Ana Cristina Rosa > Injúria racial nunca teve graça e é crime Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Injúria racial é diferente de racismo. Não se deve equiparar ambos. Alguém que insulta outra pessoa não é, em geral, racista. O insulto ocorre, quase sempre, sob fortes emoções, etc. E, por isso, a injúria tem uma pena menor. Racismo se combate com escolas de boa qualidade, cotas, distribuição de renda, creches, etc... Criminalizar tudo pode ter o efeito contrário do esperado.
injuria racial é ofensa lastreada na raça , cor da pele, entao É racismo, ponto; as policias nativas que cancelam cps em comunidades tambem afirmam que matam porque acometidas por fortes emoçoes medo ameaças varias ,ponto ; preconceitos de todo tipo se combate com educaçao , etc etc mas tambem com puniçao para aqueles que desdenham ou ignoram estas ferramentas civilizatorias, ponto
Li ontem ai na FSP que conhecida atriz brasileira declarou que foi chamada de 'loira burra" no passado . Perguntar não ofende - Quantas centenas de milhares de mulheres loiras catarinenses, gaúchas, paranaenses já ouviram isso ? Com certeza, foram muitas .Minha filha, também ! Por isso estudou e foi a primeira colocada em dois vestibulares .
Se fosse filha do Bozo, nem precisava estudar! E, se bobeasse, o ofensor ia tomar umpau de miliciano...
Um paÃs onde "Educação Moral e CÃvica" e "Organização Social e PolÃtica Brasileira" são disciplinas vetadas nas escolas e onde toda criança de cinco anos de idade precisa ter um tablet e um celular, não pode ter futuro !
as materias que vc elenca nao sao vetadas nas escolas mas dispensadas por nulidade curricular ; sao invençao morbida de governos (?) militares ,logo , ditaduras, ponto ; tablets e celulares sao ferramentas do novo seculo onde parece que voce se acha incomodado com tanta tecnologia - se fosse intimo delas nao teria publicado este comentario
O pêndulo está chegando a um ponto de altura máxima, e não me surpreenderia que haja uma reversão nas próximas décadas. No meu entendimento, há uma diferença fundamental entre agressão fÃsica e insulto. A agressão por motivos raciais, que muitas vezes ocorre por parte da polÃcia ou de seguranças deve ser o foco da lei. Insulto é falta de educação, mas não deve ser criminalizado.
li e reli o texto e em nenhum momento a colunista confunde agressao e insulto ; mas para os que ignoram e desdenham o racismo em todas as suas facetas e, ate inventam o tal racismo reverso, eu imagino/proponho elas serem negras por um unico dia so pra 'ter a experiencia' como se diz na publicidade atual - consoante o ditado, no dos outros é refrigerio
A colunista parece esquecer que injuria racial é ofender alguém em função da etnia e é delito quando cometido contra o negro, vermelho, amarelo ou branco.
Isso precisa ser ensinado nas escolas. Vamos salvar as novas gerações com uma educação adequada. O governo precisa incluir no curriculum escolar matérias de educação social e ambiental.
Parece haver uma desproporção entre delito e pena. Tornar injúria inafiançável enquanto para homicidio doloso cabe fiança parece exagero.
Só observando e lendo um monte de gente com medo de dar uma escorregada, praticar o racismo "sem maldade" e poder serem alcançados pela lei! Empatia e humanidade sendo impostos pela lei! Quando vc ofende uma pessoa pela sua cor, está ofendendo toda uma raça! Parecem hienas rindo de situações que impõem sofrimento a quem é o alvo! Se aprenderam a ser racistas, o medo da lei ensina o respeito ao outro!
A moda guiando a legislatura?Alguns crimes que tesultam em morte nao sao imprescritiveis, da para entender?
Um absurdo! Recentemente um jogador do internacional acusou o adversário de injúria racial. O acusado foi preso em flagrante, mesmo sem provas do crime. Depois um laudo de leitura labial apurou que a suposta vÃtima mentiu.
Injúria racial não resulta em prisão em flagrante. Essa sua história me parece carecer de fatosÂ…. Que bom que estamos caminhando, pelo menos em termos de legislação, para uma realidade onde todas as formas de racismo são inaceitáveis e punÃveis. E os racistas que reclamem inutilmente. Suas vozes não têm valor.
lei totalmente incosntitucional ao tentar equiparar coisas que são distintas ! caso seja promulgada não fica de pé !
Uma excelente colunista de um único assunto.
Evidentemente, todas as manifestações que importem em preconceito e discriminação racial devem ser combatidas, mas não menos importante é que tudo se realize dentro do marco constitucional. Equiparar significa dar o mesmo tratamento a algo substancialmente diverso. Considerando que a imprescritibilidade é exceção em matéria penal, parece clara a inconstitucionalidade da lei, uma vez que apenas o racismo (e não a injúria) não pode ser alcançado pela prescrição.
Tenho a impressão de que a Constituição deixou claro quais são os crimes imprescritÃveis, e não seria uma Lei Ordinária que poderia aumentar este rol. No mais, a conduta poderá ter seus graves, mas a imprecritibilidade parece inconstitucional.
Então vão ter que prender os judeus que dizem que são o povo eleito por Deus. Essa lei é inconstitucional, pois viola a liberdade de opinião, que é cláusula pétrea.
Liberdade de opinião não é liberdade plena de falar o que quiser. Incitação à violência e crimes deve ser contido.
Ana, carÃssima, particularmente na questão do humor, eu tenho a impressão de que isso é que nem o bebedor compulsivo, que aceita que não pode beber - mesmo não sendo uma coisa de todo má - por conta de seu contexto especÃfico. O humor vive do inesperado, da reviravolta, mas também do jocoso, da exploração de caracterÃsticas do outro. No contexto de continuada opressão, no qual isso pode ser parte da conformação de um modelo mental muito prejudicial à s pessoas pretas, acho que é o caso de conter
Entretanto, devo dizer que a sensação de patrulha é ruim. Mas certamente não é pior do que a humilhação do contÃnuo rebaixamento. Então, não posso discordar: a era do humor do Mussum terminou. Forçosamente, porque esse humor não existe no vácuo, senão numa situação concreta. Não vejo graça alguma em ser parte da construção da Herda na cabeça de uma criança preta, que se acha ruim, feia, insuficiente; ou da contraparte branca, superior porque clara, e só. "Eu, hein, Rosa", como diria vovó LuÃsa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ana Cristina Rosa > Injúria racial nunca teve graça e é crime Voltar
Comente este texto