Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose L F Trindade

    Isso só pode ser piada de mau gosto. Os EUA avançam com guerra, financiando governos fascistas ao seu interesse e o slogan: defesa do "mundo" livre. Isso é ridículo.

    Responda
  2. Caio Gomes

    Por isso os americanos vão perder a guerra fria 2.0. olha o discurso. Ngm cai nessa não

    Responda
  3. NACIB HETTI

    A América Latina precisa se acostumar com a China. É um processo capitalista (de Estado) sem retorno.

    Responda
  4. JOÃ O MUCCI

    Com este artigo Folha de São Paulo está parecendo Folha de Washington D.C.. Ridículo, vergonhoso e patético para um jornal de renome internacional como é a Folha de São Paulo.

    Responda
  5. João carlos Gonçalves de souza

    Esse artigo é uma grande piada de mau gosto . O sujeito acredita que na América Latina só tem ingênuo ou otário. Grandes potências só querem explorar recursos de outros para o bem próprio. Agora falta alguém da China falar aqui também , Folha .

    Responda
  6. Rodrigo Andrade

    Realmente, a influência dos EUA na América Latina nos últimos pelo menos 75 anos gerou países independentes e prósperos. SQN...

    Responda
  7. Severo Pacelli

    EUA vai nos proteger. Amamos ser subservientes e eternamente subdesenvolvidos. Gostamos de um patrão que nos maltrata e assopra.

    Responda
  8. CARLOS GUIMARÃ ES

    O envolvimento politico da China na América Latina, mais proeminentemente na América do Sul, se espalha como um vírus (epa!), que permite acesso a determinadas tecnologias de depois torna os países dependentes economicamente, discriminando as importações dos que não lhe são alinhados ideologicamente, sufocando (epa!epa!) suas economias.

    Responda
  9. CARLOS GUIMARÃ ES

    O envolvimento politico da China na América Latina, mais proeminentemente na América do Sul, se espalha espalha como um vírus (epa!), que permite acesso a determinadas tecnologias de depois torna os países dependentes economicamente, discriminando as importações dos que não lhe são alinhados ideologicamente, sufocando (epa!epa!) suas economias.

    Responda
  10. Wilson Rossi

    Poxa, como esses chineses são perigosos. Mas temos os EUA, guardiões da democracia, para nos alertar e proteger. Jornal de quarto mundo.

    Responda
  11. Joaquim Branco

    Duas perguntas bastam para resolver a questão. 1- Quantas ditaduras a China já ajudou a implantar na AL? Resposta: zero. 2- E os EUA? Inúmeras.

    Responda
  12. laudgilson fernandes

    Ou a frigideira ou o fogo? Os EUA ou China? Esta dicotomia sempre estará a serviço dos entreguistas e aproveitadores das rebarbas das riquezas do país. Governos, empresários e capital estrangeiro, esta é a sina que nos acompanha por séculos e séculos.

    Responda
  13. J J D Santos

    Completamente. Olhe para o que esta acontecendo em Sri Lanka e voce vai entender o que a China faz para controlar paises

    Responda