Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Lazéra Cardoso

    Muito legal o texto da Roberta! Sobre como Aprendizado de Máquina *surgiu*, aqui vai outra perspectiva. Aprender por meio de "descobrir padrões em dados" existe há milênios! Quando Tales previu um eclipse, enxergou um *padrão* no movimento dos corpos celestes, sem estabelecer causa e efeito entre fenômenos. Ele não sabia que a Lua se move por influência de Terra e Sol. Se perguntássemos "Por que, Tales?", acho que ele responderia "Não sei", tal como os computadores fariam se pudessem falar.

    Responda
  2. Roberto A Alves

    A IA não nasce por si só, assim entendo. Por trás do que é ou será capaz de realizar estará a IH( Inteligência Humana). Ou?

    Responda
  3. edilson borges

    menas coleguinhas, menas. criar um modelo que simule o mundo ainda não é criar um mundo. mas levando pro lado das concretizações, temos, agora, o exemplo de um país que pode ser criado pelo uso da estupidez sobrenatural, prima da inteligência artificial. é só olhar em volta.

    Responda
  4. Carlos Pinheiro

    Eis a questão: se a IA é factível, ou seja, a possibilidade de criação de um mundo através das observaçoes de padrões e de redes generativas, que refazem a versão dos dados, isso que chamamos de universo não teria sido criado dessa forma?

    Responda