Opinião > Desprezo ao eleitor Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Lula dizer que os debates tem que ser enxugados e feitos por um pool de realizadores não é totalmente diferente diferente de dizer "não vou" como disse B.? O que leva a esta posição equívoca do jornal? O fato de que Lula não compareceu ao projeto ambicioso do jornal de fazer uma sabatina com todos os candidatos aos executivos? O candidato não quer sacrificar o contato direto com os eleitores para ficar correndo de um debate televisivo a outro. Vamos racionalizar essa coisa?

    Responda
  2. Paulo Luizona Castagnao

    Lula está certo, ir debater com um bando de candidatos fracassados? Se o Bozo fosse, poderia participar, já que é o principal oponente.

    Responda
  3. noel neves

    O candidato a reeleição não tem estrutura emocional para debater porque é um ignorante. Mas, o melhor colocado nas pesquisas não tem o que temer! Será o alvo? Melhor! É um homem bem preparado para ser o Presidente do Brasil!

    Responda
  4. noel neves

    Seja quem for! Quem foge ao debate não merece respeito! Aquele que não teme é o que tem a dizer! Penso que, quem foi injustamente condenado não deve temer o debate. Pelo contrário! Vai é fala tudo! Desabafa! A nação Brasileira sabe reconhecer a verdade.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    O maior 'desprezo ao eleitor' ocorreu com o Golpe de 2016, quando foram suprimidos 54 Milhões de Votos de Eleitores da Presidente Dilma Rousseff. De lá para cá, são seis anos de sofrimento e bancarrota das instituições públicas. Estamos aguardando o mea-culpa da imprensa tradicional, principalmente deste aqui. Pregam tanto pela 'democracia', da boca pra fora...

    Responda
  6. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Porque Lula deveria ir à algum debate se seu único adversário covarde , não vai ? Para que ? Ficar recebendo provocações de ex bolsonaristas golpistas ? ( com exceção de Ciro Gomes ? )

    Responda
  7. Mario Edgar Grin Ferreira

    O que me ofende é o h erda no planalto

    Responda
  8. Adailton Alves Barbosa

    - Espero que ambos compareçam aos debates, seja lá quantos forem.

    Responda
  9. Emilia Amoedo

    Só gostaria de lembrar a Imprensa, que diz prezar pelo debate, que em 2018 não deixaram o Haddad falar, né?

    Responda
  10. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Hummmm. A imprensa pode criticar todo mundo, mas não aceita críticas a ela. Também está claro a falta de imparcialidade em relação aos candidatos e partidos.

    Responda
  11. José Bueno

    Depois de anos de compromisso com seu confinamento deliberado, fico feliz de ver que o nome de L. volta às linhas deste meio de divulgação, mesmo que seja com distorções sobre seus posicionamentos.

    Responda
    1. José Bueno

      Deixem ele falar aqui, divulguem de maneira correta o que ele anda falando, que eu quero só ver o que acontece.

  12. Mario Donizete Pelissaro

    O que temos visto todos os dias é a imprensa a procura de falas e comportamentos tidos como "deslizes" ou "bola fora" por parte dos candidatos. Fazem um verdadeiro escarcéu quando um candidato dá uma "escorregada". Apesar de que o eleitor não liga muito prá isso, não é bom ver nos noticiarios os comentarios negativos. Talvez, se os jornalistas fossem mais objetivos, desarmados e imparciais, os candidatos participariam dos debates sem a sensação de ter uma pistola mirada na sua cabeça.

    Responda
  13. RAPHA SILVA

    Os dois não. Só o atual presidente desrespeita os demais e o eleitor se negando, de novo, a participar dos debates, pois sabe que será escorraçado. Enquanto L só está se reservando o direito de não ser o único alvo por coisas que todos já sabem as respostas. Ou você acha mesmo que policiais, investigadores, advogados e juízes que estudaram por anos não foram capazes de entender tudo que aconteceu com L e serão exatamente esses debates que colocarão toda suposta verdade a tona? Tenha FSP.

    Responda
  14. José Cardoso

    Acho que eles só tem sentido no segundo turno. Não há sentido em debater com nanicos. E a melhor forma de se informar sobre os planos dos candidatos é ler seus livros, onde detalham seus projetos. Acredito que o Bolsonaro e o Lula vão seguir o exemplo do Ciro Gomes e já estão preparando os seus.

