Bruno Boghossian > Direita tradicional paga o preço do ciclo de ascensão de populistas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Duas fotos emblemáticas que acompanha o ótimo texto.
Mais um caso tÃpico da criatura que engole o criador. A tal direita tradicional é só isso...tradição. Não tem capacidade de formulação de um projeto próprio e vive se ancorando no oportunismo barato. Não podia dar em outra coisa. Para não fazer o paÃs andar em direção à esquerda, o fizeram andar para trás. Perderam o discurso, a compostura e não ganharam eleitores. Indigência intelectual mata!
A direita tradicional se uniu a extrema direita e foi engolida por ela. Aqui ainda teve o agravante de se unir em ações judiciais de cunho polÃtico que foram usadas contra ela.
Uma coleção de bobagens, que acaba dando verossimilhança a uma falsa narratival. Bolsonaro teria sido eleito porque a direita tradicional aderiu à sua candidatura, para vencer a esquerda. Na verdade, a direita tradicional implodiu Lula e o PT com uma campanha massiva, cujos principais movimentos foram o gol-pe e a Lava-Jato... foram bem sucedidos ao criar o vácuo polÃtico que impulsionou Bolsonaro. Acabaram tendo de aderir ao sucesso eleitoral de sua própria criatura.
Complementares como Marcos? A coluna diz que a direita tradicional se aliou a Bolsonaro para vencer a esquerda, eu estou dizendo que se aliou a Bolsonaro porque os votos estavam com ele. Puro instinto de sobrevivência. Não foi aliança, foi adesão, porque a campanha para implodir o PT acabou carregando eles junto. É um esforço do jornal para construir uma narrativa mais favorável a eles mesmo.
Caro Alberto, não me parece que sua hipótese seja oposta à do Boghossian, senão complementar...
Se o comentário chamar pelo nome correto o episódio da deposição, sem fundamentação jurÃdica, da ex-presidente Dilma Rousseff, o jornal diz que há palavras que exigem moderação prévia! Vai no mesmo sentido da criação da narrativa falsa que elegeu Bolsonaro.
A sigla PSDB significa partido da social democracia brasileira. Como se sabe, historicamente, a social democracia é uma corrente mais moderada da esquerda, famosa na Alemanha do inÃcio do século passado. Na década de 90 o PSDB adotou o que se chamava à época de terceira via (nem capitalismo selvagem, nem socialismo real), capitaneado por Tony Blair, do partido dos trabalhadores britânico, e o Bill Clinton, do partido democrata nos EUA.
EUA e Inglaterra apostaram na privatização e terceirização como forma de competir com a indústria chinesa em ascensão, uma vez que o partido comunista chinês controlava os sindicatos à mão de ferro, proibindo reinvindicações por melhores condições de emprego (que ironia!). Fernando Henrique se gabava de ter ótimas relações com Bill Clinton (sem a vassalagem do Bolsonaro com o Trump). Além do mais, o PT marcou posição e empurrou o PSDB para a direita. Enfim, o PSDB está datado.
Brunão, meu caro, "não fará com que este grupo seja mais numeroso" até porque essa direita civilizada está em extinção, é numericamente minúscula: já tÃnhamos dificuldade em encontrar civilização numa direita que sustentou, historicamente, Milico fazendo atrocidade. Essas escorregadelas têm, rigorosamente, a relevância do Ú da Anitta: chamam a atenção e geram movimento, mas não mudam a posição de ninguém. Tucano reaça usa isso como desculpa e faz, à luz, aquilo que sempre fez no escurinho.
O PSDB cavou sua cova a partir da morte do Covas-pai! Nunca foi direita (inexpressiva no Brasil) e agora tem seu principal nome como vice de um candidato populista de centro (nunca se declarou socialista). O autor precisa reavaliar suas faixas ideológicas. :)
No Brasil nunca existiu uma direira séria. A direita tradicional que o jornal cita, não passa de um bando de oligarcas corruptos que só pensam nos interesses de cunho pessoal. Talvez quando existir uma direita verdadeira, defensora dos interesses do paÃs, da produção e do cumprimento das leis ela consiga votos.
Olhem na foto os amiguinhos do Dória...sifw !
Análise completamente errada. Quem esse jornal considera que seja a "direita tradicional"? PSDB? Jamais. PSDB sempre foi uma esquerda camuflada de centro que serviu de capacho do PT enquanto existiu. Fazia discurso de centro mas agia de acordo com a ideologia petista, tudo combinado nos bastidores. É assim que o PT trata seu capacho quando diz que o PSDB acabou. Acho que foi a única vez que o Lula disse uma verdade na vida.
Acho que a convivência democrática não estaria tão ácida e tão improdutivo - não terÃamos tido nem bolsonaro, se o PT, com a importância que passou a ter no Poder, não tivesse batido tanto no PSDB.
A análise hanal tem algo de surreal...
Ricardo, não escute as vozes da sua cabeça, procure um profissional!
Sério?
Tudo combinado nos bastidores? Você foi testemunha dessa combinação ou é apenas mais uma ilação do instituto de pesquisa Tireidoku?
Brisou legal. PT fez governo de centro esquerda. PSDB foi fundado como centro esquerda mas depois que assumiu o governo se comportou mais como centro direita. De direita tÃnhamos o PFL e o PMDB entre outros. O atual presidente não é de extrema direita como falam. É simplesmente naz ifa sci sta.
Bri
O xará deve ter aprendido a dirigir na Inglaterra e está confuso sobre o que é esquerda e direita...
O pedido de recontagem de votos feito pelo Aécio Neves, ao ser derrotado para a presidência pela Dilma, foi combinado nos bastidores? O apoio do PSDB, e seus grãos-tucanos, ao impeachment (golpe) contra a Dilma também foi combinado nos bastidores? E o apoio do PSDB à prisão do Lula, também foi combinada nos bastidores? Olha o nÃvel dessa gente que vem comentar aqui. Faltam conhecimentos básicos da história brasileira recente.
Muuu...
O movimento de aproximação de Lula e Alckmin tem um objetivo: neutralizar a indústria paulista e o mercado financeiro o engajamento completo ao bolsonarismo e reduzir a crÃtica da mÃdia que vive desses caras. Acertou em cheio. Apesar de um texto aqui sobre o lixo da casa do Lula ou outro ali sobre os escorregões do Lula, o que ficou evidente é que já não há uma crÃtica viral ao projeto lula-alckimista nessa velha mÃdia. Só acomodações do grupo de escribas mais incomodado com o comando dos donos
"O recente deboche" ! Isso é que é jogar gasolina pra ver se uma faisca vira incêndio. No fundo o que quer o colunista é mesmo a direita unida, mesmo com Bolsonaro.
Uma fala rápida e de improviso num evento maravilhoso, com artistas lendo cartas escritas ao ex-presidente quando esteve injustamente preso e os próprios autores de algumas dessas cartas também lendo, emocionante demais e aà o que a mÃdia traz do evento é o "recente deboche". Francamente!!!
Esse finalzinho ficou medonho, hein.
Jornalistas de direita estao todos desesperados....nao sabem o que fazer para direita ter uma chancinha de vida....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Direita tradicional paga o preço do ciclo de ascensão de populistas Voltar
Comente este texto