Thiago Amparo > A sofrência dos sertanejos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vince Gom

    Esse país é o paraíso dos fariseus. Ou seja, um inferno.

    Responda
  2. Paulo Sales

    "revela não o Brasil profundo, mas a alma profunda de um país que se acostumou com a opacidade da coisa pública a serviço de interesses privados." Por isso que sou contra gastos com cultura no universo artístico, a não ser alguns setores como museus e patrimônios históricos ligados ao turismo, bem como investimentos em estrutura para a recepção de turistas. Cultura de modo geral é empreendimento e deve se sustentar como tal.

    Responda
    1. angela jobim

      Todos os países, menos os EUA, subsidiam o cinema ou não têm cinema. Num cinema de arte em Porto Alegre, Dois Tempos, com Yamandú Costa, teve mais público do que Top Gun e conquistou direito a uma segunda semana.

    2. Eduardo Rocha

      A discussão é válida, mas discordo. A cultura é também uma atividade comercial e gera empregos e renda. Há estudos que indicam que há mais retorno proporcional em subsídios dados à atividade cultural, que para a indústria automobilística. Esse apoio é comum em outros países e mesmo na meca de liberalismo - NY tem isenções fiscais para filmes rodados por lá, por exemplo.

  3. LUIZ ANDRE REBELO

    Perfeito

    Responda
  4. Oswaldo SAKANE

    O mundo animal racional e o mundo animal irracional nos apresentam algumas similaridades. No irracional temos a cobra coral e a falsa cobra coral, no racional temos o cantor sertanejo e o cantor "sertanejo", este, tao víbora como qualquer das cobras corais !.

    Responda
  5. Sonia Ribeiro

    O que todos os admiradores de Bolsonaro amam é o "Bolso" cheio. O resto é fricote para esconder a falta de ética.

    Responda
    1. Adriana Mara de Moura e Souza

      Já os que tem ladrão de estimação feito vc, tem é falta de inteligência e amor próprio.

  6. Adriana Mara de Moura e Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Eduardo Rocha

      Carluxo! Pensei que você tinha ido embora. Me enganou...

    2. Aytel Fonseca

      *** "que tem coluna em jornal devido à sua competência e louvável trajetória acadêmica ". Me poupe.

  7. Mario Rudolf

    Dr. Thiago, a escravidão não é só ilegal. Ela é ilegítima. É asqueroso pensar em pôr um preço em uma pessoa. O resto eu concordo em gênero, número, grau, a declinação depende da função na frase.

    Responda
  8. Luiz Almeida

    Nova dupla sertanejo Zé Neto e Zé Tobá.

    Responda
  9. Daisy Santos

    Parece ser problema de dna brasil mesmo. Todos a espreita de uma oportunidade para se auto beneficiar de alguma forma. O que ha de indecente no Estado subsidiar a cultura ? Países desenvolvidos fazem isso daí a existencia de balé nacional, teatro, orquestras, bibliotecas. Quando um povo tem noção do belo, do sublime, tem vida espiritual não se submete.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, cara Daisy, já tive isso como principal hipótese explicativa pra Bozofrenia: "agora chegou nossa vez de dar o troco!" No pior dos sentidos: 3O, 4O porcento da população, de maus bofes, sentando-se liberta das amarras éticas. Hoje, já acho que há não pequena parcela que é somente (como se não bastasse...) burrra.

  10. adenor Dias

    A briga política no Brasil, não é pelo fim da corrupção e sim pelo comando dela. Ou seja, todos contra a corrupção dos outros...

    Responda
    1. LEONARDO GARCIA GOMES

      Essa simples frase sua, resumiu tudo.

  11. Carlos Simaozinho

    Yes, a mamata não só não acabou, como se alastrou ainda mais, com líderes neopentecostais, "artistas" de direita, milicos de pijamas, latifundiários de botas, milicianos da periferia, empresários oportunistas e políticos do Centrão fazendo a farra com dinheiros sujo e público, sob a proteção de um governante repugnante, ignorante e autoritário...

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Concordo! Aliás, também não tem santo também na esquerda! Estamos muito mau servidos de politicos!

    2. Sonia Ribeiro

      E com o uso descarado de um moralismos indecente para fingir-se de santo. Projetam em "inimigos imaginários", tudo o que são e, assim, vão enganando o povo . Cultura é também uma forma de esclarecimento. Por isso a cultura e a educação são tão demonizadas: abririam os olhos do povo para o engodo.

    3. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

      Fac minha as suas palavras

    4. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

      Faço minha as suas palavras...

  12. Marcos Benassi

    Thiago, caríssimo, quero me ater àquilo que é chamado, vulgarmente, de hipocrisia: é um fenômeno humano, que inclusive pode ter ocorrência Bípede. Entretanto, aquadrupediza-se quando incorporada ao *modus bozofrendi*, na tradição Stone-Bannoniana (copiada pelo olavão): fale do outro aquilo que você faz, como forma de confundir, de jogar Herda no ventilador dos fatos. Isso é, essencialmente, *mentira deslavada*, não é hipocrisia, a meu ver. O contexto piora qualitativamente o fenômeno.

