Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amarildo Caetano

    E pensar que o louco que temos na presidência quer armar o povo .

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      quer armar? ja está armando desde que ocupou o assento presidencial ! as vendas explodi ram idem os tais clubes de tiro

  2. Marcos Benassi

    Óia, querida Dona Lúcia, não tem conversa: tivera eu sido educado em Zurique ou Lausane, ia ter que jogar fora o dinheiro de papai. Não tem como não chamar esse bando de lazarentos daquilo que eles são. Bando de sssaafados Milhos da Juta. Ainda bem que sou mesmo é um caipira grosso e inculto, não dá nada. E o Bozofrenistão caminha pro mesmo abismo da Terra plana, é só ficarmos ensebando com terceiro-viadismo: ou esse povo se liga do risco ou nós o teremos exponencialmente aumentado. Socorro!

    Responda
    1. Paulo Azevedo

      Socorro mesmo. Do jeito que o país vai, esses massacres começarão aqui também, sem contarmos com os que a "polícia" já faz todos os dias. Maldito Golpe de 64.

  3. Helena Mello

    Excelente texto!

    Responda
  4. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Se você quiser saber o que o New York Times pensa sobre qualquer assunto, leia Lúcia Guimarães.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Na-na-ni-na, bobinho: quem quiser saber o que a Fox news *não pensa*, deve lê-la. E quem for lelé, evitá-la.

  5. Antonio Ferreira de Castilho

    Assim caminha o Brasil!

    Responda
  6. Otto Cabral Mendes Filho

    Deus só ama a violência, as armas e o dinheiro irmãos!

    Responda
  7. raymundo de oliveira reis neto

    Parabéns pelo oportuno artigo. Crescemos em um país dominado por enlatados que nos ensinam que um homem cheio de amor no coração pode matar trezentas pessoas com armas espetaculares porque, afinal, só mata pessoas ruins. Todos nós devemos nos responsabilizar por esse triste caminho de imitação.

    Responda
  8. Carla C Oliveira

    E no Brasil, Bolsonaro quer fazer a mesma coisa, liberar armas para aumentar as chacinas.

    Responda
  9. Eliane Morosini

    Esses republicanos não estão preocupados em defender a vida de ninguém, mas somente e em controlar os corpos e a liberdade das mulheres. Interesse pela vida passou longe! E muitos brasileiros adoram isso…

    Responda
  10. Marcelo Alvarez Ghibu

    Nos EUA vc abre uma conta num banco e ganha de brinde um fuzil. Vai numa farmácia, compra uma aspirina e ganha de presente uma pistola. Impressiona como alguns congressistas vendem suas almas tão facilmente ao lobby das armas. Pior, de quebra, querem naturalizar esses massacres, incorporando-os na nossa rotina do dia a dia. Querem criar uma sociedade macabra, trevosa, repleta de seguidores de um deus grotesco que se regozija com sangue de crianças mortas. Urge um basta nessa política insana.

    Responda
  11. Marcelo Alvarez Ghibu

    Nos EUA vc abre uma conta num banco e ganha de brinde um fuzil. Vai numa farmácia compra uma aspirina e ganha de presente uma pistola. Impressiona como alguns congressistas suas almas tão facilmente ao lobby das armas. Pior, de quebra, querem naturalizar esses massacres, incorporando-os na nossa rotina do dia a dia. Querem criar uma sociedade macabra, trevosa, repleta de seguidores de um deus grotesco que se regozija com sangue de crianças mortas. Urge um basta nessa política insana.

    Responda
  12. Alexandre Pereira

    Lamentável incidente, mas a argumentação é vaga e a análise pobre, pois se detém em um único aspecto da questão. Simplesmente navegar com a argumentação de parte da imprensa americana pode ser conveniente, mas não é uma boa opção. No Brasil o porte é restrito, vamos fazer o exercício mórbido de comparar o número de mortos? Contar sargentos meliantes atirando em McDonalds?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      É camarada Marcus, manter o status quo de um estado perdulário e da turma Leblon/Jardins custa vidas. Para variar, outros sujam as mãos pelos oligarcas de plantão. Mas manter a narrativa é mais fácil, assim como se encher de drogas e rebolar no pancadão. Segue o baile, todos inocentes.

    2. Marcos Benassi

      Passa paninho, passa... Aqui, a polícia faz a maior parte do serviço - ainda. mas a gente chega lá, é só ficar marcando touca.

    3. Alexandre Pereira

      Ok Marcelo, o montante realmente faz diferença para quem foi morto. Prefere considerar a chacina anual, bimestral ou instantânea? Ok.

    4. Alexandre Pereira

      Emília, gaste um pouco mis de tempo com os números. O evento foi trágico, mas estatisticamente irrelevante frente ao número de armas e pessoas citado. Quanto a desarmar, lunáticos não respeitam as leis.

    5. Emilia Amoedo

      A argumentação não é vaga nem pobre. O fato do Brasil ter um número absurdo de mortes se dá por outros fatores, inclusive pelo fato de termos sido o último país a abolir a escravidão, o que deixou milhões de pessoas na miséria (e me refiro a todo o tipo de miséria) e nossa moral coletiva em aceitar "coronéis". Qto ao sargento bandido, o que deveria ser feito é tirar o direito de qualquer pessoa andar armada. Só deveria portar armas policiais durante o horário de trabalho e com câmeras ligadas.

