Conrado Hübner Mendes > Manifesto alarmista debaixo de fuzil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Tiago Pellini

    Mesmo oprimindo a nossa respiração e fazendo 'todas as pulgas na orelha' coçando, o artigo do prof. Conrado Hubner descreve com clareza o que está em curso a todo vapor pelas hordas antidemocráticas

    Responda
  2. José Eduardo Campos

    Texto sábio, certeiro. Deveria ser lido por muitos brasileiros. Ia dizer todos mas, os bolsonaristas certamente distorcerão, esses que são fatos

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    Texto impecável. Um corte cirúrgico profundo, certeiro e impecável. Os crimes contra a humanidade efetuados na ditadura de 64 seguiram impunes. Os adeptos da violência, os rasos de pensamento, cultura e crítica seguiram louvando os 21 anos de terrorismo, tortura e matança em nome do Estado. O que foi recalcado pela covardia do STF retornou com força redobrada.

    Responda
  4. Edson Jardim

    Bolsofascista, o " Joaquim José da Silva Xavier", o traste TRAIDOR da " Inconfidência Mineira", e eu triste fim!!! Credo!!!

    Responda
  5. José Cardoso

    Em circunstâncias normais, a demissão do Moro em abril de 2020 levaria ao impeachment do presidente. Mas a explosão da pandemia desviou o assunto. Acabou seduzindo a oposição a uma CPI que previsivelmente não levou a nada.

    Responda
  6. Lucyla LANDIM

    Conrado me lembra o querido Contardo Calligaris, um pensamento afiado, uma leitura do avesso e do avesso do avesso de nossa política, instituições, país...Que consigamos reagir ao mal e tenhamos eleições livres e válidas. Lula Já primeiro turno!

    Responda
  7. José Bernardo

    Sim, é mais do que um artigo, é um manifesto, magnífico: que ressoe! E a referência a Snyder é preciosa - o que ele fala sobre Rússia e Ucrânia precisaria ser mais ouvido por aqui...

    Responda
  8. Otto Cabral Mendes Filho

    O brasil piorou

    Responda
  9. Enir Antonio Carradore

    O Brasil tem sempre prontos os ingredientes ocasionais para o retrocesso. Semear mentiras, adotadas com afeto como verdade pelos discípulos do atraso, é a habilidade que pôs essa turma no poder. Lançar dúvidas onde não existem, até ruir as instituições, é estratégia da direita venenosa em todo o planeta. O andar da carruagem mostra que há ineptos em todos os poderes. E há quem seja capaz de destruir o país para salvar a família. A imprensa livre, acessada pela minoria, é a última trincheira.

    Responda
  10. Rosália Ferreira

    O BRASIL PIOROU!!!

    Responda
  11. Marcos Benassi

    Eita, sô, cabra lúcido você, mano Hübner; bocudo e veemente, com substância. Eu boto uma fé, caríssimo: não há futuro górpe, senão um em curso. A difusão metódica e constante da desconfiança; a confiança de que, azeitado por cargos e dinheiros, com seu famoso "esprit de corp" - desconfia-se que seja "de porc" - o exército vai na onda; e os bozolinos galvanizados ao rés-do-chão: esse conjunto psicopolítico, talvez Psicótico-Pornográfico, perigas dar Herda. Era melhor dar um talho na asa, rápido.

    Responda
  12. Nilton Silva

    Enquanto isso, com o cabo e o soldado ali na esquina, o stf aumenta ainda mais sua credibilidade ao condenar um jornalista a pagar uma indenização escandalosa, apenas por citar em seu livro um supremo ministro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Nilton, boa lembrança: é um passo pra frente, dois pro lado, parece uma valsa lúgubre: como se o Gilmarzão não tivesse julgado coisas suspeitíssimas, como o fulano do qual foi padrinho de casamento. Agora, vai pra cima do Ivan Valente, Justa jornalista de primeira. E o fim da pppiicada...

