Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilberto Simão

    É lamentável que, ainda hoje, haja necessidade de ação judicial para uma empresa tomar iniciativas a favor da diversidade. Tais iniciativas deveriam ser vistas como óbvias no contexto empresarial.

    Responda
  2. Jorge Rodrigues

    Nas fotos dos times de basquete masculino da NBA e das equipes de velocistas da Jamaica praticamente só há negros. Eles são selecionados usando critérios meritocráticos. Acredito que a XP faça exatamente a mesma coisa na seleção de seus funcionários. Em nenhum dos dois casos há racismo.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Continue acreditando, quen save um dia enxergue.

    2. Aytel Fonseca

      Essa sua argumentação, extremamente rasa, comprova zero conhecimento sobre o processo de construção da sociedade brasileira, marcado pela exclusão sistemática dos negros. Ou é pura maldade mesmo.

    3. Onofre Hermano

      Está bastante desinformado sobre basquete hein amigão! A analogia que tentou utilizar, no mínimo, é mal intencionada

  3. Otto Cabral Mendes Filho

    Xp é picaretagem nazista

    Responda
  4. Klaus Serra

    Sou a favor da inclusão de negros e de mulheres, diversidade é certamente algo positivo, sabemos disso, mas uma empresa privada ser processada por causa de uma foto? Existe alguma lei que obrigue empresas privadas a terem "cotas" de negros e de mulheres, por exemplo? E logo vão processar empresas por não exibirem explicitamente funcionários LGBTQI+ também. Saudade dos anos 90.

    Responda
    1. Aytel Fonseca

      Se não existe a lei, deveria existir.

    2. Juan Valdomero

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Hamilton Magalhaes

      A foto diz muito.

    4. ANDRE BARRETO

      Volta para lá.

  5. vicente oliveira

    È a boiada bozzolina , todos brancos e racistas da direita retrogada .

    Responda
  6. Leonilda Pereira Simoes

    Não é a primeira vez que o assunto traz comentários "engraçadinhos". A empresa só se ligou agora e vai procurar promover diversidade. Quantas outras não tem nem 1% de funcionários negros e não estão nem aí para mudar a situação. Se os leitores brancos soubessem os dramas de quem pocura emprego e não consegue por causa da cor da pele, não fariam "gracinhas" com o assunto. Parece ser pedir demais.

    Responda
  7. Luciano Ferreira Gabriel

    A ação cível pública por danos morais coletivos a partir de uma foto mostra as deturpações da Igreja Tribalista dos Últimos Dias. Qual foi o crime?Conforme foi reconhecido,inclusive,pela parte autora, a empresa já desenvolve ações para promoção de equidade e inclusão quanto a raça, gênero e orientação sexual,idade e de pessoas com deficiência, em uma cidade 82% de brancos, 8% de pardos, 8% de pretos e 2% de amarelos. Desigualdades são combatidas com políticas públicas baseada em evidências.

    Responda
    1. Fabiano Meirelis Belem

      Mas de que cidade o senhor está falando? Quais as fontes para uma afirmação como essa?

  8. Everton Maciel

    eu mandaria pra cadeia só pelo uso de sapatenis.

    Responda
    1. Lucas Lima

      Mocassim sem meia devia dar prisão perpétua.

  9. Paulo César Santos

    No interior do Capitalismo Brasileiro, a cor que se apresenta como predominante, é a branca. A incoerência da XP Investimentos é ter adotado equipe branca de colaboradores e receber, porém, recursos de clientes pretos e pardos para aplicação no Mercado. É a contradição da contradição.

    Responda
  10. Luiz Bellinati

    Impressionante: Vejo e revejo a foto e fico horrorizado..... Não há negros, uma ou outra mulher, não há idosos, nenhum portador de necessidades especiais.... Pior do que a foto só as vozes que reverberam sem parar esta sociedade doentia, profundamente desigual e absurdamente racista....

    Responda
  11. NIVALDO NUNES OLIVEIRA

    Gozado! Só vejo latinos nessa foto. Acho que os brancos também deveriam protestar!

    Responda
  12. patricia samora

    Sou socialmente branca (pois fora do Brasil certamente sou latina, não branca) e tenho vergonha dos comentários racistas postados nessa matéria. A sociedade brasileira é racista sim e tem uma dívida enorme com afrodescendentes e indígenas. Tenho nojo e vergonha desse racismo disfarçado de opinião. E viva a Educafro, que faz um trabalho fundamental para o fim do racismo estrutural.

    Responda
    1. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Parei de ler em "dívida"...

  13. Benedito Claudio Pacifico

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Beckenbauer Simas

      Morda suas costas, indignadinho!

