Joel Pinheiro da Fonseca > A defesa da democracia exige votar em Lula? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Cristina Dias

    Steve Levitsky, em entrevista a Jamil Chade, no Uol, apresenta opinião oposta à do colunista.

    Responda
  2. DAVIDSON PISMEL CONDE

    chega a ser pungente o esforço do filosofo para nao expor, como comentarista politico, sua opiniao e opçao sobre o candidato que pelas circunstancias precisa ser eleito para sairmos das garras da extrema direita; ainda lhe resta se achegar ao remanescente da tal terceira via, qualquer que seja o opaco coadjuvante; revelando pobreza inte lectual ou de espirito ou ambos, o colunista nao será esquecido pelos leitores atentos desta fsp

    Responda
  3. FRANCISCO PUCCI

    Que saudades dos professores de Filosofia da USP de antigamente! Só há dois candidatos com chance de vitória. Isso é fato. Se Bolsonaro ganhar teremos o golpe sem necessidade de golpe; o golpe perfeito. Que bom seria (e nisso um professor de Filosofia é coerente) que tivéssemos o Filósofo absolutamente competente e honesto com que sonhava Platão...e bom de voto.

    Responda
  4. Paulo César Santos

    Entre a Ditadura, não exercida pelas esquerdas, mas pelos militares e por uma minoria radical de Direita, que quer conduzir, inclusive, a vida privada, Lula permitira a existência de conversas civilizadas entre os Poderes Constituídos, a observância da lei e a solução dos conflitos políticos dentro das regras do jogo. Não podemos esperar a Democracia de outros candidatos.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Recomendo o video no youtube na vejapontocom intitulado: lula já era. O video é bem didático de como lula negócia suas para o governo.

    2. Galdino Formiga

      Raciocínio incrível.

  5. Alexandre Cintra

    Defender a democracia exige distância de Lula, e não um voto nele. Estamos falando da pessoa que não aceitou a derrota nas eleições que perdeu (1989, 1994, 1998), que ““não sabia”” dos escândalos de corrupção a ele relacionados, que condenado em três instâncias, zombou do sistema de justiça, e que tentou mesmo inviabilizar Itamar Franco na saída de Fernando Collor. Soma-se a isso o hino socialista na apresentação e o desejo de regulação de mídias, e fica claro. Lula é tão democrata como o Bozo.

    Responda
  6. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Para um golpe, seria preciso a participação das Forças Armadas". Parece que o colunista está fazendo uma análise para o Brasil do século passado. Como tem se escrito há muito, Hélio Schwartzman escreveu na sua coluna de hoje, golpes no século XXI não precisam de tanques nas ruas para acontecerem, e o bozo já está fazendo o seu golpe há pelo menos 3 anos.

    Responda
    1. rafael albuquerque

      Na mesma coluna, ele fala sobre o problema do golpe a moda antiga, que o tipo que o Bolsonaro teria que dar.

  7. Paulo Sales

    "Não há intimidação moral ou medo de golpe que me impeça de escolher o melhor." Tô dentro! Com certeza.

    Responda
  8. THIAGO LOPES DE AMORIM

    Não é só a democracia que está em jogo, o liberalismo também corre perigo. Nesse momento, por contraditório que talvez possa parecer, a democracia liberal no Brasil depende da eleição de Lula.

    Responda
  9. José Vaidergorn

    Bola fora, Joel.

    Responda
  10. Cristina Dias

    O articulista afirma, peremptoriamente, que Lula “não é nossa última esperança agora”. Ao fazê-lo num texto que não apresenta, nem sequer nas entrelinhas, quem seriam nossas outras esperanças, acaba por expor o vazio de seus argumentos.

    Responda
  11. Berenice Gaspar de Gouveia

    Uma eleição é sempre escolher entreo possível. O "ideal" nem sempre está disponível. Todos votam no que acham melhor. Sonhar é uma divagação. Na verdade, a Folha e o articulista desejariam é um segundo turno sem o Lula. Mas o povo pensa diferente O choro é livre

    Responda
    1. Caiodê Cardoso

      kkkk Você ignorou por completo a única exclamação do texto.

