-
José da Silva
Isso é assim porque este mundo jaz no poder do Maligno, que é o maior mentiroso e então todo esse sistema de coisas politico, religioso e comercial são mentirosos.
-
regina galetti camargo
E o biscoito amanteigado cuja descrição dos componentes cita margarina!?
-
SILVIA KLEIN DE BARROS
Gostei muito da sugestão do Benassi, que, em lugar de "dar nome aos bois", dessem nome aos "matadores dos bois". Sabemos fácil onde iria chegar...
-
Chiara Gonçalves
E o leite condensado, meu Deus! O que tem sido feito do leite condensado?!! O brasileiro não tem mais o direito ao prazer de comer um simples brigadeiro de colher.
-
gilda rachel wajnsztejn
melhor comer a comida do astronauta né , pelo menos nao tenta enganar. Pobres de nós consumidores
-
Lourival Costa
É muita picaretagem!
-
Edgar Alves
E essas comidas congeladas então. Não perco meu dinheiro nessas porcarias vendidas numa embalagem maravilhosa mas não passam de um pedaço de massa com pouco recheio e com gosto dos inúmeros produtos químicos que implantam nelas (pizzas, lanches, pratos de comida, entre outros). Saber cozinhar o mínimo pra fugir desses venenos embalados é fundamental!
-
carlos campos
Outro dia , minha filha me ligou e pediu que eu trouxesse doce de leite para um bolo que estava fazendo. Quase caí no falso doce de leite e por pouco não trouxe um produto enganoso, igual a tantos outros , como o leite condensado , o requeijão e etc.. O consumidor hoje em dia , se não abrir bem os olhos , vai trazer porcarias pra casa , pensando que está comprando produtos mais em conta. Valeu , Marcos , pelo alerta e pela excelente coluna , como de costume.
-
NACIB HETTI
O brasileiro é enganado diariamente em todos os mercados, inclusive no mercado político. Tem candidato sendo vendido como esquerda mas é de direita e desonesto.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
quanto ao desonesto me veio direto a mente aquele jingle *contra tudo isso que está aí , porrx * - alias em evento recente na apas de sp o chefe supremo deu um verdadeiro show de fazer o sikera junior se roer de inveja ....
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
ao citar o tal candidato de esquerda que é de direita vc se denunciou trabalhar nessa area de alimentaçao fake ; resta saber se é apenas no marquetingue ou se é o responsavel pela receita da gororoba
-
Joaquim Rocha
Eu sei que tem candidato que se diz de direita mas é fascinazi e é o cúmulo da desonestidade.
-
-
BRUNO JOSE FORTES
Pegadinha, não, o termo correto é pilantragem.
-
LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO
Nós estamos presos a esses nefastos empresários que utilizam a propaganda mais enganosa...somos fornecedores de emprego...isso só já basta para maquiar essa nojeira
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Precisaríamos de uma lei rigorosa proibindo a maquiagem de peso, o hábito de reduzir as embalagens em proporções relativamente pequenas de cada vez e ir fazendo isso periodicamente. A Nestlé inaugurou essa prática aqui e a Unilever é outra campeã do esquema.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
se fizermos as contas (e eu ja fiz!) estamos levando menos e pagando muito mais ; conforme noticiado a multi suiça é campea em embalar menos ; observem o vazio das latas e sacos ; daqui ha pouco compraremos papel higienico a metro graos em unidades e liquidos em goles ....
-
Ieda Lima
Essas são as reduções informadas.. se você olhar as autuações feitas pelo Inmetro descobrirá que tem a reducao não informada
-
Miguel Gossn
Sim, deveríamos ter essa lei (e que não ficasse só no papel), mas...a propósito, essa prática é "só" uma das inúmeras fraudes em escala industrial.
-
Miguel Gossn
Sim, deveríamos ter essa lei (mas não só no papel), mas...lembro bem de quando isso começou, há mais ou menos 20 anos. Embalagens de chocolate em barra que eram há anos vendidas com 200 g passaram para 180 (o preço certamente não diminuiu na mesma proporção) e depois continuaram a diminuir. E isso é "só" uma das muitas fraudes em escala industrial.
