Comentários para:

O voto útil

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    o ocorrido recentemente na frança (e mais longevo tambem na alemanha) desmentem a peroraçao do colunista; faz-se nao so util como urgente afastar pela arma legitima e insti tucional do voto estas gentes milicianas do poder para começo de estoria desestressar o pais e voltar a governa-lo - se possivel e preferivel no primeiro turno

    Responda
  2. Carlos Marques

    Você está certo, Sr. Hélio. Mas como não existem verdades absolutas neste caso aqui há uma nuance que foge a regra: Se não garantir a vitória ao Lula no primeiro turno, poderemos ter 30 dias de quebra quebra provocado pela milicia bolso-xiita. Boa probabilidade da qual temos que nos afastar.

    Responda
  3. Carlos Marques

    Você está certo, Sr. Hélio. Mas como não existem verdades absolutas neste caso aqui há uma nuance que foge a regra: Se não garantir a vitória ao Lula no primeiro turno, poderemos ter 30 dias de quebra quebra provocado pela milicia bolso-xiita. Boa probabilidade da qual temos que nos afastar.

    Responda
  4. Juan Vera

    Não é voto útil, é voto necessário no primeiro turno para nosso pais retornar rapidamente institucionalmente, ainda que pouco a pouco, a verdadeira normalidade, mudando completamente o que é hoje aceito como normal, onde todos os "miso" aparecem, são festejados, e utilizados para justificar as atitudes anti-humanidade praticadas hoje como normais.

    Responda
  5. Felipe Vieira

    Que consigamos tirar Bolsonaro logo no primeiro turno, para minimizar a possibilidade de golpe. Seus financiadores não aceitariam implodir a eleição de milhares de ativos em um primeiro turno de eleições gerais. Agora, no segundo turno, tudo pode acontecer.

    Responda
  6. wilson kfouri

    Para derrotar o miliciano psicopata genocida que levou o país ao caos todas as armas são válidas. A barbárie não pode continuar sendo normalizada…

    Responda
  7. Tadêu Santos

    Ao declarar que votaria no Lula da Silva no segundo turno fui intensamente criticado por opositores, principalmente por petistas ideolocamente radicais, que argumentam acelerar a oportunidade de tirar o boZonaZi do poder, enquanto que avalio de outra forma, que como eleitor devo exercer cidadania democrática em priorizar escolhas, mesmo que seja pelos candidatos menos piores!!!

    Responda
  8. Carlos Pinheiro

    Steve Levitsky, autor de Como morrem as democracias, em entrevista à Jamil Chade, hoje, disse: Se houver chance de que o presidente vai tentar criar uma crise e dizer que houve fraude, e tentar cancelar a eleição, virar o resultado da eleição, a melhor forma de evitar isso é uma grande vitória para derrotá-lo: sessenta a quarenta por cento no primeiro turno. Isso requer que a oposição inteira - do PT à centro-direita -, se una no primeiro turno.

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      Como as Democracias morrem

  9. W Oliveira

    Votar em inúteis polarizados não torna o seu voto útil para o país. Na falta de argumentos racionais os fanáticos sempre adotam a mesma postura: desqualificar o mensageiro.

    Responda
  10. Vito Algirdas Sukys

    Os processos da história são realmente tão deterministas quanto a lei Steven Hawking de buracos negros? Os historiadores e cientistas políticos podem demonstrar os perigos do nacionalismo militante associado à ideologia nazista ou ideologia comunista para a sociedade?É bom lembrar o passado para não repeti-lo. A narrativa marxista de que a história é uma luta de classes onde triunfa o proletariado continua válida no século XXI? Melhor a democracia do que votar sob a mira de fuzil!

    Responda
  11. Vito Algirdas Sukys

    Golpes violentos contra a democracia parecem ser um processo aleatório de Poisson. Podem alimentar teorias que enxergam ciclos e dialética na história humana. Um ataque terrorista que inicia a primeira guerra leva comunistas a ocupar o poder na Rússia monarquista e os nazistas na Alemanha monarquista. Fora esses golpes a democracia pode morrer pelo enfraquecimento das instituições. Que cada um decida o melhor para o país. Defendamos a democracia pelo voto, mesmo de poder decisório ilusório.

    Responda
  12. Julio Shiogi Honjo

    E votar no Bolsonaro seria um voto inútil? Pudera se fosse só isto, mas na verdade é um voto criminoso, que transoforma empregos em suempregos e condena à fome milhões de cidadãos, que mata mais de 650 mil por pandemia, que mata inocentes em ações policiais nas comunidades populares e em abordagem na rua, que mantém privilégios de militares em detrimento dos necessitados...

