Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Impressionante! Excelente texto! Diante de um iluminado Diderot aqui descrito, só me resta procurar alguma obra dele para ler. Valeu!

    Responda
  2. Andres Alexandre Solli

    Ao ler o texto não pude deixar de pensar nos pobres militares, que passam a vida toda seguindo ordens sem pensar. Não é a toa que não conhecem conceitos como livre arbítrio, critica e liberdade. Acabam como seres humanos limitados.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      seguir ordens sem pensar logo nao ter livre arbitrio nem senso critico é condiçao sine quae non pra forçar um sujeito a vestir um uniforme e por a vida em risco pela 'patria' (ou deus); a questao aqui é outra: a certeza positivista que os militares tem de possuirem uma visao superior para o pais e seus cidadaos e que por isso sao nossos tutores

  3. Andres Alexandre Solli

    Excelente texto, incrível ser humano esse Diderot.

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    Raynal ou Diderot: "Povos, cujos rugidos tantas vezes fizeram os senhores tremerem, o que estais esperando? Para quando estais reservando vossas tochas, e as pedras que calçam as ruas? ... Povos covardes! Povos estúpidos!" - ixa, não temos mais pedras nas ruas, nem tochas e os povos não rugem mais, apenas aplaudem e brigam entre si para defenderem seus mitos e salvadores da Pátria. Mas que somos covardes e estúpidos, isso sim, somos. Diderot está morto! Viva os grilhões!

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    infelizmente, nem o ex-agregado de senhores de engenho de Pernambuco e o ex-tropa paga do Piratininga jamais lerão o velho Diderot, se é que já leram algum livro ou mesmo um verbete de alguma enciclopédia dessas baratas...mas uma coisa é certa, ambos não tiram a Bíblia debaixo do subaco, pobre Bíblia...o que Diderot não escreveria sobre essas coisas...

    Responda
  6. Enoque Sabino

    Vou ter que comprar esses livros.

    Responda