Opinião > O maquiavelismo na destruição do meio ambiente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    É maldade gananciosa mesclada com uma ignorância que nos afronta. Maquiavelismo é a arte do conhecimento do homem público misturada com a aguçada arte de fazer política. (Claudia F.)

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Seu Carlos, prezado, contrariamente ao meu hábito, acabei lendo o comentário do colega leitor Rodrigo antes de fazer o meu, que, embora menos rigoroso, ia na mesma direção. Entendo que o senhor tenha usado o "maquiavélico" no sentido de "mal intencionado"; entretanto, sugeriria a substituição por "PilhadaFutismo", mais preciso e eloquente. Porque,por ação E omissão, o Bozoverno está rifando um precioso e único patrimônio público, capaz de fazer toda diferença na vida futura da nação.Inaceitável.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Caro Benassi. Eu fui recruta involuntário cinco anos antes dêsse insanaro. Fiquei hospitalizado no DF no HMU por mais de dois mêses com cirurgias e recuperação por acidente. Naquêles "anos de de chumbo" ouvi muitas narrativas de internados na mesma enfermaria. Era revoltante e abominável como os oficiais da ditadura tratavam os subalternos. É necessário que sejam refeitas as relalações de hierarquia no serviço militar. Não assimilei a lavagem cerebral da ditadura.

    2. Rodrigo Henrique

      Marcos, acredito ser esse comentário que a Folha colocou em análise antes de tornar público aqui. Agradeço pelo seu complemento. E voltando ao rigor conceitual, essa ideia de "maquiavélico" ou "maquiavelismo" estar associado a "mal intencionado" ou de "pessoa má" é muito senso comum, mas para quem estuda o autor em pesquisas acadêmicas fica incomodado com essas generalizações e querer encaixar o termo em tudo o que seria "negativo" só para se mostrar "culto", que nessas ocasiões é pedantismo.

  3. José Eduardo de Oliveira

    maquiavelismo na destruição do Brasil

    Responda
  4. Rodrigo Henrique

    O autor deveria ter cuidado com certos conceitos, como o de "maquiavelismo". Usou o termo de maneira muito vaga e partindo do pressuposto que todo mundo sabe o que é isso, mas pela forma que utilizou nem ele deve saber. Eu sou historiador e me incomodo com essas atitudes pedantes de querer exibir um conceito complexo dessa maneira. E o próprio maquiavelismo não é sinônimo nem do que seria seu criador Maquiavel. Desnecessário querer utilizar conceitos equivocadamente.

    Responda
    1. Rodrigo Henrique

      Mauricio, é como eu falei para o Marcos no comentário dele. Não dá para generalizar as teorias do Maquiavel ao que você está chamando (corretamente), por exemplo, de "falta de caráter". As pessoas gostam de ficar usando conceitos que nem sabem o que significam mesmo só para se passarem de "cultas" e atacar o que seria o inimigo. Atualmente acontece o mesmo quando um chama o outro de "comunista" ou "fascista".

    2. Mauricio Soares

      Preocupa-me, também, que se chame a pura falta de caráter (como é o caso dos ministros apontados, Konká e Terrívelmente) de maquiavelismo. É pior; é falta de caráter a serviço da corrupção do ambiente. Machiavel não entra nessa nossa triste história.

    3. Marcos Benassi

      Mesmo tendo feito um esforço de contorno, Rodrigo, meu comentário foi jogado nas masmorras morais da folha para julgamento. Ia, de modo muitíssimo menos rigoroso que o seu, mais ou menos na mesma direção. Você, cuidou do rigor conceitual; eu, do rigor do conteúdo, mas ambos válidos. Se meu comentário, completamente sem graça, ganhar a graça da liberdade, poderão se complementar.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.