    Responda
  13. José Cardoso

    Estamos cada vez mais parecidos com os EUA nas eleições presidenciais, apesar do nosso sistema pulverizado de partidos. Sempre me pareceu óbvio que o melhor candidato americano após o Obama era o Gary Johnson, que tinha experiência como governador de estado bem avaliado. Mas ganhou o Trump, seguido pela Hillary, ambos sem experiência executiva. Aqui, apesar do consenso de que o Ciro é o mais qualificado, isso não se traduz em votos nas pesquisas.

    Responda
    1. José Cardoso

      No caso do Ciro? Porque tem experiência bem sucedida de governador de estado, além de melhor preparo acadêmico. E não tem histórico de leniência com a corrupção como os 2 mais cotados.

    2. Carlos Maurício

      Porque você acha que seria mais qualificado ?

  14. Valdeci Gomes

    O movimento popular do voto útil em Lula no primeiro turno lembra a campanha pelas direta já. Uma para mandar logo a extrema direita fascista de volta ao esgoto, outra para mandar os limitarem de volta para os quartéis. Duas desgraças que se apossaram da presidência para atacar a democracia, destruir o país e levar sofrimento à população.

    Responda
  15. Fatima Marinho

    Comparar a situação política eleitoral de 1998 com 2022 é um equívoco. Situações diferentes exigem conduta diferente. Derrotar Bolsonaro no primeiro turno é mostrar claramente que a população não quer golpe,, fora Bolsonaro.

    Responda
  16. Marco A Moreira

    Existindo o segundo turno seremos defrontados com um problema ético e moral , pois os dois candidatos favoritos estão diretamente envolvidos em ações não republicanas. Um consegue unir a incompetência ao preconceito e a negociações espúrias, o outro envolvido nos desvios do Petrolão e Mensalão.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      O ex e familiares nunca tiveram a vida revistada pela PF, seu filho mais novo foi beneficiado com um patrocínio muito irregular da OI. A pergunta que faço a todos que acreditam na inocência do ex-presidente é: Existiu mensalão? Existiu Petrolão? Por favor, respondam. Ser contra o ex não significa ser a favor do atual. Aliás em 2002 votei nele, e hoje não voto mais nele e nem em quem ele apoia.

    2. Carlos Maurício

      Lula teve sua vida e dos familiares reviradas pela PF e MPF e ainda assim não acharam nenhuma prova de corrupção.

    3. Fatima Marinho

      Lula é e sempre foi inocente. Muda o discursinho de ódio, vc parece trabalhar para o Bolsonaro. Se não nada interessante a dizer sobre seu candidato, não diga nada.

    4. Bruno Martins da Costa Silva

      Marco, tomo a liberdade de apontar um problema na sua linha lógica. A "acomodação" da "base aliada" no "congresso" existe desde os anos 1970. Era realidade com FHC e Lula e segue realidade agora, com os bilhões para o orçamento secreto, alocados sem critério técnico e quase sem fiscalização. Nesse campo, todos são iguais. Bolsonaro se difere pela incompetência, balbúrdia e truculência, essas, sem iguais. Decisão difícil é entre PSDB e PT, ambos com problemas graves. Com a UDN a decisão é fácil.

  17. Lourival Araújo goncalves

    Concordo integralmente. Desde o instituto dos 2 turnos, entendo que o primeiro é o espaço do voto programático e, o segundo, do pragmático.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Prezado Lorival, no momento é o do salvático do lunático...

  18. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

    Quanta eloquência para absolutamente nada.

    Responda
  19. marcos barbosa

    Sim ,chegou a hora do voto útil .O Ciro, infelizmente não tem chances muito menos a Tentar ,só sobra o Lula e se for para arrancar esse presidente que vive do ódio ,temos o dever de votar no Lula

    Responda
  20. Marcos Benassi

    Hélio, caríssimo, que a forma como foi construído o seu raciocínio vá atrair muito tabefe - a despeito de estar evidente o ponto de vista. Todavia, essa é a questão menos importante, há um desvio conceitual grave: a agência, ou sentido de intencionalidade, pode se manifestar perfeitamente no voto chamado "útil". Não há absolutamente nada de "menor" em usar o voto para negar um mau governo, facinoroso, reduzindo o risco de sua continuidade. Isso *é agência*, e responde à urgência: ela ruge. Alto.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Seguindo na linha do útil pro bem, vejo uma outra vantagem importante de uma vitória avassaladora no primeiro turno. Dar alguns meses para o bolsonarismo estrebuchar e se preparar para entregar o governo. Serão alguns meses de transtorno, no entanto, vejo como vantagem que isso ocorra no governo do dito cujo. (Mantenho uma pergunta que já fiz aqui. Quem, e quando, entregará o aviso de despejo do dito cujo? Ordem do TSE, entregue por algum mensageiro do Congresso? Mas e se o dito cujo resistir?)

