Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    A Fome voltou porque não havia acabado. Invés de dar condições para os pobres se manterem, torrou dinheiro público em Olimpíadas, Copa do Mundo, Tropa no Haiti, propagandas autopromocional:aliás, por isso que a meninada de hoje gosta do marqueteiro: por causa das propagandas. E falar em golpe? Ensina errado o povo. Impeachment é processo político que existe no Brasil há muito. O marqueteiro ungiu uma técnica,segundo ele, invés de um político experiente:Marta, Tarso, Dutra ...

    Responda
  2. Paulo César Santos

    No encontro com o presidente Joe Biden, o então presidente Jair Bolsonaro, não hesitou em realçar a posição do Brasil como fornecedor de alimentos ao mundo, um verdadeiro celeiro agrícola em verde e amarelo. Enquanto o Brasil produz alimentos para exportação, aqueles que estão no campo e colaboram para a elevada produção de alimentos, veem os seus amigos que estão nas cidades passando...fome. Triste contradição!

    Responda
  3. Neli de Faria

    Só li hoje... estava viajando e não havia lido a folha papel. O marqueteiro do pt ao dizer que o impeachment da Dilma em dezesseis foi golpe, nem para ser Original foi.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Collor, em nove de novembro de noventa e dois. Ou o do Collor não foi golpe porque o incoerente marqueteiro apoiou?Retornou? Então foi porque o pt, nos seus quinze anos de poder, deu um esmoler para o povo, invés de dar condições para se sobressair na vida. Poderia ter feito isso, não torrando dinheiro em propagandas laudatórias,copa do mundo, olimpíadas, tropa no Haiti.

  4. Daniel Poço

    Anatomia de uma fã ke né ws! Nao rem fome no Brasil!

    Responda
  5. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    E a classe média foi às ruas, manipulada pela mídia, alegremente, vestida de verde e amarela. Mal sabia o que a esperava. Até as catracas do metrô foram abertas para que, o povo pudesse participar da “festa democrática contra a corrupção” e a rede Globo alardeava esse fato. Não só os pobres estão sofrendo, tirando a elite, todos perderam. O governo Temer foi muito mais pernicioso que o atual. Nele se chocou os ovos da serpente.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Desculpe-me, a Elite também foi para as ruas na época do Collor? Golpe? O do Collor também foi? Ou não foi porque o marqueteiro do pt apoiou?A Imprensa também apoiou o do collor? Recordo que as catracas foram liberadas na estação masp para evitar tumulto, até porque se liberar do pagamento de passagens, quem liberou deve ressarcir os cofres públicos.

  6. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    O golpe foi dado exatamente para isso: implantar uma economia neo liberal, com o mercado dando as cartas. Temer ganhou o governo e premiou quem o levou até lá. Dilma caiu porque não concordou em atrelar os preços ao dólar. Refinarias foram e ainda são vendidas a preço de bananas, conforme exigência de quem financiou o golpe. A Petrobras está sendo destruída aos poucos, debaixo dos nossos olhos. O Pré sal já foi entregue e, importamos gasolina e diesel, e pagamos em dólar.

    Responda
    1. Neli de Faria

      O do Collor também foi golpe? Ou não foi golpe porque o marqueteiro do pt apoiou?

  7. Paolo Valerio Caporuscio

    Bolsões de fome e pobreza extrema no brasil é de muitas e muitas decadas e não ha partir do golpe de 2016 como querem induzir.

    Responda
  8. marcelo godoy

    Não é por que o governo atual é péssimo que o de Dilma passa a ser ótimo. Quem não se lembra da inflação gigante e os malabarismos com os dados na reta final daquele governo? A solução continua sendo o voto, especialmente para o parlamento, mesmo com os candidatos que temos.

    Responda
    1. Neli de Faria

      O do Collor também foi golpe? Ou não foi golpe porque o marqueteiro do pt apoiou?

  9. Paulo Winkaler Filho

    Foi mesmo uma pena a destituição da DILMA ,não deu tempo de ela implantar o projeto de estocar vento.

    Responda
  10. PAULO ROBERTO HASSE

    É pura perda de tempo ler matérias escritas por ex-integrantes do governo petista . O que mais eles diriam ? Os números estão aí e provam que o governo petista foi pior do que a pandemia .ANTAvirus é pior do que Coronavirus

    Responda
  11. Adriana Mara de Moura e Souza

    Dá para levar a sério um estudo de um sujeito que diz que foi só tirar a Dilma que a fome aumentou? E que discorre sobre o aumento dos números nos últimos tempos sem citar a pandemia e o Fique Em Casa?? É de uma cara de pau sem tamanho.

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    Em outras terras, não seria preciso um estudo específico para demonstrar o óbvio, pois a Pesquisa Acadêmica mostra o que qualquer cidadão que raciona com o cérebro, e não com o fígado, sabe: O Golpe de 2016 acabou com as perspectivas de prosperidade dos trabalhadores, restituindo a Fome nessa terra de sinhôs e sinhás. Apesar do negacionismo conveniente de meia dúzia de bolsominions que devem ter interes$es pessoais nesta Miséria, ou possuem deficiência cognitiva doentia para negar o inegável.

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Subscrevo-me o seu comentário, e embora o Brasil seja o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, o país possuí mais de 100 milhões de pessoas na faixa de insegurança alimentar, e atribuir exclusivamente tais números à pandemia é de má fé imensurável. Contudo, há uma solução cabal: Nas próximas eleições mandar Bolsonaro e os dos Centrão para casa.

  13. Raymundo De Lima

    Música neosertaneja[ruim] pra todos, elimina fome! Ricos e classe média estão se lixando para quem passa fome neste país e no mundo. Se há resto de empatia, esta é seletiva ou limitada nestas classes.

