Opinião > A reforma trabalhista na Espanha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jose Renato Monteiro

    A Espanha está dando um tiro certeiro, ferindo de morte, a sua competitividade e produtividade. Ela não é uma ilha no mundo atual, cibernético e com economias inovadoras e produtivas. Ao tentar privilegiar os funcionários locais vai exportar os empregos aos países seus competidores. Não aprovaram uma reforma trabalhista, contrataram o fim do emprego.

    Responda
  2. Carlos Simaozinho

    Tá mais do que na hora de a população resgatar seus direitos trabalhistas "esbulhados" por governos neoliberais, beneficiando somente o lado mais forte, fazendo com que se aumente ainda mais o fosso que separa os ricos dos pobres. E estancar o crescimento de subempregos disfarçados de trabalho autônomo, que só faz gerar uma quantidade enorme de trabalhadores que não conseguirão se aposentar, futuramente...

    Responda
  3. Carlos Maurício

    O frau dador je gues deve estar tendo pesadelos com isso...

    Responda
  4. Adailton Alves Barbosa

    - Excelente coluna, o que mostra que nossa mini reforma precisa ser revista e possivelmente aperfeiçoada.

    Responda
  5. Eloisa Giancoli Tironi

    Ótimos os comentários de Marco Túlio Viana e de Marcos Benassi. Espero que o exemplo espanhol se espalhe pelo mundo inteiro. Fomos assolados por uma onda de neo- liberalismo, que só serviu para empobrecer as populações.

    Responda
  6. ALEXANDRE ALVES

    O que economistas liberais têm enorme dificuldade de entender e aceitar, por uma questão de egoísmo mesmo, é que medidas como essas tornam a economia mais forte. No curto prazo, medidas liberais de flexibilização das relações de trabalho geram um ganho às entidades empresariais, pois reduzem custos e aumentam margem de lucro. No médio e longo prazo, no entanto, enfraquecem a economia pelo simples fato de haver uma redução do poder aquisitivo do trabalhador/consumidor.

    Responda
  7. marcio tulio viana

    Um grande exemplo para o nosso futuro.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    É um passo enorme em direção à civilidade nas relações entre concidadãos, diminuindo a assimetria entre as partes e a vulnerabilidade do trabalhador em relação ao capital empregador. Um exemplo a ser cuidadosamente estudado ao fim da Era Bozozóica.

    Responda
    1. raimundo campos

      Era Bozozóica. Adorei! 

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.