Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roger Z Moire

    É fácil falar em "economia verde" de dentro de escritórios aquecidos no inverno e refrigerados no verão com o uso de combustíveis fosseis.

    Responda
  2. Roger Z Moire

    Se os países desenvolvidos estão tão preocupados com o meio ambiente, por que investiram bilhões de euros para construir o gasoduto nord stream 2, para queimar combustível fóssil produzido na Rússia? Por que a Inglaterra e Noruega, não fecham os poços de petróleo no mar do norte? Por que uma gigante petrolífera do Canadá investiu bilhões para encontrar a maior reserva petrolífera em terra, num santuário ecológico na Namíbia ?

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Está muito claro que o gás russo é a solução de curto e médio prazo. A UE queria o gás russo enquanto buscava cercar a Rússia com a Otan. Coisa sem lógica, já que a Rússia não é a URSS e estava muito bem integrada ao capitalismo. Jogaram o bebê fora junto com a água da bacia.

    Responda
  4. GUSTAVO TORRES MOURE

    O abandono do programa nuclear foi uma decisão baseada em consulta feita à sociedade alemã. De forma análoga, os holandeses reprovaram a instalação de usina eólicas terrestres e, atualmente, elas estão sendo instaladas no mar. O mesmo aconteceu com a tecnologia de produção de óleo e gás denominado fracking, utilizada em larga escala nos EUA , mas proibida em alguns países europeus. Nem sempre a opinião pública está certa, mas ela é respeitada e acatada por lá.

    Responda
  5. Edgar Freitas

    Energia nuclear? Não, obrigado.

    Responda
  6. CRISTIANO MESTRINER RODRIGUES

    Demetrio, veja quem financia os verdes alemães. Chegarás a Moscou. O próprio ex-Primeiro Ministro alemão, Schroeder virou Presidente da Gazprom.

    Responda
  7. José Cardoso

    A opção da Alemanha tinha certa lógica: evitar os riscos de acidentes nucleares, e apostar na transição para energia solar e eólica, enquanto consumia o gás russo nesse meio tempo. Hoje se percebe que foi um erro. Desconfiou demais das usinas nucleares e principalmente confiou demais nos russos. A racionalidade francesa brilhou dessa vez.

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    O Brasil colocou as poucas usinas projetadas em regiões densamente povoadas.

    Responda
  9. Andres Alexandre Solli

    Realmente é um contra senso, uma contradição. A radiação é invisível e difícil de ser mensurada, talvez por isso pareça como uma ameaça fantasma. A poluição mata aos poucos, demora muitos anos para gerar efeitos a saúde, as vezes é visível e outras não. Talvez o que assuste na energia nuclear seja a falta de confiança nas grandes corporações e no governo, de que não assegurem que a operação nuclear seja segura. Falta e faltou muito no passado, transparencia e sinceridade com a população.

    Responda
    1. Nélio Bastos

      Perfeito o seu comentário. Há muito eu atribuo a neurose que impede o uso da energia nuclear para geração de eletricidade à completa desinformação das pessoas em relação ao tema. Isso vale inclusive para muitos formadores de opinião. A energia nuclear é usada inclusive para a produção de importantes fármacos utilizados contra o câncer. Mas, ainda assim muitos temem por sua utilização.