  12. Edgard Silva

    Sem duvida hoje votar em Lula é defender a Democracia. Pode não ser o ideal nem o fim da linha e solução de todos os problemas, mas uma etapa a percorrer para retomada da Democracia. Não se pode correr o risco do atual presidente vencer. Jamais!!!

    Responda
  13. Galdino Formiga

    Democracia é uma coisa; opção eleitoral é outra coisa.

    Responda
    1. PAULO Andrade

      E o plano de governo dos milicos (aqueles que nunca voltaram posto que jamais partiram, fizeram apenas pantomimas para enganar por 30 anos, uma folguinha, com abertura de mentirinha, anistia idem, constituição ibidem, justiça tíbia, ministériu púbriku sei lá, democracia igual etc etc) para até 3035????

  14. José Cardoso

    Só panacas embarcam nessa malandragem lulista. Há se não me engano nove candidatos, com propostas para todos os gostos.

    Responda
  15. Antonio Ivair Arrais

    Votar no Lula para defender a democracia? Esse sujeito enquanto presidente, tentou por mais de uma vez controlar a mídia, a imprensa. Assim como fazem e fizeram seus amigos Hugo Chávez, Maduro, Fidel Castro, Reaul Castro e outros. É o sonho do Lula assumir a presidência e conseguir exercer o controle da imprensa!!

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Mentira.

  16. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    O texto é o samba do afro descendente com transtornos psíquicos! Uma defesa escancarada da falida terceira via, que no final soa como uma defesa enrustida do Bozo. Sim, essas eleições são um plebiscito entre civilização e barbárie. A FSP parece que já fez sua escolha. Absurda escolha!!

    Responda
    1. FLAVIO CESAR MOREIRA DOS SANTOS

      Que absurdo, meu caro. Você não percebe o quanto o seu discurso é apenas o outro lado do discurso bolsonarista? Mesmo? você acredita que o Lula é o salvador da pátria, da mesma forma que eles acreditam que o "mito" é um salvador, igualzinho. Você realmente não percebe ou finge não perceber?

  17. Hercilio Silva

    Foi fraude em 2018? Pede pra anular a eleição. Falar isso exige consequências, e isso eles não fazem. Por isso a fala se eu perder é fraude se repete, se ganhar vale. O que inibe golpe é gente na rua. O suficiente pra tanques ficarem perdidos na multidão e dar o recado. Se o golpe fracassar vai responder a essa multidão. Nunca pagaram, é hora de temer pagar o preço da aventura. Não a toa ele cita a golpista da Bolívia o tempo todo.

    Responda
  18. André Gomes da Silva

    Muito bem! Faltou só destacar que esse mesmo Lula/PT teve dúzias de oportunidades p/ remover Jair do cargo, mas não o fizeram. Afinal, a defesa da democracia não é prioridade para eles, é só pretexto para enganar os desavisados.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Çério?

    2. Hercilio Silva

      Em que planeta essa possibilidade existiu? Aqui não foi. Comprou o centrão e o impeachment se foi. PT e Lula nada podiam sem gente na rua. E não teve o suficiente.

  19. Sérgio Ricardo Habermann

    Não, a democracia pressupõe liberdade de escolha do eleitor. Isso se o processo não fosse viciado pela mídia hegemônica com desinformação e manipulação. Lula tem seu patrimônio e capital políticos, conquistados por ele mesmo, democraticamente durante toda a sua vida. Nenhum outro nome da esquerda conseguiu um patrimônio semelhante ou essa visibilidade junto ao eleitor, seja de qual classe social for. Todos reconhecem Lula. Cabe a quem quer ser alternativa "aparecer" ao eleitor, simples assim.

    Responda
  20. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Esse apoio velado, ou discarado, ao Bozo tá ficando feio. Feio porque você sabe o que está em discussão. A democracia teve, nos governos pós ditadura de Itamar a Dilma, um grande respeito e um fortalecimento. Pessoas, como você, caro articulista, incessaram as massas e chocaram o ovo da serpente que está prestes a eclodir. Não é votar no PT que está em jogo, nem na pessoa do Lula, Ok? Texto farsesco.