    2. FERNANDO SCAVONE

      Mais uma "sensação parcialmente infundada" .

    3. Marcos Benassi

      Meu teor foi infundado: até o momento, pouca confusão em relação ao seu posicionamento. Muito bom.

    4. Marcos Benassi

      ... *temo que a forma"...

  21. Manoel Marcilio Sanches

    Qualquer u é melhor que o ai está. Não interessa o nome do voto. O que interessa é a substituição por qualquer um inclusive aquele que está na frente das pesquisas.

    Responda
  22. Renato Alves dos Santos

    'Bora...

    Responda
  23. Jose Roberto

    Faltou mencionar o instituto que não temos e que fundamenta o argumento do autor, mas apenas na democracia real: o voto distrital puro e recall de eleitos e nomeados. Daí sim, o cidadão é chefe do representante e não o contrário tupiniquim. Começa no school board que avalia o diretor da escola, onde e como gastar e chega no ministro corrupto e no delegado do bairro violento.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      No caso do delegado violento do bairro, ele teria apoio expressivo de parte considerável da população.

  24. RICARDO BATISTA

    Com voto útil, sem voto útil, o importante é derrotar o Capitão Inútil. Melhor se fosse no primeiro turno, mas já é um alento saber que o próximo semestre será o último com essa piada de extremo mau gosto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O Capitão Feio, do Maurício de Sousa, é praticamente um Superômi perto do Bozo. E, convenhamos, se é para tirar o estrupício ameaçador, que seja no primeiro. Não é inútil chutar a Únda desse ckalhorda de imediato....

  25. João Batista Tibiriçá

    Se votar em Lula no primeiro turno é voto útil, o meu será. Mas vamos liquidar a fatura logo e acabar com essa agonia.

    Responda
  26. Cesar Medeiros

    XuartiSmen

    Responda
  27. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Segundo Sérgio Reis, se o inominável não ganhar no primeiro turno, a eleição foi roubada. Diante dessa farsa, penso que é melhor liquidar a fatura no primeiro turno. Tipo um 7x1 , humilhante.

    Responda
  28. Leonilda Pereira Simoes

    Sem voto útil e com mais de 24% dos eleitores ainda alienados com Nero, o risco de ele ir para o segundo turno e ganhar não é pequeno. Quem votar nos outros candidatos vai levar o pior pr da história ao segundo turno com chance de loucos como ele o reelegerem. É comum ir contra o voto útil em condições normais. Não quando, depois de mais de 660 mil mortes, tantos eleitores ainda pensem em apoiar sua reeleição. Vamos voltar a 2018, errar grotescamente de novo? Tem de ser frente ampla contra ele.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É exatamente o ponto, cara Leonilda: os tempos que correm são tudo, menos normais. Tenho muita saudade de quando o voto no Macaco Tião era piada: aquele Rio de janeiro está muitíssimo piorado.

  29. RODRIGO NAFTAL

    Hélio tem razão nas suas ponderações. Não faz sentido o voto útil em eleição em dois turnos. Como ponderado por Joel em sua coluna, Bolsonaro não precisa de razões lógicas para desligitimar a eleição, ou para justificar um golpe. Se JB obtiver a suposta virada no segundo turno, o que eu não acredito, é porque falhamos e muito como sociedade. A responsabilidade não é de quem votou em um terceiro candidato no primeiro turno, mas sim quem optou pela tragédia no segundo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Muita gentileza prezado Rodrigo: Não creio que o momento aceite tanta delicadeza e reflexão.

  30. Carlos Simaozinho

    Senhor Hélio, temos uma eleição atípica agora. Não adianta traçar paralelos com eleições de trinta, quarenta anos atrás. Nem o PT, nem Lula, são mais os mesmos, inclusive...O problema agora é que temos o pior governo da História e que, ainda por cima, ameaça melar as eleições. Logicamente, faria isso num possível segundo turno, com a presença do Bozo.

