Esporte > Um dos mais antigos do país, clube negro gaúcho surgiu para enterrar corpos de escravizados Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Osmair Camargo Cândido

    Em Jundiaí está a sede do clube 28 de Setembro fundado há mais de um século e quem pesquisar sobre este clube ficará positivamente surpreso.

    Responda
  2. Joao Pinheiro

    Fiquei emocionado com a história desse clube. Quanta resiliência! Temos muito a aprender como sociedade e essas pessoas têm muito para nós ensinar. Ainda há muito a se fazer pela população negra no Brasil. Respeito e dignidade seriam um bom começo, embora mínimo. Parabéns pelos 150 anos. E que a população branca do RGS crie vergonha na cara.

    Responda
  3. José Eduardo Campos

    A situação do clube espelha, concretamente, a desigualdade, ainda eterna, a partir da escravatura e a abolição que cravou a falta de oportunidade. Essa é a realidade o que o "racista", isso mesmo "RACISTA", ex dirigente da Fundação Palmares não consegue entender.

    Responda
  4. Celso Neri Junior

    Essa história deveria ser mais divulgada, talvez daí a existência de poucos sócios. Confesso a minha ignorância ao dizer q nem sabia da existência de clubes negros criados no século XIX ou XX. Detalhe, cursei dois períodos de história na Universidade Federal Fluminense. Baita ignorância a minha.

    Responda
  5. Ugo Maia Andrade

    Bela reportagem, bela pesquisa. Para ficar claro que o racismo no Brasil está na base de nossa formação como povo e nação, ao contrário das afirmações toscas de que ele é uma invenção da esquerda; e seu combate por coletivos negros existiu no passado, existe hoje e continuará existindo no futuro.

    Responda
  6. Jose Walter Da Mota Matos

    Parabéns ao Floresta Negra, e parabéns também ao Internacional Sport Clube de Porto Alegre pelo apoio a causa. Essa história já valeu por tudo que li na edição de hoje. Obrigado pela matéria, FSP. Eu que sou amante do esporte bretão e torço por inúmeros times Brasil afora, agora tenho mais duas paixões do Rio Grande. Que inspirem a torcida do Grêmio.

    Responda
  7. Antônio Augusto Soares

    Em SP Capital, década de 60, havia o Tijolo Quente, um clube frequentado por negros.

    Responda
  8. Antonio Marcos Pereira

    Tinha que ter um botão de like na folha. Parabéns!!!

    Responda
  9. carlos campos

    Parabéns ao Clube Floresta Aurora , não só pelos seus 150 anos , mas também pela sua existência e pela sua postura social. Numa só palavra : Inspirador!!!!

    Responda
  10. Carlos Telles

    Excelente reportagem

    Responda
  11. B Duarte

    Espetacular! Que histórias esse clube vivenciou. Genuína cultura brasileira. Meu respeito e admiração para todos os que construíram essa longa jornada.

    Responda
  12. Daniel F M Herrera

    Assistam o Documentário Meu Chão - Clubes Negros do RS

    Responda
  13. Daniel F M Herrera

    Vale assistir o documentário sobre os clubes negros do RS: https://www.youtube.com/watch?v=aTjoxvwXWZY&ab_channel=TranseFilmes

    Responda
  14. PAULO CURY

    100 sócios, penso que quem entende deste assunto deveria dizer porque números tao baixos

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.