  13. João Carmo Vendramim

    O sapo na panela e água aquecendo nem percebe a temperatura subindo até matá-lo. Se golpe ocorrer, resta-nos a desobediência civil.

    Responda
  14. Carlos Pinheiro

    Alguns desarticulados articulistas dessa folha, dominados por uma falsa ideia fixa, a defesa do indefensável liberalismo, deveriam ler Hübner para aprender a pensar, a escrever e a se pôr de pé.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pô, Carlos, *liberalismo* de verdade, dá pra defender. Esse monte de criminoso, de prevaricador, de funcionário público abjeto, não: é defender libertinagem. Mas mistura-se as coisas de modo fazer a segunda parecer a primeira. Aí é Soda...

  15. JAQUES BRAND

    O problema dos golpistas será o dia seguinte.

    Responda
  16. Marcelo Seminaldo

    Enfim se acham que vão dar o golpe e vai ficar por isso… vamos pro pau!

    Responda
  17. Helio Cardoso

    Prof. Conrado, quase perfeito, mas um tanto pessimista que nem o Bruno. Não haverá apoio dos militares. Os que o apoiam é uma meia dúzia de coronéis reformados que tiveram o salário triplicado para bater continência pro aloprado. As tropas não estão nem aí pro capitão-farofeiro. As urnas, estas estas sim, provadas invioláveis não haverá como melar a quarta maior eleição do mundo!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Que todos os deuses o ouçam...

  18. Claudio Carvalho

    "O impensável já está acontecendo" há tempos, e foi de negacionismo em negacionismo que chegamos até aqui. O que o ministro sem qualidades fez ao abrir o TSE aos militares não é generosidade, muito menos ingenuidade; é o impensável acontecendo.

    Responda
  19. Claudio Carvalho

    "O impensável já está acontecendo" há tempos, e foi de negacionismo em negacionismo que chegamos até aqui. O que o ministro sem qualidades fez ao abrir o TSE aos militares não é generosidade, muito menos ingenuidade; é o impensável acontecendo.

    Responda
  20. Claudio Carvalho

    "O impensável já está acontecendo" há tempos, e foi de negacionismo em negacionismo que chegamos até aqui. O que o ministro sem qualidades fez ao abrir o TSE aos militares não é generosidade, muito menos ingenuidade; é o impensável acontecendo.

    Responda
  21. Francisco Almeida

    Excelente artigo. Ponderação da mais alta qualidade - já valeu a assinatura do ano. Gostaria de ler mais deste autor.

    Responda
  22. Jair R Maria Maria

    A única solução é o povo ir para as ruas e deixar os milicos acuados. Mas as pessoas preferem reclamar nas redes.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não é, Jair?

  23. Gilberto P Santos

    É lamentável que em nossa legislação não exista o "desvoto". O cidadão precisaria estar habilitado a destituir - por sua vontade - todos aqueles parlamentares ou administradores que tem desonrado seu voto, sem ter que esperar pela boa vontade de seus respectivos pares.

    Responda
  24. Jose Roberto X de Oliveira

    Aquela maldita facada ajudou e muito a eleger este ser do atraso, da vigarice, da incompetência...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ajudar, pode ter ajudado. Mas eu conheço uma penca de pessoas à minha volta, aqui e ali, que votaram nele com convicção, e votariam mesmo sem facada, porque sabiam o que estavam fazendo e em quem estavam votando. Inacreditável, mais, é constatar que continuam a pensar a mesmíssima coisa.

  25. alderijo bonache

    Acho que dificilmente vamos ter eleições para presidente! Queira Deus que eu esteja enganado!

    Responda
  26. george costa

    Fantástico e altamente didático. A ameaça está aí, e como em 1933, as pessoas consumiam, se divertiam e ignoravam preocupados apenas com luxos e vaidades.