    Responda
  14. José Cardoso

    É preciso que os obesos diminuam um pouco seu apetite (o que só lhes trará benefícios à saúde) para que aqueles muito magros possam se alimentar. Assim como há a concentração de renda, há a concentração nutricional. A obesidade está ausente do debate político.

    Responda
    1. Guilherme Muniz Safadi

      Não sei se me consolaria saber que esse comentário é uma piada de mal gosto. Mas acho que seria pior se o rapaz estiver falando sério.

  15. Marisa Coan

    Completamente exótico este texto. Qualquer criança sabe que o que desencadeou a fome no Br e no resto do mundo, foi a pandemia e bem antes, durante o governo que elas defendem , o próprio governo que iniciou um quebradeira de empresas, entre indústria e comércio.

    Responda
  16. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    ilustre desconhecida da turma dos ridículos 39 ministérios fazendo panfletagem e ainda falando de " gorpe".Tá valendo tudo no jornal com a credibilidade ladeira abaixo.

    Responda
    1. Neli de Faria

      A Fome voltou porque não havia acabado. Invés de dar condições para se manterem, o Marqueteiro torrou dinheiro público em Olimpíadas, Copa do Mundo, Tropa no Haiti, propagandas autopromocional. Basta pensar.

    2. Marisa Coan

      Comentário perfeito, assino embaixo.

  17. João Teixeira de Lima

    As Senhoras estão certíssimas. Quando li a matéria da folha que falava a partir de 2014, achei estranho porque sou de classe média baixa, com renda mensal atual de 3 salários mínimos, e na época também era e não me lembro disso, ou seja, que a fome a aumentou a partir de 2014, mas sim a partir de 2016, até pensei em rebater, mas tinha que fazer algumas pesquisas, mas como estou fazendo uma série de exames médicos, não foi possível. Obrigado pelos esclarecimentos.

    Responda
  18. Fatima Marinho

    A volta da fome e miséria em 2016 ficou bem documentada com o aumento da mortalidade infantil. As mortes por desnutrição e doenças relacionadas com a pobreza aumentaram. Depois do Brasil cumprir a meta do milênio de redução da mortalidade infantil em 2015, o retrocesso começou.

    Responda
    1. Neli de Faria

      A Fome voltou porque não havia acabado. Invés de dar condições para se manterem, o Marqueteiro torrou dinheiro público em Olimpíadas, Copa do Mundo, Tropa no Haiti, propagandas autopromocional. Basta pensar.

  19. Paloma Fonseca

    Eu tenho outra percepção, a de que o aumento da inflação é decisivo para a corrosão da renda familiar. E isso ocorreu em 15 e está ocorrendo agora. Além disso, a pandemia tirou o sustento de muitas pessoas que tinham um trabalho informal ou estavam no subemprego. As ações do atual governo, elencadas no antepenúltimo e penúltimo parágrafos deram a pá de cal para o retorno da fome, visível a olho no nu no aumento da população em situação de rua e de pedintes.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Por essa situação econômica o investimento na política social e de combate e fome são cruciais. Quem tem fome não pode esperar.

  20. Jorge Rodrigues

    Em 2016 o Brasil vivenciava uma enorme recessão econômica; com desemprego, aumento da pobreza, PIB expressivamente negativo, astronômico déficit primário e muita pedalada fiscal. Essa recessão teve seu ápice no governo Dilma mas a deterioração dos indicadores econômicos começou no governo Lula. A corrupção generalizada e uma imensa recessão econômica são os legados dos governos petistas. Tudo isso contribui para que haja pessoas passando necessidade.

    Responda
  21. Noel Carvalho

    Os governos Temer e , principalmente, Bolsonaro são sim os responsáveis pela situação atual de miséria da população e do país. Não porque causaram a recessão ou a pandemia mas porque não tiveram política para tirar o país da crise. Estamos sem governo desde o golpe.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Estes 2 governos não iniciaram a desindustrialização, o falso crescimento que não se sustentou quando a China freou a compra de commodities, o endividamento, a quebradeira de indústrias e o fechamento de comércios iniciados e documentados nos últimos anos de lils e continuados nos de Dilma.

  22. Henrique Marinho

    Até o Eremildo sabe que a brutal recessão resultante dos erros do governo Dilma foi a causa mais importante da perda de renda e, consequentemente, do aumento da fome no Brasil. A corrupção bilionária no governo petista foi a segunda, reduzindo o nível de investimento, e aumentando ainda mais a recessão. Já dizia um conhecido marqueteiro americano: It is the economy, stu pid!

    Responda
    1. Henrique Marinho

      A Eremilda abaixo não respondeu aos pontos indicados. É típico dos radicais maniqueístas.

    2. Fatima Marinho

      Eremildo não conseguiu ler o texto bem. Para superar a fome é preciso ter política social, não coloque o problema na recessão, decisão política combate a fome, mesmo com situação econômica desfavorável. Quem tem fome não pode esperar. Governos como o do vampiro e do genocida não têm a fome como prioridade. Entendeu, Eremildo?

  23. ALEXANDRE DE CASTRO

    Essas es quer distas de carteirinha acham o leitor a céfa lo. O Governo Dilma des cambou em inflação des controlada, envolvido num mar de cor ru pção, fechamento de milhares de empresas e o total des preparo para a governança. Tem coisa que a borracha não apaga.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Mais um Eremildo no comentário. Leia o texto outra vez para ver se vc entende.

  24. Joao Nash

    Rapaz, então quer dizer que os efeitos da crise econônica do governo Dilma cessaram quando o vice dela assumiu o poder?

    Responda