-
Henrique Dolabella
Muito bom. Obrigado e parabéns pelo texto. Digo isso há 4 anos. O Salnorabo é um Ricardo 3º! Adendo: título impreciso. Tiranos explicam? Não, são outros fatores que explicam o golpismo. Os tiranos de Shakespeare evidenciam, concretizam, retratam, dão à caricatura que é Salnorabo traços mais absurdos e, portanto, fidedignos.
-
antonio rezende
Saindo da ficção e indo para evento histórico; acho que o nosso projeto de ditador esteja mais para Mussolini do que para Ricardo 3º.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Como disse alguém aí abaixo, o (des)governo do nosso mico, ôpa! mito está mais para Carlos Zéfiro que bardos ingleses.
-
ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS
Muito bom!!!
-
Gilberto P Santos
Como pontuou o articulista, estamos vivenciando, com quatro séculos de retardo, os dramas que o bardo de Stratford-upon-Avon desenvolveu em suas peças. Nossa versão tupiniquim, no entanto, por estar mais próxima dos catecismos de Carlos Zéfiro do que da magistral concepção shakespeariana, revela-se destituída de qualquer glamour possível.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Shakespeare: além de tudo o mais, profético.
-
Henrique Dolabella
Infelizmente, caro Luiz Fernando Schmidt, Shakespeare dramatizou eventos recorrentes. Somos nós que insistimos em não aprender as lições da história, da literatura, da arte...
-
-
alex carvalho
Que orgulho de saber que quem escreveu isso é brasileiro!!!
-
Luiz Candido Borges
Magnífico! Mas não sei se uma insignificância como o Bozo, família e asseclas merecem analogias com personagens e Shakespeare. É, cabe sim... Mais uma prova do gênio do Bardo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.