    6. Marcelo Alvarez Ghibu

      Prezado Pereira. A FSP é um jornal de grande circulação. Portanto o que escrevemos tem grande peso. Pesquise a diferença que existe entre acidente, incidente e chacina.

  13. MARCIA GOMES

    Quanta lucidez nesse título: a hipocrisia escancarada.

    Responda
  14. jose borges

    Excepcional aula de jornalismo. Lucidez e clareza. O que faz a importância de um jornal são os jornalistas. Para ficar em 3 - Janio de Freitas , Lúcia Guimarães e Cristina Serra. Que se multipliquem .

    Responda
    1. Joao Cellos

      Reinaldo Azevedo!!!

    2. Cleuza Maria Lopes Simplicio

      Acrescentou: Bruno Boghossiam, Celso Barros,Elio Gaspari,Gregorio Duvivier, Conrado H. Mendes Mariliz,Tati e Antônio pirata

    3. Cleuza Maria Lopes Simplicio

      Acrescentou: Bruno Boghossiam, Celso Barros,Elio Gaspari,Gregorio Duvivier, Conrado H. Mendes Mariliz,Tati e Antônio pirata

  15. Adriana Mara de Moura e Souza

    E o argumento fraco da esquerdista caviar que deleita-se do capitalismo americano ainda engana muito alienado por aqui!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mata, mata mata! Caviar! Esquerdozóide! Hahahahah!

    2. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

      Faz assim ga do mu gi dor: explica com argumentos , fatos e idéias o que esta errado na matéria. Para de mugir de mi mi mi. Vc é alienada total, massa de manobra, como se nora pelos seus comentários. Mu uu uu

    3. Antonio Carlos Antonio Carlos

      E qual seria o seu argumento, cara patriota?

  16. Adriana Mara de Moura e Souza

    Temos ai mais uma vez a esquerdista caviar que vive nos EUA e critica o capitalismo. Avisa para ela que quem é contra o aborto também a a favor da vida com a defesa pessoal com armas. O psicopata que fez este ataque, o faria com qualquer arma! E comprou uma a dois dias atrás. Argumento para teleguiados!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Teleguiados! Psicótico! Viva TrAmp, viva! Mata, mata e derruba a mata! Incorrigível salMoura...

    2. Eliane Morosini

      Incrível ter que te explicar isso, mas o farei: qdo um país facilita o acesso a amas ele facilita sim a execução. Não basta querer matar uma galera de uma só vez, é preciso SIM ter acesso a armas que facilitem isso! Acorda minion

    3. DANIELA Krause

      Eu prefiro viver em um mundo que os psicopatas tenham mais dificuldade de comprar um rifle... E que as pessoas tenham direito à escloa e saúde em vez de terem direito a se "defenderem". Aspas porque quem sabe um pouco de psicanálise sabe que essa coisa de querer ter armas nao tem nada a ver com defesa.

    4. DANIELA Krause

      Pessoalzinho contra o aborto só se preocupa com a vida dos outros até eles nascerem. Depois, é só com a própria. Sai da bolhinha do telegram, vai estudar e tentar entender porque colocar armas sem controle na mao de qualquer um tem como resultado isso aí.

    5. DANIELA Krause

      Se ele só tivesse uma faca de cozinha ia ser mais dificil matar mais que um. Lucia Guimaraes esquerdista? Comentário sem noção nenhuma da realidade. O problema da direita aqui não é ser de direita, é ser mal preparada e mal informada.

    6. FERNANDO SCAVONE

      Jorge, se a tal senhora é sua, por favor, leve embora para casa...

    7. Jorge Alves

      21 crianças foram mortas de forma cruel, tenha um pouco de humanidade, minha senhora!

  17. Matheus Lourenço

    Análise muito pertinente. Lembrou-me das crianças retratadas no filme "The Florida Project", que mostra muito bem o descaso da nação mais poderosa do mundo para com suas crianças, em especial as marginalizadas, depois de nascidas. Para essas pessoas, não somos cidadãos, somos apenas consumidores.

    Responda
  18. Matheus Lourenço

    Muito bom!

    Responda
  19. Flávio Guilherme

    E aqui é diferente? Temos os "liberais na economia e conservadores nos costumes", que, além de tudo, não perdem a chance de colocar Deus no meio de seus desvarios.

    Responda
  20. Robson Simões

    Republicanos e democratas. A indústria bélica americana tem os dois partidos no bolso.

    Responda
  21. Raymundo De Lima

    Excelente análise da Lucia. Apenas para reforçar: A cultura norte-americana é sociopata, pró-armas, armas como fetiche. Há uma cumplicidade desta cultura pró-armas com a indústria/comércio bélico dos EUA. 70% acredita que ter armas em casa, andar armado com qualquer tipo de arma, usá-las, é um direito, “liberdade de expressão”, etc. Direito p/ doidos[psicóticos], perversos e psicopatas. O cristianismo naquele país substitui “amai-vos uns aos outros” por “ARmai-vos todos”. Esta mentalidade perve

    Responda