Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A Riqueza das Nações do Adam Smith é um daqueles livros indispensáveis, vale muito a pena. O Hayek teve o mérito de perceber que as economias de planificação central não eram viáveis. Isso numa época em que os planos quinquenais soviéticos tinham grande prestígio no mundo acadêmico. A nossa revolução de 64, embora formalmente anti-comunista, tinha seus planos detalhados(1 e 2 PND do Reis Veloso). Hoje a tese do Hayek é consenso geral.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Se o Ellon Musk entrar em alguma sala cheia de pessoas, a renda média de todos irá subir para 9 dígitos, talvez mais. Alguém ficou mais rico com isto? Dificilmente. É o mesmo caso destes 3000% citado no artigo. Embora realmente melhorou em relação ao que era, gostaria de ver a colunista comentar sobre como foi a distribuição deste aumento de 3000% das riquezas com o liberalismo.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Na competição política, os agentes usam demagogia e certa malandragem. Eles se definem na melhor descrição possível e seus oponentes como tolos que levariam o país à ruina. Os centristas e moderados estão diminuindo? Como construir narrativas de vidas construtivas? Os conservadores se apoiando na autoridade e os liberais na justiça social?

    Responda
  4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    A experiência que o continente tem com o liberalismo econômico é Pinochet. É como aquele pai que diz: "sou liberal, mas se minha filha engravidasse antes do casamento, não sei o que eu faria."

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Deirdre, dear, am I wrong or are you mumbling about "red little devils" yourself? Is this because Russian war efforts crashed the looking-glass availability on USA markets? Sorrowful days...

    Responda
  6. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    Sem dúvida H.L. Mencken é bem atual no que diz respeito ao modus operandi de nossos políticos ineptos de esquerda e direita.

    Responda
  7. Josue Oliveira

    Não à toa o salário-mínimo tem o menor poder aquisitivo desde FHC. O sonho do Guedes é criar a Carteira Verde-e-Amarela que não dá direito a FGTS, a ferias, terço de ferias, seguro-desemprego... Não vai dar tempo, agora no próximo mandato do Bolsonaro.

    Responda
  8. José Fernando Marques

    Os 3 mil por cento de aumento da renda individual nos países (hoje) ricos, em dois séculos e meio, levam em conta a escravidão? O trabalho dos escravos foi essencial para a acumulação de capital por parte de empresários e Estados. A preço de muito sofrimento, como se sabe. Sem levar em conta esse aspecto, a conversa liberal se mostra inócua. Papo furado. E recusar a carga crítica dos iluministas parece um bocado obscurantista.

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ... o que mais amam é ter como aliados um bom grupo de bilionários insurrecionistas ( liberal raiz )!!!... Em 'fantasia', que eles amam mais em ver nos palcos é a performance de 'Iago', o canalha insurrecionsita, traindo 'Otelo', aplicando seus métodos liberais insurrecionista!!!...

    Responda
  10. Gerardo Xavier Santiago

    Hayek disse que o fascismo era um "mal necessario" para combater o comunismo. Friedman trabalhou para Pinochet. Coagir, matar, torturar e "desaparecer" para eles valia, se fosse para defender a propriedade privada dos ricos.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Melhor comentário. Parabéns Gerardo.

  11. JULIANO OLIVETTE

    Dificil demais fazer os brasileiros se quer ouvir o básico desses ilustres cavaleiros da liberdade. O que me anima é que já foi mais difícil, e já começa a formar grupos alinhados por todo o território nacional.

    Responda
  12. Paulo Sales

    Eu aconselho então a senhora, divulgar melhor e detalhadamente sua doutrina, porque, a priori, ela não é bem compreendida e há motivos justos para isso. Tentar contrastar algo mal explicado versus as mazelas do populismo, por si só nao faz de uma ideia, boa. Nos Estados Unidos o liberalismo, tão propagado, que move tantas pessoas prá lá, esbarra na vigilância moral herdada do puritanismo tão explorada por Trump. Sair da retórica ajudaria, não acha?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Mais estofo significa várias vezes candidato ao Prêmio Nobel.

