Hélio Schwartsman > A pergunta não é se Bolsonaro tentará golpe, mas se terá sucesso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jose Roberto de França

    O bozo nunca vai ver o sol quadrado. Todos estamos vendo o clima de impunidade vigente. Ele tem um batalhão de defensores em todas as instituições. Está blindado por todos os lados. Sabemos que o próprio STF tem um montão de motivos para puni-lo, mas recua. O TSE poderia ter cassado a chapa do bozo e do mourão, mas se acovardou. Mesmo derrotado o bolsonarismo vai com toda fúria pra cima do próximo governo. Não se enganem.

    Responda
  2. LUIZ CARRIERI

    Felizmente Hélio, suas suspeitas golpistas do bozo estão equivocadas, pois estamos vendo que ele não consegue nem ser golpista, por lhe faltar massa cinzenta, com semelhanças a um avestruz, quando apronta, enfia a cabeça em um buraco, na terra, mas o resto fica para quem quiser comer. Pobre bozo. Faltam-lhe poucos meses, para ver o sol nascer quadrado.

    Responda
  3. Jove Bernardes

    A parte central do comentário, para mim, é a que espelha a maior das verdades em se tratando do mandrião doidivanas que foi aboletado no poder pelos seus igualmente doidivanas seguidores: na hora agá do dia dê vai sair de fininho, porq

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    Os sinais são cada vez mais explícitos . Só não vê, quem não quer .

    Responda
  5. Francy Litaiff Abrahim

    A cantilena do golpe iminente é o mais perfeito símbolo da miséria intelectual que se abateu sobre a nossa mídia e academia. Chega a ser cansativo testemunhar a ordem unida com fins eleitoreiros desse esforço de se criar uma realidade alternativa.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Cansativa é a miséria observacional de quem vê a realidade e não lê o que está escrito, e nem se diga que é nas entrelinhas. Ordem unida com fins eleitoreiros, agora mais essa.

  6. Carlos Victor Muzzi Filho

    Uai, mas o “golpe” já não foi dado no último 7 de setembro? Me lembro de ter lido o anúncio do “golpe” na Folha. E não deu certo? Por isso o colunista há anuncia o próximo “golpe”?!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Uai, Carlos, você só lê nos jornais as notícias que lhe interessam? O que lhe aconteceu no dia 7/9/21? Estava em viagem para outro planeta? E nos 3 ou 4 dias seguintes, não leu nada nos jornais, não viu nada na TV, não ouviu nada em outras rodas que não o seu grupo de zap? Assim fica difícil, hein? Entre parecer engraçadinho e parecer bem informado, aqui nos comentários prefira parecer bem informado. Fica a dica.

    2. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

      Sim, o golpe foi tentado, mas não ganhou adesão. Ou você acha que a carta redigida por Temer no dia seguinte e os acenos do Bozo a Moraes foram algum sinal de civilidade do presidente. Fechadas as urnas, contabilizados os votos, em caso de derrota ele sairá pregando a fraude e pedindo a anulação das eleições. Simples, para quem já disse que não aceita outro resultado que não seja a sua vitória.

  7. Marcos Benassi

    Ôôô compadre, bem-vindo de volta, espero que desintoxicado, ao menos de leve. E fico feliz com mote e conteúdo do retorno: a questã não é de górpe, ora em curso, com o esfarelamento institucional - a dúvida resta sobre uma *quartelada*. Agora, o recrudescimento do poder do trono, caro Hélio, se fez via infra-legal, como bem fez notar o lucidíssimo Muniz Sodré: é na base do decreto que o Bozo subverte o que bem entende. Milico, quartel, ataque constitucional, pra que?Vai na base do bilhete, já é.

    Responda
  8. SERGIO saraceni

    A caterva bolsonarista tem de ser enjaulada. De preferência para sempre.

    Responda
    1. Flávio Tavares

      Parabéns!

  9. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Pela lei e pela ordem, corrigindo comentário anterior

    Responda
  10. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Se Bolsonaro perder as eleições e a "turma" dele tentar depredar instituições, aí sim, está na hora de usar o artigo 142 da Constituição Federal e colocar as forças armadas em cima deles pela alei e pela lei pela ordem

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Na suposição de que os lambedores de saco tenham, paradoxalmente, eles mesmos, culhões. Tomara não ter que conferir.

  11. Adriana Mara de Moura e Souza

    Se houver golpe, a Foice vai ser a primeira a ser abatida. Espero que vc esteja ai quando ocorrer! rsrs

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não se cansa de gozar com o dos outros, não, senhôura?

