Opinião > Pato, pato, ganso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Diva Negri

    Os grandes empresários estão forrados de dinheiro então porquê ir contra Bolsonaro? Aumentaram os preço de tudo a troco de que?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Noção zero.

  2. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    "O silêncio de entidades como CNI e Fiesp sobre o comportamento golpista de Bolsonaro nos diz algo: elas estão observando para onde pender". Ou seja, não tem compromisso com a democracia, olham para onde o pêndulo pode favorecer seus interesses paroquiais. O nome disso é oportunismo.

    Responda
  3. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    O inimigo da democracia defende desde sempre o golpe e anuncia em todos os microfones quer promoverá movimento subversivo contra o resultado das urnas! O representante dos supermercados elogiou e agradeceu o Bozo em evento em SP na segunda! É isto mesmo? Bolsonaro é melhor para os negócios? Um ditadorzinho de quinta facilitará as coisas?

    Responda
  4. Raymundo De Lima

    "Fechado com Bolsonaro", cartaz numa loja fechada. Empresários masoquistas estão fechados com Bolsopata, apenar de mais de 20 multinacionais fechadas no Brasil. Ou eles deliram que podem ocupar o lugar das multinacionais fechadas, asism como os oligarcas russos alegrinhos por encerramento do McDonalds e outras empresas. Nossa elites são mal educadas, grosseiras, psicóticas ou sociopatas, adoram ver desempregados e eles aplicando seu dinheirão nos paraísos fiscais.

    Responda
  5. Carlos Pinheiro

    O empresariado é amoral, particularmente o paulista em decadência, como o PSDB. A configuração simbólica disso é o oportunista Skaf. Novas correlações de forças emergem na disputa pelo poder e o ogronegocio está armado. O mercado financeiro só visa dividendos. Para a elite brasileira não importa que a Democracia esteja em risco ou que a periferia esteja na mira dos milicianos meio ao esgoto a céu aberto. O que importa é que a offshore em paraíso fiscal lhe garanta impunidade.

    Responda
  6. Marcos de Toledo Benassi

    É, cara Fernanda, o "empresariado" é um balaio de gatos. Quando sua voz é portada (ou não) por essas entidades, o que se deixa entrever é que não há compromisso com a nação, senão - estreitíssimamente - consigo próprios. É uma visão de planilha, que não tem povo na equação, nem como trabalhador, nem como freguês. Como é que pode? A visão de país desse pessoal se distingue da vida concreta: ora, tem de haver gente capaz de comprar, viver, trabalhar. Vão ficar a reboque, "pendulando" eternamente?

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Saindo da indústria, olhando a ponta do varejo: esses caras esperam vender pra quem? As pessoas reais não têm dinheiro, a troco de quê esse povo tá lambendo o saco do Bozo e do Jjjeegues? Querem vender só pra uma classe média, que está minguante? A opção é vender menos, só produtos de maior valor agregado, pra meia-dúzia? Como fica a indústria de alimentos, olhando isso? Vai fazer só miojo e bolacha recheada? Em breve, será só o que cabe no orçamento do povão. Compromisso com povo é lucro, ora.

  7. COLOMBO MELO

    Patético.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Esse bilete é vazio mesmo.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O seu comentário? Também acho!

  8. Daniel Barbosa

    O silêncio é cúmplice. Empresários inteligentes já entendem que é preciso projetos para o País e investimento. De nada adianta "não roubar" e ser inoperante e ineficaz, além de antidemocrático.

    Responda
    1. Juliano Machado

      Exatamente, exceto pelo fato de que rouba também.

  9. milton temer

    análise interessante; Comprova já estarmos sob processo bonapártista, de um poder militar por cima das classes - ora em fragmentação interna, tanto na direita quanto na esquerda - , fazendo a política do grande capital, mas por métodos e caminhos próprios. Os liberais só são democratas equanto têm seus interesses atendidos. Mas convivem com o autoritarismo, sem problemas

    Responda
  10. Eduardo H Oliveira

    Na visão bolsonarista é preciso incentivar as atividades mais primárias e criminosas tais como desmatamento e garimpo ilegal e a invasão de terras públicas. Não passa pela cabeça de um bolsonarista investir em Biotecnologia, Turismo. Aprendam ourivesaria, lapidação de pedras, a plantar árvores para transformá-las em móveis de excelente qualidade, melhoramento genético dos animais. Quem sabe o gado evolui ?

