Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ADONAY ANTHONY EVANS

    A quase totalidade dos espectros votam em Lula. Uns segmentos mais, outros menos. Veganos, Lgbt bichos grilos e demais espécimes zoológicos votam também. Ou será que se o Lula escorregar na cartilha do correto falar vão votar no sociopata? Não vão. Por outro lado, além de algumas zelites, o que as pesquisas mostram é apoio esmagador de povão. Lula veio do povão e se identificam mutuamente. Fazer o Lula danças minueto é fazer aquele jogador que joga prá torcida, mas não marca gol.

    Responda
  2. LUTHERO MAYNARD

    Como de hábito, Mariliz Pereira Jorge nos oferece uma análise inteligente e perspicaz. Se Lula, contrariando os próprios instintos, for guiado por veganos, ativistas identitários e outros chatos politicamente corretos, vai perder votos. Para continuar liderando e ganhar as eleições Lula deve ser Lula e ponto final.

    Responda
  3. Marco A Moreira

    Mais um excelente artigo dessa colunista. Foi precisa. Parabéns!!!

    Responda
  4. marcio tulio viana

    Observação fina e provavelmente mais importante do que parece

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Marilúcida e colegas, acabei voltando por ter lido duas pavorotícias: (a)as ações de regularização fundiária baseadas no o cadastro ambiental rural estão próximas de zero; (b)as ações de remoção de garimpos em terras indígenas estão, igual e convenientemente, reduzidas a nada, por ausência de cooperação e esvaziamento institucional. E neguinho subestimando riscos pré e eleitorais. Não dá pra ficar criticando Lula e perdendo tempo; gente inteligente, tipo o Josias e o Joel, chutando canela do PT.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Em 1946, falando sobre os nazistas, Theodor Adorno escreveu que "eles e seus seguidores se excitam com a ideia de ruina inevitável, sem sequer diferenciar claramente entre a destruição dos seus inimigos e a de si próprios". Pois é.

    2. Ricardo Botto

      É Marcos, do jeito que a coisa anda e com os odores oriundos de Hades emprestando o país, só nos resta o esperança de que a manada "do bem" morra de rir depois que eles ganharem a uma eleição perdida. De novo! O tipo de gente que estamos combatendo já foi definida por Theodor Adorno em 1946.

  6. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Pois é, vai dar certinho... Eles não entenderam nada, não é possível

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Mariluz, querida, só sei dizer que estou cansado. Da barbárie e do comedimento. Tem que passar rápido esse momento final lazarento, porque não há quem aguente o compasso de espera. Em compasso de refrega, com neguinho fazendo, a compasso, a marcação da boca de cena. Tá chato e tóchico pacarái.

    Responda
  8. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Discutir economia, desemprego, endividamento das famílias nada. Participar de sabatinas e confirmar debates por enquanto também nada.

    Responda
  9. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Discutir economia, desemprego, endividamento das famílias nada. Participar de sabatinas e confirmar debates por enquanto também nada.

    Responda
  10. Matheus de Magalhães Battistoni

    Bolsonaro não se curva à paranóia censora da esquerda caviar. É muito mais libertário que o Psol, um partido cheio de inquisidores cretinos, que decretam o banimento de palavras. Agora tesão é uma palavra-crime contra as frigidas! Cadê a noção do ridículo?

    Responda
  11. ADONAY ANTHONY EVANS

    Quem é esse cara falando indígena e escravizado? Por pouco não o forçam a falar gentio, ameríndio. Em 02 foi Lula Paz e Amor, Lulalight. Deu certo. Agora, réfem dos b-grilos pode virar o Lulapodearroz. Como elemento complicador temos a patroa, socióloga. Imagina lições de Derrida ao cair da tarde, justo na hora da branquinha mandada de Minas. Semana passada a Folha falou da Elisabeth Roudinesco, prá quem esse negócio de identitarismo sabota as grandes lutas e leva de volta às tribos

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caríssimo. Enquanto discutimos se anjo é gênero neutro, os demônios Bozofrênicos vão tratorando tudinho que vêem pela frente, e até o que não vêem. Daqui a pouco, botam aceçores do Jjjeegues na campanha.

    2. CARLOS TARDIVO

      O marido da Janja não toma "branquinha" há muito tempo só uísque 20 anos e Viagra.....

  12. RICARDO BATISTA

    Tiozão do ZAP gente boa foi uma boa sacada. Bolsonaro já percebeu que ser "autêntico", mesmo falando tolices, lhe traz mais benefícios do que perdas. Para quem gosta dele, é meio teflon, meio Dercy Gonçalves. Interessante que Lula também sempre foi muito autêntico. É importante demonstrar respeito, mas precisa tomar cuidado para não ficar pasteurizado demais. É a primeira vez que vai enfrentar um político que, assim como ele, consegue se passar como "homem do povo".

    Responda
    1. Flavio Colker

      O mais obsceno é que Bolsonaro não é popular com o povo.. ele é o homem da elite, dos ricos, dos filhos de ricos que estudam em universidade estrangeira. Suas atitudes fétidas são populares com os empresarios, os banqueiros. Essa é a tragédia brasileira: a elite não presta.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bom comentário