    2. ANTONIO CZAS

      Um dos problemas mais sérios do ser humano é o recalque. As pessoas, mormente quando sentem ou sabem de sua miséria intelectual, da falta de perspectiva por serem incapazes de caminhar com seus próprios projetos e ambições, tendem a ser muito destrutivas. Procuram destruir tudo que existe na esperança de que o mundo novo lhes de aquilo que o atual não lhes prove. A miséria moral torce pelas ditaduras e pela destruição de tudo que lhes faça refletir. Acham feio o que não é espelho.

    3. Marcos Benassi

      Abatida! Foice! Quero ver! Hahahaha! salMoura, que coisa linda, você não escreveu "KKK"! Evidente, constato que não é porque as entranhas melhoraram de nível, deve ter sido esquecimento - não a imagino abdicando da adoração à Klan.

    4. Regina da Silva Mariano

      Bozofrênica detected... vocação para o capachismo.

    5. José Carlos Monteiro da Silva

      Mas se não houver golpe e o seu mito perder, como espero, gente que diz besteiras como esta sua, vai parar de azucrinar e se recolher à própria ignorância, para alívio geral da nação.

  12. Paulo Amaral

    Excelente coluna do Hélio. Parabéns! Vivemos uma "passividade irresponsável" que pode levar o país a uma conflagração violenta, graças à loucura egocêntrica do Jair, como faz o Putin na Rússia. Imaginem o que fará o Jair, se ele perder, no segundo turno, por 5 ou 10% de diferença para o Lula.

    Responda
  13. Paulo Amaral

    Excelente coluna do Hélio! Temos um monte de jornalistas e políticos passivos diante das mil ameaças de g olpe que o Jair faz. Imagino que esse era o cenário em 1939, na Alemanha; e em 1963, no Brasil.

    Responda
  14. Plinio Góes Filho

    Hélio Schwartsman é só mais um apologista do golpe não descrito. Ele fala a linguagem do subentendido, como se tudo estivesse nas entrelinhas, não no texto em si. Coisas assim só gente muito capacitada entende, não é para mim. Eu entendo a mensagem expressa por palavras que fazem sentido, não por ideias subliminares. Já perguntaram aqui e eu repito: qual é o golpe do Bozo, Schwartsman? Descreva-o!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O que há de subentendido neste texto. O autor chega a descrever o roteiro da tentativa de golpe.

    2. Marcos Benassi

      Cê'bbbeesta, sô? Perder tempo batendo teclinha pra Quadrúpede dançar? Alguém tem cara de treinador de circo?

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Quer que ele desenhe?

    4. Paulo Amaral

      Oi, Plinio. Sabe o moleque birrento? Eu vou participar do jogo, mas se eu não ganhar não vai valer e eu vou pôr fogo no circo. Entendeu?

    5. Bento Brito Teixeira

      Plínio. Ninuém sabe descrever a insensatez do ignaro. Êle se cercou de generais, de um oficialato cooptado e políticos subornados. Mas, como tudo tem limites, ao esquecer de governar para o povo e, ao criar tensões continuadas, desestabilizando as institituições de defesa social e ambientais, gerou um caos e perdeu qualquer credibilidade interna ou externas.

  15. Plinio Góes Filho

    A esquerda gosta de cacoetes, especialmente daqueles indecifráveis por quem não é da patota. O termo "golpe" é um desses, revelador de uma tara que está presente em todo discurso progressista: ninguém presta. E se ninguém presta, sempre haverá um golpe à espreita, não é? É metafísica pura, algo não descrito por quem o exorta, mas que fica subentendido como uma coisa ruim, nefasta. Schwartsman é useiro e vezeiro nessa técnica. O que ele escreve não se perfaz em corpo concreto. Nunca. Basta lê-lo.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      É, pode ser: mas se a esquerda gosta do termo "golpe", esta direita que está aí gosta de tentar dá-lo. Mas de tentar, só, porque faltam-lhe culhões, e na hora agá do dia dê, como na criativa linguagem de um de seus expoentes, mijará pra trás.

    2. Marcos Benassi

      Pô, usou bem o dicionário, ficou bonito. Pena que debaixo da cereja e do glacê, o bolo mofou.

  16. Gilmar Pereira de Oliveira

    O articulista disse tudo. Parabéns!!!

