Opinião > Que Brasil é esse? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou do interior do Paraná,morei em Curitiba e São Paulo. Mudei-me para Recife e depois Maceió. Retornei ao sul ao ficar viúvo, com intenção de retornar ao NE . Não consegui. Moro em Curitiba. Tenho amigos tanto aqui quanto lá. Mas muitos sulistas são sim preconceituosos com o povo do Nordeste que me acolheu carinhosamente. Inclusive alguns paulistas e cariocas também são preconceituosos.
Xiiii, Campinas, onde morei a maior parte da vida, é célebre por ser pouco acolhedora. Eu, que cheguei na década de 7O, numa época menos tensa, nem sofri, mas os colegas de Puc e Unicamp, nais ao fim dos 8O, sentiam.
Os três estados do sul concentram um conservadorismo reacionário detestável, tacanho, preconceituoso e outras adjetivações menos publicáveis. Um nojo! Sou do sul.
parabens pela sinceridade; os sulistas nunca se sentirem de fato brasileiros tanto que tentaram uma indepen dencia do imperio ; se acham superiores a começar pela cor da pele e possuidores da sabedoria da terra, arro gancia desnudada pela ciencia - agricola inclusive
O problema dos sulistas é que eles querem ser mais europeus que os próprios.
Problema é pensar que o normal quer ser neandertal.
Aos atos e discursos de preconceito contra o Nordeste, respondo sempre com uma proposta: nos liberem do Brasil e viveremos muito melhor!
Se fizerem de Pernambuco um paÃs, dá pra pedir asilo por aÃ? Hahahahaha!
Em 2018, a proporção de votos no 1º turno na região Sul foi de 3 pra 1 para Bolsonaro contra Haddad (PT). Exatos 57,4% a 19,8% . As pesquisas para 2022 mostram Bolsonaro numericamente à frente de Lula (PT), mas em um empate técnico. É claro que os eleitores de Bolsonaro em 2018 não eram todos fascistas. E devem ser bem menos que os que insistem em querer votar em Bolsonaro neste ano.
Prezada Giovana, sei não se isso é "tão brasileiro quanto qualquer outro". Vai lá prum cafundó de Minas e vê se te servem um "drawback" desses, ou mesmo um pastel de Belém, debaixo de um "força Bozo": será um café ralo e doce, com um biscoito de polvilho de mandioca. O outdoor, se houver, será de semente de milho. Arma? Uma garruchinha enferrujada na parede, "pra matá lubião, mai num tem faz tempo". Felizmente, o Brasil é muito mais do que Witmarsun. Força, se os jênios não secarem Furnas, tem.
Numa viagem que fiz para o Sul, a beleza me encantou mas duas coisas me chocaram: em Brusque a forma como a balconista de uma loja se referia aà pessoal do Norte e Nordeste, dizendo que ela era "alemoa" por isto trabalhava bastante. Outra coisa que me chocou foi a forma que os motoristas de caminhão do Sul dirigem, parece que não tinham o menor respeito à vida de quem estava em carro de passeio.
Queiram ou não queiram os sulistas, aquela é uma região fértil em facismo, protofacismo e neonazismo, é uma fato mais do que contundente. E é claro que essa gente é Bolsonarista até o tutano.
Queiram ou não os sudestinos, bolsonaro, seus familiares, seus milicianos e os comandos do crime organizado, são do...... Sudeste! Era só o que faltava agora, tentar acirrar a divisão do paÃs de acordo com suas regiões.
Nórdicos latinos
Demonizar nossa região, como se de alguma forma fosse uma quinta-coluna, é tática tão baixa quanto velha, é do tempo do Getúlio. Falando em conservadorismo, sou catarinense mas morei 2 anos em Recife. Eu sou casado com uma recifense. E a maior surpresa foi constatar que, em matéria de costumes, são muito mais conservadores por lá que por cá.
Bem, Elvis, Bozofrênico, o Sul é, sim. Baixeza por baixeza...
Eu não sei se no estado de Pernambuco existem tantos neonazistas quanto em Santa Catarina. Mas em geral o Conservadorismo é sempre muito exarcebado em comunidades com forte influência européia nao ibérica.
A inveja prospera nesses comentários. Não admitem que haja um local mais próspero que São Paulo. Resignem-se a sua insignificância e aceitem a prosperidade de outros locais.
Me pergunto aqui... por que será que tirou foto so do mendigo? E o "outdoor"?
O filme queimou! Hahahahah!
Não escondo o sentimento que esse outro Brasil, que aliás é bem acessÃvel, me parece simplesmente odioso e indigno da própria herança cultural e material. Eu preferiria que essa turma toda se mudasse para bem longe.
Olha o preconceito. São Paulo abriga o PCC, o deputado-encoxador e o Eduardo bolsonaro, e o Rio abriga o próprio bolsonaro e todos os milicianos, mas o pessoal do Sul não associa a população desses locais a isso. Convém lembrar que as referências pejorativa aos "nordestinos" surgiram no Sudeste, onde Ary Toledo cantava sobre o Zé-com-fome, cearense que virou comedor de gilete na praia de Copacabana.
Os três estados do sul concentram um conservadorismo reacionário detestável, tacanho, preconceituoso e outras adjetivações menos publicáveis! Um nojo! Sou do sul!
Excepcional esse flagrante do mendigo embaixo de uma placa que ele mesmo deve saber que é para o cidadão de bem denunciar sua presença para que a prefeitura o remova, sabe-se lá para qual destino, algo nada a ver com oportunidade. De resto, acho que o termo conservadorismo não é errado, já que se trata de conservar privilégios, mas o relato sobre a vila aponta para outro substantivo, que é reacionarismo: uma vontade de retrocesso para antes da mentalidade dos próprios ancestrais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Que Brasil é esse? Voltar
Comente este texto