Marcus Melo > Por que não há tendência à moderação na disputa eleitoral? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Diante do quadro degradante de sordidez da miséria, a 'moderação' prioritária é a 'moderação' da avareza, do lucro a qualquer custo. Se o quadro aberrante de desigualdade atual não está radicalizado, então o colunista está esperando mais o quê para perceber que alguns estão se tornando trilionários às custas da miséria e morte de dezenas de milhões? Se o colunista classifica a quem vota solidariamente contra essa anomalia social como 'voto de afeto', então já entendemos onde quer chegar.
A velha falsa simetria. Lula pode ter todos os seus defeitos, mas sempre foi um democrata e provou isso durante seu governo. Sob seu comando nunca se falou de risco de ruptura institucional, golpe, e afins, mesmo com uma forte pressão do sistema de freios e contrapesos. Já Bolsonaro não tem o mÃnimo apreço pela democracia e provou isso a cada dia do seu mandato.
Não existe "conservadorismo democrático," é como falar de racismo progressista ou diesel ecológico. Conservadorismo por definição é a manutenção das hierarquias estabelecidas; é uma ideologia autoritária que enxerga o sistema eleitoral como uma ferramenta de pacificação do povo, não como uma forma de redistribuição de poder. É ridÃculo também continuar com a noção de que Lula só fala para seu "público interno." Me parece que esse "público interno" é a maioria dos Brasileiros...
40 milhões de brasileiros se abstiveram nas eleições de 2018. Maioria???
Na realidade, atualmente ela envolve duas dimensões cruciais adicionais: a republicana/corrupção e a liberdades/democracia". Não meu caro, existe uma dimensão que é aquela que afeta diretamente a democracia. Nossa principal contradição é civilização x barbárie. E é no âmbito da civilização que os problemas se resolvem, inclusive o da corrupção. Democracia como valor universal é o tema central. Esse esforço retórico é mais um no sentido de defender a tal terceira via.
Existe também uma motivação importante no voto que é o protesto. Aquilo que o Marx falava da religião pode-se aplicar à grande parte do eleitorado: 'A miséria eleitoral constitui ao mesmo tempo a expressão da miséria real e o protesto contra esta miséria'. O que sustentou Bolsonaro há 4 anos atrás, hoje sustenta Lula.
Parabéns ao colunista por mais uma vez fazer uma análise desapaixonada do quadro polÃtico atual. Que pena que o pessoal do "preto no branco" não entende as nuances da coisa. É muito mais fácil ser radical, não precisa gastar energia pensando, porque aà sobra mais energia pra atacar o rival da vez. Lamentável.
Moderação é apenas um discurso idealizado sem base real. Na vida social só existem dois lados : ou privilegia o lucro ou privilegia as pessoas. Não existe meio termo. A escolha é sua, é nossa.
Programas de Lula e Bolsonaro? Quais seriam esses?
Público Interno? José Saramago:"teremos que recorrer a medidas drásticas, de carácter ditatorial...para evitar o alastramento da epidemia...uma lei eleitoral de excepção"..
Saramago disse isso? Onde? Qual livro?
Vemos que um Prêmio Nobel não é antÃdoto para a estupidez. Só três coisas para reflexão: uma tal medida será boa se o "ditador" for esclarecido, o que não é verdade; se abrimos exceção para uma "medida ditatorial" logo vão aparecer outras e adeus democracia; não seria mais inteligente dizer que os congressos dos paÃses deveriam fazer leis excepcionais de emergência para valer durante a pandemia, estabelecendo democraticamente as medidas a que todos estão obrigados aperfeiçoando-as com o tempo?
As eleições no Brasil são definidas antes do programa de governo...
Bem, caro xará, estranho seria é se houvesse debate programático: quem define a pauta da disputa é o Bozo, havemos de reconhecer. Com a faca e o estrume nas mãos, diuturnamente corta e envia pedaços ao ventilador, contando com a miuçalha Bozofrênica para sua Micro-aspersão generalizada. Se o dono do microfone não modera nem a própria lÃngua, propositalmente, não serão seus adversários a conseguir discutir programas de governo. Não creio que seja necessária explicação mais sofisticada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Por que não há tendência à moderação na disputa eleitoral? Voltar
Comente este texto