Juliano Spyer > Homeschooling: Que Deus tenha misericórdia de nós! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cassio Tonsig

    "Que Deus tenha misericórdia de nós!" Deputado, líder do mundo evangélico, Eduardo Cunha.

    Responda
  2. Maria Lopes

    É sabido - mas os jornais, tipo Folha, Estadao e todos os demais - nao dizem sempre com todas as letras, que Guedes tem Fundos que investem em instituicoes de ensino; que sua irma é dirigente de uma empresa/associaçao dessa área também. O homeschooling é coisade famílias muito ricas, ou de intelectuais que podem se dar ao luxo de educar filhos super dotados. A maioria da populacao precisa de escolas de tempo integral, como há em países que investem em educacao, onde alunos podem até almocar lá.

    Responda
    1. Maria Lopes

      ...mal, se aliaram ao pior, mas estáo longe dos crimes diários e da impunidade atual. Quando houver a possibilidade de ir às ruas pela democracia e o Estado de Direito, irei. Por enquanto, manifesto minhas opiniões aqui e onde possível. Repudio todos que a esta altura dos acontecimentos ainda nao entenderam onde mora o maior perigo. Alguns por covardia, alguns por vaidade, outros por conveniência. Os que têm condiçoes de estarem aqui lendo, nao têm a desculpa da ignorância.

    2. Maria Lopes

      Da. Marisa, interessante a linguagem que usou para descrever minha rejeição ao um presidente que é associado a milicianos e a armas: caçadora. Freud explica. Para informacao, nao sou -ista de nada, defendo o estado de Direito, a lei para todos, o devido processo legal. Repudio quem justifica seu voto e comentários passados (seu nome nao é comum e lembro bem) e talvez o voto futuro, colocando par a par um desiquilibrado que aparelha tudo que pode com as piores pessoas com outros que governaram...

    3. Marisa Coan

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Marisa Coan

      Maria Lopes, " a caçadora de bolsonaristas ". Aproveito o espaço aqui p/ responder um comentário sobre " O tribunal dos povos ", ou coisa q. o valha. É evidente que entendi q é simbólico e por esta razão, não haverá, caso bozo seja condenado, uma pena a cumprir c/o por exemplo cadeia ou q seja q vc desejasse. Por esta razão, debochei de algo que se propõe a julgar, mas que não penaliza de fato, e foi isso que eu quis dizer, e q vc teve dificuldade de entender.

    5. Marisa Coan

      Maria Lopes, aproveito seu espaço para responder sobre as drogas. Naturalmente não é simplesinho, não se resolve segurando os filhos em casa, nem tenho eu solução mágica. Só mencionei que as pessoas talvez por experiências passadas, informações da região onde moram, etc, eventualmente considerem não enviar os filhos à escola por esta razão, que seria uma entre tantas outras.

  3. Alberto Rodrigues da Silva Junior

    O Brasil não está preparado para tal adaptação e/ou evolução... Sejamos realistas!!!

    Responda
  4. Luiz Candido Borges

    O autor, como sempre, apresenta os evangélicos como pessoas maravilhosas, é notável que ele só apresente o "lado bom" do movimento, como se esta proposta absurda tivesse pouco ou nada a ver com estes. Mas pelo menos trouxe ao debate um detalhe interessante, a possibilidade de ensino à distância fabricado por particulares ou mesmo instituições consideradas respeitáveis como a Mackenzie: não seria exatamente um ensino feito pelos pais, mas escolas informais para fabricação em massa de fanáticos.

    Responda
  5. Felipe Macedo

    produção de gado em larga escala

    Responda
  6. Carlos Maurício

    É a tentativa de criação de gado caseiro...

    Responda
    1. Marisa Coan

      Ainda sobre drogas. De fato, Paul, nem todas as escolas têm drogas circulando, mas muitas outras têm. Então...

    2. Marisa Coan

      eduardo, no cercadinho do palácio, que vc parece conhecer muito bem, nunca estive. É bom lá? Agora na vida real, se vc não gosta de viver no éter onde tudo se desmancha no ar, seria bom, a despeito de suas ideologias cair na realidade. Tudo o que escrevi faz parte da realidade de escolas, pais e alunos, não só no Brasil, mas mundo afora. Sendo assim, tenho pena de vcs, que p/ fazerem prevalecer ideologias, mascaram a realidade. E um recado, não subestimem a inteligência alheia.

    3. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Disse tudo, Paulo. A coan resume a vida escolar apenas ao que ouve no cerca dinho do planalto.

    4. Marisa Coan

      Respondendo ao seu comentário abaixo do que postei sobre drogas. Afinal, onde vive vc, Paul, em que país, cidade ou planeta? Não sabe que tra ficantes desde sempre introduzem dro gas para as crianças, seja na periferia, seja em colégios muito bem pagos? Ou vc é tão ingênuo que não sabe disso? Ou então é o gado a que se refere dia e noite, e não descobriu ainda?

  7. Paloma Fonseca

    Eu particularmente não sou favorável ao ensino domiciliar, mil vezes uma escola pública plural e laica do que um ensino que reforça valores e convicções da família e de um grupo social, sem permitir interação na diversidade. A Mirian Goldenberg trata em sua coluna do grau de confiança entre as pessoas no Brasil, é o mais baixo na América Latina! A igreja e as forças armadas são as instituições nas quais os latinos mais confiam, bem acima dos partidos políticos.

