda
  13. Diego Correia Aragão

    Uma coisa não justifica a outra. A luta é grande, mas as conquistas do passado merecem sim ser comemoradas. Impressionante como o mundo atual é polarizado em todos os sentidos.

    Responda
  14. ROBERTO GENERALI BURGESS

    OK, não vou comemorar.

    Responda
    1. ROBERTO GENERALI BURGESS

      Tanto interessou que você fez questão de comentar. Obrigado pela atenção.

    2. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

      Mas essa sua atitude não interessa a ninguém

  15. Paulo Silva Barbosa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. José Cardoso

    Alguns dizem que a situação das pessoas largadas sem meios de subsistência, e tendo que trabalhar por qualquer coisa para sobreviver é pior que ser proprietário de alguém, que afinal tem algum interesse em manter o seu patrimônio. Nesse sentido, um trabalhador inglês do século 19 estaria na prática pior que um escravo brasileiro. Mas não concordo com isso e acho que a abolição da escravatura foi um avanço.

    Responda
  17. Richard Lins

    Isto sim é tiro no pé. Quando surge a oportunidade para um debate as claras, aparece um artigo identitario vitimista... assim, fica difícil ter empatia por qualquer um! Vou comer uma boa feijoada de Preto Velho, com as bênçãos de Oxalá.

    Responda
    1. rogerio campos

      O texto é vitimista ou realista?

  18. Marcos Benassi

    É, minha cara, só falta verificar se, além de treze, a alforria não foi dada numa sexta-feira. Se a dona Isabel quisesse marcar simbolicamente a data, poderia ter garantido isso - e, quem sabe, esperado até Agosto. Teria ficado bem lôko.

    Responda
  19. Renata Bernardes Proença

    Vale o alerta e também vale comemorar e listar os enormes avanços, iniciativas e valorizar os personagens negros importantes que foram apagados da nossa história.

    Responda