Tv Folha > Saiba por que o voto eletrônico é seguro em nova série de vídeos sobre eleições de 2022 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Roberto Torsani Lisboa

    O Voto em papel é algo para os dias de hoje impraticável. O eleitor recebia a cédula em branco para fazer sua opção de voto e depositava na urna. Essa urna, lacrada, seria aberta no local de apuração pelos escrutinadores. E assim iam sendo feitos os somatórios parciais para o resultado da eleição. A eleição informatizada, o voto do eleitor já é contabilizado em cada urna . Levado para um sistema maior para contabilização final. Menos interferência do ser humano.

    Responda
  2. Josue Oliveira

    Tem uma república báltica onde se vota pela internet, podendo até sugerir mudanças nas lei. Vamos evoluir, nada de voltar no tempo. Pelo Bolsonaro voltaríamos à Idade Média.

    Responda
  3. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Só o fato de Bolsonaro ter sido eleito deputado desde o início e seus filhos sobejamente votados testa a lisura das urnas eletrônicas. E eleito presidente em 2018 prova que elas são confiáveis. O próprio Bolsonaro na década de 1990 defendeu as urnas eletrônicas.

    Responda
  4. heleny fonsecadias

    Sempre confiei nas urnas eletrõnicas antes delas se falavam em roubos, elas viajavam ate em lombos dos cavalo ate a cidade, depois disso foi só elogios, não aceitar que as mesmas fossem fiscalizadas pelos militares e outros, porque bolsonaro está fazendo o povo de idiotas, só ele sabe das coisas, e os militares estão com ele ,Quando bolsonsro ganhou as eleições ninguém discutiu nada sobre as urnas ,qual o motivo dele querer agora, porque tem medo de lula ?.

    Responda
  5. heleny fonsecadias

    Sempre confiei nas urnas eletrõnicas antes delas se falavam em roubos, elas viajavam ate em lombos dos cavalo ate a cidade, depois disso foi só elogios, não aceitar que as mesmas fossem fiscalizadas pelos militares e outros, porque bolsonaro está fazendo o povo de idiotas, só ele sabe das coisas, e os militares estão com ele ,Quando bolsonsro ganhou as eleições ninguém discutiu nada sobre as urnas ,qual o motivo dele querer agora, porque tem medo de lula ?.

    Responda
  6. Evando de Abreu

    Anderson, e outros. Dos 26 países que usam sistema semelhante, apenas o Brasil, Butão e Bangladesh não emitem recibo. Até o Paraguai emite. Não tem essa de voto de cabresto. Atualmente os traficantes obrigam que o eleitor tire fotos de celular.

    Responda
  7. Pedro Alexandre Fecchi

    Se a FSP tá dizendo que é seguro então tá!

    Responda
  8. Miguel Marcelino

    Quanto à segurança das urnas foi deixado para os embaixadores três perguntas:. . 1-- PORQUE NÃO QUEREM AUDITORIA NAS URNAS? . 2- PORQUE NÃO ACATARAM AS SUGESTÕES DAS FORÇAS ARMADAS? . 3 - PORQUE SEUS PAÃSES NÃO USAM O MODELO DE URNA DO BRASIL?

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    Sim, sim, o "Voto Eletrônico" é tão "seguro" quanto uma Conta Bancária, a qual é hackeada a cada minuto por aqui, só que, nesse caso os Bancos correm atrás do prejuízo e reembolsam os Clientes. Cabe aí uma pergunta: "Se houver fraude seremos restituídos no prejuízo?"

    Responda
    1. Felipe G

      Sabe o que o sistema de um banco, do FBI, da NASA etc tem em comum? Estão na Internet. Nada que está na Internet é 100% seguro. Agora, já viu quantas vezes terroristas hackearam e derrubaram aviões ou carros de autoridades ou outros dispositivos off-line como a urna? Pois é, então compare coisas iguais

  10. Matheus de Magalhães Battistoni

    Propaganda paga pelo TSE. O golpe está armado. As eleições são uma farsa no Brasil. O resultado já está programado nas urnas do Alexandre de Moraes: Lula 55%. A Folha pensa que brasileiro é trouxa.

    Responda
    1. ROBERTO DO AMARAL SILVA

      Na verdade Matheus, o golpe sempre esteve armado. Bolsonaro sempre foi eleito deputado pelas urnas eletrônicas e em 2018 feito presidente pelas urnas eletrônicas. Seus filhos bem votados pelas urnas eletrônicas. E Bolsonaro na década de 1990 foi a favor das urnas eletrônicas, opondo-se ao sistema antigo das cédulas de papel.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Mas você sim, é um trouxa.

  11. Paolo Valerio Caporuscio

    No Brasil da enganação não se tem garantias.

    Responda
  12. Ernesto Pichler

    O voto tem que ser impresso em papeizinhos a serem guardados e transportados pelo "glorioso" exército do bozofascista. É a única forma de ele ser "reeleito".