    Responda
  15. Márcia Meireles

    Tem que ter debate mas com alguma racionalidade, não tem sentido fazer trocentos debates com trocentos candidatos onde o tempo é curto para todos falarem e nada se aprofunda. As veículos de comunicação também deveriam se organizar para fazer "pool"de debates...mas os egos empresariais falam mais alto, cada um quer fazer o seu. Ou seja, tem erro da parte de candidatos, marqueteiros, partidos e também veículos de comunicação...o eleitorado não é prioridade...

    Responda
  16. Antonio Ivair Arrais

    O Bolsonaro não vai porque realmente vai ser massacrado por todos, sem ter direito de resposta. Está certo em não ir! Já Lula não vai, porque tem muitas coisas a explicar e ele não tem explicação para dar. Não a toa, quer reduzir o número de debates. Quantos menos houver, menor o desgaste. Para ele seria melhor que não houvesse!

    Responda
    1. Gustavo Ribeiro Leal Silva

      Ah, claro. Bolsonaro não iria por ser massacrado e não haveria nenhum motivo pra isso? Massacre só seria justo se fosse com o Lula? Só um estaria certo em não ir? É impressionante a incapacidade de quem defende o Bolsonaro de formular um argumento minimamente razoável. É isso que ainda garante votação e chance ao pior presidente da história do Brasil. Que dureza.

  17. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Como adversário de lula so tem Bozo, e Bozo não sabe nem se expressar em língua nenhuma, a não ser na escatológica, então essa análise do editor(e ele sabe disso ) eh inócua , pra não dizer recalcada , por não ver sua terceira via no páreo. Não vá mesmo lula. Tudo tem limites nessa vida.

    Responda
  18. Fatima Marinho

    Que adversários?

    Responda
  19. Pedro Fonseca

    Lula aceita ir a dois debates, mas este jornal classifica isso como “resistência a debater”, insistindo na equiparação falaciosa entre ele e Bolsonaro. Como se vê, não é só no WhatsApp que circula fake news.

    Responda
  20. EDSON CARLOS MOROTTI

    Se Bolsonaro não for aos debates penso ser correto Lula não comparecer. Quem irá se beneficiar de Lula comparecendo e sendo o único questionado? Será Bolsonaro. Aliás, a terceira via não decolou porque não percebeu que o destruidor do Brasil é Bolsonaro. Só se conseguirem tirar ele do primeiro turno e emplacar outro é que a terceira via, talvez, consiga mudar a posição do eleitorado. A maioria quer tirar Bolsonaro!

    Responda
  21. Paulo Silva Barbosa

    Infelizmente o nosso eleitorado sofre de anamnese crônica . Alguém lembra alguma promessa que os dois candidatos prometerem em seus governos e não fizeram? Pouquíssimos lembram e assim , os problemas crônicos que afetam os cidadãos comuns, como o desemprego, a inflação alta, a saúde, a educação, a segurança, os transportes entre outros, lembrados em épocas eleitorais e esquecidos quando fecham as urnas.

    Responda
  22. João Teixeira de Lima

    Concordo plenamente com o Cassio e o Carlos. Lula não se nega a participar de debates, e sua gestão de 2 no primeiro turno e mais 1 no segundo, é perfeita. Se o atual mandatário não comparecer, o que certamente vai acontecer (não tem nada para falar), por que Lula vai se expor, aqueles que têm pouca chance ou nenhuma de se eleger? Apenas para rebater mentiras sobre ele? A grande mídia deveria se unir e acatar a sugestão de Lula. O texto da matéria está confuso.

    Responda
    1. josé SOARES

      Confuso e tendencioso, para variar.

  23. Cassio Vicinal

    Lula sempre se saiu bem em debates. Aqueles da primeira campanha presidencial da redemocratização são inesquecíveis, dada a presença de espírito hilária. Pelo que compreendi do texto, não está se recusando a participar. Assim, não compreendi a comparação com o inominável.

