Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Clair Calandreli

    Aqui no Brasil, nós brasileiros estamos tranquilos, pois temos um presidente que cuida das nossas florestas naturais como cuida de seus filhos e amigos, principalmente esse amigo, médico particular, que ele acaba de enviar para os EUA com seu próprio dinheiro . "Sarcastic Button on"!

    Responda
  2. Marcelo Alvarez Ghibu

    Tenho um conhecido que viajou há um tempo atrás pela cordilheira dos Andes. Relatou que vários vilarejos situados no sopé da cordilheira e que viviam das águas que dela desciam, tiveram que se descolar para outros lugares, uma vez que as águas secaram. Está havendo um derretimento massivo das camadas de gelo pelo mundo inteiro e isso já está provocando graves alterações no clima. O Brasil tem um papel importante neste cenário. Porém, necessitamos de um presidente sério, responsável.

    Responda
  3. Eleonora Gutierrez

    Felizmente jovens inteligências estão tomando a frente dessa questão tão importante para a vida no planeta. Nos cabe auxiliá-los, colaborando e participando em nosso dia a dia.

    Responda
  4. Daisy Santos

    Uma agência global de notícias e uma manipulação grotesca da informação como o corte da imagem da ativista na foto serve de alerta para o quanto temos que atualizar os nossos filtros em relação ao noticiário. Imagine o que não estão fazendo com as informações do conflito na Europa.

    Responda
  5. Benedicto Ismael Dutra

    Nos anos 1950/60 os humanos ainda tinham assuntos importantes e disposição para conversas esclarecedoras. Muitos sabiam que o Planeta Terra representa a morada temporária no mundo material que deveria ser preservada e respeitada. Hoje quase nem conversam, mandam bilhetes ou textos gravados, tudo superficial. As feridas abertas pela humanidade no planeta mostram a sua ignorância sobre as leis da natureza e sua forma estupida de viver.

    Responda
  6. Giovani Ferreira Vargas

    Bah! Já que a moça disse...

    Responda
  7. luiz herve castilho fontoura

    Fazendas nos países desenvolvidos e floresta aqui

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mais fazendas do que tem aqui? São milhões de km2 produzindo grãos para alimentar gado! Não se trata de extensão mas de produtividade. Ademais, se o clima não ajudar não há produção agrícola. Muito básico para você compreender, não?!

  8. José Bernardo

    Lindamente significativa a presença feminina e jovem neste front, como a foto (completa) evidencia!

    Responda
  9. Andréia Chaieb

    Muito importante a Folha dar um espaço diário para tratarmos deste tema tão fundamental!

    Responda
  10. Orlando Souza

    Usando os termos das publicações do IPCC, através de modelos climáticos, é bem provável que esteja ocorrendo aquecimento global, como tem ocorrido por diversos períodos em nosso planeta, bem antes do homem ter surgido na Terra mas, é improvável que as atividades necessárias para a subsistência da humanidade, seja responsável pelo aquecimento global do planeta.

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Adorei tua resposta, Vera Lúcia! O que não falta em nossas tragédias é o negacionismo!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A escala atual de alterações, poluição e utilização intensiva de recursos naturais não tem precedentes na história mas o negacionista prefere esperar o desastre para ter certeza!

    3. José Bernardo

      Você acende uma fogueira no meio de sua sala e depois diz que é "improvável" que ela seja responsável pelo aumento da temperatura ambiente: mais ou menos assim, não?

    4. Andréia Chaieb

      Olá Orlando. Baseado em que vc afirma q é improvável q os combustíveis fósseis e a destruição ambiental não tem impacto nas mudanças climáticas? Mostra teus argumentos aqui! Grata

    5. vera lucia frayze david

      Disse o climatologista. Mais de 98% das publicações na área concordam que a atividade humana está alterando o clima. Mas por que acreditar em cientistas da área quando temos o Orlando pra nos ensinar.