    Responda
  31. Martins Costa

    Esse é o Hélio, que se diz consequencialista... Como apoiou o golpe, e agora escreve isso, ou demonstra não enxergar um palmo à frente ou de consequencialista não tem nada (há ainda a hipótese de gostar do que vê, mas deixo pra ele essa reflexão).

    Responda
  32. Robson Simões

    Acho que o colunista andou levando alguma bronca dos Frias ou então é ressaca do Datafolha de ontem.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, que mardade! Hahahahah!

  33. Décio Ceballos

    Importante que o voto seja anti bolsonarismo para presidente, governador, senadores e deputados. No primeiro turno e avaliar os impactos para o segundo e no governo. Por exemplo, o PDT já ameaça com descompromissos no segundo e obviamente no governo. Essas candidaturas de 3a via, do Ciro inclusive, acaba sendo a formadora do próximo centrão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ponto importantíssimo: não é somente o Bozo e ser rechaçado: é o clientelismo, o umbilicalismo, o interesse pessoal dos legisladores se sobrepondo ao interesse público. Infelizmente, nessas instâncias mais baixas de escolha, o estômago, a pequena benesse, o asfalto da rua - mesmo que esfarelento - têm grande peso. A prestidigitação legislabóstica, via emendas clientelistas (à parte o roubo e a fraude), é motor de continuidade dessa dimensão da barbárie.

  34. Daniel Alvares

    Em 98 não tínhamos Bolsonaro. Assim, o voto útil tem outro significado agora, caro Hélio.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      No presente, é "voto civilizacional". O que, sem dúvida, não deixa de ser útil: a volta aos tempos dos neandertais faria com que prescindíssemos de coisas úteis pacaramba!

    2. Robson Simões

      Perfeito. O colunista não foi feliz ao citar um exemplo de 22 anos atrás.

  35. DANIELA SILVA Agendes

    Qual a finalidade de dar mais palco pro atual presidente desfilar suas barbaridades? Voto útil sim, quem preza pela democracia o fará, para evitar um segundo turno de ameaças ao processo eleitoral.

    Responda
  36. Adriana ALmeida

    Triste ver no que Helio Schwartzman se transformou. É óbvio que não interessa o que aconteceu no passado, porque o Brasil nunca esteve numa situação tão perigosa como agora. Há a ameaça de golpe feita à luz do dia e o fascismo crescendo debaixo do nosso nariz. Tirar esses *****s do poder o mais rápido e incisivamente possível é urgente!!!

    Responda
  37. José Roberto Pereira

    A Terceira Via é filha ilegítima do Lava-Jatismo, prima em segundo grau do Golpismo, irmã do Pato-Amarelismo e neta do "Grande Acordo com Supremo, Com Tudo". No pós 7 de Setembro a cartinha do Temer visava oferecer a Terceira Via numa bandeja de nióbio, como um ardil, uma miragem para arrefecer a fúria do povo nas ruas, em luto e com fome, implorando por impeachment para um Congresso que, na surdina, contava seus bilhões secretos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahah, essa "árvore ginecológica" da bagaça ficou excelentemente descritiva! A situação é mesmo dramática, apesar da hilaridade da proposição.

    2. Claudia Ros

      Perfeito!

    3. Claudia Ros

      Perfeito!

    4. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Na mosca.

  38. Paulo Emmerich

    Ciro já confirmou que vai taxar grandes fortunas como ocorre nas grandes democracias. Isto desloca e reforça o apoio das classes dominantes e seus representantes no Centrão aos candidatos populistas Lula e Bolsonaro. Cito isto como exemplo para os eleitores olharem as qualidades de Ciro e seu programa de governo, já disponível desde dezembro, e, pra não reclamarem, depois, que foram enganados novamente pela criatura ou por seu criador.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Ciro já confirmou que vai ta x ar......? Então não vai....

    2. Martins Costa

      O dia que Ciro tiver dois dígitos, daí esperamos ele dobrar, e então conversamos. Cara, em 18 ele era uma opção, talvez uma solução. Hoje, com o discurso que faz, não merece meu respeito.

  39. Jorge Rodrigues

    Pessoas lúcidas, conscientes e que prezam a ética não votam em hipótese alguma nas aberrações Bolsonaro e Lula. Ambos têm muito em comum e estão unidos no abominável bolsopetismo. Não existe o conceito de voto útil se ele for dado a alguém altamente nocivo para a sociedade (como são o mentecapto Bolsonaro e o corrupto contumaz Lula).