    Responda
  21. Silvio Mendonca

    "A Democracia exige que se vote em Lula." Esta é sem dúvida, uma das maiores mentiras já contadas. O Brasil vai continuar uma democracia, não importe quem ganhe, senão, nos, o povo, vamos pras ruas e derrubamos o governo. Temos que discutir é o que queremos; continuar com esse governo voltado à direita e mais impositivo/ditatorial, ou vamos voltar à esquerda e todo o seu espectro de corrupção?

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      A sua direita impositiva ditatorial (nome disfarçado do fascismo) sempre foi muito mais corrupta, e você sabe muito bem disso. Ou a corrupção é exclusividade do PT?

    2. Flávio Guilherme

      Pelo comentário até parece que esta direita, além de ditatorial, não possui seu espectro de corrupção, quando é notório que tem. Se dizer que a democracia exige que vote em Lula é mentira, pior ainda é esse discurso que a escolha se dá entre os mocinhos de direita e os vilões da esquerda, pois ao que me consta, o PT foi arrancado do Poder e a corrupção continuou comendo solta, como, por sinal, foi amplamente dito que ocorreria.

    3. Ney Hamilton Michaud

      Então por que já não fomos para a rua?

    4. Silvio Mendonca

      Meu caro Elias, se você quer defender o indefensável, é seu direito. Porém, não o faça atacando quem discorda de sua idolatria cega, faça com argumentos, seja inteligente, senão daqui a pouco você estará na rua gritando "Lula meu santo, eu te amo"; ou coisa pior.

    5. elias frutuoso gino

      " É aí que o gado berra, o gado berra com o chocalho dizendo assim:" mito mito mito...

  22. Joaquim Salomão

    Então tá, Joel, vote no Eymael. Enquanto isso eu continuo repudiando o fascismo apoiando o Lula. Aproveite para rever seu conceito de democracia.

    Responda
  23. Wilson Junior

    Não há hipótese ou motivo que me faça votar no grande ladrão que quer voltar ou no ladrãozinho que quer continuar.

    Responda
  24. Paula CMiranda

    Sim, a democracia exige que se vote em Lula no 1. turno. A teoria do articulista levou Bolsonaro ao poder e visa viabilizá-lo por mais 4 anos ou mais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Comentariozinho medíocre - sendo delicado - hein, Silvio?

    2. Silvio Mendonca

      Você com certeza deve ser dos que estão de olho dos milhares de cargos "públicos" que o PT distribui a seus seguidores pelo país afora né?

  25. Ney Hamilton Michaud

    Muita prosopopéia e contorcionismo num texto que pode ser resumido numa frase: "qualquer coisa menos o PT". Mas aí falta coragem para o articulista, né? E então vira um labirinto sofista propondo que, diante da hecatombe de um golpe, os brasileiros votem como se estivessem escolhendo o primeiro ministro da Dinamarca ou Noruega.

    Responda
    1. Ney Fernando

      A frase soa muito melhor como "qualquer coisa menos Lula e bolsonaro". No primeiro turno isso é possível. No segundo é que teremos que votar no menos pior.

  26. Nilton Silva

    Discordo do colunista. Quanto mais rápido e da forma mais contundente possível a eleição presidencial for resolvida, menor serão as chances de uma tentativa de golpe. Choro vai haver sempre. Mas votar no pt não signifca assinar um cheque em branco, muito pelo contrário.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, ponto relevante: desta feita, o pt sofrerá uma implacável vigilância. E será excelente fazê-lo, porque é isso que qualquer governo deve receber dos cidadãos: vigilância constante, apoio naquilo que se mostrar decente, rejeição à safadeza. Nada além do regulamentar.

    2. Silvio Mendonca

      Votar no PT não é assinar cheque em branco porque depois da eleição eles não estão nem aí pra você, a preocupação do PT no poder vai ser somente de reorganizar a quadrilha para dividir os lucros.

  27. Eladio Gomes

    Gostei do artigo. Enquanto nossa democracia se mantiver arraigada em um conceito anacrônico de maioria, em detrimento da representatividade, essa espada de Dâmocles permanecerá sobre nossas cabeças. Primeiro turno por aqui não passa de um balcão de negócios, cujos dividendos serão colhidos por aqueles que se aliaram ao grupo vencedor, e serão pagos pela população. Em 11, bastam seis para ser maioria.