    Responda
  13. Ricardo de Oliveira

    Cansei de ver fraudes na minha frente, na década de 80 no ginásio da Unicamp, quando eu era fiscal de partido. Todo mundo sabe quais urnas o Lula tem mais do que 70 % dos votos. Pessoas serão pagas para mentir, para dizer que votou no Bozo mas no papel apareceu o Lula, para anular a urna toda pró Lula, e para desacreditar as urnas eletrônicas. Não pode ter interferência humana, muitos humanos são trastes, principalmente os malucos extremistas

    Responda
  14. Adriana Mara de Moura e Souza

    Não adianta fazer videozinhos para convencer teleguiados, Foice. As urnas não são seguras e nem auditáveis!!! País sério nenhum tem um sistema de voto só eletrônico. Barroso ter barrado o voto impresso auditável no congresso foi batom na cueca.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Se Adriana não sabe nem quem vetou o voto impresso. Com toda a sua falta de conhecimento, vem dar pitaco sobre urnas eletrônicas.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Como é que a Adria a se transformou em especialista em urnas eletrônicas? Ouvindo o Bostonaro ne cercadinho?

    3. Ernesto Pichler

      O voto eletrônico é auditado. Não adianta o bozofascismo ficar com sua campanha contra o voto eletrônico auditado atual, pois já se sabe que é golpismo.

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Fraquejada, não foi o Barroso. Foi o Congresso que rejeitou a PEC do voto impresso. Sei que o gado não gosta disso, mas vai ler e se informar mais antes de vir aqui mugir suas ignorâncias.

  15. Paolo Valerio Caporuscio

    Até parece que no brasil do jeitinho tudo é "seguro" e "confiar".

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Eu também.

    2. Daniel Alvares

      Confio mais na urna eletrônica do que no Bolsonaro. E você?

  16. Vinicius Rodrigues

    As vezes é impossível vc convencer uma pessoa que a terra não é plana, que Cloroquina não funciona pra Covid, que a Amazônia está sendo desmatada em recordes, imagina falar de urna. As redes sociais emburreceram as pessoas dando voz a ignorantes

    Responda
    1. Adriana Mara de Moura e Souza

      Pior é quando a pessoa é alienada e aceita tudo sem questionar!

  17. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    A urna é um PC convencional: tem placa-mãe, processador e memória. O que a torna segura é não estar ligada a rede mundial de computadores! O resto é neurose -oportunista de JB e da extrema direita ao ver o navio naufragando em 02.10. Aliás, o tiro saiu pela culatra porque as urnas foram tão aperfeiçoadas que, agora, nem o Espirito Santo consegue invadir mais.

    Responda
  18. Evando de Abreu

    Ela pode e deve emitir recibo. Assim será confiável

    Responda
    1. Anderson Santos

      Coronelismo e voto de cabresto!

    2. Daniel Alvares

      Havendo uma discrepância entre o recibo e eletrônico (por exemplo, por inserção manual de recibos falsos), qual prevaleceria?

    3. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Ao contrário, as fraudes iriam acontecer no momento da conferência entre o resultado eletrônico e a impressão, ao modo como aconteciam na época das apurações das cédulas em papel, que eram adulteradas, razuradas, acrescidas e literalmente "desaparecidas" !!

  19. IGOR MOUTINHO

    a serie de reportagem deveria trazer afirmativamente que a urna É segura e nao colocar o nome da reportagem/serie como dúvida!

    Responda
  20. Ronald Wagner Colombini Martins

    Não se comenta mais, o TSE, fugiu da regra da justiça, deixa como está e balança, mas, não cai.

    Responda
  21. Sergio Siqueira

    Muita explicação para justificativas a meliantes políticos.

    Responda
  22. luiz felipe lopes de britto

    Se fosse seguro paises muuuuiiiiitoooo mais avançados que o nosso já estariam usando. É "conversa pra boi dormir" ...

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Por acaso o Brasil não pode ser muuuuuuuuiiiito avançado? Deixa de desprezar o que é nosso.

    2. Ernesto Dias Junior

      O moço Felipe entende alguma coisa do assunto? Não.

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Eita complexo de vira lata. Saiba, rês do gado bozolóide, que o sistema bancário brasileiro é um dos mais avançados do mundo.

    4. Fábio Nascimento

      Por que, Luiz? Por que você tem tanta certeza de que o Brasil não pode ter um sistema relativamente avançado? Além do mais, ter a capacidade tecnológica não é suficiente. Pressões tradcionais e culturais também cumprem papel na resistência a esse tipo de sistema.