    Responda
  8. Ana Brasil

    Não é uma prática para todos. Nos EUA também não é. O que interessa é regulamentar e deixar livre quem quiser fazê-lo, quem não quiser siga mandando seus filhos para escola e ponto. Tratam a pauta como se ela fosse mandatória. E a maior parte dos críticos aqui manda/mandou seus filhos para escolas particulares aqui de SP, pagando R$ 3.000 na mensalidade. Aí é fácil defender a escola pública para os indefesos.

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      Discordo! Isso não pode ser escolha dos pais que, em geral, não têm a menor competência pedagógica pra tomar esse tipo de decisão. Assim como não pode ser escolha dos pais "escolher" se vai levar o filho no médico, tomar vacina, ou trazer o curandeiro em casa.

  9. Filipo Studzinski Perotto

    Excelente texto, um alerta fundamental. Contrasta com outro texo do pseudo-intelectual beltrãozinho, também publicado na folha. Estamos diante de um verdadeiro perigo. A educação é republicana, e não sectária!

    Responda
  10. Amabile Zavattini

    Acredito que muita disso seja apenas a boa e velh questão econômica: dá muito mais gasto e trabalho criar novas escolas públicas, qualificar os professores, preparar planos de ensino etc. Muito mais simples jogar a responsabilidade no colo da população. Mas perde-se muito com isso, obviamente. A escola não é um ambiente perfeito, mas só o convívio social já vale muito.

    Responda
  11. HARRY RUTZEN JUNIOR

    Creio que o ensino domiciliar, em tese, teria melhor resultado didático para o aluno tendo em vista estar 100% focado no assunto. Porém, a perda em termos sociais seria muito grande. O convívio social é essencial para o crescimento humano. Aprender a respeitar normas, amigos e superiores é fundamental para viver em uma sociedade mais justa e plural.

    Responda
    1. Bira Scutari

      Ia dizer exatamente o que a Maria Lopes disse, quase infartamos aqui em casa com apenas uma filha pré adolescente, em uma escola que proveu recursos tecnológicos, apoio em TI, material didático etc, etc, imaginem pais com mais de um filho e que fiquem ausentes por necessidade e econômica? O que será destas crianças???

    2. Maria Lopes

      Qem vc imagina que estaria com o aluno focado assim - tivemos os exemplo durante a pandemia; mesmo tendo internet e computador, que poucos tiveram. Explique sua visão para os mor/tais aqui.

  12. Nelson de Paula

    Parece preparar as novas gerações para o passado. Das tribos.

    Responda
  13. Carla C Oliveira

    Esse é um projeto de retorno à Idade Média.

    Responda
  14. santiago fernando maya

    Por favor, não assassinem o português! Homeschooling é uma palavra que não pertence à língua portuguesa e mal podia ser publicado, pior em inglês como se fosse parte do nossa língua e menos ainda por um jornal como a Folha. Custa colocar ensino domiciliar? qual é o grau de sofisticação que se obtém, tentado destruir a própria língua? Parece que tem uma onda de anglicanismos (chamemos de substituição abusiva de palavras ) para não chamar de anglicanismo. É mais chique? É o complexo de vira lata

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Exatamente. Ensino domiciliar já é ruim o suficiente. Para que ainda ser em inglês? A onda é destruir todos os nossos bens: língua, unidade nacional, florestas, universidades, culturas, meio ambiente, etc. Assim, fica mais interessante para o mercado comprar tudo na bacia das almas.

  15. Amarildo Caetano

    Em um país em que grande parte da população ë analfabeta funcional ,quem vai ensinar as crianças ? Pagar professor a maioria não pode.

    Responda
  16. Marisa Coan

    Vc esqueceu do principal motivo que pode levar pais a optarem por este ensino, as drogas.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Marisa, nem toda escola tem drogas e mesmo que tenha nem todo estudante cai nessa furada. É mais fácil encontrar droga com o vizinho que na escola, onde tem gente olhando.

    2. Maria Lopes

      Como os pais protegeriam os filhos em casa, em sua visão - pais trabalham, imagino. Os filhos ficariam trancados, ou nao teriam amigos. Simplesinho nao é mesmo.

    3. Marisa Coan

      Que bom, Geraldo, muito bom mesmo! Acontece que nem todas as cidades e escolas são iguais a estas onde suas filhas estudaram. Mas se tem dúvidas do que escrevi é só pesquisar na internet ou com conhecidos, amigos, parentes, etc.

    4. GERALDO GALVAO FILHO

      Três das minhas filhas estudaram em escolas públicas, se formaram em faculdade pública, e nenhuma delas teve contato com drogas, e nunca fumaram.

    5. Marisa Coan

      Aos 2 leitores abaixo. parece que vcs não vivem no Brasil e neste planeta. Onde vivem vcs? As escolas, seja na periferia, seja no melhor colégio particular da cidade, são locais de iniciação. Não se façam de ingênuos, ou será que são de fato? ;

    6. Pedro Farias Braga

      Não entendi a relação entre escola e drogas.

    7. Carlos Maurício

      O que tem a ver drogas com ensino ?

  17. MALCOM RODRIGUES

    'A religião é a neurose obsessiva universal da humanidade' (Freud)

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.