-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Impressionante! Excelente texto! Diante de um iluminado Diderot aqui descrito, só me resta procurar alguma obra dele para ler. Valeu!
-
Andres Alexandre Solli
Ao ler o texto não pude deixar de pensar nos pobres militares, que passam a vida toda seguindo ordens sem pensar. Não é a toa que não conhecem conceitos como livre arbítrio, critica e liberdade. Acabam como seres humanos limitados.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
seguir ordens sem pensar logo nao ter livre arbitrio nem senso critico é condiçao sine quae non pra forçar um sujeito a vestir um uniforme e por a vida em risco pela 'patria' (ou deus); a questao aqui é outra: a certeza positivista que os militares tem de possuirem uma visao superior para o pais e seus cidadaos e que por isso sao nossos tutores
-
-
Andres Alexandre Solli
Excelente texto, incrível ser humano esse Diderot.
-
José Eduardo de Oliveira
Raynal ou Diderot: "Povos, cujos rugidos tantas vezes fizeram os senhores tremerem, o que estais esperando? Para quando estais reservando vossas tochas, e as pedras que calçam as ruas? ... Povos covardes! Povos estúpidos!" - ixa, não temos mais pedras nas ruas, nem tochas e os povos não rugem mais, apenas aplaudem e brigam entre si para defenderem seus mitos e salvadores da Pátria. Mas que somos covardes e estúpidos, isso sim, somos. Diderot está morto! Viva os grilhões!
-
José Eduardo de Oliveira
infelizmente, nem o ex-agregado de senhores de engenho de Pernambuco e o ex-tropa paga do Piratininga jamais lerão o velho Diderot, se é que já leram algum livro ou mesmo um verbete de alguma enciclopédia dessas baratas...mas uma coisa é certa, ambos não tiram a Bíblia debaixo do subaco, pobre Bíblia...o que Diderot não escreveria sobre essas coisas...
-
Enoque Sabino
Vou ter que comprar esses livros.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.