    Responda
  27. Dartagnan Santos

    O golpe está dado, com o beneplácito do centrão e de todo o pior das forças aquelas e polimilícias. Resta saber se as outras metades dessas duas últimas reagem. Eu duvido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Polimilícia foi excelente. Ontem, zapeando nos canais pagos, parei num chamado A&E - aparentemente, arte e entretenimento. Cara, tinha um programa policial de fazer afanasio jazadji - não lembro o nome do candidato a senador... - parecer xou da Xuxa. Juta violência policial, maior desrespeito, humilhação na caradura, sempre na quebrada. Coisa horrível, polimilícia*mesmo*. De merecer denuncia do ministério público, tanto dos policiais quanto dos produtores daquele lichxo.

  28. Vinicius Rodrigues

    Se Congresso e Senado não colocarem freio neste Nero, ele colocará fogo no País, aliás já colocou. Infelizmente temos uma legislatura corrupta e acovardada, distante do povo. Triste fim

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Congresso? Que congresso? Os setecentos picaretas?

    2. Magali Barbosa de Abreu

      nao temos congresso,todos nas maos do psicopata,Preocupante é a ausencia da populaçao nas ruas para protestar

    3. Magali Barbosa de Abreu

      nao temos congresso,todos nas maos do psicopata,Preocupante é a ausencia da populaçao nas ruas para protestar.Senao o fazemos agora ,com um golpe ensaiado e em preparaçao por esse desgoverno e forças armadas ,como faremos?

  29. Roger Z Moire

    A esquerda caviar é hilária. Aparentemente, ciente da derrota certa nas urnas, tenta emplacar a tese de que "haverá golpe" para justificar seu próprio golpe antes.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      É robô. Reparem que usa sempre as mesmas expressões...

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Incrível é ter gente que se ilude com isso. Acho que é decorrente de se viver numa bolha. Será que nem participando deste espaço o Sr não consegue ter um choque de realidade? Todas as pesquisas indicam uma fragorosa derrota do seu mico, algumas ainda no primeiro turno. Será que o Sr não assiste o noticiário para se informar das crescentes ameaças do presidente e dos seus asseclas ao processo eleitoral? Tem de ter a natureza muito ruim ...

    3. benjamim picado

      roger faz tanto spin que nem precisa beber para se intoxicar.

    4. Marcelo Pires Santana

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Marco Ciuffi

      Esquerda?!! Se tem uma derrota certa é fo teu pr

    6. Luiz Roberto silveira piloto

      Gado, chora na cana que é lugar quente .. Lula vem aí !

  30. Carlos Maurício

    Agora o quebra-cabeças está formando a imagem: ataques constantes ao STF - órgão máximo da justiça - para tentar minar sua credibilidade. A outra parte é inventar pesquisas dizendo que o bozo está líder nas pesquisas. Daí quando for derrotado, não vai aceitar qualquer decisão do STF porque vai alegar imparcialidade deste e aí vem a tentativa de golpe.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nem precisa tempero pra ver adiante... Hahahahah!

  31. Paulo Azevedo

    Brasil data do nascimento 22 de abril de 1500, data do falecimento "31" de março de 1964.

    Responda
  32. Fernando R

    Não há nenhum movimento organizado contra o golpe. Os donos do dinheiro estão 100% fechados com o golpe. O pessoal falava que ia protestar "quando desse", mas lota shows e estádios, enquanto as ruas ficam vazias.

    Responda
  33. Raul Cunningham

    O mais espantoso de tudo é o fato de as FfAa

    Responda
  34. Ana Ferraz

    Texto brilhante, para ser guardado, pois, infelizmente, os sinais do golpe em curso e do que virá depois estão escancarados. Um país escandalosamente autoritário, governado por homens diminutos e chefiados pelo mais repulsivo político que este país produziu. Nojo profundo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, cara Ana, deve ser por conta do "diminuto" que as próteses foram compradas... Agora, nem tanque de guerra tá servindo pra aumentar nada, sequer simbolicamente...