    Responda
  11. LUCIANA SADDI MENNUCCI

    Nossa indústria é literalmente uma droga. Viveu da proteção do mercado na época da ditadura, não se desenvolveu em nada e evitou a concorrência. Na era Color teve que engolir a mercadoria vinda do exterior, mas não investiu em maquinário nem em renovação. Hoje a desindustrialização corre solta. Com o PT tiveram subsídios, mas não entregaram nada ao país. As entidades querem mais facilidades do governo. Em troca o que o país ganha?

    Responda
    1. Marisa Coan

      Nosso setor calçadista já foi referência em qualidade, sendo um grande exportador, também maquinário para o agro negócio, cerâmica, transformação de plástico, fundição, etc, etc. É evidente que existem maus empresários, mas não meta todos no mesmo balaio. Quando a China praticando dumping inundou o mundo de tudo quanto é coisa, é evidente que o Brasil c/o muitos outros ficou para trás. E conte para mim quais foram os subsídio do PT, estou curiosa.

    2. Marisa Coan

      Luciana, sua generalização mostra pelo que comenta sobre os " subsídios " do Pt, que vc certamente não consegue pensar com clareza. Concordo que durante a época da SEI o pessoal aproveitou e não investiu, quando poderia ter feito isso e colocar o país na ponta, já que tiveram oportunidade. Mas não generalize. Nosso país teve um setor calçadista de ponta que exportava para o mundo inteiro. Muitos outros setores se destacaram como produtores e exportadores de manufaturados.

    3. Marcos de Toledo Benassi

      Poi Zé, caros Luciana e José, mas expansão e lucro baseando-se somente nos favores e financiamentos governamentais tem limite, porque deve existir um mercado para que seja possível sua própria sobrevivência. Ok, dá pra vender menos carros e continuar fazendo dinheiro, e girar uma cadeia de valor, mas isso está longe de representar todo o conjunto industrial. O olhar de planilha é um tiro no pé, no médio e longo prazos...

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A questão que a autora levanta é que a maioria do empresariado não é industrial, ou seja, não seria uma classe monolítica com interesses idênticos. No entanto, todos eles se dão muito bem num regime autoritário, a democracia não lhes é algo essencial desde que continuem lucrando e seus negócios se expandindo.

  12. Marisa Coan

    O que preocupa é a insistência de vcs falarem de golpes dia e noite, onde eles não existem.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Tá bom, Vanderley, então cumprindo e não comprindo como vc diz, nossa tradição, informo que como daquela vez, da qual eu já sabia devo informá-lo, desta vez também não conseguiria caso ele tentasse mesmo o " gorpi " que vcs tanto esperam.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O senhor presidente da República apregoa golpe de Estado, pelo menos desde 1993, quando dentro do parlamento brasileiro, defendeu seu fechamento. Comprindo nossa tradição passapanista o parlamento não o excluiu naquele momento. Cria Cuervos que te pican los ojos

  13. Antonio Luis Cavalcante Alves

    Na época da ditadura, quem mais ganhou dinheiro foram os políticos e empresários, além de alguns militares.

    Responda
  14. Antonio Luis Cavalcante Alves

    Na época da ditadura, quem mais ganhou dinheiro foram os políticos e empresários, além de alguns militares.

    Responda
  15. jose Ferreira

    Empresários não são massa de manobra .Estão sempre alinhados com a lógica capitalista e neste quesito querem distância do mor lusco e seus cumpanheiros .

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nunca faturaram tanto quanto nos governos petistas.

  16. josé SOARES

    Com exceções, o empresariado não se importa com democracia.Como dizia o acadêmico de letras: "Pouco se me dá que claudique a onagra, só me apraz prevaricar." Ou como diria nosso caboclo: "que me importa que a mula manque, o que eu quero é rosetá"

    Responda
  17. bagdassar minassian

    ... O 'canibalismo' é marca de ditaduras seja lá qual for o regime.

