Opinião > Escola técnica transforma destinos, como o meu Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ivo Pera Eboli

    Sem o ensino básico de qualidade, nada é possível, nem mesmo a escola técnica. E a qualidade do nosso ensino básico é lastimável.

    Responda
  2. José Cardoso

    O ensino técnico é fundamental. Como dizia o Anísio Teixeira, a escola deve preparar para o trabalho e não apenas para a universidade. Esta deve ser uma opção entre outras.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Rozana, Prezadíssima, que bela trajetória, hein? Inda por cima, de luta na politica estudantil, parabéns de verdade. Mas vou fazer um contraponto: no meu rico histórico educacional, sinto falta daquilo que, muito tardiamente, conheci como "educação integral"; não "de tempo integral", veja, mas em sua integralidade. Ensino técnico prepara pro mundo do trabalho; educação integral, pra vida. Significa, também, educação financeira, uma prática de reparos e horticultura, de oficina e cozinha. A vida.

    Responda
    1. Daisy Santos

      Esse seria o projeto pedagógico ideal, humanista, que estimule o pensamento crítico. Vai na contramão de preparar mão-de-obra para o mercado. Sendo que essa base humanista pode gerar líderes, profissionais atentos às necessidades do seu entorno. Porém, considero distante do processo real de educação em curso no país, obcecado em conteúdo e na competição para a universidade. O novo currículo do ensino médio tenta quebrar isso. Não o quanto de reflexão e ação estão sendo empregados nesse esforço.

  4. Dorgival Pedroso

    Acho interessante o Ensino Técnico, mas acredito mais no ensino integral de qualidade, como fazem muitos países.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pode ser que estejamos falando da mesma coisa, hein, Dorival?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.