Esporte > Um dos mais antigos do país, clube negro gaúcho surgiu para enterrar corpos de escravizados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em Jundiaà está a sede do clube 28 de Setembro fundado há mais de um século e quem pesquisar sobre este clube ficará positivamente surpreso.
Fiquei emocionado com a história desse clube. Quanta resiliência! Temos muito a aprender como sociedade e essas pessoas têm muito para nós ensinar. Ainda há muito a se fazer pela população negra no Brasil. Respeito e dignidade seriam um bom começo, embora mÃnimo. Parabéns pelos 150 anos. E que a população branca do RGS crie vergonha na cara.
A situação do clube espelha, concretamente, a desigualdade, ainda eterna, a partir da escravatura e a abolição que cravou a falta de oportunidade. Essa é a realidade o que o "racista", isso mesmo "RACISTA", ex dirigente da Fundação Palmares não consegue entender.
Essa história deveria ser mais divulgada, talvez daà a existência de poucos sócios. Confesso a minha ignorância ao dizer q nem sabia da existência de clubes negros criados no século XIX ou XX. Detalhe, cursei dois perÃodos de história na Universidade Federal Fluminense. Baita ignorância a minha.
Bela reportagem, bela pesquisa. Para ficar claro que o racismo no Brasil está na base de nossa formação como povo e nação, ao contrário das afirmações toscas de que ele é uma invenção da esquerda; e seu combate por coletivos negros existiu no passado, existe hoje e continuará existindo no futuro.
Parabéns ao Floresta Negra, e parabéns também ao Internacional Sport Clube de Porto Alegre pelo apoio a causa. Essa história já valeu por tudo que li na edição de hoje. Obrigado pela matéria, FSP. Eu que sou amante do esporte bretão e torço por inúmeros times Brasil afora, agora tenho mais duas paixões do Rio Grande. Que inspirem a torcida do Grêmio.
Em SP Capital, década de 60, havia o Tijolo Quente, um clube frequentado por negros.
Tinha que ter um botão de like na folha. Parabéns!!!
Parabéns ao Clube Floresta Aurora , não só pelos seus 150 anos , mas também pela sua existência e pela sua postura social. Numa só palavra : Inspirador!!!!
Excelente reportagem
Espetacular! Que histórias esse clube vivenciou. GenuÃna cultura brasileira. Meu respeito e admiração para todos os que construÃram essa longa jornada.
Assistam o Documentário Meu Chão - Clubes Negros do RS
Vale assistir o documentário sobre os clubes negros do RS: https://www.youtube.com/watch?v=aTjoxvwXWZY&ab_channel=TranseFilmes
100 sócios, penso que quem entende deste assunto deveria dizer porque números tao baixos
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Esporte > Um dos mais antigos do país, clube negro gaúcho surgiu para enterrar corpos de escravizados Voltar
Comente este texto