Ronaldo Lemos > Carne vegetal e o futuro do agro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. SILVIA KLEIN DE BARROS

    "Carne" vegetal só deve servir a quem está em transição alimentar; vegetariano que se preza dispensa esse tipo de fantasia, simplesmente se alimenta de vegetais e grãos. E mais: a tal "carne" vegetal pode vir a se revelar o novo cigarro eletrônico, causando mais males que vantagens.

    Responda
  2. Fernando R

    Não entendo porque tem gente que se sente ofendida pela existência de produtos que se denominam "carne vegetal". Não gosta, não compra.

    Responda
  3. Vanderlei Nogueira

    A China refina óleo de esgoto em seus restaurantes e no Brasil?

    Responda
  4. Marcos de Toledo Benassi

    Ronaldo, caríssimo, que esperança do AgriBozo ler plano quinquenal da China... Nego luta por poder abrir campo arável onde tem floresta; pressiona a Anvisa a liberar agrotóxicos proibidos em países potencialmente fregueses; a China compra terra na Ãfrica que nem pipoca: vão ficar pra trás, rapidim. E toda essa onda de produtos de Engenharia de Alimentos ainda está pra dizer a que veio: são produtos novos, dos quais não se conhece os efeitos de longo prazo. É de se desconfiar.

    Responda
  5. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Outro dia li na Folha: "McDonald's diz que brasileiro está acostumado a nomes de produtos que remetem 'à experiência'". Esse foi o argumento para justificar a venda do sanduíche de picanha sem picanha. Nesse caso achei meio picaretagem. Mas praticar auto-engano, acreditando que come carne, quando come vegetal, acho meio infantil. Talvez fosse melhor falar a verdade, as pessoas estão bem crescidinhas para entender. Depois, sempre achei que o cheiro é que remete ao imaginário do sabor.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Valeu Fernando R. Realmente, acho que você tem razão. Pode ser uma boa alternativa. Desculpe minha desinformação. Tem uns bolinhos de soja que imitam carne que são bem saborosos. Ficarei atento quando essa "carne vegetal" estiver disponível, mesmo não sendo eu um obstinado consumidor de carne, ter uma alternativa pode ser uma boa. Um abraço.

    2. Fernando R

      Não acredito que ninguém que consome carne vegetal acredite comer carne. Pelo contrário, é um produto destinado a quem não come carne. Os produtos fazem questão de deixar claro que não é carne, mas um substituto vegetal com forma, consistência e textura parecidas com de cortes tradicionais de carne, e que podem ser usados como substituto em receitas que tradicionalmente usam carne.

  6. Celso Caramori

    Consumo carne duas vezes por semana e estou tentando cair para uima vez só. Fui atrás destes hamburgueres vegetais, alguns tem realmente gosto de carne, e me decepcionei com a quantidade de gorduras e calorias quase o dobro da carne comum e sem falar de outros ingredientes que acredito que não f.azem bem.

    Responda
    1. Fernando R

      Esses produtos são "a salsicha vegetal". O melhor para a saúde é substituir carne por vegetais não processados.

  7. Fabio K

    Eu entendo que pessoas adotem habitos alimentares vegetarianos ou veganos, mas nao entendo porque essas pessoas tem a espectativa que os vegetais passem a ter aparencia de carne, cheiro de carne, gosto de carne e sejam preparados como carne. Porque os vegetarianos e veganos nao adotam os rigores e disciplinas de suas escolhas e consumam os vegetais como eles realmente sao? Acho que em boa parte e modismo, como tem muito empresario "criativo" para lucrar, juntou-se a fome com a vontade de comer.

    Responda
    1. Rodrigo Dias

      Fábio, o público-alvo principal desses produtos não são as pessoas que já são veganas, e sim aquelas que gostariam de transicionar para o veganismo -- ou que simplesmente desejam diminuir o consumo de carne. Afinal, para a imensa maioria das pessoas, o paladar é o principal motivo para não querer abrir mão de produtos de origem animal.

    2. Fabio K

      Alem do mais, esses vegetais fantasiados de carne nada mais sao que farelo de soja e milho com um montao de aditivos tais como corantes, estabilisantes, saborizantes, sal, acucar. Tudo de bom para entupir as arterias e aumentar a pressao arterial. Os empresarios desse segmento de mercado sao os unicos ganhadores.

  8. Anna Amélia Meule

    Agronegócio de gado é o extermínio do pouco que ainda resta; esse pouco é o essencial à vida, o verde. O Brasil precisa criar urgentemente um projeto para investir em eco turismo. Começar a transição para acabar com essa matança colossal de boi e mato. Cada um individualmente pode contribuir, porque comer hoje em dia é um ato político, que seja, portanto, radical. Aliás, radical vem de raiz não é à toa, pois só as plantas geram vida. Mandioca, gente! :)

    Responda
  9. Luiz Almeida

    A não existe carne vegetal, carne de verdade vem do animal, o resto ou é papelão ou é soja, aquela coisa para alimentar porco. Aliás os três produtos contribuem para o desmatamento. Ser vegano não é opção de salvar as florestas.

    Responda
    1. Anna Amélia Meule

      Luiz: vc realmente acha que o termo que em português é carne, mas em inglês é meat, no holandês é rundvlees, enfim, um termo totalmente arbitrário, porque linguagem é isto mesmo, vc. acha que colocar o termo um vegetal depois de carne vai enganar o povo? francamente, essa falta de pensamento crítico não contribui para uma das discussões mais importantes da atualidade. Nem vou comentar o seu 'vegano não é opção para salvar florestas' porque isto não é argumento, é opinião parcial e de defensiva.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.