    Responda
  18. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Será que esses grandes empresários estão mirando um regime igual do Putin? São os novos oligarcas tupiniquim, só que a diferença é o grau de inteligência do bolsonaro, muito tosco, se o ex agente da KGB, polícia política da ex-União Soviética se meteu numa guerra que não pode ganhar, imagina o que faria o neandertal político, econômico, social e ambiental. Retrocesso a Idade das Trevas com tremendo grau de incompetência e corrupção, distopia realizada.

    Responda
  19. Rodrigo Caldas

    Empresários gostam de lucrar. Não importa com quem ou de que forma. Apoiam quem acham que vai dar mais lucro. Simples assim.

    Responda
  20. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Esses empresários, ao não condenar as exaustivas ameaças de golpe do inominável arruaceiro, mostram que de patriotas não têm nada. Pelo bem do próprio bolso, com vantagens imediatistas, como a retirada dos direitos dos trabalhadores, não demonstram nem incômodo pela vergonha internacional que passamos com o desgoverno.

    Responda
  21. Marcos Serra

    Fernanda, Bruno (manchete acima), demais "calunistas" e zumbis todos seguem firme e diariamente da ficção de uma só mentira: górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi. Será que não dá para virar o disco? Parece até brincadeira de criança birrenta que fica batendo o pezinho e chorando alto para chamar a atenção. Deve ser muita falta de assunto ou incompetência mesmo. Que sabe, os dois juntos. Sugiro que respeitem o assinante que paga assinatura e apresentem conteúdo de verdade. Cansativo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Urna, urna, urna, urna, urna, urna Â… STF, STF, STF, STF, STF Â… Fica mais ao seu gosto ?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Desde 1993 o senhor presidente da República defende golpes de Estado. Naquele ano defendeu o fechamento do parlamento, que passou pano e não o puniu. "Cria cuervos que te pican los ojos", dizem os espanhois. Quanto a desestabilizar o país, bem isso já ocorreu em 2013.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O senhor é o mercado. Se não está satisfeito com o jornal basta cancelar a assinatura.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Se o senhor presidente da República não defendesse golpes de Estado, desde 1993, quando sustentou o fechamento do congresso em suas dependências, não sendo punido pela casa, o assinante teria razão. Infelizmente o presidente resgatou a tradição udenista, segundo a qual só valia a eleição que eles venciam. Quanto à insatisfação com o jornal é só cancelar a assinatura. O senhor é o mercado.

    5. Marcos de Toledo Benassi

      Credo, serrinha: monotema, monotrilho, monóculo. Ao fim e ao cabo, um mono. Micando...

    6. Marisa Coan

      É verdade, cadê o gorpi? E não acredito que seja falta de assunto e nem incompetência. Para mim é trabalho contratado para desestabilizar o país, para tentarem de todo o jeito a volta do lils.

    7. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Denunciado por ser mala

  22. Gil Almeida

    Certo estão os que entendem que cachorro que late não morde. Deixa o Bozo espernear a vontade. É hora de pedir voto para paz, Lula Lá.

    Responda
  23. Manoel Cardoso

    Lamentável! A linguagem de Bolsonaro é o suficiente para não votar nele.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Lamentável! As mentiras do corrupto em liberdade e seu cinismo descarado são mais que suficientes para não votar nele.

  24. Antônio Carlos de Paula

    A esses empresários interessa é o dólar no bolso, todas as medidas tomadas pelo Bolsonaro somente prejudicou o povo pobre.

    Responda
  25. Getulio Cunha

    Isto não é silencio, apenas os empresários não são manipulados pelo quanto pior melhor

    Responda
  26. Arnoldo F

    Apoio cada vez menos envergonhado. É o que se viu no recente encontro dos supermercadistas. No entreguismo da FIESP e de outras entidades empresariais pelo país adentro....

    Responda
  27. fernando coli

    O apoio a bolsonaro é explicito. Já decidiram faz tempo, seja fiesp ou nao.

    Responda
    1. Getulio Cunha

      então está dando certo o governo

  28. Carlos Mello

    Não não. Elas já decidiram. Quem cala consente.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.