UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Danilo Bresciani

    Mais uma aula de bom português com Janio de Freitas. Mestre máximo que hoje comemora 90 anos - digo sem medo de errar: é o maior!

    Responda
  2. DAVIDSON PISMEL CONDE

    há nao muito tempo atras nos brasileiros nos divertiamos em zoar com a escandalosa e precaria Bolivia ....

    Responda
  3. filipe moura lima

    Já dizia Paulo Francis: isso aqui não é um país, mas um acampamento na selva.

    Responda
  4. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Como sempre, brilhante! Dissecou com competência a ação vergonhosa do Kassiokapacho. O texto de ontem do Elio Gaspari de ontem explica que a submissão do kassiokapacho não é só por lealdade ao inominável arruaceiro fascista.

    Responda
  5. Jose Roberto de França

    O bozo só joga com a barbárie. É um Deus nos acuda. Vamos aprender a trocar o pneu com o carro andando. Simples assim.

    Responda
  6. Jose Roberto de França

    Sra. Daisy. Onde a senhora a aprendeu que a política exclui o uso da Força? Em que mundo a senhora vive? Na lua ou em júpiter? O assassinato da vereadora Marielle foi um aviso. Então vamos enfrentar o bolsonarismo com flores? A senhora é uma inocente útil. Caia na real.

    Responda
  7. Daisy Santos

    A política como pacto que exclui o uso da força não é para os bárbaros. Para estes é legítimo o uso da força. A toda hora o capitão confirma isso.

    Responda
  8. Juliano Probst

    Como sempre o mestre Jânio mostra a sua qualidade, chama atenção a análise a respeito da decisão do Cassio, 'ministro' da Corte Maior, desnuda a sua mediocridade.

    Responda
  9. Felipe José

    Há a possibilidade de Bolsonaro ser punido por alguns dos crimes que cometeu, mas o mesmo não ocorrerá com os membros das Forças Armadas, fiadores do desastre bolsonarista. Havendo algum risco de punições, bastará recorrer à velha ameaça golpista para que as instituições recuem. O Brasil precisa deixar de ser refém das Forças Armadas, pois somente quando isso acontecer o país terá alguma chance de progresso.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Infelizmente nosso país é um assemelhado das nações africanas, onde predominam os militares.

  10. xikito ferreira

    Parabéns pela coragem e lucidez, Janio

    Responda
  11. Mauro Guedes

    Equivoca-se Janio. Não há feijoada nesta festa. Há muita picanha, leite condensado viagem e prótese peniana. Tudo para agradar aos que imagina-se irão sustentar a consolidação da quebra da ordem.

    Responda
  12. Marcos Capitão

    A leitura de Jânio de Freitas nos faz perceber quanto nossa imprensa é omissa e condescendente. A CPI da Covid, por exemplo, citada pelo Jornalista, foi esquartejada e enterrada em partes separadas nos subterrâneos de redações na Barão de Limeira, Marginal Tietê e Brooklin. E o ombudsman da Folha preocupado com ponto e vírgula.

    Responda
  13. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Quando o ministro Fachin, com uma canetada tirou os petistas todos da cadeia por divergencia de CEP, este colunista adorador da Ditadura Militar cubana, fez cara de paisagem, ficou caladinho. É só panfletagem domingueira de petista para os petistas encastelados na Folha. Crededibilidade ladeira abaixo

    Responda
    1. filipe moura lima

      Não conhece o Janio de Freitas

    2. Edison Luciano

      Volte para seu pasto seu ferreira filho... duma... muuuuu...

    3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Bolsonarista de carteirinha é bem assim. Como não conseguem defender o indefensável, atacam com mentiras. Vamos fatos, Joaquim: quando Janio defendeu qualquer ditadura? Quanto ao Fachin, apoiou os desmandos do juiz parcial por cinco anos, depois tentou dar um golpe pra salvar o juiz parcial, mas não deu certo. Janio, ao contrário de vocês, sempre foi ferrenho defensor da democracia e do estado de Direito. Além disso, é humanista, portanto, incompreensível pra bolsonarista.

    4. ANTONIO CZAS

      Mas me parece ainda que o senhor goste da justiça aos inimigos apenas. Aos amigos, como convém aos admiradores da Ditadura, não existe lei, tudo é possível. Não há prótese para aqueles que amputaram o espírito. O desqualificado que ocupa o Planalto e seus admiradores são prova irrefutável de quanto desprezam tudo que não for espelho. Anseiam com eliminar o que é diferente.

    5. ANTONIO CZAS

      Mas me parece ainda que o senhor goste da justiça aos inimigos apenas. Aos amigos, como convém aos admiradores da Ditadura, não existe lei, tudo é possível. Não há prótese para aqueles que amputaram o espírito. O desqualificado que ocupa o Planalto e seus admiradores são prova irrefutável de quanto desprezam tudo que não for espelho. Anseiam com eliminar o que é diferente.

    6. ANTONIO CZAS

      O Ministro Fachin demorou para fazer oq que deveria. A sentença do ex-juiz e ex-ministro Moro não ligou, pela própria lavra da sentença, a suposta propina à Petrobrás. Somente isto. O articulistas já desvendou em série de crimes em todos os governos nos últimos 40 anos.

    7. Mauro Guedes

      Não fale besteira. O gado propagador de fake News esta em plantão.

