Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Paulo Santana

    Ora, a solução que esses próceres do liberalismo propõe todo mundo conhece, e não deu certo até agora, pelo contrário, a globalização está em xeque. O articulista diz e repete, equivocado como sempre: "é o que ele vai fazer!" Como? Não há Congresso? Ele é um rei? Manda e acabou? Então, terá que negociar. E muito. Por outro lado, até quando teremos essa agenda liberal calcada nos grandes privilégios que o Capital Financeiro engendrou mundo afora, geradora de miséria e empobrecimento mundiais?

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    Não acho que Lula faça isto que "promete". Por dois reais motivos, (sem FLAxFLU por favor). Primeiro, que pode perder a eleição. Não serão desejos contra ou a favor que decidirão a mesma. Segundo, caso ganhe e marque rota para o programa petista, não durará um ano no governo. Para que isto não aconteça terá que ter apoio militar, que não tem, ou terá. Uma segunda carta aos brasileiros, será executada de fato, nunca porém, escrita. ÉsóDiscursoEnganaTrouxa.

    Responda
  3. Francy Litaiff Abrahim

    Lula vai se auto-taxar? Roberto Campos dizia que a esquerda não aprendia nunca e, pior, nunca esquecia. É o eterno retorno, é o feitiço do tempo, não tem jeito de evoluir.

    Responda
  4. José Bueno

    Uma proposta aberta de discussão de um programa de governo do candidato com maior intenção de votos recebe este tratamento jornalístico de pixar grosseiramente? Esperava discussão, análise das propostas, critica honesta.

    Responda
  5. José Bueno

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Maria Alice Costalonga

    #NemLulaNemBolsonaro e #NuncaMaisPT

    Responda
  7. Maria Alice Costalonga

    #NemLulaNemBolsonaro e #NuncaMaisPT

    Responda
  8. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    O artigo não poderia ser mais raso e o colunista não deixa dúvidas, é explícito: milita contra a candidatura Lula.

    Responda
  9. João F Arantes

    Não fez em 14 anos , por que iria fazer agora? Fora lá drao./João Arantes

    Responda
    1. José Bueno

      Sai da Terra plana, Mar C ia.

  10. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Na lei universal petista todo aquele que não é lulista, só pode ser bolsonarista, nazista, fascista, racista, misógino, desumano elitizado, miliciano, destruidor da floresta e do meio ambiente, gordofóbico, intolerante e tudo o mais que desclassifica quem não ama e adora o semideus, agora limpinho e lavado de toda a lama. Mundinho político minúsculo para um Brasil tão grande. (Claudia F.)

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Sorte que bolsonarista não é assim. Nem saem falando que tudo que não é Bolsonaro é comunismo... e olha que quando muito, sabem o que é comunismo.

  11. José Roberto Franco Reis

    Se preparando pra cair nos braços do BOZO de novo. Impressionante essa turma, não consegue pensar fora da caixinha da ortodoxia neoliberal, parece até que em alguma momento tais ideias promoveram algo como justiça e bem estar e não concentração de renda, desigualdade e outros males sociais. Incapaz de ler até um Lara Rezende pra se reciclar. Demonização do Estado sempre, que só deve servir pra salvar a riqueza das crises, aí sim pode intervir à vontade.

    Responda
  12. Renato Cardoso

    Parei de ler na parte que diz que taxar os mais ricos pode ser bom ou ruim, pois estou tentando encontrar a parte ruim. Todos os países organizados fazem isso (e cobram impostos sobre dividendos). Ciro é meu candidato, mas no segundo turno eu votaria no Lula mesmo que ele propusesse anarquia teocrática circense. Milícia no poder não dá

    Responda
    1. EDUARDO SOUZA

      Nessa parte aí ele bateu bola com helinho Beltrão, outro grande liberal brasileiro, exemplo -mor de meritocracia de espermatozoide, e empreendedor que nunca precisou do demônio estado, nem ele nem sua ilustre ascendência...Helinho escreve amanhã ou quinta, é o engenheiro que prescreveu cloroquina

  13. Ana Ferraz

    Se Joel Pinheiro da Fonseca e a imprensa brasileira tivessem lido os oitenta e três slides que jair colocou como programa de governo no TSE, saberia que a morte e a destruição eram o plano do sujeito desde o início. Ninguém se deu ao trabalho de ler e avaliar as possíveis consequências. O resultado: a morte e a podridão do país. Nada mais decadente e atrasado que o governo da dupla guedes e jair.

