Vinícius Torres Freire > Novela ruim da Eletrobras abafa novo desastre na conta de luz Voltar
Comente este texto
Leia Mais
o conflito russia- ucrania escancarou o nervo exposto de qualquer civilizaçao : energia e alimentos ; sem ambos paises ( e no passado, imperios) fenecem em pouco tempo ; nos abrimos mao de ambos privatizando o primei ro e priorizando a exportaçao do segundo ; vai dar eme....
PolÃticos do in fer no se vendendo mais uma vez...
Essa privatização, se sair (e tudo indica que irá) será um desastre. Mais um, de muitos, da dupla Bolso/Jegs.
O brasileiro é vÃtima das suas más decisões nas urnas. Quem tem boa memória vai se lembrar do estelionato da Dilma no setor elétrico em 2014. A pouca-vergonha eleitoreira no Brasil é de amplo espectro.
vitor e dionisio,foi pior: contratos d concessão n setor energético estavam pra vencer a partir d 2018; interessa dos pressionaram pr extençao destes; amparada no tcu D negou exigindo novas concorrências; bolsa caiu; D propôs extençao (mais 20 anos) mediante redução d rentabilidade; leitura d valor econômico d época esclare ce detalhes d rapinagem; outro ex:em 2023 finda amortização d itaipu coisa d 4 bi anuais a menos ns contas; empresários e governo já negociaram manutençao dos bi
DionÃsio, Dilma caiu porque o estelionato eleitoral levou a uma recessão recorde (não batido nem na da pandemia), que levou as pessoas à s maiores manifestações de rua da nossa história. Não foi conluio de gabinete. Tem narrativa que não cola, nem adianta tentar. Dilma é inesquecÃvel.
Refresque nossa memoria, que estelionato foi esse? Dilma sucumbiu a cassandras feito miriam leitao, sandembergs, celsos mings, de que juros baixos e energia eletrica barata iria criar inflacao. Acreditou em gente que queria ver seu governo destruido (como foi) e colocou Joaquim Levi com ministro da economia. O mesmo reajustou todas as tarifas da noite pro dia, criando inflacao. Ai bateu a crise das commodities, com lavajato paralizando economia. Licao: Dilma caiu pq colocou inimigos no governo.
Esta privatização tem que ser segurada por ações na justiça. Empresas de infra estrutua de importância para o desenvolvimento e impacto social não podem ficar sob governanca de mercado, bem como empresas de economia mista não devem ficar sob governanca de polÃticos. O meio privado e público tem que controlar metas e desempenho. Melhor do que privatizar e uma gestão público privada. A boa gestao vai atrair investimentos.
A privatização da Eletrobrás agora é um golpe no PT. O partido vai precisar dela nos próximos quatro anos do Lula. Serão necessários grandes investimentos no setor e as empreiteiras estão de olho.
O Brasil nas mãos de 3 pilantras: bolsonaro, aras e lira.
Surreal poder vender uma empresa do porte da elétrobras faltando poucos meses das eleições, com um governo a ser eleito, contrário a "doação"! Já que o preço está pela metade, segundo o relator do TCU! Não produziram nada nesses três anos e meio e ainda querem vender o que o paÃs construiu em décadas, pro centrão torrar o dinheiro nos seus currais eleitorais. Não pode dar certo essa tramoia!
Poi Zé, mas vender na bacia das almas não é pobrema pro jeniau Jjjeegues... Zeus te ôva e isso não dê certo mesmo!
Nem é só a Eletrobrás diretamente, qual será a polÃtica do regime de águas... Acorda, Brasil!
As aves de rapina do Deus Mercado sempre atentas à s grandes negociatas em conluio com a classe polÃtica .
E o ignóbil ainda tem 30% de apoiadores! Onde moram estes, na Suiça, será?
Uns 2Opontos percentuais deste 3O, Antonio, moram no Bozofrenistão. E de 5 a 1O, no Filhadaputistão, mêmo.
Pelos valores divulgados, estamos diate de uma doação. Mais uma. Este TCU é inútil. Deve ser extinto para o bem da Nação.
Da área energética, o setor elétrico até que é o mais organizado. Talvez devido ao trauma do apagão do FHC, os governos do PT fizeram bons investimentos em hidrelétricas na Amazônia (apesar dos protestos dos ecologistas) como Santo Antonio. Jirau e Belo Monte, além de linhas de transmissão. Além disso o setor privado já construiu uma capacidade de geração solar e eólica equivalente a 2 hidrelétricas de mesmo porte. O pessoal das refinarias de petróleo é que foi terrivelmente incompetente.
Interessante você chamar a atenção pra isso, caro José. É de se notar, de fato, como os negócios nessa área foram muito superiores aos do petróleo. Quanto à dimensão sócio-ambiental, desastres tanto na Amazônia quanto no nordeste, com as eólicas: o nÃvel de desatenção e descumprimento das condicionantes, a absoluta falta de cuidado com as populações circundantes, isso é notável. Basta ver Altamira, hoje. E a distribuição (outro bÃzines, verdade) também tabajara, haja vista Amapá e RJ, entre outr
A elite financeira também tem que pagar. Apoiaram e sustentaram o Bozo. Agora só o povo paga?
