Hélio Schwartsman > Acaso favorece Brasil com crise que deve despachar Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
a maioria ds comentaristas leu o texto apressadamente e partiu pra atacar o mensageiro q se refere ao acaso d epidemias, guerras e fenomenos naturais q no geral sao imprevisiveis ; alem deles outros fenomenos, agora humanos, nos afetam como as aleatorias decisoes des te desgoverno em todas as instancias sendo a maior delas o ataque a democracia - será pre ciso pauerpinte, gente?
Um artigo verdadeiramente infeliz!
Nunca pensei que veria o ilustre filósofo aplaudindo uma crise mundial que traz sofrimento ao povo da vida real somente por ela facilitar o fim de um governo que não é de sua estimação. Eu o achava imune ao partidarismo infantil da maior parte da nossa imprensa.
a culpa entao é do mensageiro? ; patente a sua dificuldade em ler e compreender o texto , mas tambem sua habilidade em sofismar e de ser adepto(a) da hidiotia que acometeu o pais desde 2018
O Belzebu ignorante será defenestrado em 37 semanas! Inshalah! Oxalá!
Isso, isso. Quanto pior, melhor, não é?
Não parece que tenha nos favorecido. Ao que tudo indica sairá um tiozão ignorante e corrupto e entrará um vozão ignorante e corrupto.
A inépcia e a ausência de programa é casual? A incompetência do Guedes et caterva é um acaso? O fracasso do modelo neoliberal no Mundo não tem nada a ver? Quanto contorcionismo para defender uma polÃtica econômica falida! Se depois o pais retomar, será efeito desse governo estúpido?
Não existe o acaso. Na polÃtica existem corrupção, interesse pessoal, incompetência. Não se pode esquecer o passado e o presente dos principais candidatos.
Lamentamos que neste caso a alternância leve sofridos e desastrosos 4 anos!
Corrupção teu nome é Lula.
Que tremenda falta de sensibilidade... Óbvio que o atual governo é culpado por uma crise econômica terrÃvel e que no longo prazo é destrutivo para a democracia, sociedade e economia do paÃs, mas dizer que o acaso nós favoreceu passarmos por uma crise econômica que joga milhões na miséria é viver excessivamente no mundo das abstrações teóricas... Tá faltando um pouco de rua, de sair de sua bolha privilegiada, colunista? Seu texto tem um atraente verniz intelectual, mas é moralmente equivocado
Acontece que se o acaso não nos favorecer teremos mais tempo ainda na mão desse desgoverno.
Livros como o acaso determina nossas vidas explica muito bem esse assunto. No campo da polÃtica brasileira, o acaso apenas destronara um "polÃtico" dos seu reinado de 32 anos sem fazer nada que melhorasse a vida de seu eleitores. Só melhorou para os amigos do rei.
Não é por acaso que quase lideramos as mortes por covid no mundo, e gente morta não faz rodar a economia, não é por acaso que nossa moeda afundou mais que a de muuuuitos outros paÃses no mesmo perÃodo deste desgoverno, não é por acaso que nossas matas foram incendiadas, é por pura incompetência: nem ser neoliberal arcaico este desgoverno conseguiu ser!
Hélio..."e no balanço das águas tudo pode mudar".
Hélio. Vale um mergulho no livro do Eclesiástico, na sua BÃblia. Paz e Bem.
Na PolÃtica, como na Vida, o acaso é entidade tinhosa. Pois não vê? Por um singelo charuto nas partes da Miss Lewinsky, o Al Gore, defensor do Planeta perdeu a eleição de mais de centena de milhão de eletiores, por menos de 2 mil votinhos. Por uma perua Elba Fiat véia, o Collor dançou. Por causa do sigilo do caseiro, Palloci perdeu a oportunidade de ser presidente. E o que dizer de Tancredo? Preparado para ser presidente, adoece prá morte, no dia . Como peru. Coitado. Isso não é Tyche, é Caipora
Sim, foi primeiro mandato, mas as cinzas caÃram no colo do candidato democrata a sucessor
Acho que vc está enganado, o charuto foi caso do primeiro mandato do Clinton, que obviamente se reelegeu.
Grande Tyche! O Brasil agradece.
Nossa realidade como um paÃs polÃtico (como todos são) é de extremo caos e pessimismo. Não existe a terceira via, se é que isto existe de fato.
Então foi acaso que fez reformas neoliberais cujos "frutos" estamos a colher agora? Foi o acaso que deu golpe parlamentar, o que facoreceu a eleição de um completo idi otha? A pandemia foi acaso, mas a reação do governo não. Foi o caos, o caos do liberalismo ignorante do guedes. Ainda vamos sofrer muito e por muito tempo as consequências das reformas "modernizantes".
Então ficamos assim: dessa vez nós votamos no menos pior e ficamos esperando que o acaso nos apresente um opção ótima daqui a quatro anos. Será que é isso mesmo?
Bom, o último menos pior em quem você votou foi o Bolsonaro. E ele era claramente o pior
Antônio bota menos pior nisso. Não há nada realmente bom nesse partido e nesse candidato caquéticod, cheio de ideias retrógradas e ultrapassadas. Estamos F...
Tens outra sugestão ?
Tomara que você esteja certo mas a prudencia recomenda nunca mandar flores antecipadamente.
