Opinião > Berço esplêndido Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Empresas recebem baixa produutividade, como dizem, em troca dos salários de fome que pagam 0=0
Protividade do Brasil corresponde aos salarios de fomeque pagam: , produtividade pequena, como dizem, mas nem tanta, acho eu. baixa produtividade. Editorial da FSP é do tipo que sempre são escritos quando se vê a necessidade urgente de serem aumentados todos os salarios E como diriam marxistas: "mais-valia no páis é um escândalo"
Editorial muito neoliberal, que insinua que os salários pagos pelas empresas no páis originam-se da falta de especialização.E tão ideológico é que ,entre nessidade da especialização, não diz nada sobre aumento de salários de fome aqui vigentes;, absurdamente baixos.Sou de opinião de que a pretensa falta de especializaõ, se há, motivo de nossa baixa produtividade; e o que acho: trabalhadores dão o trabalho correponndente ao salários de fome que recebem, bem pouco, agem bem
A Apple, a Microsoft, a General Motors, e tantas outras se instalaram na China, mas tiveram que compartilhar tecnologia. A cada empresa estrangeira instalada, havia a contrapartida de uma nova empresa chinesa que receberia a tecnologia compartilhada. Além disso, milhões de estudantes firam encaminhados ao exterior para apreensão de novas tecnologias. Sim, dirigismo estatal, um plano de décadas! Hoje, a China já é a "fábrica do mundo", com uma capacidade tecnológica e um mercado, absurdos. E nós!
Além da falta de investimento em Educação por parte não só dos Governos, mas da sociedade como um todo, há que se frisar que as empresas no Brasil pouco investem em Pesquisa e Desenvolvimento.
Será mesmo espantoso que ainda haja defensores de privilégios setoriais e dirigismo estatal? Que tal a Folha dar mais destaque aos defensores do pensamento [e das ações] liberais no Brasil? Ou é difÃcil fazer isso com uma redação cheia de socialistas?
Berço esplêndido só para o mesmo (polÃticos), o Brasil é meu maior sócio; na conta de luz, compra um carro, ao contratar seguros principalmente saúde, no pagamento do imposto de renda. Até mesmo na manutenção de uma simples piscinas , estou pensando em transforma em tanque subterrâneo. Como se não bastasse chegou a inflação. Estamos há 6 meses eleição, temos o candidato o supremo, Lula (não cassou seus direitos polÃticos ) e o candidato do congresso (não deu andamento aos 140 pedidos impeachment
Inicialmente, comprávamos os guarda-chuvas chineses há 20 anos, em qualquer camelô, custavam R$ 0,50, duravam apenas uma chuva. Terminada a precipitação, a proteção se desmanchava. Deng Chiao Ping dizia: "Não importa a cor do gato, importa que ele cace rato." ConcluÃdo parte do projeto chinês, temos a Nova Rota da China, investimentos globais em infraestrutura, para permitir que os produtos chineses cheguem onde nunca chegaram. Os trabalhadores chineses já ganham mais que os brasileiros.
Pagamos impostos demais e temos retorno de menos. Sustentamos um estado inchado, caro e corrupto. O estado deveria focar em saúde, educação, justiça e segurança para poder fazer bem feito. Infelizmente os candidatos que lideram as pesquisas não querem este estado eficiente
Não consigo entender como a produtividade da indústria pode ter caÃdo com o tempo. Deve ser reflexo da queda de preços relativos dos bens industriais. Por exemplo: hoje é preciso menos reais para comprar uma TV de mesmo tamanho de tela (só que bem melhor, tela plana em vez de tubo) que há vinte anos atrás. Como além disso os preços médios da economia mais que duplicaram desde então, as horas trabalhadas produzem muito 'menos' valor, medidos em reais deflacionados.
E pensar que um paÃs comunista, a China, é responsável por esta loucura neoliberal. A China compôs um projeto, sacrificou algumas gerações de trabalhadores. Hoje, colhe os louros. Com 1 bilhão e meio de habitantes, tendo como vizinha, a Ãndia, com 1 bilhao, tem o maior mercado consumidor do mundo. Atraiu empresas, em troca, obteve tecnologia, o que nunca soubemos fazer. Pois é, um projeto, de 30 anos. Objetivo: industrialização sob controle do Estado. O tal dirigismo estatal! Enquanto isso, nós.
Beira o fetiche esse apego neoliberal pela variável produtividade. E sempre colocada em oposição a um estado atuante, o que é bastante óbvio haja visto que a sua superioridade no setor privado estar intimamente ligada ao chicote.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Berço esplêndido Voltar
Comente este texto