    2. Marcos Benassi

      Meu caro, o Donald virou uma tiazona do pavê. É uma Catarina Rocha Monte com mais estofo acadêmico.

  13. R Alvim

    Nisso é que dá o consumo exagerado de alucinógenos…

    Responda
  14. jose carlos toledo junior

    Jesuis da goiabeira! Um texto tão curto e superficial qto redundante e narrativo. Mora nos states e não entendeu até 20 horas de 2022-05-10 que países desenvolvidos desenvolveram-se antes de adotar liberalismo só para os outros, sabotando democracias e apoiando ditaduras ou indo a guerra pelos seus interesses. Tudo em nome da liberdade. Kill me now.

    Responda
  15. Carlos Simaozinho

    Adam Smith, moderno? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  16. Octavio Carvalho

    Tristemente raso... Similar a um panfleto eleitoral. É válido ser liberal, mas o texto tem uma linha quase religiosa, " viva os liberais, que não estão nem à esquerda, nem à direta, mas à frente" ( o autor poderia ser a Marina Silva, o João Amoedo, o Dória ou a Simone Tebet, facilmente)!

    Responda
  17. João Flávio de Almeida

    Isso... Deixemos economistas ditarem a ética e a moral de toda civilização. Não mais filósofos, sociólogos, antropólogos, mas economistas! Isso... partamos de Hayek, o mesmo que fez vistas grossas para a perda de liberdade nas ditaduras latino-americanas. Tá serto!

    Responda
  18. Valdeci Gomes

    Pelamordedeus Folha, essa moça é o Ponde da economia, ninguém merece.

    Responda
  19. Gino Passos

    Sai da frente com sua rapina e me deixa passar com meu "sonho" (justiça social e estado de bem-estar social).

    Responda
  20. Gino Passos

    Existe coisa mais liberal que evasão fiscal em paraísos caribenhos, ou a abertura de empresas de fachada para suas operações offshore? O liberalismo puro desaparece nas portas giratórias, onde os cardeais do Estado que melhor contribuem para o grande capital logo obtém seus cargos em conselhos executivos. Bela meritocracia em ação!

    Responda
  21. Wirben Márcio Lages Ferreira

    "Nós, liberais, estaremos cada vez mais ricos. E os pobres, ah...os pobres: que se danem e fiquem cada vez mais pobres".

    Responda
  22. Carlos Maurício

    "Os resultados no Reino Unido e nos Estados Unidos, na Itália e no Japão, em Botsuana e no Chile, ficam aquém das fantasias da esquerda e da direita." Melhor ainda são os resultados dos países escandinavos, que não usaram de liberalismo e tem os melhores IDH's do mundo.

    Responda
    1. Paulo Sales

      O que aplicaram no Chile Paul, foi ações liberaloides capitalistas dos anos 80, era Pinochet, que Guedes ajudou a construir por lá. Isso sufocou as pessoas. Aqui no Brasil ele, Guedes, só não faz igual porque não há ambiente, apesar que ter feito alguns ensaios como na previdência e no trabalhista.

    2. Paulo Sales

      Qual qualidade de vida você se refere? A italiana que paga "nada" mas cheia de social? A americana que apesar das eventuais mazelas capitalistas com 3 anos o brazuca tem lá o que não teria aqui em 20 anos? Ahh, é o Lula, ele ganhando o paraíso desse no Brasil. Então tá! Quer pais moderno e social. Vota no Ciro!

    3. Carlos Maurício

      Paulo, sua contestação que é genérica pois mesmo os que não são de baixa renda estão preferindo não trabalhar por pouco dinheiro mas preferindo ter qualidade de vida.

    4. Paulo Sales

      É genérica sua ideia. Biden deu tanto "bolsa familia" que os americanos de "baixa renda" preferem ficar em casa, se virando com outras rendas familiares, que encarar um now Hiring (Estamos contratando) pra ganhar o dobro por 40 horas semanais. O que pega nos estados unidos é a saúde e a aposentadoria estatal de 800 dólares, acrescentaria a perda de renda da classe média a partir dos anos 70. O americano já teve maior poder aquisitivo, mas é uma questão da política, não de liberalismo.