    Responda
  13. Alcides alcantara

    Texto confuso.

    Responda
  14. Severo Duarte

    Quem diria hein? Anitta e seu tororó tatuado arrombou a hipocrisia dos tais sertanejos bozoloides...

    Responda
    1. Sonia Ribeiro

      Vai ficando cada dia mais claro. Ninguém é amigo do Bozo, são só farinha do mesmo pacote. O ídolo, no fundo, é o bolso de cada um. Bolso naro. É um dá la toma cá sem nenhum pudor. Vale tudo.

    2. Sonia Ribeiro

      Vai ficando cada dia mais claro. Ninguém é amigo do Bozo, são só farinha do mesmo ssaco. O idolo, no fundo, é o bolso de cada um. BOLSO naro. É um dá la toma cá sem nenhum pudor. Vale tudo.

    3. adenor Dias

      Estou começando a gostar do tororó da Anita...

    4. Marcos Benassi

      Nada como um belo fiofó com tatoo. Só espero que não confundam com fiofó de tatu, ou a espécie vai entrar em risco de extinção! Hahahahah!

  15. Gaya Becker

    Sofrência que mostra as vísceras do povo brasileiro é o samba "Amélia" do saudoso Mário Lago. ...as vezes passava fome ao meu lado, e achava bonito não ter o que comer, e quando me via contrariado, dizia meu filho o que se há de fazer...Amélia não tinha a menor vaidade. Amélia é que era mulher de verdade... Somos todos "Amélias" dos ladrões que entram pobres e saem ricos no governo brasileiro. Com o nosso voto. Ora num. Ora noutro. Bem feito pra nossa cara!

    Responda
  16. Jose Roberto X de Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Gaya Becker

    Diz o ditado. Só aprendemos o valor das coisas quando perdemos. Muitos povos na história da humanidade perderam suas terras e seu lugar de origem. Até hoje penam as agruras do inferno por não ter um lugar digno para morar. As guerras desde que o mundo é mundo são criadas a partir de perdas de território. E nós aqui no Brasil que recebemos este lugar de "mão beijada" não sabemos cuidar do nosso próprio quintal. O que é da água a água leva...Maldita ignorância!

    Responda
    1. adenor Dias

      Não recebemos as terras brasileiras de mão beijada, recebemos de mãos armada, matamos os índio...

  18. Gaya Becker

    Tudo que começa mal, termina pior ainda. Acho que a coisa só vai ser resolvida se formos invadidos por pessoas melhores do temos sido até agora.Não há como avançar e evoluir neste oceano de ignorância que é o Brasil de Sarneys, Colors, Itamar, Fernando Henriques, Lulas, Dilmas, Temer, Bolsonaros e afins! Todos ignorantes de pai e mãe! Um país lindo e cheio de riquezas naturais sendo destruído ao longo dos anos por pessoas que nasceram aqui e tão iguais a todos nós. A laranja não cai longe do pé!

    Responda
    1. Nelson Santos

      É só parar de matar A pessoas melhores que a vida anda. 4 anos sem Marielle e uma enorme impunidade.

  19. Gaya Becker

    Quando vamos reconhecer que não prestamos? Quando? Tudo no Brasil começou com uma colonização que visava apenas o lucro e o roubo para Portugal. O "rei" de Portugal veio se homiziar aqui por medo de ser morto por Napoleão. Assim que a ameaça cessou o "rei" voltou para Portugal com todas as riquezas que roubou aqui. E deixou como legado um bando de ladrões e inconsequentes que somos todos nós. O mal proliferou como mosca. E aqui estamos agora. Sem lenço e sem documento. Como sempre estivemos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Espere aí, como é que é? Quando "vamos" reconhecer que "não prestamos" e que seríamos "um bando de ladrões e inconsequentes"? Perdeu a noção, maluco? Fale de si, apenas.

  20. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O maior desserviço prestado por Moro e seus Dalagnois foi a deslegitimação do combate à corrupção. Fizeram isso ao transformar uma questão criminal em política partidária e ideológica, em tentativa de criminalização da política e de destruição de um partido, logo um dos mais legitimos e representativos num sistema partidário tão sem identidade ideológica e programática.

    Responda
    1. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

      Tudo apoiado pela mídia que agora, como de hábito, faz aquela carinha de 'não sei do que estão falando'.

  21. gilda rachel wajnsztejn

    bem colocado

    Responda
  22. RICARDO BATISTA

    Texto excelente! E tudo piorou com o tal orçamento secreto : Obras mal planejadas, caras, de baixo impacto social e sem continuidade. Muita falta de transparência e controle. Fora as que ficarão inacabadas. O próximo governo precisa retomar um maior controle do Orçamento. Esse atual só pensa na sua cleptocracia.

    Responda
  23. Jose Roberto de França

    É realmente o colunista muito leve com esses sertanejos. São inomináveis.

    Responda
  24. Robson Simões

    O colunista pegou leve, dado a gravidade do caso. O título da matéria já é de " piedade " com os "sofredores " sertanejos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.