Demétrio Magnoli > Polarização à brasileira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
conclusão do orgulhoso criador do termo #lulopetismo# ; a culpa sempre foi e sempre será do pt ; é dose ler a proposta de que o antipetismo não é uma faceta da ultradireita face á todas as demonstrações em contrario começando com o gesto de arminha com as mãos pra elimina-lo fisicamente ; já seu colega reinaldo azevedo teve a coragem de se redimir...
Para alguém que um dia já foi um pitbull, ser um poodle hoje, deve ser muito difÃcil. A possÃvel vitória do PT tira o sono de Demétrio. Alguns poodles fazem muito barulho, outros tentam chamar atenção com o adestramento que receberam. O texto é isso: mero adestramento de quem não suporta o PT.
A polarização é real e não virtual.
Sempre admirarei o Magnoli, mas também acho o cúmulo da preguiça intelectual qualquer referência a golpe, pois isso apenas não passa de escapismo de quem desistiu de pensar.
quantos generais tem jurado pra sua pessoa que golpe é coisa do peTe ?
Que conversa comprida e fiada. Deposita seu votinho novamente na coisa que, sempre enfurecida, arrota sandices toda hora e todo dia. Sem polo negativo ou positivo. Faça o que seu coração manda. Seja Feliz!
O raciocÃnio é tentador mas falso. Durante os governos petistas não havia propriamente polarização, a oposição do PSDB era até colaborativa. A polarização começou na 'revolução francesa' de 2013, com a fase do terror de Curitiba e a decapitação da Dilma. Estamos com Napoleão Bolsonaro, e pinta por aà uma volta do rei LuÃs 9. Veremos quanto tempo dura a restauração dos Silva.
Papo furado, Demétrio. A reflexão é necessária. O quanto do antipetismo é responsabilidade do PT? Mais do que alguns dirigentes do partido costumam reconhecer. Agora, desconsiderar todo o resto e o caráter reacionário e elitista dos endinheirados, de boa parte da classe média urbana e dos agrotrogloditas é má fé. Ao querer revelar a suposta face invisÃvel do fenômeno, Demétrio tenta esconder a realidade que qualquer sociólogo ou analista polÃtica percebe num piscar de olhos. Uma pena.
Henrique, sabe o que significa "boa parte"? De todos modos, se quiser seguir acreditando que o PT é o único responsável por "esculpir" o antipetismo, fique à vontade. Há quem acredite em espÃrito santo e coelhinho da páscoa. Acreditar no Demétrio, aparentemente, também deve ser respeitado.
Ah, é mesmo, Rodrigo? Quer dizer que a “elite”, a classe média urbana e o agronegócio são reacionários e o antipetismo é culpa desses grupos? Me explica então como o PT conseguiu 4 mandatos na presidência da república, sendo que no Lula 2 com aprovação massiva? Estou com Demétrio: o petismo esculpiu o antipetismo.
Estava indo tão bem! Mas, tinha que obedecer o patrão e citar a narrativa covarde de que Bolsonaro tentará um golpe. Mesmo que o fizesse, seria um contragolpe na já instalada ditadura do supremo.
gostei muito da sua reflexão que começa em já e termina no supremo - é de sua lavra ou a mando do gabinete do hoodio capitaneado pelo ccarlluxo ?
Quadro demencial grave.
"por aqui, predomina um "partidarismo negativo assimétrico, envolvendo apenas o PT"." Em que paÃs viveu o colunista nestes quase 4 anos de bolsonarismo no executivo? Tirando sua base de sempre, antibolsonarismo é tão real quanto o antipetismo.
Demétrio estava tão bem no Estadão e na Veja. Ó, tempos idos...!
Fraquim, hein? Nem vou me dar a qualquer trabalho: a preguiça intelectual é democrática, se o articulista pode, também o leitor.
A polarização não é só narrativa. Divisão social existe e mostrou-se por exemplo no horror a pec das domésticas e a vinda dos profissionais de saúde cubanos. No Ceará eles eram chamados de escravos.