  35. LUCIANA SADDI MENNUCCI

    O texto é perfeito! O professor tem um dos melhores texto e com certeza as mais claras e sábias análises do Jornal. Sempre certeiro. O retrato do Brasil está evidente. Duvido que a turma do dinheiro se oponha ao golpe e ao golpismo. Quem fará a oposição aos golpistas ?

    Responda
  36. Helano Timbó

    O único sucesso do homúnculo é no propósito de desviar o foco do desastre administrativo e esfacelamento do país. E o pior é que muitos embarcam.

    Responda
  37. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    É fácil ser golpista quando se tem uma das piores composições históricas do Congresso. O Brasil é um país doente, pois a miséria alimentada por esses políticos desonestos retroalimenta sua permanência no poder.

    Responda
  38. Lourenço Faria Costa

    Só uma palavra basta em relação ao texto: Bravo!

    Responda
  39. Carolina Dias Aidar

    Os poucos comentários que meu frágil estômago permitiu a leitura respondem suas indagações iniciais, Professor... Socorro

    Responda
  40. Nelson Vidal Gomes

    Juristas verdadeiramente comprometido com os interesses do pais e a democracia sabem o primeiro grande golpe e a interferência indevida no processo eleitoral veio do STF, ao anular 07 anos de combate à cor ru pção lançando Lula às eleições com a fantasia de mártir sob a qual padece a nação despossuída e humilhada por suas danosas consequências. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Senhores. Que tanto me agridem aqui. Perguntem-se antes que partido é esse o PEB - Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT)? Que é incapaz de substituir um "descondenado" pelo STF, que instituiu no país " o nós e eles", a que Bolsonaro deu sequência com seu "eles e nós ". Respondam se lhe será possível pacificar o país? Ou não é isso o que querem? Por que Haddad não é mais Lula? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Se vc realmente acha que esse é o verdadeiro perigo, sinto muito, não há redenção para você. Não importa quantos namastês...

    3. Marcos Benassi

      Nelson, meu caro, não se pede que você abandone suas convicções. Mas pergunto: você crê mesmo que isso contribui pra diminuir nosso risco? Ou pra remover o estrupício?

    4. Marcelo Silva

      Nós vivendo essa situação e aí vem um comentário desses!

    5. Maria Lopes

      Vc não consegue dizer mais nada, pensar mais nada? Trate suas ideias fixas e deixe os leitores em paz.

    6. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      A mim impressiona o PIB - Partido dos Bolsonaristas Idhidotas, sem falar daqueles que militam no PMI - Partido dos Marrecos Idhiotas.

    7. Nelson Vidal Gomes

      Impressiona-me e entristece-me ver a incapacidade dos seguidores do PEB - Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e seus "satélites", de exigirem deste que substitua Lula na candidatura à Presidência da República. Como Lula irá pacificar o país, se foi ele quem criou o "nós e eles " a que Bolsonaro deu sequência com o "eles e nós"? Ou não é paz e harmonia social o que querem? Como a insuportável mentira poderá ser alternativa à cruel realidade? Que Deus nos ilumine a todos!

    8. Jose Roberto X de Oliveira

      Inflação, destruição da Amazônia, do Pantanal, fome, desemprego, aniquilação de órgãos de fiscalização do Estado, Capitulação do Congresso aos Mimos em dinheiro do Orçamento Secreto. Bravo! Só acho que Vcs não passam de uns 20% da população. O Bolsonarista faz muita coisa errada. O problema é que não se importam e não temem as consequências de seus atos.

    9. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Vc acabou de reconhecer que lula é quase imbatível diante do mito-mano! Aceita que dói menos!!

