Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Armando Coelho

    Moro em Curitiba e me envergonho desse tipo de gente..."do bem".... O pior disso tudo é que a maioria da sociedade curitibana não vê a hora de expulsá-lo.... "CASA GRANDE MUNICIPAL DE CURITIBA...é pracabá!!!!!

    Responda
  2. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    Corrigindo: ou outros vereadores que o autor do e-mail quer cassar, são uma mulher e um homem: Herivelto e Carol.

    Responda
  3. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    O tal vereador que mandou o e-mail, e que foi comprovado ter saído do computador de seu gabinete na Câmara, ainda no texto escreveu que, vão dar um jeito de, também, cassar outras duas vereadoras, negras, porquê lá não é lugar deles. É preciso nomear tal elemento, tornar público e esquecer o termo, suposto.

    Responda
  4. Daisy Santos

    O vereador está sendo punido por exercer um mandato ativo, fiel às causas para as quais foi eleito para combater?!!! Ainda tem gente que não sabe que o Brasil é um país miscigenado, não-caucasiano e que no Paraná tem grupos indígenas? Tá na hora de parar com esse engodo de descendência europeia!! Ainda que fosse caucasiano, que direito teria se dirigir a um parlamentar eleito, no século 21, mencionando volta para a senzala? Inaceitável, ridículo, non-sense total!

    Responda
  5. Pablo Leite

    Nossa. Simplesmente abominável.

    Responda
  6. Newton Broetto

    Absurdo.

    Responda
  7. Emilia Amoedo

    Acho que esse é um bom momento para falarmos sobre limites. Políticos não podem apalpar colegas, não podem produzir falas homofóbicas, machistas e racistas e políticos também não podem invadir templos, terreiros ou qq lugar de oração para fazer manifestações. É falta de respeito sim. Isso tudo só mostra que os políticos homens (de direita, centro e esquerda) independente da questão racial estão cada vez mais agressivos e precisam ser parados. Todos eles. Chega de valentão na política.

    Responda
    1. Cesar Cusatis

      E votos racistas, pode?

    2. Cesar Cusatis

      E votos racistas pode?

  8. JONES DARI GOETTERT

    Perdão, Renato. (Gaúcho, do "sul", branco... e envergonhado.)

    Responda
  9. Carlos Telles

    O racismo estrutural em todo o Brasil é mais estrutural no sul. Não muito diferente da Bahia que se orgulha das raízes e fala em preto doutor, mentira pura, no melhor sentido hipócrita do Brasil. Não podemos perder espaço e lutar para mudar.

    Responda
  10. Leonardo Nunes de Camargos

    Senão me engano este eo vereador que vilipendiou igreja não é? Vou ser o advogado do diabo... politica e militancia se faz com o cerebro - com inteligência, não com o figado e na base da lacração... era previsivel que isso aconteceria. A luta contra as desiqualdades é fundamental e necessaria... mas é ingenuidade acreditar que, dando essa bandeira num local sabidamente com tendencias racistas, o ato, como executado não daria nisso. O Brasil é racista e conservador em mtos aspectos infelizmente

    Responda
    1. Pablo Leite

      Parece que o diabo agradece por sua defesa.

    2. Pablo Leite

      Parece que o diabo agradece por sua defesa.

    3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Leonardo, ele e outros manifestantes entraram na igreja, que aliás foi construída por negros, que estava com as portas abertas. A própria igreja mandou à Câmara uma solicitação para que o vereador não fosse punido pois participava de manifestação importante no Brasil. É um caso típico de perseguição racista.

    4. Adriana ALmeida

      Vilipendiou? Ele entrou na igreja construída por negros para protestar contra o assassinato de dois homens negros ocorridos naquela semana. A própria paróquia é contra a cessação. Enquanto isso, tem rachadinha (corrupção), deputado defendendo partido nazista, rtc etc etc etc etc etc reinando feliz por aí

    5. Raimundo Carvalho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Fatima Marinho

    Renato, todo apoio para sua luta, que também é nossa. Vamos expulsar o fascismo do país, especialmente de Curitiba, onde os senhores de escravos, broncos, grosseiros, mal educados, arrotando arrogância branca azeda, perderão.. Serão derrotados pela história, a eleição vai dar a mensagem. Gente (?) como esses vereadores não é o Brasil , são minoria, voltarão para o esgoto de onde saíram junto com o genocida. Alguns serão presos por crimes de racismo. A solidariedade, a humanidade vencerão.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Assino embaixo de sua indicação.

  12. LUCIANA SADDI MENNUCCI

    Revoltante

    Responda
  13. Laudgilson Fernandes

    Triste Brasil de tanta gente ruim. O Bozo abriu o esgoto e de lá não saiu apenas as baratas e ratos, saiu algo bem pior.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Exato. O esgoto se sente livre pra manifestar toda a sua crueldade, em nome da família, da pátria e de um deus do mal que só existe na cabeça dessa gente. Nojo.