    Responda
  28. Diego Rodrigues

    Posso fazer um adendo ao fantasma do mensalão levantado aqui que já dura década e meia? Pergunto: moralmente, porque o pt eh o vilão no caso do mensalão? O presidencialismo de coalizão exige muita distribuição de mamata pra governar, o pt fez algo mais prático, e aí que entra minha pergunta - os deputados foram forçados? Eram obrigados a aceitar mesada? Jogam pela janela suas ideologias e programas por mesada? Não são eles que se vemderam e traíram de verdade seus eleitores?

    Responda
  29. Henrique Silva

    Bravo Joel, não devemos nos deixar intimidar com chantagens, podemos e devemos exercer o direito de escolher o melhor no primeiro turno. O medo nunca é um bom indicativo para a tomada de decisão, somente para os fracos.

    Responda
  30. Henrique Silva

    Bravo Joel, não devemos nos deixar intimidar com chantagens, podemos e devemos exercer o direito de escolher o melhor no primeiro turno. O medo nunca é um bom indicativo para a tomada de decisão, somente para os fracos.

    Responda
  31. Carlos Simaozinho

    Senhor Joel, neoliberal de carteirinha, responda-me: em quais momentos, enquanto estiveram no poder, Lula e Dilma agiram contra o funcionamento das instituições e contra a Constituição? Bozo já fez isso quantas vezes, em somente 3 anos?

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Senhor Silvio, já que tomou as dores do Joel, cite aí quando foi que Lula e PT colocaram a democracia em risco, em nosso país. Quando foi que eles atacaram as instituições e a Constituição? Quer apoiar aprendiz de ditador, apoie, mas venha com argumentação convincente (se é que existe isso), senão vai dar com os bur ros n'água. Aqui não é site de fake news...

    2. Carlos Gueller

      Silvio, peloamordedeus!! Ainda com o papinho do controle da mídia! O PT governou 14 anos e teve absoluta liberdade com toda a mídia em contra. A ideia original era fazer o mesmo que tem nos EUA e alguns países da Europa. Eles são comunistas? Quem ataca hoje a mídia com fake news, os jornalistas, tem várias redes de tv alinhadas com o governo? Sabe me dizer?

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, coleguinha aqui de baixo descobriu a pórva do Bozo ..

    4. Silvio Mendonca

      O PT é o maior defensor do "controle das mídias". Não sei se você sabe o que quer dizer isso, com certeza sabe, mas se faz de esquecido pra defender o ser "santo" não é mesmo?

  32. Carlos Simaozinho

    Joel, pode votar no Janones tranquilo, eu deixo....kkk

    Responda
  33. CLAUDIO O L CARVALHO

    O cara pega um fato em 14 anos da história do Partido dos Trabalhadores no poder para afirmar que Lula não é democrata. O nome disso é leviandade.

    Responda
  34. Suzana Kuni

    JB de jeito nenhum, mas tá difícil engolir quem apoiou os Castro, Chávez, Maduro, Rafsanjani, Daniel Ortega.... que não eram democratas

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Não se esqueça de Ghadafi "amigo e irmão".

  35. Arthur Capella Neto

    Quando Fidel tirou o testa de ferro dos EUA de Cuba, então um bordel americano, bloquearam Cuba, jogando-a num colo tb ruim, o comunismo. A Venezuela era um grupo de espanhóis brancos, apoiados pelo irmão do norte, interessado no petróleo, sugando os naturais, grande maioria. Aí surgiu Chaves, representando a maioria excluída. Debates seriam mais produtivos se as pessoas soubessem um pouco do que falam !! E desde quando representar o trabalhador significa ser comunista? Coisa da elite!

    Responda
  36. Paulo Azevedo

    Lula no primeiro turno é a civilidade contra o caos.

    Responda
  37. Frederico Goulart

    Resumindo o artigo: Vai apostar que o incêndio não queime tudo e do que sobrar vamos ver como fica. Eu não sou PT mas acho mais seguro votar no Lula ao invés de contar com a sorte.

    Responda
  38. Peter Janos Wechsler

    A terceira via não existe. Lula já ganhou, mas jamais terá coo meu voto. Nenhum merece. O artigo pode ser resumido por "Ele não era exemplo de democrata quando pagava mesada para deputados votarem com o governo e não é nossa última esperança agora". Eu discordo da segunda parte da frase: não há última esperança em qualquer um que for eleito. Estamos fu fu.