Privatizacao e administracao ruim nao comeciu nesse pessimo governo, mas, sem elas, o prato cheio da corrupcao travestida de defesa de interesses do povo foi e sera servido pelo partido do lula, que acabara qdo ele morrer. Por pior que tenha sido, vale e telecomunicacoes tiraram o povo da servidao aos funcionarios publicos e permitiram excelentes ganhos com acoes. Votos para o parlamento importam mais que nos 2 caudilhos.
Esqueci de mencionar,nenhuma estatal da prejuizo né ? Nao existe injecao de tecurso publico ? Hummm, entendi
Sou mane, nao entendo nada, so entendo da utilizacao de estatais p apadtinhar politico e desviar recursos. Ja fui funcionario publico em estatal , mas nao sabia q nao era, obrigado genio, por sua explicacao e tremenda capacidade intelectual. Bom mesmo é ter sorteio e receber arta p poder ter direito a comprar uma linha de celular, ficar em filas p ter um telefone fixo, e construir hidteletricas aos montes, alagando tudo e relegando energia solar a 2 plano. Obrigado genio
Não entende nada mesmo, não é mané? As estatais por mais que tenham problemas geram elas próprias seus recursos, não entra dinheiro do orçamento nelas. Assim sendo, ainda que seus funcionários sejam bem remunerados seus salários não saem dos cofres públicos.
Resumindo a conta de luz ficará mais cara .Com o Bozó o Brasil piorou e muito.
Paro de ler no 'a privatização pode ser avacalhada no gov pt' , avacalhadas são as colunas desse VinÃcius. Vai indo bem no linguajar. Logo pode atingir o nÃvel do Bozo.
Sou apoiador do PT desde que existe é obviamente votarei no Lula, mas isso não significa achar que o partido e seus integrantes sejam o Olimpo na Terra, estão sujeitos a erros e falhas como todos nós e nem deveria ser necessário fazer essa observação, não é?
Colunista com a cabeça no século retrasado.... Pode ter certeza que qdo o FHC privatizou a telefonia, naquela época em que a gente pegava fila pra falar no orelhão, esse Torres Freire deve ter escrito coisa pior do que hoje.
Não é o mesmo serviço! Repetir o mantra de que a privatização da telefonia foi boa é sem pé nem cabeça. Do telefone fixo ao celular, mudou a tecnologia. É como dizer que foi bom privatizar as ferrovias, porque agora temos todo o transporte em rodovias...
Certamente você desconhece o "privataria tucana", do Amaury Ribeiro Jr - que não é o gossip reporter, hein?
Tudo que vem desse governo é para desconfiar, pois tudo que fazem é contra a população. A sociedade precisa ficar atenta a quem pretendem vender e o que irão fazer com o dinheiro, caso isso aconteça. Essa venda fim de feira, com certeza, será contra o desenvolvimento do paÃs e todos pagarão mais caro pela energia. Todos pela democracia, contra os desmandos.
O dinheiro será usado da forma mais vil e esvaziada possÃvel, caro xará: contenção de aumentos com finalidade eleitoreira. Como a dona Olga Simbalista nós preveniu, botará certos atores privados em conselhos públicos crÃticos; o controle de reservas hÃdricas nas mãos de empresas privadas - inda por cima, com possibilidade de serem de capital gringo. E tem o jabuti do gás, inaceitável em quaisquer condições. Bando de chacais!
Nesse caso especÃfico não se pode esconder a grande irresponsabilidade do Congresso, que quando pode joga contra os direitos dos contribuintes, os quais representa.
Bom (ruim), Vêtêfê, o bagúio é burrro e desonesto, lôko vem depois. Pra que legislabostas tenham algum voto e o Bozo alguma chance, enfiam nosso pé na jaca, por anos - talvez décadas, a se considerar o conjunto da obra. É uma barbaridade liberalóide sem estratégia nacional alguma, um negócio horrÃvel, digno de pelotão de fuzilamento. Seguinte: acabou de emplacar mais uma instalação solar, a minha. Defesa crasse mérdia AntiBozo, mas fazer o quê? E uma falta de vergonha total desse povo sssaafado!
Fui até conferir o bizarro da coisa: eu tô sempre atrasado nos comentários ao seu texto, como ser o primeiro? É porque seu texto, hoje tardio por conta da decisão do TCU, foi acompanhado pela precocidade da minha insônia. Só assim. Tem que dar o maior bafafá na Ãgora hoje, refletindo atritos externos - se esse paÃs não pegar um certo fogo, não sei mais o que o fará incandescer. Jesus da Goiabeira...
A privatização dessa empresa está lotada de jabutis que mais parecem uns cágados. Aliás, essa é a única coisa que esse presidente sabe fazer.
Olha, você havia sido preso nas galés da fôia! Bem que eu tava achando estranho ser o primeiro a comentar...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Novela ruim da Eletrobras abafa novo desastre na conta de luz Voltar
Comente este texto