  23. Gustavo Souza Machado

    O Conservadorismo é o maior inimigo do Liberalismo no Brasil. Nao existe esse negócio de conservador nos costumes e Liberal na Economia. A doutrina Liberal que ficou marcada na promulgação da Constituição dos USA nao guarda relação com os movimentos conservadores. O Liberalismo tem seu nascedouro nos movimentos científicos e na defesa da razão, nao em superticoes, religiões e personalismo. Esses últimos conceitos é que se encontram no cerne dos atuais movimentos conservadores.

    Responda
  24. Marcos Riera

    O que devemos aprender é a não receber ordens sobre o que devemos ou não fazer vindas de gringuitos celerados que não devem saber a diferença entre Macapá e Paraná. E que confudem os conceitos de reacionário e conservador (não sei se por ignorância ou má fé).

    Responda
    1. Athayde Carneiro

      sim: a distinção entre "conservador" e "reacionário", talvez justamente por ser fundamental e decisiva, sempre é sistematicamente ignorada. isso é péssimo.

  25. Fabio Goldfarb

    Se a autora conseguir me descrever o que de bom nossos anos sob a batuta dos liberais nos trouxeram eu agradeceria imensamente. Até onde eu sei o dinheiro gordo foi embora e um monte de fábricas fechou. Bom para quem cara pálida?

    Responda
  26. José Carlos Luiz

    Primeiramente gostaria de saber o que as elites brasileiras entendem sobre liberalismo econômico. É transportar o modelo econômico liberal dos países ditos desenvolvidos para o Brasil? Se for isso vamos formalizar de uma vês por todas a nossa falta de decência e alugar o país para os gringos, assim " vamos faturar um milhão". O texto não tem comprometimento com uma informação crítica sobre sobre o tema do qual aborda. Será que todos os leitores entendem as ideias de Adam Smith?

    Responda
  27. Luiz Bellinati

    A discussão é interessante mas a tradução das idéias da autora é sofrível e incompreensíveis.....

    Responda
  28. Claudio Luiz da Cunha

    O resultado liberal ée conservador está aía misériado povo....viva o Guedes e o Mito....

    Responda
  29. SAMUEL PACHECO

    "Nós, liberais" HAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAHA De que buraco retrógrado saiu isso, folha? Que vergonha alheia.

    Responda
  30. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Esperando para uma temporada aqui em casa. Geladeira vazia. Tiros à balde. E voto impresso para a gente poder passar pelos mili cianos. Esperando Sra

    Responda
  31. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Esperando para uma temporada aqui em casa. Geladeira vazia. Tiros à balde. E voto impresso para a gente poder passar pelos mili cianos. Esperando Sra

    Responda
  32. carlos haag

    De qual sarcófago saiu essa senhora?

    Responda
    1. Maicon R

      Por falar em "velho", usas antiquíssima estratégia: "se não consegue atacar a tese/ideia, tente desacreditar o seu proponente/autor"... Em tempo: o que ela escreveu é bem interessante!

  33. Landson Abercrombie

    Resultados do Chile? Sério? Pergunte para algum chileno o que eles acham dos resultados. "Não queremos coagir ninguém".... Sei não... Pergunte para o coitado do uber ou do rappi se ele pode deixar de sangrar 14 horas diárias no volante ou na moto, escravizado pelo pagamento insuficiente e sem direitos básicos, resultado da "liberdade de contrato" de uma casta privilegiada ...

    Responda
  34. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Texto bem liberal. Só palavras vazias. Auto elogios sem nenhum fundamento. Sim desde o sec. Dezoito quando surgiram as primeiras ideias liberais, nenhuma das vertentes conseguiu mostrar a que veio. O enriquecimento concentrado capitalista não vale. O liberalismo precisa virar ciência. Enquanto for só representação empolada de banqueiros não adianta.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      .digo séc 17..