    Responda
  14. João Gaspar Farias

    Pessimista nível depressivo. Qualquer mudança é esperança.

    Responda
  15. Leo Barreto

    Artigo patético... Tal qual o anacrônico ideário liberal de um ridículo liberal à beira de um ataque de nervos!

    Responda
  16. jonielson silva de araújo

    Se Deus quiser e ele quer que o país tenha lula pela terceira vez a frente do nosso país que está sucateado. O cara acabou com a saúde, educação, emprego, renda do povo brasileiro. Tem corrupção pra todo lado e ainda tem um jornalista partidário. Kkkkkkkkkkkkk aguenta aí meu caro. Vc vai ver o. Lula subir a rampa do planalto novamente.

    Responda
  17. Flávio Guilherme

    Lula pegou o país em frangalhos, passou por uma crise mundial em 2008. Entregou o governo com 80% de aprovação popular e economia indo bem. A imprensa insistiu na tecla do boom das commodities. Já no governo "liberal na economia, conservador nos costumes" a economia está como está (inflação alta, dobro da fome), mesmo com a alta das commodities. Reclama-se do que Lula pode vir a fazer, sendo que o governo atual já fez. Inclusive no que se refere a gastos públicos.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Teto? Esse já era... Queriam até manter o estado de calamidade para continuar gastando à vontade.

    2. Gilmar Maghenzani

      Gastos públicos não, ele quer é acabar com o teto

  18. Marcelo Costa Batista

    Caro Joel, seu texto exprime de forma clara o pensamento dominante da Folha de SP, Rede Globo é da maioria dos colunistas que aqui escrevem, defendendo sempre ideias liberais na economia mesmo que as custas da indignidade humana brasileira, aumento da fila do osso, aumento da carga tributária sobre pobres e classe média baixa, para isentar ricos e bilionários com perdões de dívidas e renúncia de imposto para essa casta. Mas ainda bem que vcs saíram do armário nesse quesito meus pêsames.

    Responda
  19. Evandro Botteon

    Me parece que o senhor, quer dizer… você … tem ampla experiência e conhecimentos. Candidate-se.

    Responda
  20. Daniel Barbosa

    Ainda bem que não será um "governo liberal" como vcs gostariam. Desejo que vc, joel, esteja mesmo certo: não será "governo liberal". Ufa!

    Responda
  21. MARCELO DAWALIBI

    Era previsível a reação da maioria aqui. Não concordo inteiramente com a análise do Joel, mas chamá-lo de bolsonarista só pode ser explicado pela polarização que polui cada vez mais o debate político. Ainda que nossos políticos não costumem cumprir o que prometem, é perigoso deixar de levar a sério o que dizem. Bolsonaro, por exemplo, cumpriu tudo o que prometeu em sua agenda política e atenta diariamente contra a democracia. Então, por que duvidar das propostas de Lula para a economia?

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      Não é que seja bolsonarista mas tá preparando o terreno pra cair nos braços do Bozo de novo. Foi assim em 2018 e aos poucos a turma do mercado a todo custo, diante de um vazio da terceira via, vai de bozo como já foi mesmo sabendo quem ele era porque o capitão cloroquina nunca escondeu suas ideias escabrosas. Tinha, claro o álibi da suposta novidade do posto Ipiranga mas mesmo com a revelação da falsificação do Chicago boy vão dobrar a aposta.

  22. Fernando Artacho Carvalho Martins

    Vamos traduzir o que está escrito no texto: ambiente competitivo, privatização das estatais e entrega dos nossos recursos para empresas estrangeiras; segurança jurídica, redução da carga tributária para o empresariado, sempre com aquela velha desculpa de que é quem gera emprego e produz, desconsiderando que quem trabalha realmente no país é a classe trabalhadora precarizada pelo Governo Temer - Bolsonaro.

    Responda
  23. jonielson silva de araújo

    Este rapazzola mora na lua?? Será que ele acha qua a economia está de vento em popa como um milagre do ser presidente?? Será que ele é milionário e por isso não quer ver os mais ricos pagando mais impostos?? Querem vender tudo que é do estado e dar fim na grana. Assim como fizeram com a vale que até hoje não se viu onde foi parar o dinheiro. Mas ele é tão partidário que não esconde no seu texto que vai a lugar nenhum a não ser colocar a população em dúvida.