  14. Ricardo Valle Aleixo

    Morei em Curitiba por 8 anos. Fiz amigos, mas senti sim um clima racista, típico de comunidades vindas da Europa no fim do XIX e início do XX. Uma câmara municipal branquela é resultado desse preconceito arraigado lá. É caldo de cultura de pessoas que pensam poder manifestar-se como racista, misóginos, homofóbicos e fascistas. Uma pena pois é uma cidade linda.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      A verdade é que os sulistas querem ser mais "europeus" que os próprios europeus. Um absurdo que deve ser combatido com estudo, cultura, e sugiro também testes de DNA, hoje tão ao alcance das pessoas comuns. Ignorantes desconhecem o caráter profundamente miscigenado do brasileiro, condição esta já atestada em estudos de norte a sul.

  15. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    A Folha deveria escrever na primeira página denunciando a gangue racista que quer, por evidente racismo, caçar o mandato desse vereador que apenas participava de uma manifestação anti racismo, isso num país onde o presidente participa de manifestações anti democráticas e nada acontece.

    Responda
  16. Tatiana Sa

    Muito importante e revoltante essa reportagem. Comentando pra alimentar o algoritmo e fazer chegar essas informações ao maior número de pessoas. Brasil 2022, país Racista onde os criminosos quase nunca são condenados.....

    Responda
  17. Peter Janos Wechsler

    "supostamente enviado por outro vereador.". A jornalista investigativa deveria se certificar se é "supostamente" ou "de fato". Se foi "de fato" ir atrás. Ela tem que ser exata em sua coluna em relação ao único assunto sobre a qual escreve.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Não estou defendendo nada. Estou defendendo que "supostamente" é vago. Ela deveria tentar se certificar, se possível.

    2. Fatima Marinho

      Estás defendendo o racismo?

    3. Ricardo Ferreira

      O termo "suposto" é obrigatório para quem não tem a certeza da autoria.

    4. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      O texto da Ana Cristina expõe, todo ele, o absurdo do processo de casação, mas você se pega nun detalhe que aliás a autora é obrigada a utilizar.

    5. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Peter, a autora mencionou que o e-mail é oficial. Só escreveu o "supostamente" porque é obrigada a fazê-lo, não sabia não?

  18. Mauricio Rios Caputo

    "Supostamente enviado por outro vereador..." é preciso investigar a verdadeira autoria do email e aplicar a lei ao remetente. Suposições não ajudam a causa. Nesse caso o racional deve prevalecer, as emoções não são boas conselheiras.

    Responda
    1. Mauricio Rios Caputo

      Não, Fátima. Jamais defenderia algo abominável como o racismo. Defendendo a apuração da verdade e a aplicação da lei.

    2. Fatima Marinho

      Estás defendendo o racismo?

    3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Esse é o tipo de comentário desnecessário, porque a autora é obrigada a utilizar, e tem como intenção tirar o foco da denúncia do texto, que é o racismo cruel e estrutural muito bem representado nesse processo.

  19. Ricardo Baumhardt

    Pelo seu depoimento lá na Comissão, o vereador estava na hora errada, no lugar errado, em companhia errada, e seus colegas querem puni-lo por isto. Um descalabro, sem dúvida, mas o pior da história é o tal e-mail "oficial" (nem imagino o que seja, mas mensagens eletrônicas são rastreáveis do início ao fim) em seus absurdos termos. Isto merece uma CPI da Câmara.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Ricardo, o vereador foi eleito assumindo o compromisso de lutar contra o racismo. Ele estava no lugar certo, fazendo o que se comprometeu a fazer: lutar contra o racismo.

  20. Marcos Benassi

    Orra, nem vou responder à questão proposta, Ana: pega mal. É muita cara-de-pau do colega de vereança escrever o e-mail, hein? Tem certeza de que não dará nada. O comitê de ética que julgou o Renato Freitas, o fez em reunião pública? O parecer é público? Onde quer chegar um pessoal que faz isso, o que esperam em resposta, por parte da sociedade? Porque é um espanto, um choque. Mesmo num lugar que endeusa um marreco, é espantoso.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Terra conhecidamente de racistas. Não é a toa que é dos poucos Estados onde o inominável está na frente. Nojo

  21. Vilarino Escobar da Costa

    É preocupante como a Região Sul vem sendo identicada como racista . Precisamos entender isso , pois quero crer que o pensamento de alguns não pode ser generalizado. A população negra nestes Estados com certeza não inexpressiva , bem como a população em geral não compactua com estas ideologias . Se apegar a influência da imigração européia não é suficiente . Isso parece mais refletir alinhamento político, principalmente de bolsonaristas e , ainda assim , temos que evitar o erro da generalização!

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Como dizia Jack Palance: acredite se quiser.

  22. Lorenzo Frigerio

    Onde é que ele quebrou o decoro por participar de uma manifestação? Essa cassação não passa por nenhuma instância do judiciário, nem mesmo do Paraná.

    Responda
  23. Geísa Chagas

    Que absurdo! É o tal racismo estrutural pra lá de arraigado, que tanto maltrata e causa imensa dor e, o pior, vindo de homens públicos p/ seus próprios colegas de casa. Uma vergonha nacional.

    Responda