  23. Marcos Baptista

    3 paises do mundo possuem sistemas não auditáveis: Brasil, Bangladesh e Butão. Aliás, matéria da Folha (ano passado). Não sei a dificuldade de jornalistas entenderem o que é um sistema auditável. Ao chegar na urna, imagine que você tem 4 candidatos: A, B, C e D. Aí você escolhe o D. Como você audita que seu voto foi para o candidato D? Na urina brasileira não é possível. A opção de imprimir e colocar numa urna física, imediatamente após o voto eletrônico, permite auditoria e sem voto de cabresto

    Responda
    1. Anderson Santos

      Senhor, abençoa a vergonha alheia, porque é muita. É tão simples realizar a auditoria. Não vou explicar, porque tem no site do próprio TSE, vai lá e se informa por favor.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      "As urnas físicas sempre foram lacradas e confiáveis por décadas". De que planeta essa gente veio?

    3. Marcos Baptista

      Fábio Nascimento, com todo respeito, tem-se que entender o que é auditoria. As urnas físicas sempre foram lacradas e com um processo de proteção confiável por décadas. A auditoria, não é checagem 100%, mas auditoria, se faz contando os votos na urna física lacrada e comparando com a urna eletrônica. Sugiro ler esta matéria da Folha de 2021: https://www1.folha.uol.com.br/amp/poder/2021/06/so-brasil-bangladesh-e-butao-usam-urna-eletronica-sem-comprovantepdo-voto-impresso.shtml vai entender melhor

    4. Fábio Nascimento

      Se você decide não confiar na urna, por que você confiaria no papelzinho? Sua resposta: "porque eu vi". Você viu caindo na urna, mas você não viu o que foi feito com aquela urna, se ela foi substituída, se trocaram papéis depois etc. Entenda: é preciso confiar no processo de algum modo, ou a democracia é impossível.

  24. Pedro Alexandre Fecchi

    Voto eletrônico e impresso também é seguro!!

    Responda
  25. MISSIAS DOS REIS DA SILVA

    Folha fazendo o jogo do Bolsonaro. Colocando para debate uma questão cujas duas únicas vezes que foram questionadas desde a redemocratização foram por má fé, Aécio e Bolsonaro, os quais sempre se elegeram pelo voto eletrônico! Voto impresso é voto de cabresto e isso não vai mais voltar!!

    Responda
  26. José M Leal

    Segurança só pode ser comprovada se verificada por duas vias, uma física e outra digital, sendo que a fisica seria feita por amostragem. Nada impede que se faça isso, além da birra infantil e teimosia de alguns pequenos homens jogados nos corredores do STF pra fazer politicagem.

    Responda
    1. José M Leal

      Oliveira, essa história de um milhão de dólares para fraudar as urnas nunca existiu. É fake. O que existe de realidade é que hackers atacaram e invadiram sistemas eletrônicos do TSE, isso dito pelo ministro Barroso.

    2. ROBERTO DE OLIVEIRA

      É uma pena encontrarmos aqui no emisfério sul, pessoa subdesenvolvidas ao pondo de criar mais obstáculo para as urnas eletrônicas. Desde sua existência, jamais foi provado qualquer dúvida quanto a urna eletrônica. Chegou-se a oferecer prêmio de um milhão de dólares, para que qualquer engenheiro de informática nacional ou internacional, conseguisse apontar um meio se quer de fraudá-la pois era este o objetivo que o TSE queria..! Resultado? Ninguém conseguiu. Veio até engenheiros de Oxford.

  27. Matheus de Magalhães Battistoni

    Qual é o problema de se fazer o voto impresso? Acabaria com a polémica de uma vez. Quem não tem nada a esconder não deveria se opor à impressão dos votos eletrônicos.

    Responda
    1. Matheus de Magalhães Battistoni

      O voto impresso vai para a urna, só o eleitor confere na hora. Continua sendo secreto. É assim que se faz em todos os países que adotam urnas eletrônicas. Só o Brasil e Bangladesh aceitam fazer eleição com voto 100% eletrônico, que é inauditável pelo cidadão comum. Para que tornar suspeito o processo eleitoral? Imprima-se os votos e permita-se a apuração pelos fiscais dos partidos em cada seção eleitoral.

    2. Luiz Bruscato

      Ah Tá, Você tem um segredo, ai para manter em segredo você escreve ele num papel tornando ele público. Desculpe amigo você é que tá me tirando!. Evolução mesmo em nosso país seria o Recall do voto. assim alguns políticos perderiam o cargo.

    3. Matheus de Magalhães Battistoni

      Voto de cabresto? Como, se o voto impresso continua sendo secreto? Queima de votos, na frente dos fiscais dos partidos? Você está me tirando?

    4. Luiz Bruscato

      A impressão dos votos eletrônicos vai trazer o voto de cabresto novamente ao nosso país além de ser um retrocesso enorme quando urnas e votos eram simplesmente queimados para provocar uma recontagem viciada. Prática extinta quando foi implantado o método atual. Informe-se melhor sobre a auditoria nas urnas eletrônicas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.