    10. HELOISA HELENA CIDRIN GAMA ALVES

      Só nos devaneios de golpistas como você

    11. HELOISA HELENA CIDRIN GAMA ALVES

      Só nos devaneios de golpistas como você

    12. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ah... o gado fascista... sempre mugindo o mesmo blá blá blá

    13. Nelson Vidal Gomes

      * juristas verdadeiramente comprometidos * sabem que.

  41. A R Souto

    Golpe? Por óbvio, haverá, porém vai ser dado pelos beneficiados com os bilhões que não são mais desviados pelas empreiteiras e pelos bilhões que não são pagos para a mídia desmamada. O golpe vai ser dado pelos cidadãos contra os intoxicados doentes infecto-ideológicos e adePTos de corruPTos contumazes e inconformados. Está impaciente? Fique não; desintoxique e, serenamente, aguarde outubro!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, o parafuso tá Souto.

    2. Guilherme Lucas

      Então #CIROpresidente em todos eles!!!

  42. Paulo Cury

    Triste é o povo que tem que conviver com a nossa realidade. Triste é saber que milhões o apoiam.

    Responda
  43. Maria Lopes

    É terrível mas é isso mesmo. Assustador que tanta gente não veja isso.

    Responda
  44. Daisy Santos

    Artigo forte! Esse é o nosso mundo real. O que falta para se consolidar um movimento robusto e coeso em defesa das instituições, da democracia e da cidadania nesse país?

    Responda
  45. marcio tulio viana

    Perfeito o diagnóstico

    Responda
  46. marcio tulio viana

    Perfeito o diagnóstico

    Responda
  47. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Correto é dizer: enquanto negamos que houve golpe, perguntamos se seguirá havendo, ou se agora as forças que convergiram contra Dilma e Lula darão fim à situação, pois seguir no golpe com Bolsonaro protagonista é demais para eles.

    Responda
  48. RICARDO BATISTA

    Marcantes as perguntas do primeiro parágrafo. Quem convive com pessoas da classe média, sabe o que algumas delas adorariam fazer com os mais pobres...O bolsonarismo virou uma seita, cujos membros estão dispostos a seguir seu líder incondicionalmente, até a morte. E esses kamikazes ameaçam arrastar o país para o abismo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, meu caro, kamikaze não falta - é kamikaze no Ú do outro. Falta quem tope um haraquiri pra purificar a desonra.

  49. W Oliveira

    Estará nas mãos do eleitor em outubro. Com projeto e ideias será possível tirar o péssimo do 1. turno, para vencer o ruim no 2. turno. Para sair dessa sinuca do conformismo com a mediocridade polarizada, basta desconsiderar os 2 dinossauros polarizados das opções e votar no melhor posicionado em outubro dentre os demais postulantes. O país, as instituições e o seu bolso agradecerão. O importante nessa eleição é pacificar o país e renovar o Congresso Nacional, onde o poder real está estabelecido.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Wilson, se o Ciro (você não está pensando no Dória, não é mesmo?) estivesse com uns 20% de potenciais votantes, eu concordaria com a sua proposta, mas com 6%, não vejo como seria possível. E quase todos os votantes no Ciro votarão no Lula, da mesma forma que quase todos os eleitores do Moro passaram sua intenção para o Bozo.

    2. W Oliveira

      Maria, pesquisa não é voto na urna, estamos em maio e a eleição é em outubro. O voto dos idealistas e dos conformados têm o mesmo valor na urna, e há um cansaço com o presidencialismo de cooptação que os polarizados representam, sem sequer disfarçar essa opção como projeto de governo. Acredite, ouse e ajude a virar essa página em dois turnos, buscando o que é melhor para o país, para seus filhos e netos. Não se contamine com o terrorismo dos polarizados.

    3. Maria Lopes

      Erro muito grave de sua parte, compartilhado por muitos, que são dois iguais a derrotar. Não o são. Bom aceitar antes que seja tarde demais.

  50. Amarildo Caetano

    O país está na miséria ,culpa do Boz o

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.