    Responda
  17. Marcos Serra

    Hélio e os demais "calunistas" do pasquim. Nem precisa trocar o disco, muda uma palavra aqui, uma vírgula ali e a ficcção é sempre a mesma: górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi, górpi. Só trocar o nome da "matéria" porque o conteúdo é sempre o mesmo. Repetição diária. Será que já não cansou esse assuntinho? Não é possível fazer jornalismo de verdade? Cansaço dessa mediocridade.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Cansaço da mediocridade? Jura? Então volta todo dia para ler o que, pessoa?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quem prega golpe desde 1993 é o senhor presidente da República. Pregou o fechamento do parlamento, seu local de trabalho à época, em suas dependências. Imaginaram isso em uma empresa privada?

    3. Marcos Benassi

      Escrever errado, cansa: é górpe. Uai, serrinha, tá fazendo o que então por aqui, nesse mimimi?

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quem prega golpe desde 1993 é o atual presidente da República. Dentro do parlamento, seu local de trabalho, ele pregou sua dissolução. Já imaginou alguém fazer isso numa padaria?

    5. FLAVIO Costa

      Sempre com seus comentários inteligentes

    6. Joaquim Rocha

      O Bozo fala de de ameaças de golpe todos os dias. Só você, Marcos, não vê, ou melhor, finge que não vê. Típico.

    7. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então, podemos ficar sossegados: derrotado nas urnas Bolsonaro passará o cargo ao vencedor pacificamente, sem contestações e incitação a resistência e violência. É isso, senhor Marcos? O senhor garante?

    8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então, podemos ficar sossegados: derrotado nas urnas Bolsonaro passará o cargo ao vencedor pacificamente, sem contestações e incitação a resistência e violência. É isso, senhor Marcos? O senhor garante?

  18. JOSE LINO DA SILVA

    Dessa matilha só sai latidos e muita baba.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Zé Lino, sai também estrume. Muito. E tudo, sei lá porque, ventilotrópico, rumando do fiofó direto ao ventilador. Física estranha, deve ser um daqueles baratos quânticos paradoxais...

  19. José Roberto Pereira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. José M Leal

    Que golpe, Schwartsman? Reolveu espalhar fakenews? Favorito para vencer eleições precisa dar golpe? Só se fosse louco. Quem precisa dar golpe são os seus patrões, ou terão que amargar mais 4 anos sem os 5 bilhões de reais de publicidade com que Lula agradava a Mídia, e os 7 bilhões de Dilma.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, concordo com a Regina, ótema! Agora conta aquela do bispo da IURD que demitiu a empregada, negra: "Não foi preconceito, nunca! É que se aquela pretalha da Ãfrica nos deixou sem um tostão, não vou arriscar nádegas: vai que uma pessoa "colored" aqui ao meu lado resolve abafar a grana que a Record leva do Bozo?" Hahahahah!

    2. Regina da Silva Mariano

      Favorito ? Hahahahah

    3. José Carlos Monteiro da Silva

      Favorito segundo as “pesquisas” da JovemPan, né, Leal-além-da-conta?

    4. Paulo Amaral

      Que comentário inteligente! Um golpe dado pela imprensa. Excelente coluna do Hélio. Parabéns! Vivemos uma "passividade irresponsável" que pode levar o país a uma violência sanguinário, graças à loucura egocêntrica do Jair, como faz o Putin na Rússia.

    5. José M Leal

      Garotada, segurem a adrenalina e o cortisol. Vão precisar de muita calma e resignação nos próximos quatro anos.

    6. ALEXANDRE MENDES DE ALMEIDA

      José, vc como o miNto e as pessoas que o cercam vivem num universo paralelo e constante delírio. Acorda pra vida e veja que você segue um sujeito fascista e que teve um governo que visou apenas a destruição.

    7. GUSTAVO O L JUNIOR

      Favorito? Rsrsrsrsrsrsrs...

    8. Robson Simões

      Vai nessa mané...

    9. Daniel Barbosa

      O favorito! Piada do Ano! :)

    10. Daniel Barbosa

      O favorito! Piada do Ano!!!!! Rindo ad infinitum!

    11. José Roberto Pereira

      A questão que o texto levanta é se você, bolsonarista Leal, faria o que os invasores do Capitólio fizeram por seu líder (=führer) alaranjado? Também usaria seus ornamentos de cabeça, pinturas faciais e pegaria em armas para atacar o STF e defender seu "favorito" quando o dog whistle apitar??

    12. Felipe Araújo Braga

      Muuuuuu

  21. Milton Nauata

    O abominável ganharia um pouco do meu respeito se tivesse aquilo roxo pra dar um golpe. Pelos menos mostraria coragem em vez de ficar futricando nas redes sociais como uma comadre. Esse risco não corremos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, Milton, mas que falta de sensibilidade! É evidente que o Bozo tem "aquilo" roxo. Pena pra ele que é o brioco, ao contrário do roxume collorido. Aliás, com o Collor andando de lá pra cá com el'Rey seBozo, é capaz de sua roxidão migrar do saco pro esfíncter antípoda. Se cuida, Fernandinho! Hahahah!