    Responda
  24. Otto Cabral Mendes Filho

    Vai ser Lula no primeiro turno

    Responda
  25. osmar pavani peres

    Só faltou pedir voto para o Bolsonaro.

    Responda
  26. osmar pavani peres

    Só faltou pedir voto para o Bolsonaro.

    Responda
  27. osmar pavani peres

    Só faltou pedir voto para o Bolsonaro.

    Responda
  28. Ernesto Solis

    Que articulista mais medíocre

    Responda
  29. Paulo Santos

    "O diabo mora nos detalhes" ou na falta dos detalhes, né, Joel? E me parece que faltaram alguns detalhes pra você comentar: Respeito à democracia, às instituições, preocupação com a fome etc. Lula vai fazer o que fala sim, ainda bem!

    Responda
  30. Valdir Borato

    É impressionante a falta de compaixão desse pessoal. O cara com um espaço desse e utiliza muito mal. Tem gente passando fome, gente morrendo em porta de hospitais, morrendo soterrada, morrendo assassinada por agentes do Estado, outras vão morrer de frio, outras morrendo em catástrofes promovidas por grandes corporações. E o Joel preocupado em querer que o Lula não seja reeleito. Lamento.

    Responda
  31. Ronaldo José Tenório de Carvalho

    Bolsomínions cada vez mais desesperados. Se fosse para permanecer como está, não iríamos votar no Lula. Deixa de tentar fazer terrorismo Joel. Relaxa que doi menos.

    Responda
  32. Sergio Siqueira

    Está faltando a Previdência, onde a maioria passa fome som seus salários em benefício do establishment.

    Responda
  33. Sergio Siqueira

    establishment

    Responda
  34. Beckenbauer Simas

    Se não for para mudar (de verdade) o que está aí, porque nós voltaríamos no Lula, Joelzinho, meu filho?

    Responda
  35. Décio Ceballos

    Análise superficial e baseada em conceitos liberais genéricos. Pedi uma análise técnica explicando se foi positivo ou negativo a privatização da v-ale, a folha barrou o comentário. A v-ale poderia ser uma bela referência, mas cadê as análises sérias sobre essa privatiza-ção?

    Responda
  36. Beckenbauer Simas

    Este é aquele tipo de artigo que parece que foi redigido pela Regina Duarte. Menos, Joel, menos; quase nada, por favor!

    Responda
  37. Paulo Afonso

    Ah tá, então o autor quer que o Lula apresente um plano liberal? Sério? Joel é mais um que vai votar no bo zó e falar que votou no Amoedo.

    Responda
  38. Dalton Matzenbacher Chicon

    Ou seja, nem mesmo as moscas mudam mais.

    Responda
  39. José Eduardo de Oliveira

    cite um político que fez o que diz?

    Responda
  40. JULIANO OLIVETTE

    É também a minha opinião!! Não vejo como um plano para meramente agradar setores mais a esquerda, e sim uma verdadeira convicção de que essas medidas anunciadas são as balizes que o país precisa para se desemvolver. É óbvio que vai dar muito errado, e se mantida a ferro em um eventual gov Lula, corre inclusive sérios riscos de não terminar o mandato.

    Responda
  41. EDUARDO SOUZA

    Ha mil maneiras de ser industrializar o país, criar um ambiente de negócios com segurança jurídica diz o articukista. Seria melhor Lula ou bolsonaro chamar economista e filósofo Pinheiro da Fonseca pra formular um plano e por em prática, já que o Joel tem tantas certezas...Sera que o pessoal da academia sueca lê a coluna dessa mente brilhante na folha? Merece um Nobel...

    Responda
    1. EDUARDO SOUZA

      Chegou o secretário-executivo do futuro ministro Pinheiro da Fonseca...

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      E de fato existem. Exemplos não faltam. No entanto, nenhum suporta populismos, sejam do viés que forem. O articulista, sucinto, não logrou atingir a sua cognição. Mas isso não ampara nem justifica desmerecer a raciocínio, notadamente de modo raso e nada fundamentado.

  42. Vito Algirdas Sukys

    A direita comete erros na economia assim como a esquerda. A corrupção afeta as empresas privadas e as públicas igualmente. A empresa estatal Ceitec de circuitos integrados no Rio Grande do Sul, vítima de influência política está sendo liquidada. A empresa inglesa EnSilica, líder mundial de circuitos integrados acaba de ingressar lá. O que é melhor para o país? É preciso mais discussão entre o público e o privado?

