Opinião > Ensino superior e mundo do trabalho estão desconectados Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    O artigo ignora que muitas empresas não estão preparadas para mudanças e não acompanham as pesquisas.

    Responda
  2. José Audisio Costa Luna

    Entendo, que dada a rapidez com que evolui o conhecimento, é imperioso e urgente que as Universidades sintonizem os seus curriculum em todas as áreas e cursos, integrando-se às empresas ou serviço público, com estágios obrigatórios sob orientação e avaliação para a elaboração das suas monografias de conclusão. Respeitada a gradação, esta ordenação também se aplicaria aos cursos técnicos. A médio prazo, certamente, teríamos substancial melhoria da qualidade do ensino e consequente qualificação.

    Responda
  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Mas, à medida que os custos para se manter no ensino superior continuam a subir ...". O fator mais importante na boa preparação dos alunos é o professor em sala de aula. O salário na docência superior na grande maioria das instituições, especialmente no começo de carreira, é muito baixo. Os recursos com certeza não estão sendo aplicados onde deveriam. Professor é visto como custo, não como o investimento, por isto este problema.

    Responda
  4. José Cardoso

    Teria que separar por áreas. Um médico aprende sobre um organismo único, o ser humano, durante vários anos. Acredito que saia bem preparado. Já um veterinário pode ter estudado sobre galináceos apenas em um período. Certamente vai ter que aprender muito no emprego. Da mesma forma um engenheiro mecânico não aprende na faculdade como funciona uma plataforma de petróleo, ou uma laminação de aço, a não ser de um modo bem geral.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      diante de sua expertise cogito se vc nao esteja confundindo conhecimento teorico com sua aplicabilidade; de todo modo bata já na porta do mec e se ofereça como influencer - naque le cipoal de pastores e fanatices diversas acho que vc tem chances

  5. Nelson Dumas

    Esse distanciamento é contrário ao modelo "triângulo de Sábato". Governo (orientação e liderança, com aplicação de recursos), academia (estudos, pesquisa e desenvolvimento) e setor privado (indicação das tendências e necessidades de mão de obra) são os vértices visando o desenvolvimento da nação.

    Responda
  6. luis vidal

    Querem instituir a disciplina Prontidão em Telemarketing!

    Responda
  7. Paloma Fonseca

    Senti falta de menção aos estágios (eles não podem reconectar a formação com o mundo do trabalho?); nos cursos de licenciatura, eles são obrigatórios; nos cursos de medicina, há a residência médica. E os cursos tecnológicos oferecidos pelos Institutos Federais, não estão formando para o trabalho de forma mais adequada e direta?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.