    Responda
  39. Francy Litaiff Abrahim

    É claro que não. Defender a democracia exige repudiar quem defende e apóia política e materialmente Cuba e Venezuela.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Senhora Francy, quantas vezes Lula e o PT ameaçaram as Instituições e a Constituição, em 13 anos de poder? Quantas vezes seu ídolo, o Bozo fez isso, em 3 anos de mandato? Vai contar lorota nos sites de fake news, aqui não...

    2. Carlos Maurício

      E quem defende Arábia Saudita, Hungria e Russia ? Não vai repudiar esse cara ?

  40. Francy Litaiff Abrahim

    É claro que não. Defender a democracia exige repudiar quem defende e apóia política e materialmente Cuba e Venezuela.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      E quem defende Arábia Saudita, Hungria e Russia ? Não vai repudiar esse cara ?

  41. Vinícius Macedo

    Bravo, Joel. Parabéns pela lucidez.

    Responda
  42. Nivaldo Branco

    Parabéns pelo artigo. Realmente, há alternativas ao mais do mesmo.

    Responda
  43. Antonio Araújo

    Esse pessoal defensor da Or Crym chora demais. Haja ressentimento...

    Responda
  44. Karina Akemi

    Olha gente um " patriota". Cuidado que daqui a uns meses ele vai defender o voto no próprio bozo!

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Olha, gente, uma defensora da Or Crym...

    2. Eduardo Luiz De Faria

      Bozo no qual ele votou na última eleição, provavelmente.

  45. João Batista de Souza

    Lula foi, é e sempre será o passaporte para a Democracia. Os seus governos anteriores dão exemplo disso. Querer desacreditá-lo, como esse artigo tenta fazer, é disfarçadamente um apoio ao golpe do Bolsonaro.

    Responda
  46. Marcelo Alvarez Ghibu

    O tempo da terceira via acabou na inércia e incompetência que eles mesmos construíram. Hoje só há dois caminhos: o da democracia e o da barbárie, como claramentente admitido, se resume com tortura e crime de extermínio. Hoje a luta não é por ideologia, é pela vida, pelo direito de existir.

    Responda
  47. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

    O senhor já defendeu o racismo, apoiando um pseudo ( mesmo) intelectual, com manobras retóricas pífias. E agora esse completo absurdo. O senhor é um desservico porque gramaticalmente consegue expressar o que há de pior neste país. O senhor é a própria expressão disso. O título da sua crônica é um absurdo. E graças a ela, eu resolvi o que estava em dúvida. Vou cancelar minha assinatura na FSP.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Opinião contrária sempre incomoda.

    2. Eladio Gomes

      Não é fácil conviver com o contraditório. Mais simples é não ler...

    3. Marcos Benassi

      É uma pena, porque um articulista não é um jornal todo, e há gente robustamente competente trabalhando por aqui. Pena mesmo...

    4. Antonio Araújo

      Mentira, cancela nada. E pare de mentir.

  48. Marcelo Alvarez Ghibu

    O tempo da terceira via acabou na inércia e incompetência que eles mesmos construíram. Hoje só há dois caminhos o da democracia e o da barbárie, como claramentente admitido, se resume com tortura e crime de extermínio. Hoje a luta não é por ideologia, é pela vida pelo direito de existir.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Marcelo, creio que o risco, pra uma classe média "comunzinha", é o de não poder existir como quiser. Entretanto, pra pobre, pobre preto, gueis pobres, gueis pobres e pretos, mulheres, mulher preta, mulher preta e pobre, diferentosos em geral - desde que abaixo dos vinteporcento superiores de renda - lésbicas de todo tipo, trans variadas, sejam homens ou mulheres, a barra vai pesar. A junção do preconceito de cor e gênero com a baixa casta da vítima será preponderante na existência física.

  49. André Silva de Oliveira

    Muito bom, caro Joel. No alvo.

    Responda
  50. Antonio Araújo

    Na mosca, Joel. Parabéns! Esses que exigem voto no seu próprio candidato não entendem nada de democracia. São tão perigosos quanto os bolsonaristas. Se fazem de indignados, mas são espertos hipócritas.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.