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Houve um tempo em que a barra de chocolate padrão tinha 200g. Reduziram sucessivamente para 180, 150, 125, 100, 93 e agora 80g, tudo sem alteração no "price bracket". Biscoitos passaram por encurtamentos nós pacotes e, como isso ficou muito na cara, a própria dimensão das bolachas está sendo revisada para baixo. Repito: isso deveria ser ilegal e sujeito a multa.
-
-
Marcos Antônio
Procurando mais vamos encontrar produtos não alimentícios e serviços que enganam os consumidores. Ex. Ventiladores e outros produtos que prometem "esterilizar" residências, imóveis diversos e veículos.
-
Fernando R
Já que falaram de açúcar, vinho, bebida alcoólica, deveriam instituir uma norma e proibir que chamem a porcaria transbordando açúcar que fazem aqui de vinho.
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Ah... Esse é o vinho "suave". Chapado de sacarose de cana. Conheço umas pessoas idosas que na vida inteira só gostaram disso.
-
-
Lorenzo Frigerio
Faltou dizer o que realmente tem na mistura para pão. Só uns 60% deve ser farinha de trigo. O resto é farinha de milho, tapioca e bromato.
-
maria helena pinto oliveira santos
Muito, mas muito bromato mesmo. Pão de verdade está dificil de achar...
-
-
Eduardo Reyes
1 colher de Nescau light tem a mesma quantidade de caloria que. 1 colher de Nescau normal. O que fazer pra enganar? Coloca o Nescau light com meia porção no rótulo. Resolvido o problema! E a gente compra!
-
Carlos Maurício
O termo "light" pode ser usado para gorduras ao invés de calorias.
-
-
Eduardo Reyes
1 colher de Nescau light tem a mesma quantidade de caloria que. 1 colher de Nescau normal. O que fazer pra enganar? Coloca o Nescau light com meia porção no rótulo. Resolvido o problema! E a gente compra!
-
Joao Pinheiro
Os supermercados estão coalhados de produtos enganadores. Muitos, inclusive, avalizados por leis permissivas, como as que permitem chamar de cerveja aquilo que a Inbev vende, por exemplo. Só não entendo porquê, tendo o poder de escrever num jornal, não dá nome aos bois. Grandes demais, anunciantes de menos? Estilo de linguagem? Nesses casos, ir a feiras e escrever textos que preservam infratores me parece perda de tempo e desserviço.
-
Fatima Pereira
Nem precisa dar nome aos bois. Quem está aqui lendo e comentando é capaz de descobrir as tramoias por conta própria. Valeu a coluna por nos lembrar que precisamos prestar mais atenção ao que consumimos, às vezes, tão distraidamente bora ficar de olho nos detalhes escritos nas embalagens.
-
Marcos Benassi
Uai, João, mas aí é processar o carteiro porque ele não aguenta carregar a encomenda na cacunda, ao invés de reclamar nos correios. Aliás, qual "infrator" está sendo "preservado", com tanto tabefe desferido? Creio que você não teve o cuidado de seguir o link para o texto de crítica à jbs, não? Acho que reconsideraria sua opinião se o lesse, nome aos matadores de bois.
-
-
RICARDO BATISTA
Mas nesse negócio de comprar gato por lebre, o brasileiro já é gato escaldado. Até bem pouco tempo atrás, só tinha como opção um líquido claro, feito com "cereais não maltados". Os fabricantes chamavam de "cerveja", e a gente bebia. Faziam jus àquele provérbio : O cachorro só gosta do osso porque ninguém lhe dá filé mignon.
-
Marcos Benassi
Ainda chamam! E sabe que nem é ilegal? A menos que a gente use a lei alemã de uns séculos atrás, aí sim. O próprio bolinho C O M vacalhau é novidade, até pouco tempo atrás não tinham essa sutileza rotulatoria, não. Tem cheiro de Procon, isso. E o "pão com manteiga" de padoca, eternamente com margarina? Eca!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.