Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Trivellato Garavini

    "Ciro tem grande dificuldade de explicar as diferenças de sua orientação programática em relação à candidatura do PT para além do ódio à figura de Lula". Fica claro, por este trecho do texto, que a autora não leu "Projeto nacional: o dever da esperança". Dito isto, eu queria que a autora mencionasse apenas uma ideia para um suposto governo Lula 5. Eu há tempos procuro sinais e não os vejo em canto algum.

    Responda
  2. Felipe Araújo Braga

    Muitos da terceira via apoiaram Bolsonaro. Começa errado por aí. Defender liberalismo econômico é uma coisa... Não ver que a desigualdade brasileira é iníqua é outra!

    Responda
  3. Guilherme Corrêa

    Terceira via no Brasil é o balcão de negócios, nada mais. Ninguém em sã consciência acha que vai ganhar eleições, mas se mantém no páreo para aumentar o preço na reta final.

    Responda
  4. Carlos Maurício

    Terceira via é a via atual com cobertura de chantilly. Não precisamos de uma terceira via, precisamos é de uma terceira vez !!

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    ou, lula, bolsonaro, aécio neves, que nível da política nacional ad aeternam

    Responda
  6. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Ao falarmos em "terceira via", deduzimos a existência de, ao menos, outras duas. Mas em verdade, o país não conta com via alguma há décadas e tudo o que temos na política brasileira (com raríssimas exceções) de sempre, são pessoas que colocam o interesse próprio acima de qualquer coisa.

    Responda
  7. Adriana Santos

    Excelente texto.

    Responda
  8. Carlos Simaozinho

    Temos um grande problema que é essa pulverização partidária sem sentido. Há partidos vinculados a políticos e não o contrário...O que impera são projetos pessoais, não projetos nacionais, que direcionem o país rumo ao desenvolvimento econômico e social. Além do mais, de acordo com as regras atuais, melhor para os partidos pequenos e médios investirem nas candidaturas proporcionais do que nas majoritárias. E, com isso, o país fica cada vez mais distante de um pacto político duradouro, sustentável

    Responda
  9. Bruno vasconcelos

    O problema é que Lula não foi tão ruim como os esclarecidos forçaram dizer nos últimos 10 anos e o povo lembrou da época em que o país mesmo com as comodities caras permitiu ao povo ter alguma melhora na vida, acessos que não tinha. Carro 0 km, viagem de férias de avião...vencer isso exige mais que narrativas, pois a prova da vida real não permite máscaras.

    Responda
  10. Bernardo Brito

    Dizer que Ciro tem dificuldade de demonstrar seu projeto de país chega a ser uma redundância aqui nesse veículo, pois crítica a apatia com que todos os seguimentos econômicos brasileiros se entregaram ao rentismo. Ele é constantemente abafado, escondido e desmerecido por suas propostas que colidem com os financiadores do atual poder, que não por acaso apoiam todos os outros candidatos.

    Responda
    1. Isaac Freitas

      O caclanhar de Aquiles do candidato Ciro Gomes nunca foi falta de clareza ou objetividade nas suas propostas para o país.

  11. W Oliveira

    A articulista está equivocada: ninguém sabe a orientação programática da candidatura Lula, nem mesmo ele, o que torna impossível qualquer comparação. Como candidato, só está claro a prática do presidencialismo de cooptação.

    Responda
  12. Robson Simões

    Uma aula. Outros colunistas deveriam ler .

    Responda
  13. Isaac Freitas

    Diz a autora: 'Ciro tem grande dificuldade de explicar as diferenças de sua orientação programática em relação à candidatura do PT'. Gostaria de saber qual a orientação programática do ex-presidente Lula, para comparar com a do pré-candidato Ciro Gomes. Pelo que sei, nenhum plano de governo foi apresentado pelo PT ainda.

    Responda
    1. João Melo

      E desde quando orientação programática exige um imediato plano de governo?

    2. Isaac Freitas

      Caro Robson, segundo a genealogia bíblica, Isaac, de fato, gerou Jacó. Então acho que há incoerência no seu comentário. Para ser coerente você deveria dizer: Isaac gerou um Abraão. =)

    3. Robson Simões

      Isaac gerou um jacó ( comentário sem pé nem cabeça).

  14. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Dois chefes de quadrilhas Bozo miliciano e Lula PT corrupto e quem não apoia os quadrilheiros é chamado de ressentido de fascista e etcetera e etcetera é o Brasil atual

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Votou no Bozo

    2. João Melo

      É esse ressentimento que a autora aborda.

  15. Isaac Freitas

    Tem um erro factual no primeiro parágrafo. O candidato Ciro Gomes não se apresenta como terceira via.

    Responda
    1. Isaac Freitas

      =)

    2. João Melo

      "Erro factual"? Ciro, é você? Hehehe

  16. Fabio Mendes

    A secundidade do discurso é estrangular a possibilidade de debater o Brasil.

    Responda
  17. alexandre de assis costa

    A via sem destino e sem voto é muito ressentida. As viúvas de Bolsonaro não consegue falar com população e aja tantos golpes para esses democratas. Perda de tempo mas a Mídia força demais para que alguém nasça daí.

    Responda
  18. Fabio Mendes

    Falou tanta coisa, mas esqueceu de citar o Projeto de cada um... Pq não convoca debates entre os candidatos?

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Trata-se de um artigo científico, meu! Não é opinião de orelhada...

  19. NACIB HETTI

    A terceira via está programada para chegar em quarta.

    Responda
  20. Daniel Barbosa

    Na mosca grazielaa!!! Exatamente: são candidatos de si mesmos, ciro e os terceiras colunas, poços de vaidade sem fim. Falta o tal "espírito público", e que esperneiem, pois ele, sim, Lula é o candidato de, pelo menos, um sentimento nacional...

    Responda
  21. Valdeci Gomes

    A direita está fechada com Bolsonaro, a terceira via só vai ficar com os restos.

    Responda
  22. josé carlos sampaio góes

    O brasil tem desafios gigantescos para dois ignorantes que lideram as pesquisas. O país tem que se unir em torno de uma candidatura que seja realmente a favor da democracia e da economia de mercado, as ferramentas que nos trariam o desenvolvimento social e econômico. Lula já disse que "na Venezuela tem democracia até demais". Sem liberdade, que é a democracia, não há crescimento econômico, que trás o desenvolvimento social. Bolsonaro também luta contra a liberdade.

    Responda
    1. João Melo

      Economia de mercado num país de famélicos. Paulo Guedes mandou um grande abraço.

    2. Daniel Barbosa

      Ainda nessa de Venezuela, meu? Lula é o cara, até seu Deus Mercado foi feliz com ele. Entenda de uma vez por todas, ôxi! Ah, e Lula não é ignorante como o ser mitológico, Lula evoluiu num país que o condenaria à mediocridade!