Quando vinda de um sujeito vazio de espÃrito, qualquer coisa vira um problema. São pessoas assim que costumam se agarrar ao acaso, à s coincidências, para amarrar suas tolas teses. Não raro, você lê, espreme e não encontra substância alguma. Théophile Gautier, poeta francês do século XIX, escreveu uma pista, que comumente se vê por aà atribuÃda a Albert Einstein: "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras". Só que isso Schwartsman jamais entenderá.
Tudo na vida acontece por acaso. O acaso, indecifrável, é o comandante supremo. Tudo é fruto do acaso, inferindo-se que na vida não há heróis e nem culpados. Nesse sentido, Bolsonaro que para a maioria é culpado, para uma minoria é herói vÃtima de conspirações maléficas. Entretanto, a maioria e a minoria representam tão somente reflexos do acaso que pensam que podem escolher, decidir e julgar quando na verdade são marionetes do acaso. E assim, tudo passa, tudo um dia será extinto, tudo por acaso
Embora discorde veementemente de que tenha sido o acaso o responsável pela hecatombe promovida pelo desgoverno Bozo, não posso deixar de concordar com o Hélio que se não fosse ele, o acaso, a nos trazer a terrÃvel pandemia certamente o Bozo se reelegeria, a despeito da sua estrepitosa incompetência e da catástrofe que produziu. Contudo há que se ponderar que fosse ele só um pouco mais esperto jamais teria feito a quantidade de herdas e esthupidezes que produziu.
Alternância real de poder ou de volta para o passado? É difÃcil demais escolher o mal menor. Todo mal é extremo, não serve de baliza. Isso é opção ou deformação das perspectivas? Para o Brasil, votar em um ou no outro, vai controlar e limitar a natureza e os efeitos nocivos de tal escolha? (Claudia F.)
Não é difÃcil encontrar por aqui a assertiva que diz Bolsonaro ser o pior entre os piores que jamais ocuparam o cargo. Isto é inegável por onde quer que se analise. Partindo daÃ, entre os candidatos viáveis, todos são "melhores" (muito!) que Bolsonaro. Qual a opção desejável? Eis o nosso problema enquanto tal!
Perfeito! Nos estão impondo ter que optar entre a cruel realidade, a insuportável mentira ou votar em branco. Isso não é acaso, é maldade, é desrespeito do Estado com a nação à qual deveria servir e não por ela ser servido. Eis o nosso problema como tal. Namastê!
O acaso não existe! Essa é a primeira coisa que se aprende, quando se estuda as leis eternas e imutáveis do universo, que presidem a nossa evolução por nossas diversas vidas em vários planos e mundos. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Namastê e sua bolha mágica. Deve ter até unicórnio lá...
O Nélson é assim mesmo: não chega a ser eterno, mas é imutável.
Leis eternas e imutáveis? Onde tem isso? No universo é que não. Tinha naquele mundo arcaico mecânico. As ciências que observam e estudam o universo a cada dia se deparam justamente com o contrário, situações em que as tais leis, formuladas pelos humanos, por sinal, não se aplicam. Já ouviu falar em buraco negro, aliás recentemente fotografado? Vai ler um pouquinho.
Incompetência; falta de empatia; perversidade; descaso; destruição; ódio; perseguições; negacionismo; preconceitos; entreguismo, pária Internacional; terrorismo, milicianos... não são por ação... são frutos das ações humanas.... me esquecia de mais alguma coisa?????
Acaso? A vista grossa homérica que a imprensa fez pra eleição do Bolsonaro virou meta obra do destino. Mente menos, Hélio, assim fica feio pra você.
... de entre todos os candidatos Bolsonaro não foi o acaso?
Atenção . Animal do pasto detectado
Nada acontece por acaso. Não há nenhum absurdo em afirmar que não por acaso, mesmo que tardiamente, a demagogia do mico e seu entorno, sua incapacidade e a hipocrisia de setores tradicionais da religião foram abertamente escancarados para quem quiser ver. Além do mais, achar que uma realidade econômica favorável possa sustentar um estu como esse bolso eme, aà é demais. É chamar a maioria da população de orrub.
Os esquerdopatas continuam delirando com um possÃvel governo de esquerda q não acontecerá. Basta ver o fiasco do primeiro de maio, no Pacaembu, sobre o qual a vermelhada não dá uma palavra, kkk.
Olavo e seu fantástico mundo de bob, onde a realidade de resume ao zap da fami.lÃcia.
Bolsominion desde bezerrinho
Mas, e se a vermelhada der votos no dia da eleição?
Avisem o articulista que o grande derrotado nas eleições deste ano será o Brasil, qualquer que seja o vencedor.
Então, pra que ter eleições?!
Não foi o acaso que levou o inominável ao poder, nem tampouco a alternância democrática. Foi o golpe.
Não é só o acaso não. O cabra é ruim mesmo!
Rinaldo, você esta certÃssimo. A incompetência, além de outros defeitos, aportou ali e os resultados estão para quem quiser ver.
Ambos!! Tyche às gargalhadas!
Acaso não fosse o golpe e o ódio esparramado contra a esquerda, esse imprestável jamais seria eleito.
Acaso não fosse a corrupdrilha do PT e a total inépcia da Presidente , esse imprestavel jamais seria eleito
Não. Não há acasos. Acaso é o nome que damos ao resultado de uma equação, a qual não entendemos e, muito menos, sabemos resolver.
Correto. O acaso não existe.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Acaso favorece Brasil com crise que deve despachar Bolsonaro Voltar
Comente este texto