    Responda
  43. Vito Algirdas Sukys

    A direita comete erros na economia assim como a esquerda. A corrupção afeta as empresas privadas e as públicas igualmente. A empresa estatal Ceitec de circuitos integrados no Rio Grande do Sul, vítima de influência política está sendo liquidada. A empresa inglesa EnSilica, líder mundial de circuitos integrados acaba de ingressar lá. O que é melhor para o país? É preciso mais discussão entre o público e o privado?

    Responda
  44. Eladio Gomes

    Lula fará o que diz. Por isso, tem grande chance de ter o meu voto. Diferentemente do atual presidente, que nunca fez o que disse que iria fazer.

    Responda
  45. Odalci José Pustai

    Joel de joelho kkkkk. Como sempre cumpridor fiel. Não pode ser mais sabujo.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Liga não Sr. Joel. A tur ma da banda ver melha Matilha&Muares já ligou o dez confiômetro da possível der rota. E com isto, colocam aqui no fo lhe tim de SP, seus mais "altos" instintos democráticos, contra qq um que pensa, analisa a realidade e dá uma opinião imparcial, que não casa com o que desejam. Só desejos. QuiDó.

    2. Rogério de Mendonça Lima

      Liga não Sr. Joel. A tur ma da banda ver melha Matilha&Muares já ligou o dez confiômetro da possível der rota. E com isto, colocam aqui no fo lhe tim de SP, seus mais "altos" instintos democráticos, contra qq um que pensa, analisa a realidade e dá uma opinião imparcial, que não casa com o que desejam. Só desejos. QuiDó.

    3. Rogério de Mendonça Lima

      Liga não Sr. Joel. A tur ma da banda ver melha Matilha&Muares já ligou o dez confiômetro da possível der rota. E com isto, colocam aqui no fo lhe tim de SP, seus mais "altos" instintos democráticos, contra qq um que pensa, analisa a realidade e dá uma opinião imparcial, que não casa com o que desejam. Só desejos. QuiDó.

  46. vinicius vasconcelos

    Espero mesmo que não seja um governo liberal, essa balela ideológica, que dizem dar certo, mas só funciona no mundo imaginário liberal, tem que acabar, e é tão fora da realidade, que desde que se aprofundou esse modelo com a queda da Dilma, o país está pior

    Responda
  47. SYLVIA DOS SANTOS

    Infelizmente, com Lula ou Bolsonaro, o Brasil continuará ladeira a baixo.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      O Sr Muadib, por gentileza pode me informar se no sétimo dia o cana lha e lad rão Lu lará pio descansou?

    2. Rogério de Mendonça Lima

      Tamo junto, "cumpanheiro" gilmar. Cum a vorta do nosso supremo guia, temo a serteza qui os investimento is terno do Brasil, tripricarão em Cuba Venezuela, Venezuela do Sur, Bolívia e na Dona Nica Rágua etc etc etc. Tamo junto "cumpaheiro".

    3. Gilmar Maghenzani

      Só de o bozo sair já muda os investimentos externos triplicam em um mês

    4. Carlos Maurício

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário mínimo em dólar em três vezes e meia, dívida líquida do setor público reduzida pela metade, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

  48. alex andrade sampaio

    Os resultados desastrosos do neoliberalismo podem ser avaliados desde que Dilma o ressuscitou, com Levy. Desemprego, dívida pública (sim, aumentou), inflação, pobreza, concentração de renda. Isso com toda espoliação de Direitos Sociais e Patrimônio Publico tipicos à essa ideologia. Contra os números, velhos jargões: eficiência, confiança, ambiente competitivo etc. O fracasso subiu à cabeça. Uma seita, como o bolsonarismo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Tá querendo justificar o voto no bozo?, dizer que a Dilma foi liberal?, é piada né

  49. Tiago Araujo

    Texto escrito ignora do o fato de Lula já ter governado o país por dois mandatos. Era um outro momento econômico? Sim! Foi isso que o "opinante" tentou descrever? Muito pelo contrário!

    Responda
  50. Antonio Araújo

    Bndes, Petrobrás, Correio, Cef, BB, fundos de pensão: se preparem, o bicho vai pegar. De novo...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      BNDES vai muito bem com lucros enormes, a Petrobrás distribuiu lucros de 30 bi em um trimestre, os outros tbm, a coisa tá ru im né?