Mas, enfim, o que se conclui do artigo?. Parece qua faltam algumas laudas...Meu Deus, que confuso.
O antipetismo parece estar na classe ou estamento dos pequenos empreendedores, conhecidos por batalhadores, que não são contemplados pelo PT ou PSDB. Sobrevivem, apesar dos altos impostos, e não estão organizados em um partido dos pequenos empreendedores. A maioria dos empregos parece vir dessas pequenas empresas em nosso paÃs.
Nossas cidades são formadas por condomÃnios fechados e cercados com altos muros, nossas comunidades são abandonadas à própria sorte, o convÃvio entre as partes diferentes de nossa sociedade quase não existe, contribuindo para a polarização. Vivemos em guetos presenciais e online. Sejamos pacientes com as outras pessoas. Precisamos de pluralismo em nossos bairros.
ManiqueÃsmo polÃtico explica parte da polarização. Os petistas propondo regulação e restrição ao grande capital. Os antipetistas com os libertários defendendo o mercado e evitando as falhas e externalidades; os conservadores sociais preservando instituições. Há pessoas boas entre petistas e antipetistas, com algo importante a dizer. Podemos ouvÃ-las?
O PT não é o Deus bondoso que irá nos afastar de todos os males, mas também está longe de ser o Demo que irá nos levar pro inferno. Esse último, a gente sabe muito bem quem é...
o articulista não consegue usar a razão ao invés do ressentimento. é uma delÃcia assistir seu estilo de argumentar feito michael jackson em modo moonwalking - só que, no caso do geógrafo, sem sair do lugar.
Demétrio é o arauto do "três no segundo turno", tentativa estranha e desesperada de colocar alguém da 3ª via pra frente. Mas dessa vez conseguiu se superar pra baixo. Nem grobo nius ele foi tão " pro fundo".
Concordo que o PT é o único partido enraizado no Brasil. Os outros partidos simplesmente não existem, são um amontoado de gente com interesses diversos. Todavia, acredito que muito da rejeição ao PT não passa de um preconceito da classe média, contra a figura do trabalhador: pobre, preto e nordestino. Infelizmente, no Brasil, trabalho e honestidade não são valores que a classe média coloca em primeiro lugar, sendo assim, corrupção é só uma desculpa para hostilizar o PT.
Muito simples. Falta engajamento de base da sociedade para ir além, a maioria fica nos comerciais de Lula e nos arroubos autoritários do Bolsonaro e não sairemos do lugar com nenhum deles. Somente Ciro pode dar uma sacolejada em tudo que aà está.
Votei em Ciro no primeiro turno em 18. mas aquela viagem a Paris pegou muito mal. Por outro lado assisiti sua entrevista no canal livre. Ele tem um projeto viável para o paÃs.
Demétrio, você dessa vez "viajou de tudo" na maionese. Que coisa mais factóide esse artigo. Perdeu a composstura intelectual
Prefiro Ciro Gomes!!!
O PT ainda existir e, o que é muito pior, ter uma vasta quantidade de eleitores, é uma aberração tÃpica do Brasil. O partido protagonizou os maiores esquemas de corrupção de nossa história (Mensalão e Petrolão) e engendrou uma enorme recessão econômica (que muito contribuiu para o impeachment da Dilma). Lula, o dono do PT, é corrupto contumaz, populista, inepto, irresponsável e patrimonialista.
O PT não é o Deus bondoso que irá nos afastar de todos os males, mas também está longe de ser o Demo que irá nos levar pro inferno. Esse último, a gente sabe muito bem quem é.. No mais, "seo" Jorge, vá ler sobre o Proer, no governo FHC, bem como as privatizações ocorridas naquela época, e informe-se sobre a ajuda a um bilionário Rei do Gás, que está em curso. São escândalos maiores do que o promovido pelo PT. Fora toda a roubalheira da Ditadura militar, em obras faraônicas...
PT existe pq tem gente que sempre foi acolhida pelo partido. Lula é corrupto? Não sei, sentença não tem.
Muito bem!!
O Mundo não gira ele capota.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Polarização à brasileira Voltar
Comente este texto