  14. Rômulo Violante

    Infelizmente ainda estamos distantes de uma sociedade brasileira consciente do seu passado escravocrata (extremamente recente) e das cicatrizes naqueles que sofreram com o período. A educação dos brancos sobre o tema passa não somente pela escola formal, mas também pela ética, pela moral, pela empatia pelos outros e consciência social. E inclusão não se trata de benevolência, o que parte dos brancos da foto deve se atribuir. Vão se achar "legais" em terem colegas negros no escritório!

    Responda
  15. Barbarella Duran

    Lembro ao comentário abaixo. Os orientais e árabes não foram retirados à força de seus países e obrigados a trabalhar até morrer. Seus descendentes foram libertados sem indenização, além de sufocados na sociedade. Chegou a hora da reparação histórica. Simples assim.

    Responda
  16. W Magrao

    Estranho, nada impede dr orientais, arabes, entre outros, seguirem por esse mesmo caminho. Politicas de reducao de desigualdade sao fundamentais, mas ta ficando estranho como isso esta sendo direcionado.

    Responda
  17. FRANCISCO PUCCI

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Lara Felix Pinheiro

      Dá uma lidinha em racismo estrutural e vc vai entender melhor a questão. Há sim problemas quando vemos empresas que só tem no seu quadro pessoas brancas e homens, não é um caso de capacidade da equipe, é só olhar os percentuais de mulheres e negros no Brasil. É uma escolha deliberada motivada por racismo estrutural e patriarcado. Entendo que num primeiro momento seja dificil entender isso, por isso te sugeri ler um pouco sobre o tema... acredito que vc vai entender perfeitamente a questão.

  18. Glauber Carneiro Lorenzini

    Uma foto dessas em pleno século XXI deveria ser motivo de vergonha. Massssss... Estamos na Bozolândia, em plena era Bozo, e é de se assumir que em regra é bom ser homem branco e formalmente educado no contexto... Os outros que se lasquem. É a meritocracia do mercado, né? Liberdade para tratorar os desfavorecidos e minorias... Viva Bozo!

    Responda
    1. Glauber Carneiro Lorenzini

      Sr. Tenente Coronel Luiz Alves, por que não estou surpreso com o seu comentário? Parece que há acerto nos alarmes de cooptação política das Polícias Militares, ou o senhor não teria se doído e se dado ao trabalho de vir aqui fazer manifestação política e defender o seu presidente. Pergunto se em caso de tentativa de golpe o senhor vai pegar em armas para defender a Institucionalidade ou o seu político de estimação?

    2. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Me diga como vc pode ser tão gênio assim.. conseguiu culpar o presidente pela foto. Vá se tratar. Aí que parece pra vc, esse problema apareceu no Brasil agora....

  19. Leonilda Pereira Simoes

    A alienação dos brancos em relação à falta de diversidade nas empresas é flagrante. A maioria parece que nem sequer nota que não existem funcionários negros ao seu lado. E nem ligam. São indiferentes a tudo que não lhes diga respeito. Não se preocupam com a injustiça que isso significa. Boa parte é eleitora do pr no poder.

    Responda
  20. Leonilda Pereira Simoes

    Uma questão tão séria e alguém faz gracinha sobre o assunto. O que interessaria nesta foto senão o preconceito escancarado de uma entre várias empresas que não se dão ao trabalho de analisar o perfil de pessoas negras. De não terem políticas de integração, de respeito à diversidade. Quem faz graça nunca pensou um minuto o que é ser negro no Brasil, gente alienada e sem noção nenhuma de nada, nem de humanidade.

    Responda
  21. Norton Moreira

    Percebi que quase todos os homens usam barba. Não sei se seria o caso de ampliar a tese da falta de diversidade. As vezes acho que estamos deixando de olhar para o que interessa.

    Responda
    1. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Pois é. Vamos brigar para colocar homens sem barba também.

  22. Joás Santiago Silva

    A XP diz que já elabora e desenvolve ações para promoção de equidade e inclusão. Imagine, nossa senhora, se não fizesse isso. Na verdade, sem essa elaboração e desenvolvimento, o cenário possível seria uma foto impublicável devido a tamanha barbárie que estaria representada. Grotesco e inacreditável o tamanho da hipocrisia.

    Responda
  23. Gildázio Garcia

    Estou professor na Educafro, em Ipatinga-MG, desde 2009, e, apesar das dificuldades e carências, em todos esses anos conseguimos abrir as portas de alguma Universidade Federal para alguns alunos. Parabéns Frei David!

    Responda
    1. patricia samora

      Parabéns a você, à toda a Educafro e viva a força do Frei Davi!