    Responda
    1. Martins Costa

      Sobre o inominável, todo dia temos demonstrações de risco humanitário. Sobre o corrupto, seria bom que o sr apresentasse as provas que o MP e o juiz parceiro não conseguiram juntar. Não vale um PowerPoint feito pela quinta série.

    2. Robson Simões

      Esse é cirista, ou seja bozolóide arrependido.

  40. fernando coli

    Não existe 3a via. Ela foi inventada pela imprensa e investidores para emplacar alguém que não seja maluco ou que não tenha visão social do país. Será uma eleição com um candidato que respeitou a democracia quando foi investigado e condenado, contra um candidato que pretende impor uma ditadura militar para não ser investigado e condenado. A escolha está fácil.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Helio, quem você chama de ladrão teve sua vida e dos familiares reviradas pela PF e MPF e ainda assim não acharam nenhuma prova de corrupção. O mesmo não pode ser dito sobre a fami lícia.

    2. Helio Marcengo

      Um " democrata " ladhâo e um maluco golpista e igualmente la ra pio. A diferença entre Lula e Bolsonaro ê que este último ensinou os filhos desde pequeninos a mamar nas tetas da viuva.

    3. José Roberto Pereira

      Aplausos.

  41. Gabriel Santos

    Após as eleições, você terá vergonha do que escreve nos dias de hoje!

    Responda
  42. W Oliveira

    Como num hipódromo, muitos equivocadamente querem acertar o cavalo vencedor. O resultado é esse: desemprego, desigualdade, atraso, 32 partidos sem identidade e sem projeto para o país, uma lástima para as futuras gerações. No 1. turno, em qualquer pais civilizado, os eleitores escolhem o melhor projeto e votam no seu representante. O projeto é mais importante que a pessoa, e essa é a razão de 2 turnos nas eleições: permitir a negociação de um projeto amplo que atenda a maioria dos eleitores.

    Responda
    1. W Oliveira

      Na falta de argumentos racionais os fanáticos sempre adotam a mesma postura: desqualificar e matar o mensageiro. Votar em inúteis polarizados não torna o seu voto útil para o país.

    2. Eduardo Rocha

      Isso funciona bem nas eleições em Nardia, Nérdia ou outro reino de fantasia. Aqui, no mundo real, temos um único candidato com projeto bem definido: Bolsonaro, com seu projeto destruição. Meu voto será contra o facínora. Se possível, para tira-lo ainda no 1o turno.

  43. Marcelo Silva Ferreira

    Comparar Bolsonaro com Maluf? É como comparar um frango com um golfinho. Um é burro e incapaz e outro é inteligente e empreeendedor. O fato é que não gosto de ambos. Mas são muito diferentes. Voto útil para se livrar dessa criatura inútil e nociva faz sim muito sentido.

    Responda
  44. Luis Henrique Oliveira Nogueira

    O voto útil é ajudar o Brasil a se livrar de Bolsonaro o mais rápido possível. Votar em alguém diferente é matar novamente as 670 mil vítimas de COVID-19, é demitir novamente os mais de 30 milhões de desempregados e desalentados, é flertar com a volta da ditadura ou com o combate a um inimigo imaginário, é terceirizar a incompetência política , econômica e administrativa. Vou de voto útil sim, pq para ajudar o Brasil é preciso livrar-se dos pesos mortos!

    Responda
    1. Leonardo L

      Pt nunca mais, pelo menos no primeiro turno votarei por livre convicção, e não adianta nada usar as vítimas de covid para fins políticos que isso não funciona

  45. MARCOS CESAR MORAES

    O voto na terceira ou em tantas vias que existirem seria excelente para o momento atual, como afirmação de q ainda é possível fazer diferente, pensar diferente, sem contribuir para versões políticas paradoxais e incoerentes.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      A terceira via não existe, por falta de votos Não consegue eleger presidente.

    2. Ana Ferraz

      A tal terceira via que estava abraçada com bolsonaro até ontem?

  46. Valdir Teixeira da Silva

    Concordo com o argumento, porém vou de Lula no primeiro turno porque quero ver o Bozo escurraçado da presidência no primeiro turno. Esse cara é intragável!!!

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Helio, quem você chama de ladrão teve sua vida e dos familiares reviradas pela PF e MPF e ainda assim não acharam nenhuma prova de corrupção. O mesmo não pode ser dito sobre a fami lícia.

    2. Helio Marcengo

      A que ponto chegamos. Chegar à conclusão de que é melhor p o Brasil eleger novamente o maior ladrrrrão de todos os tempos, para tirar do poder um ladrao zinho do baixo clero medíocre e insano.