    8. JORGE ROMEIRO

      Muuuuuuuu!

  14. adel eddine

    Será que além de turismo, damares e michele foram buscar em israel a certeza da deep dark fake news? Pouco provável, claro. Por outro lado o 5g como moeda de troca já traz musk, biden e outrens a darem injeção de ânimo, não monetário,claro, para campanha de jair. Há 4 anos imagens de jovens desfilando impunes com fuzis pelas ruas fluminenses, agora a vila cruzeiro ée que tais: a tática do pavor no eleitorado para inflar juiz e atuais governadores ( discurso semelhantes em sp e rj) não muda.

    Responda
  15. eli moura

    Comparem isto com joelzinho, demetruisinho, pereirinha, pondezinho, leandrinho, beltraozinho não dá, simplesmente, não dá.

    Responda
    1. josé SOARES

      Acrescento o Fabinho.

  16. José Fernando Ziliotti

    Já escrevi aqui outras vezes, mas como a FSP gosta mesmo é de Jovem Operador de ELetricidade, volto ao tema. A coluna de mestre Janio de Freitas deveria ser editada pelo menos duas vezes por semana.

    Responda
  17. Marcelo Rod

    Viva Janio de Freitas, Jornalista!!!

    Responda
  18. Marcelo Rod

    Policia sem honra, nao é um problema exclusivo do RJ. Que interesse tem as Secretarias de Segurança em combater o crime? Isso gera contrataçoes e mantem o tema como prioridade. Empresas de segurança privada, tem na cupula das policias, seus donos, socios ou consultores. Um exercito de 7OOk soldados, que faz um curso de duas semanas e vai pra rua, armado, trabalhar. Policiais, tbem viram politicos graças ao crime. Policia é problema gravissimo e precisa de soluçao. Urgente!!

    Responda
  19. Leonilda Pereira Simoes

    A história recente do Brasil é de muitas barbaridades. Mas os últimos 3 anos foram abaixo de qualquer parâmetro. Nem fundo o poço tem, a sujeira é institucional, vai além do fundo do fundo. E quem quiser sair desta miséria tem de votar contra o governo porque qualquer um é melhor do que ele, que fez graça com as mortes da Covid e levou a mais de 660 mil mortes. O país e em especial os familiares dos mortos e doentes têm de votar contra, por dignidade, por um futuro menos sombrio.

    Responda
  20. Jose Roberto de França

    E para piorar vamos ter no senado o Mourão, o Datena, a Damaris e a caterva. É o Deus nos acuda.

    Responda
  21. Jose Roberto de França

    Ilmo. Sr. Jânio. A PGR com o Aras saiu do punitivismo atroz da lava-jato para a omissão total neste período bolsonarista. Por outro lado precisamos compreender a constituição histórica do bolsonarismo e seus antecedentes. Simples assim.

    Responda
  22. Jose Roberto de França

    Ilmo. Sr Jânio. Peçamos a Deus para que o bozo não dê um cavalo de pau na conjuntura. Por exemplo: se ele quiser decretar estado de calamidade para gastar sem limite o que quiser, pode conseguir. Com este congresso atual ele consegue tudo, até abolir a lei da abolição. Também dar um cavalo de pau na Petrobras e baixar os preços na marra. Pode até alterar a constituição, ou criar uma constituinte com todo seu gado.

    Responda
  23. Jose Roberto de França

    Ilmo. Sr. Jânio. Sei que o Sr. tem larga experiência das nossas conjunturas políticas. Com o bozo nossas tragédias se acumulam. Porém o Sr. deveria considerar que o bozo não é a causa, mas um sintoma. Há muito vivemos numa sociedade mórbida. Considere que o bozo foi eleito com mais de 57 milhões de votos. Os instintos maus estavam no armário. Resquícios da ditadura. O bozo fez apenas aflorar. O bolsonarismo é um fato, e vamos conviver com ele pra nossa desgraça.

    Responda
  24. Claudio Carvalho

    O Judiciário é parte do problema. O Estado brasileiro é um projeto contra a nação. Vejam o papelão das Forças Armadas e os crimes étnicos em série contra indígenas e pretos. A "feijoada de fim de festa" pode ser indigesta e isso aqui pode virar um imenso Bacurau! Segue o baile...

    Responda
  25. Antônio Carlos de Paula

    Parabéns a mais esse texto brilhante do jornalista Janio de Freitas.

    Responda
  26. José Manoel Martins

    O judiciário esta calado com os desmandos do governo Bozzonaro, e quem cala consente,

    Responda
  27. Angelo Batista Goulart

    Brilhante o olho clinico que Jânio de Freitas faz em sua coluna da triste irresponsável situação politica institucional do atual momento Republicano ! Aonde um Dep federal controla todo o dinheiro em um orçamento pra lá de secreto e um ministro pra lá de liberal acaba com as esperanças da populaçao com uma economia de arrocho e carestia ! A república apodrecida faz do presidente em suas motociatas e passeios de Jet Ski um playboy do mamata card!

    Responda
  28. RICARDO BATISTA

    A institucionalidade desmoronando. País atônito e sem rumo. Vai demandar muito tempo e esforço para sairmos desse atoleiro. Mas teremos que reconstruir. E repensar esse modelo norte-americano de indicação de ministros para o Supremo. Certamente podemos formatar um meio mais técnico e menos político. O mesmo vale para a escolha do PGR.

    Responda