    Responda
  24. Jose L F Trindade

    A F sendo F. Não me parece ter sido muito incômodo o Boçalnaro não ter ido a nenhum debate. Hoje.. hum tá bom.

    Responda
  25. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    A ausência dos principais candidatos em debates, aliás inaugurada com sucesso por Collor em 1989, fala menos deles, que de nossa sociedade. Temos horror à diversidade, à divergência, portanto ao debate. Não comparecer a debates nunca tirou votos.

    Responda
  26. José Eduardo de Oliveira

    não há nada de novo. o eleitor sempre será ludibriado ou com as promessas ou com a falta delas. mas é sempre bom ouvir as mentiras de quem não desperdiçarei meu voto. aliás, já fiz isso por muito tempo. e só para constar, possuo quase todas biografias, hagiografias e pornografias dos dois candidatos que correm atrás da isca da Nação e tendo como torcidas torcedores tão fanáticos como os dos times de futebol, seja de zona sul ou do morrão...cada candidato tem o eleitor seu antípoda...

    Responda
  27. Michel Fioravante

    Enquanto a imprensa não fizer uma auto crítica sobre como noticiou a lava jato, fez publicidade pro Sérgio Moro e influenciou completamente as eleições de 2018 não vai ter moral nenhuma pra falar em desrespeito ao eleitor. Aquilo sim foi desrespeitar o processo democrático.

    Responda
  28. Carlos Pinheiro

    Não há porque o petista comparecer aos debates estando ausente o presidente. Este foge para não ser desmascarado pois não tem como se defender ou apresentar algum projeto. Sua tática intenta desviar o foco de seu governo e direcionar as críticas todas para Lula. A boiada passaria e as piranhas devorariam o ex-presidente. Este deve se resguardar e evitar virar o único alvo do ataque dos seus oponentes.

    Responda
  29. Landson Abercrombie

    Chora mais

    Responda
  30. Paulo Sales

    O brasil é o país da festa pronta, não errei, é festa mesmo. Quase 40 anos depois da redemocratização estamos diante de lula e Bolsonaro, polarização e atraso, correndo pra se esconderem da triste realidade que nos tem a oferecer.

    Responda
    1. Paulo Sales

      José... Não creia em populistas. O grande poblema deles, é jogar em todos os times. Esse negócio de sexta econômia do mundo etc, não significa nada no nosso contexto. Seu candidato mesmo disse recentemente que PIB alto nao significa grana no bolso. Da uma olhada no Ciro se quiser econômia forte para o Brasil.

    2. José Bueno

      Paulo, já alcançamos a 6a posição entre as economias mundo, enquanto 40 milhões passavam da miséria para a pobreza. E estava tudo se encaminhando para um grande salto tecnológico, ecológico, de desenvolvimento econômico.-social, de liderança mundial. Voto em Lula para a volta deste projeto.

    3. Paulo Silva Barbosa

      É a nossa triste e cruel realidade . Sempre adiando a entrada no seleto clube dos países do 1° Mundo . Eterno país do futuro , pelas más escolhas.

    4. Paulo Silva Barbosa

      É a nossa triste e cruel realidade . Sempre adiando a entrada no seleto clube dos países do 1° Mundo . Eterno país do futuro , pelas más escolhas.

  31. Ricardo Montero Alvarez

    A FSP se opôs na época à recusa do então presidente Cardoso em debater em 1998? Não, né?

    Responda
    1. Jose L F Trindade

      Nem houve muita discussão pelo fato do boçau nero não ir a nenhum debate. Era pra derrubar o pt então td bem. Esse jornal é o mesmo... mas os meus cabelos...

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Assim como Collor em 1989. Não ir a debates não tira votos. O eleitor defende que seu candidato não compareça.

    3. FLAVIO CESAR MOREIRA DOS SANTOS

      Cardoso, até onde eu saiba, não está concorrendo... A crítica é mais do que válida, e os dois primeiros colocados têm muito a esclarecer. Afinal de contas, sou um eleitor crítico e exigente, só voto em quem me convence, e não a quem me usa para chegar ao poder. E nesse caso, o debate é imprescindível.

    4. Robson Simões

      Boa !!! Explica aí FSP... Pra bater no ex-presidente Lula vale tudo, né?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.