  22. Matheus de Magalhães Battistoni

    Porque o TSE não desarma o golpe adotando o voto impresso?

    Responda
    1. Jean Genet

      Porque, se o voto for impresso e mais suscetível a fraudes, como já comprovado, o seu candidato também não aceitará o resultado. Uma perguntinha básica: o ex-chefe do seu candidato perdeu com voto impresso e também disse que houve fraude, por qual motivo o subordinado faria diferente?

    2. Marcos Benassi

      Porque você não abandona o espertofone e usa pombo-correio? Inclusive, fornece guano!

    3. Daniel Barbosa

      Porque é muito mais fácil de fraudar!

    4. Felipe Araújo Braga

      Muuuuuuuu

    5. Arthur Bagatini

      Nos Estados Unidos o voto é impresso e tentaram dar um golpe mesmo assim. Quando se quer sempre se arranja uma desculpa para contestar o resultado.

    6. Wirben Márcio Lages Ferreira

      Em que mundo vc vive? Voto impresso? Procure se informar, ler, pesquisar, refletir sobre o voto, ou a urna eletrônica utilizada no Brasil, há mais de 20 anos. Conhecimento e, não apenas, replicar como papagaio. Estude!

    7. Arthur Bagatini

      Imagine as urnas com os votos sob a guarda do exército e da polícia militar. Será que seria confiável?

    8. francisco xavier de azaredo neto

      Matheus, Bolsonaro não quer voto impresso. Isso é só pretexto para que ele possa questionar o resultado da eleição numa provável derrota. Ele acha que vai perder e quer tumultuar.

    9. alex carvalho

      Melhor adotar o voto de erguer a mão... Ou quem sabe a volta do voto cabresto...

    10. Getulio Cunha

      Boa !! Percebeu que o tal golpe está sendo armado pelos mamadores

  23. Mateus Sá

    A pergunta é se o Exército está preparado para dar o golpe, derrubar a democracia e trair o Brasil.

    Responda
  24. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Isso mesmo. O golpe prosperou em dezesseis, Bolsonaro era mero figurante. Seguiu prosperando em dezoito, Bolsonaro já coadjuvante que roubou a cena. Como protagonista, em ato quase solo, falta força. A não ser que a "Elite do atraso" enlouqueça e se entregue de vez à tirania do ignorante.

    Responda
  25. HUGO ALVES

    O Bozo deve aproveitar e fazer delação premiada, antes que seja tarde. Entrega toda a família bolsonarenta.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Deveria ir pro senado, isso sim, aposta garantida. Felizmente, é um jjjuumento e não o fará.

  26. Gil Almeida

    O Bozo repete Trump. Sabe que Lula será eleito e que vai ser presidente. Bozo já começou a sua campanha para 2026 e precisa manter sua seita mobilizada contra o novo governo de Lula.

    Responda
  27. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Se o Hélio Schawartsman se livrar do antipetismo vai fazer boas análises. Está quase lá.

    Responda
    1. Robson Simões

      Exato. Inteligente e culto ele é.

  28. Igor Cornelsen

    O golpe new style já está em andamento, ele já é sócio do centrão no Congresso. Ele aparelhou a PGR, ele interviu na PF, já indicou dois ministros do Supremo, se for eleito indicará outros e assim com mais 4 anos e mandando nas instituições acaba com a democracia por dentro, controlando todo o estado, tudo muito parecido como fizeram Hitler e Mussolini no século passado Putin e Chavez neste século.

    Responda
    1. Robson Simões

      Bozo não tem a inteligência dos ditadores citados, especialmente Mussolini e Hitler.

  29. RICARDO BATISTA

    Voltou em forma, ótima análise! Também colocaria minhas fichas neste penúltimo parágrafo. Mas você se esqueceu de uma coisa : Por incrível que pareça, ele ainda tem chance de vencer a eleição. Tá saindo com 30% e, com o início da campanha eleitoral, o incumbente sempre tende a crescer. Contudo, aposto na vitória da oposição, invertendo o placar do último pleito.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Me adescurpe, mano Batista, mas não resisti: o incumbente do Bozo, tende a descer: conforme se aproxime de ficar sem os Viagra e cintaralho militares, o placar do tiozão não vai contar mais nenhuma, não: vai ser só fraquejada, e nem um pleitinho bonitinho vai dar jeito... Hahahahah!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.