-
Antonio Catigero Oliveira
De acordo com os comentários, também dá para perceber a cor da pele dos comentaristas incomodados com o que deveria ser óbvio. Esse 'incômodo' tem nome e sobrenome que comprovam o que escreveu o colunista.
-
José Eduardo de Oliveira
quando negro ou negra votarem em negro ou negra as coisas podem começar a mudar. mas não tem opção de negros como candidatos....mesmo assim, vote em branco ou nulo o que dá no mesmo...
-
José Cardoso
Só nulo, em branco não...
-
-
José Cardoso
O RJ já está obedecendo à cota racial. SP deve correr atrás do prejuízo.
-
milton temer
Nada contra a proposta do bravo articulista. Mas a verdadeira falta de representatividade, ou pelo menos grave distorção, não seria entre a super-representação parlamentar do mundo do capital contra a do, na sociedade, extremamente majoritário mundo do trabalho???
-
Geraldo Junior
O Objetivo do governo deveria trazer os quilombos a modernidade, eles são oque há de mais atrasado e primitivo, população analfabeta, mães adolescentes solteiras, produção econômica de subsistência e muita pobreza. Achar que isso é exemplo é realmente querer destruir o futuro do Brasil. Mas o autor é um esquerdista empedernido !
-
Francy Litaiff Abrahim
Que se tenha mais participação diversificada no Congresso, mas pela via da boa estratégia política e coligações eficazes, jamais pela imposição de cotas artificiais.
-
Francy Litaiff Abrahim
Que se tenha mais participação diversificada no Congresso, mas pela via da boa estratégia política e coligações eficazes, jamais pela imposição de cotas artificiais.
-
Vanderlei Nogueira
Congresso com sua cara? A luta branco x negro tem mais a ver com o conflito guerra fria, na verdade eles propõem o domínio do sul e sudeste. Migração em massa para reformas trabalhistas, políticas e principalmente étnicas. . A periferia representa a migração e uma espécie de fronteira entre o norte e sul do país. O Norte e o Sul têm em sua composição 70% e 15% de afrodescendentes respectivamente
-
Vanderlei Nogueira
A periferia é usada em um contexto Rússia x EUA e o centro representa o próprio EUA.
-
-
Carlos Victor Muzzi Filho
Não seria mais fácil estabelecermos um voto censitário: mulher vota apenas em mulher (há poucas mulheres no Congresso também); negros (ou pretos) votam apenas em negros (ou pretos); brancos votam apenas em brancos. Depois, poderíamos acrescentar novos "marcadores", como as profissões: empregadas domésticas, operários, médicos, advogados, jogadores de futebol, cantores, cada uma votando apenas em seu próprio gueto. Seria o mais representativo Congresso do mundo...
-
Francy Litaiff Abrahim
Não esqueçamos os botafoguenses e vascaínos.
-
-
Lorenzo Frigerio
A verdade é que ninguém vota num candidato pela cor da pele dele. A Folha não desiste de tentar implantar sua visão de racialismo importada dos Estados Unidos, para lá de atrasada. Daqui a pouco estará pregando cotas no Congresso, políticos negros "biônicos".
-
Wilson Lima
Na Câmara Federal, Arthur Lira, o atual proprietário do Orçamento da União, se autodeclara pardo. Ele é tão pardo quanto Sérgio Nascimento, da Fundação Palmares, escolhido a dedo por Jair Bolsonaro, considera-se negro. E tão feminista quanto Carla Zambeli e Bia Kics são feministas na Câmara Federal. Portanto, ao escolher, é sempre fundamental ter em mente que essa escolha deverá mirar na qualidade dos escolhidos, nunca na quantidade da representação. Não adianta eleger mais Liras.
-
José Cardoso
Sérgio Camargo pode ser um escroque, mas ele não se 'considera' negro, ele é negro.
-
-
ROSANE ACEDO VIEIRA
Totalmente de acordo!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.